Novembro 20 2006

Não tenho actualizado o blog com muita frequência, no entanto, como seria de esperar, os meus momentos dedicados às leituras continuam a dar-me um grande prazer e conforto, então com este tempo frio...

Como já aqui mostrei, o livro que me tem acompanhado nestes últimos tempos é O Silmarillion, do inconfundível Tolkien. Não posso esconder que as primeiras leituras foram um choque, pois grande é a diferença entre a simples (mas sublime) escrita de Paolini e a profunda e complexa (mas não confusa) escrita de Tolkien. São formas de utilizar as palavras e de narrar completamente diferentes, mas acho que as razões saltam à vista...

Este livro que agora me acompanha é composto por 5 histórias, as duas primeiras que servem de introdução (por assim dizer) à terceira, e outras duas que não estão directamente ligadas às outras. São elas Ainulindalë, Valaquenta, Quenta Silmarillion, Akallabêth e Dos Anéis do Poder e da Terceira Era, respectivamente. A maior de todas, também denominada como A História dos Silmarils, é a terceira e a que ando a ler.

Posso, então, falar um pouco das duas primeiras histórias (tentando não fazer spoiler), que se revelaram uma verdadeira surpresa. Nunca, em todo o meu percurso ou pesquisa literária, encontrei uma narração que retratasse, duma forma tão exaustiva e completa a origem de tudo, e quando digo tudo refiro-me a mesmo tudo. Desde um nada até um local habitável, Tolkien narra-nos duma forma mítica e profunda todos os acontecimentos que formaram Arda e os seus transformadores. Todos os passos são contados com uma beleza e simbolismo marcantes, um assombroso mundo de poder e força que me deixou deslumbrado.

Desde o princípio nota-se a grande utilização de sinónimos ou cognomes por Tolkien e não é invulgar encontrar personagens com quatro ou cinco designações, sendo que o autor usa cada uma como bem entende. Isto obriga-me a utilizar um glossário que se encontra no final do livro que faz parte dum conjunto de apêndices, com um total de 50 páginas, onde é possível encontrar desde árvores genealógicas, notas de pronunciação ou um mapa.

Já na história que agora leio, as descobertas foram ainda maiores. Também pela primeira vez li a origem das raças que hoje habitam em tantos livros de fantasia. Sejam os Anões, os Elfos ou mesmo os Homens, todos têm uma origem encantadora e diferente. Foi uma boa maneira de começar uma história tão arrebatadora, pois hoje, mais do que nunca, compreendo as atitudes destas diferentes raças descritas em tantos livros.

Descobri também um lado novo nos Elfos, um lado que desconhecia de todas as histórias que até agora conheço, mas isso é assunto para outro post.

Em breve voltarei para escrever mais um pouco sobre esta história, mas por enquanto posso apenas dizer que estou a adorar. Como estou um pouco doente acabo por aqui, mas volto em breve.

Boa Semana e Boas leituras!!!

Publicado por Fábio J. às 18:46

Ok, ok...Sbes o qe me vais fazer? Implorar aos meus pais que me comprem o Silmarillion!!
Sério! Se antes já estava com bastante vontade de o ler, imagina depois deste post!!
Parece fantástico! E saber mais sobre Arda e os seus habitantes é fascinante! principlamente escrito por esse génio, sim, que foi Tolkien!
Boas leituras!!

P.S.: Não me digas que estás doente? Toda a gente ao meu redor está a ficar doente...As melhoras!
cricri a 20 de Novembro de 2006 às 21:35

Tal como disse é uma narrativa bastante diferente de Eldest ou de tudo que eu já tenha lido, principalmente porque é uma narrativa mítica, por assim dizer. Mesmo assim, acho que vais gostar muitos, principalmente se te interessas por ir mais fundo na questão das raças e factos das histórias de Tolkien, e se já leste O Senhor dos Anéis acho que é uma leitura obrigatória.
Acredito que, se a leres, não te vais arrepender...
Boas Leituras!!!

P.S.: Hoje nem saí de casa por causa das dores de garganta e de cabeça. Pode ser que amanhã já esteja melhor, obrigado!
Fábio J. a 21 de Novembro de 2006 às 16:45

Sim, tenho a certeza que gostarei! Como te disse, já li o Senhor dos Anéis, e interessei-me bastante pela origem das raças, como os Elfos chegaram à Terra Média e assim! Hoje já andei a perguntar se alguém tinha o livro! :) Infelizmente sem sucesso, mas estou desejosa de o ler!

As melhoras então!!Muito leitinho com mel (eu não gosto, mas faz bem...) e caminha quentinha com "O Silmarillion" nas mãos!! :)
cricri a 21 de Novembro de 2006 às 19:04

o grande problema e virtude de tolkien é a sua escrita: fascinante para uns, mas maçadora para outros...
leitor a 22 de Novembro de 2006 às 15:36

Apesar de gostar tenho de concordar. A escrita de Tolkien não é "fácil", principalmente por ser uma escrita bastante profunda e complexa.
De tão completa que é pode acabar por parecer demais, mas isso cabe a cada um decidir...
Eu acho-a fascinante, mas compreendo que a ache maçadora.
Qual é a tua opinião?
Fábio J. a 22 de Novembro de 2006 às 17:41

Bem, a pergunta não era dirigida a mim, penso, mas se não houver problema estar a "intrometer-me"... Bem, de todas as obras de Tolkien, apenas li "O Senhor dos Anéis", e adorei...bem, ele é o pai do fantástico, é realmente fascinante; mas concordo com vocês em relação à sua escrita. Quando iniciei a leitura de "SDA: A Irmandade do Anel" custou-me um pouco adaptar à sua escrita (visto que ainda só tinha lido livros de escrita mais fluida), tanto é que desisti! Entretanto foram férias e retomei a leitura, aí com mais agrado, mas que ao início custou, lá isso sim! Mas, de qualquer forma, cheguei ao fim da trilogia adorando!!
cricri a 23 de Novembro de 2006 às 13:05

não a axo complicada, mx confesso que não é simples. no entanto axo-a interessante e que cativa o leitor...
leitor a 29 de Novembro de 2006 às 17:35

Um blog sobre livros e afins. A descongelar lentamente...
Contacto
Contacto

As mensagens poderão não ser lidas por extensos períodos. Pedidos de divulgação e/ou colaboração poderão não obter resposta.
pesquisar
 
A ler...
Tales of Earthsea

Romeo and Juliet

comentários recentes
<a href='http://www.cricinfobuzzlive.com/live-c...
E Jack london?Eça de Queiros.....
Também adorei!:http://numadeletra.com/a-mancha-hum...
Quando será lançado o quarto livro em português do...
Estou agora a ler esse livro e este seu texto deu-...
arquivos
2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


2006:

 J F M A M J J A S O N D


Leitores Online
online


O autor deste blog não respeita o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa