Novembro 22 2006

Mais uma vez, o livro que escolho para expor e comentar chega a meio da semana. Acho que a esta altura já posso considerar normal, e provavelmente vai passar a ser sempre assim.

Não sabia mesmo que livro escolher, mas depois vi os best-sellers da semana dum site e houve um que sobressaiu entre os outros devido às questões que me levantou na mente. Trata-se de A Vida Nova de Orhan Pamuk, o escritor turco que conquistou o Prémio Nobel da Literatura deste ano, como já aqui foi referido.

Este romance, um dos mais lidos na Turquia, é uma parábola sobre o amor, a literatura e a identidade. Seguindo a narrativa vamos ao encontro de Osman, um jovem estudante universitário. Obcecado com um livro mágico que trata da natureza perigosa do amor e da personalidade abandona a casa, a família e os estudos. A bela Janan irá tornar-se a sua companheira na busca pelo significado dos segredos mais obscuros do livro. Começa assim uma odisseia pelo coração da Turquia, onde o perigo se esconde a cada esquina e onde o amor não é um refúgio, tudo por causa dum livro. Considerada uma obra-prima da literatura universal, pelo menos agora...

O que me chamou a atenção foi a rapidez com que um autor pouco conhecido passou a estrela mundial, e como as suas obras, de clássicos pouco falados passaram a verdadeiros pontos de referência para os leitores actuais. O mesmo se passou com José Saramago, “O Nobel”, como gostam de dizer muitos portugueses.

É lógico que estamos a falar duma das maiores distinções literárias (e de outras áreas, claro) do mundo, e que não existe melhor publicidade do que o reconhecimento científico e formal dum trabalho, mas acho que é um pouco demais esta corrida pelo “Nobel”. Parece que a única coisa que importa não é a história, mas sim o prémio do autor. Não escondo que também já estive para comprar “um Saramago” só para saber como é, e que depois de ler sobre este autor me ocorreu ler também uma das suas obras, mas há que ter controle...

Seja como for, só depois de ler posso criticar dignamente, portanto, quem quiser arriscar neste autor vá em frente, e se já o leram digam alguma coisa...

Até breve e Boas (e premiadas) Leituras!!!

A Vida Nova - Orhan Pamuk

Publicado por Fábio J. às 19:39
Tags:

Bem, a descrição que fizeste do livro, parece interessante! Mas eu já deixei de confiar nos Prémios Nobel da literatura.
Referiste Saramago. Não sei se te recordas mas eu ainda estou a ler o "Memorial do Convento". Ainda! Isto porque lhe devo pegar uma vez por mês, se tanto. Sinceramente (não costumo nada dizer isto de livros) estou a detestar!!! Não acho piada nenhuma, é difícil ler visto que as ideias estão todas misturadas, a pontuação nem se fala, assim como a maneira de escrever.E pior ainda não tem história... nada que prenda a leitura, sema acção, sem mistério, sem nada de interessante. Não tenho nada contra ele, mas a sua escrita não me fascina, de forma alguma, quanto mais ganhar um Prémio Nobel!

Boas leituras, esperando que estejas melhor!
cricri a 23 de Novembro de 2006 às 13:12

Pelos vistos, se fossemos nós o Júri da Academia Sueca, os escritores vencedores do Nobel seriam certamente outros, mas como, pelo menos eu, não sou de longe nenhum especialista ou entendido em Literatura Universal, há que acolher os distinguidos. No entanto, felizmente, ainda nos é permitido escolher os autores e títulos que queremos ler...
Mesmo assim um dia ainda ei de ler um "Nobel"...

Até breve e Boas Leituras!!!
Fábio J. a 24 de Novembro de 2006 às 15:43

Para ser sincero, não é história que me atrai-a, mas fico há espera do teu comentário em relação ao mesmo.
Um Abraço
Rastr a 24 de Novembro de 2006 às 23:19

Se queres que seja sincero a mim também não me atrai muito, tanto que nem estou a pensar lê-lo...
Fiz referência a ele porque foi escrito por um "Nobel", assunto que queria discutir, e porque é uma leitura diferente daquelas que normalmente comento aqui.

Até breve!!!
Fábio J. a 25 de Novembro de 2006 às 15:46

Olá, tudo bem? Continuas a fazer um excelente trabalho e a ganhar cada vez mais adeptos deste riquíssimo blog. Não sei se conheces a trilogia "O Ceptro de Aerzis" de Inês Botelho. Os 3 livros são do género fantástico que é o meu género de eleição, pois levam-nos a explorar mundos e coisas que na vida real são impossíveis. Já li os dois primeiros livros e estou a ler o terceiro. São fantásticos, pois a autora leva-nos numa atmosfera de ternura, num culto ao belo, à amizade e ao imaginário profundo da alma. Estou ansioso de terminar de ler o último livro e espero que o maquiavélico Morggriff seja derrutado, pois ele é uma pessoa muito, mas muito cruel.
Aconselho-te a ler esta trilogia.
Ahh, e não te esqueças de visitar (quando puderes) e comentar no meu blog...
Cornelius Fudge a 25 de Novembro de 2006 às 18:45

Já conhecia, apesar de pouco, esta trilogia mas ainda não a li, principalmente porque tenho grandes dúvidas no que toca há organização da trilogia.
Antes de a ler quero conhecer melhor a história e a forma como está dividida a acção, só depois poderei decidir, mas não escondo que tenho grande curiosidade pela trilogia, ainda para mais agora que também dizes que gostas.
Quem sabe num futuro próximo...

Quanto ao teu blog só posso dizer que o visito praticamente todos os dias, no entanto, nem sempre tenho tempo para comentar, mas que o visito lá isso é verdade, ainda hoje o fiz... Vou tentar começar a comentar mais frequentemente.

Vai aparecendo. Até breve e Boas leituras!!!
Fábio J. a 25 de Novembro de 2006 às 22:28

Olá!!Gostei imenso do teu blog! tem artigos bem interessantes, espero cá voltar!
sandra a 27 de Novembro de 2006 às 13:33

Então fico à espera.
Obrigado pela tua visita e comentário.

Até breve!!!
Fábio J. a 27 de Novembro de 2006 às 16:15

Um blog sobre livros e afins. A descongelar lentamente...
Contacto
Contacto

As mensagens poderão não ser lidas por extensos períodos. Pedidos de divulgação e/ou colaboração poderão não obter resposta.
pesquisar
 
A ler...
Tales of Earthsea

Romeo and Juliet

comentários recentes
<a href='http://www.cricinfobuzzlive.com/live-c...
E Jack london?Eça de Queiros.....
Também adorei!:http://numadeletra.com/a-mancha-hum...
Quando será lançado o quarto livro em português do...
Estou agora a ler esse livro e este seu texto deu-...
arquivos
2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


2006:

 J F M A M J J A S O N D


Leitores Online
online


O autor deste blog não respeita o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa