Novembro 17 2006

Hoje escrevo sobre algo que vem demonstrar o crescimento do Fantástico em Portugal. Refiro-me ao Fórum Fantástico 2006, um conjunto de palestras, debates, lançamentos, sessões de autógrafos, entre outras iniciativas que englobam as várias vertentes do género Fantástico, nomeadamente na literatura.

Desde ontem, dia 16, e até Domingo dia 19, que as obras deste tema, os seus autores e a sua influência têm sido debatidas, dando a conhecer ao público em geral o trabalho de criadores e académicos nacionais e estrangeiros na área do Fantástico, tentando ainda incentivar e enriquecer o estudo e o debate sobre o Fantástico em Portugal.

Este acontecimento, a decorrer na Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro, em Lisboa, e no auditório IPJ no Parque das Nações, são a prova de que este género está bem presente no nosso país e que é para durar.

Não são apenas os Elfos e Anões de Tolkien (considerado o “pai” de género) que fazem parte deste mundo. Hoje, graças à imaginação de muitos outros criadores, é possível viajar por vários mundos, todos eles diferente, mas ao mesmo tempo, capazes de nos fazer esquecer que existe um mundo para além desse.

É importante perceber que este género, considerado por muitos infantil e demasiado ficcionado, está neste momento a tornar-se num género de eleição para miúdos e graúdos, o que só demonstra o quão capaz e interessante é. Veja-se o exemplo de Harry Potter ou da Trilogia da Herança, ou dos filmes de O Senhor dos Anéis, de As Crónicas de Nárnia ou até de Os Piratas das Caraíbas, todas histórias ligadas a este mundo e que têm feito sucesso em tudo o mundo, em todas as gerações e no entanto, todas diferentes.

Eu não escondo que é o meu género por eleição, e embora goste de vários outros temas, este tem sempre aquele sabor especial, pois é o que mais longe me leva, o que me mostra mundos mais diferentes, e assim, mais interessantes.

Quem tiver oportunidade pode usar um pouco do tempo do seu fim-de-semana e participar neste invento, quem não tiver pode sempre continuar (ou começar) a deliciar-se com este tema.

Bom fim-de-semana e Boas (e fantásticas) Leituras!!!

Publicado por Fábio J. às 18:47

sim defenitivamente Portugal ja tinha a ibrigaçao de "explorar" mais a arte de escrita!! sim ok toda a gente sabe k é uma arte! exe tmb é o meu genero literario preferido tem smp mat mais piada!=P boas leitras lol ********
Miss Bradshaw a 17 de Novembro de 2006 às 19:35

sim defenitivamente Portugal ja tinha a ibrigaçao de "explorar" mais a arte de escrita!! sim ok toda a gente sabe k é uma arte! exe tmb é o meu genero literario preferido tem smp mat mais piada!=P boas leitras lol ********
Miss Bradshaw a 17 de Novembro de 2006 às 19:36

Sem dúvida também o meu género literário favorito!
é óptimo ver a evolução que se tem sentido no nosso país em relaçõa à literatura fantástica, tendo sido também uma forte maneira de incentivar os jovens à leitura!
"Conheço" gente muito nova que escreve histórias fantásticas (nos 2sentidos da palavra) e que, quem sabe, poderão vir a publicar um livro e contibuir para a futura geração de escritores nacionais. Aliás, também tinha sum projecto em mente, se bem me recordo!

Fantásticas leituras! ;)
cricri a 17 de Novembro de 2006 às 23:17

Fico à espera de conhecer esse projecto!!!
podes adiantar alguma coisa?

Até breve!!!
Fábio J. a 18 de Novembro de 2006 às 18:54

Ah Crítico, fiz-me compreender mal...Eu queria dizer: "tinhas um projecto", estava a referir-me à tua história! Peço desculpa..!
Mas não é totalmente falsa a tua conclusão. Tenho lido histórias fantásticas (aliás, no fórum) que me têm servido de inspiração... mas para já são apenas ideias..! :)
cricri a 18 de Novembro de 2006 às 21:35

O problema foi meu que não percebi o que estava lá, pois afinal estava lá.
Nestes últimos tempos não tenho pegado muito nesse projecto, por falta de tempo, mas espero, nestas férias de Natal, retomar a escrita e assim continuar.
Se tens inspiração só tens de a por a trabalhar e, quem sabe, não sai daí uma grande surpresa...

Até breve!!!
Fábio J. a 19 de Novembro de 2006 às 15:51

Já fazia falta algo do género para o nosso País.
Já sei que és um fanático como eu e a cricri nos jogos de pc.
Devíamos em pensar em fazer um blog, só a comentar e publicar o que achamos de certos jogos.
Fica no ar o projecto...
Um Abraço
Rastr a 18 de Novembro de 2006 às 23:33

Apesar de adorar jogar não sou daqueles que sabe quais os jogos do último mês, ordenados pela editora e para quem o único problema é saber se é melhor a versão para a PS, XBox ou PC.
No entanto, gostei da ideia e quem sabe, nas férias de Natal, quando há mais tempo, essa ideia não ganha forma...

Até breve!!!
Fábio J. a 19 de Novembro de 2006 às 15:55

E eu lá estive! Temos de reconhecer o esforço da organização e o seu contributo pela defesa e divulgação do Fantástico. São duas pessoas fantásticas!

Abraço!
sá morais a 20 de Novembro de 2006 às 00:10

Olá.Parece-me que temos uma paixão em comum porque também eu sou fanática por livros.O meu género preferido não é bem o que indicas. Se quiseres dar uma vista de olhos no meu Blog é "aspiadasdedeus.blogs.sapo.pt"
Xau
aspiadasdedeus a 22 de Novembro de 2006 às 10:42

Um blog sobre livros e afins. A descongelar lentamente...
Contacto
Contacto

As mensagens poderão não ser lidas por extensos períodos. Pedidos de divulgação e/ou colaboração poderão não obter resposta.
pesquisar
 
A ler...
Tales of Earthsea

Romeo and Juliet

comentários recentes
<a href='http://www.cricinfobuzzlive.com/live-c...
E Jack london?Eça de Queiros.....
Também adorei!:http://numadeletra.com/a-mancha-hum...
Quando será lançado o quarto livro em português do...
Estou agora a ler esse livro e este seu texto deu-...
arquivos
2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


2006:

 J F M A M J J A S O N D


Leitores Online
online


O autor deste blog não respeita o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa