Setembro 19 2006

Antes de mais desculpem-me por mais duma semana sem publicar, mas para além do tempo ser pouco não tenho estado inspirado, até porque ainda não ando a ler nada.

Estava dar uma vista de olhos sobre as notícias (mentira: procurava uma notícia pequena para um trabalho de escola) e vi um título que me interessou: "Obra de Tolkien concluída pelo filho vai ser publicada". Passo a transcrever a notícia:

"Com base nos rascunhos deixados pelo pai, Christopher Tolkien , de 81 anos, consagrou 30 anos a finalizar "The Children of Hurin ", obra que o autor de "O Senhor dos Anéis" começou a escrever em 1918, mas deixou incompleta.

Embora tenham já sido publicados excertos da obra, só agora ela será dada a conhecer na íntegra.

Do lote de personagens fazem parte os elfos e os anões da Terra Média que aparecem noutras obras de Tolkien .

Para a directora executiva da HarperCollins, Victoria Barnsley, o livro é "uma história épica, com aventuras, tragédia, companheirismo e heroísmo".

"É uma das melhores demonstrações da habilidade de JRR Tolkien como contador de histórias", sintetizou, assegurando que a obra contém uma narrativa tão dramática e poderosa como a de «O Senhor dos Anéis".

Christopher Tolkien dedicou a sua vida ao estudo e à divulgação da obra do pai. Foi ele o responsável pela edição e publicação, há mais de 50 anos, de "O Silmarillion", uma compilação póstuma.

São também da autoria de Christopher os mapas que ilustram "O Senhor dos Anéis"."

O que eu quero tirar daqui é o facto de uma obra escrita por uma pessoa vir a ser finalizada por outra. Eu sei que Tolkien morreu e que obviamente não poderia ser ele a acaba-la, no entanto não sei até que ponto isto não será um plagio, mesmo sendo o filho a acabar a obra do pai.

Ao escrever isto não estou a querer insinuar que a obra será má, mas sim que de certa forma a obra ficará dividida irremediavelmente em duas partes, partes que por mais que se tentem encaixar nunca vão conseguir esconder a linha que as separa. Obviamente o resto da obra escrita pelo filho terá sido muito bem pensado e bem feito mas mesmo assim não existem duas pessoas com a escrita igual.

Bem no meio disto tudo acabei por me baralhar. Dêem a vossa opinião sobre este tipo de situações!

Esperando voltar mais rapidamente, despeço-me desejando-vos umas Boas Leituras...

Publicado por Fábio J. às 18:49

Sim, mal li aqui a notícia ocorreu-me o memos pensamento. Para mim não será a mesma coisa. Como dizes cada pessoa tem o seu estilo de escrita e, embora sejam filho e pai, não será a mesma coisa. Isto pensado pela minha humilde pessoa, mas quem sou eu para julgar? De qualquer modo é uma boa ideia continuar a obra (os fãs devem estar radiantes!) o único contra é que não será a mesma coisa...Esperemos que esteja enganada!

Fugindo um pouco ao tema, se me permites... Já comecei a ler "Eragon " e só me pergunto: "Porque não comecei antes??" Acontece-me sempre isso com os bons livros e, este, é sem dúvida um deles. Ainda vou a meio, pois com as aulas tem sido meio complicado, mas a vontade de ler sobrepõe-se! Estou simplesmente a adorar!! Muito obrigada pelas referências aqui feitas ao livro, pois foi graças a elas que fiquei mais curiosa com "Eragon " e pude começar a ler!
Desculpa, mas tinha mesmo que compartilhar isto com alguém que também apreciasse a Trilogia!
Até à próxima, desejando-te que encontres rapidamente uma boa leitura!
cricri a 19 de Setembro de 2006 às 21:08

Tudo depende do que o pai deixou escrito para o filho. Talvez tivesse sido vontade do pai, que o filho acabasse uma obra que ele por ventura saberia que não viría a acabar. Estando por isso livre de plágio e que mais não fosse acho que, se o filho também "sabe" escrever , fez bem em ser alguém da família a acabar a Obra.
Claro que esta é só a minha opinião.
Um Abraço.
Rastr a 19 de Setembro de 2006 às 22:15

oi! sim realemnte é uma kestao k se poe....sera plagio? temos k ter em conta k apesar de ser o filho a continuar a obra nunca sera o msm....pois n existe ng no mundo com personalidades iguais! é esperar para ver o k saira dexa continuaçao do filho......mas sera k ele vai igualar o genio do pai?? ****
Miss Bradshaw a 20 de Setembro de 2006 às 13:06

Um blog sobre livros e afins. A descongelar lentamente...
Contacto
Contacto

As mensagens poderão não ser lidas por extensos períodos. Pedidos de divulgação e/ou colaboração poderão não obter resposta.
pesquisar
 
A ler...
Tales of Earthsea

Romeo and Juliet

comentários recentes
<a href='http://www.cricinfobuzzlive.com/live-c...
E Jack london?Eça de Queiros.....
Também adorei!:http://numadeletra.com/a-mancha-hum...
Quando será lançado o quarto livro em português do...
Estou agora a ler esse livro e este seu texto deu-...
arquivos
2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


2006:

 J F M A M J J A S O N D


Leitores Online
online


O autor deste blog não respeita o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa