Novembro 15 2006

Sei que já não escrevo há algum tempo, e que o prometido livro da semana tem tido tendência para só chegar a meio desta, mas tenho andado com tão pouco tempo que mal consigo responder aos comentários ou visitar outros blogs, mas cá estou eu.

Esta semana voltei a ter um pouco de dificuldade a escolher um livro, mas depois de analisar as possibilidades optei por um livro diferente: Uma Verdade Inconveniente de Al Gore, “o próximos presidente dos Estados Unidos”, livro que não fala de política (pelo menos exclusivamente) mas sim de algo que esta se tem esquecido: o ambiente.

Numa época em que a resolução do problema do aquecimento global é tomado como uma prioridade pela a humanidade, e em que os olhos estão postos na Conferência de Nairobi, este é um assunto, agora mais do que nunca, actual.

Diz o autor que “estamos em colisão com o sistema ecológico do planeta, o que resulta na ruína dos seus componentes mais vulneráveis”, no entanto, dá ainda uma esperança ao dizer que “ainda vamos a tempo de escolher um futuro pelo qual os nossos filhos nos agradecerão”, um futuro onde, ainda, existe o Homem.

Para além de tudo o que podemos encontrar no filme, o livro mostra-nos uma verdade muito mais profunda. Segundo o autor, estamos perante um “emergência planetária”, uma emergência mais do que perigosa mas para a qual ainda existe solução. O livro debate-se, então, no porquê de, mesmo com todas as provas, os governos e os nossos líderes ignorarem esta questão, questão que se torna cada vez mais fundamental. Será mais fácil, então, ignorar o problema que nos afecta a todos e esperar que este passe despercebido? “Talvez”, diz o autor, “mas as verdades inconvenientes não desaparecem apenas porque não são vistas. De facto, quando não lhes damos resposta, a sua relevância não diminui, aumenta”.

Um livro imprescindível para qualquer cidadão consciente e com vontade de participar numa mudança global. A verdade pode ser um choque, mas tem de ser divulgada.

Um livro diferente, e no entanto, com todo o valor e importância de todos os outros.

Não sei quando poderei voltar a escrever, no entanto, despeço-me com um até breve e claro, com Boas Leituras!!!

Uma verdade Inconveniente - Al Gore

Publicado por Fábio J. às 21:01
Tags:

Não conheço o livro nem o filme, se bem compreendi...Apesar de já ter ouvido falar do autor.
De qualquer forma é um assunto pertinente e que tem mesmo que ser tratado até as pessoas se conscienlizarem do erro que cometemos, e da destruição que o nosso planeta está a sofrer. Um óptimo assunto sobre o qual todos devíamos ler e ficar um pouco "chocados", talvez assim se mudassem atitudes.
Boas continuação do Silmarillion e até à próxima! :)
cricri a 16 de Novembro de 2006 às 13:32

Quando quisermos salvar o planeta, quando finalmente dermos conta k algo terá de ser feito, será tarde de mais, o mundo já estará destruído. Por isso, cabe a nós, homens e mulheres do futuro criar um melhor ambiente.
mímica a 16 de Novembro de 2006 às 17:10

Um blog sobre livros e afins. A descongelar lentamente...
Contacto
Contacto

As mensagens poderão não ser lidas por extensos períodos. Pedidos de divulgação e/ou colaboração poderão não obter resposta.
pesquisar
 
A ler...
Tales of Earthsea

Romeo and Juliet

comentários recentes
<a href='http://www.cricinfobuzzlive.com/live-c...
E Jack london?Eça de Queiros.....
Também adorei!:http://numadeletra.com/a-mancha-hum...
Quando será lançado o quarto livro em português do...
Estou agora a ler esse livro e este seu texto deu-...
arquivos
2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


2006:

 J F M A M J J A S O N D


Leitores Online
online


O autor deste blog não respeita o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa