Setembro 30 2006

Quando lemos um livro estamos, de certa forma, a viajar por locais apenas imagináveis, ou quem sabe, inimagináveis até, apenas idealizados por um autor, que gentilmente os partilha connosco.

Cada um desses locais, é ocupado por personagens que se adaptam a ele e o usam como veículo nas suas histórias. Estas podem ser complexas ou simples, épicas ou quotidianas, fantásticas ou realistas, mas no entanto, todas são história e todas vivem e são narradas em livros.

Desde histórias românticas, até às mais mortíferas, passando pelas mais futuristas, macabras, intimas, polémicas ou surreais, a verdade é todas ocupam o seu lugar e todas têm admiradores.

Há que prefira um bom Romance, com todos os pormenores e mensagens bem marcadas, deixando cada página deslizar na calma da perspectiva, perspectiva por uma história em constante progressão.

Ainda mais fantásticas são as histórias de Ficção Cientifica, onde nos perdemos em cada descoberta complexa e onde cada pormenor é levado ao rubro. Aqui o autor consegue levar a nossa mente ao infinito, ou pelo menos, lá perto.

Quando a acção é mais furtiva e o enredo mais complexo , com pistas cobertas pela névoa das palavras e personagens difíceis de entender talvez um Policial seja o dono da palavra. Nas suas frases vemos a força da imaginação e a maldade que podem transmitir.

Cavaleiros e  princesas, monstros ou deuses, lendas ou imaginação; tudo isto, e muito mais, pode fazer parte dum Conto. E como quem conta um conto aumenta um ponto, o mais importante é aproveitar cada um dos pontos para só depois imaginar mais contos.

A tua vida, a minha vida, a nossa sociedade, são tantos os seus gostos e opiniões que os géneros literários não chegam. Biografias, Crónicas, Thrillers, Poesia, Cartas, Ensaios, enfim é só escolher e pronto. Não há desculpa para não ler, há sim para ler demais.

_____________________________

Tanta conversa para publicar os resultados da pergunta deste mês!

Qual o teu género literário?
 
25.8% Romance
29.03% Ficção Científica
22.58% Policial
6.45% Contos
16.12% Outro

 

Total: 31 respostas

Publicado por Fábio J. às 18:29
Tags:

Palmas!!! Excelente post!!! Sinceramente gostei muito deste texto...deve ser a tua veia de autor a manifestar-se! :)
Pessoalmente, as histórias que prefiro são romances ou contos...No fundo, qualquer uma que não retrate fielmente a realidade em que vivemos e que nos possibilite sonhar, imaginar coisas que nunca vimos e nos levem para grandes aventuras!
Falando a propósito disto, digo-te que depois que começei a visitar este blog, foi como se renova-se a minha antiga paixão de ler..! :) Já tenho que estar outra vez a ler sempre alguma coisa - algo que me deixa bem contente. Pelo menos, a leitura, é um vício saudável e que nos instrui!
Boas leituras!!
cricri a 30 de Setembro de 2006 às 19:52

Obrigado e ainda bem que gostas-te.
Fica sabendo que é para mim uma honra ter-te como visitante e que gosto sempre e ler a tua opinião.
Fico feliz por saber que o meu blog teve uma função tão nobre como é o incentivo à leitura, aliás, esse era um dos objectivos e nem que sejas apenas tu a ser influenciada positivamente pelo blog, já fico muito satisfeito.
Fábio J. a 30 de Setembro de 2006 às 20:10

gostaste e não gostas-te!
luis a 23 de Março de 2007 às 17:36

Se há coisa para a qual este blog tem servido é para melhorar a minha escrita. Não vai muito tempo e reparava neste meu erro. "Gostas-te" é a conjugação recíproca do verbo gostar. "Gostaste" é o pretérito perfeito do verbo gostar. Sei o que são, mas mesmo assim tenho de, várias vezes, dizer em voz alta esta palavra (ou outros verbos na 2ª pessoa do singular do pretérito perfeito) para escreve-la correctamente.
Obrigado pela chamada de atenção.
Fábio J. a 23 de Março de 2007 às 20:02

acredita k n é so a cricri a ser influenciada para a leitura!:P axim k acabar o "cidado dos deuses selvagens" tencionio msm começar a ler o eragon, de k tu e a cricri tao bem falam! tmb te deixo os meus parabens plo texto ;) ****
Miss Bradshaw a 30 de Setembro de 2006 às 20:24

Não te posso garantir que vás "amar" Eragon (depende de pessoa para pessoa), mas posso te garantir que tem um história extraordinária.
Lê e verás.
Obrigado pelo comentário e volta sempre.
Fábio J. a 2 de Outubro de 2006 às 16:58

Um blog sobre livros e afins. A descongelar lentamente...
Contacto
Contacto

As mensagens poderão não ser lidas por extensos períodos. Pedidos de divulgação e/ou colaboração poderão não obter resposta.
pesquisar
 
A ler...
Tales of Earthsea

Romeo and Juliet

comentários recentes
<a href='http://www.cricinfobuzzlive.com/live-c...
E Jack london?Eça de Queiros.....
Também adorei!:http://numadeletra.com/a-mancha-hum...
Quando será lançado o quarto livro em português do...
Estou agora a ler esse livro e este seu texto deu-...
arquivos
2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


2006:

 J F M A M J J A S O N D


Leitores Online
online


O autor deste blog não respeita o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa