Novembro 27 2006

Estamos a chegar a Dezembro, o mês do Natal, ou melhor, o mês das férias. Não sei se é só comigo, mas já sinto uma grande necessidade de ter férias, passar um tempo sem compromissos, sem horários, enfim, livre!

Mesmo assim, continuo a ler, pois se não o fizesse, aí sim, estaria “cansado”, porque afinal, a leitura é um momento de descontracção.

Tal como há pouco tempo referi, estou a acabar de ler O Silmarillion e decidi retomar a minha “crónica diária” sobre a história. Na verdade já acabei de ler O Silmarillion propriamente dito, e já li também a 4ª história, Akallabêth.

Reparei, agora que li, que afinal existe uma continuação, apesar de não linear, entre A História dos Silmarils e Akallabêth, a história que relata a história de Númenor, a ilha dos grande reis, desde a sua ascensão à sua queda (literalmente), mas talvez o nome com que mais tarde ficou conhecida esclareça mais que tudo o resto: Atalantë.

A escrita de Tolkien é repleta de simbolismo e não é difícil encontrar várias “lições” em cada capítulo. No que toca à vida humana é quase uma manual que lá se encontra, nomeadamente sobre a morte, “a dádiva” como diz Tolkien. Não sei se a morte é uma dádiva, mas depois de ler esta história, obviamente ficcionada, acerca de Elfos e deuses, seres imortais, interrogo-me acerca disto, pois nem sempre a vida eterna é uma graça ou um dom, pois por vezes pode ser um tormento, digo eu.

Adorei o que li até agora e espero que a última historia seja, no mínimo, tão boa como foram estas, que apesar de diferentes, marcaram pela excelência e imaginação. Realmente Tolkien é o “pai” do Fantástico. Quando acabar de ler todo o livro voltarei a falar dele, por agora, fico por aqui.

Fazendo agora um aparte: tenho visto imensas coisas sobre o filme Eragon, a estrear no próximo dia 17, e estou curiosíssimo. Sinceramente não estou a esperar muito do filme, mas quero ver o que vai sair dali.

Boa semana e Boas leituras (para relaxar)!!!

Publicado por Fábio J. às 19:01

Deixaste-me curiosíssima com o "Silmarilliom", vou aproveitar o próximo mês para o pedir. Sempre que agora entro numa livraria lá vou eu a´procura dele, sério!! ;)
E fazendo assim críticas positivas tão boas ao livro, ainda parece masi interessante que o julgava à primeira.

Quanto ao filme, estou muito muito muito ansiosa! Desapontaram-me imenso alguns aspectos do filme, sem dúvida, mas ainda assim estou desejosa de o ver. Se bem que o último trailer (podes ver em http://www.eragon-online.blogspot.com/ ) me agradou bastante!! Aliás, o EragonOnline vai fazer um encontro natalício de fãs, no fim-de-semana da estreia...
Boas leituras e boa sorte para os testes!! :)
cricri a 29 de Novembro de 2006 às 13:59

Um blog sobre livros e afins. A descongelar lentamente...
Contacto
Contacto

As mensagens poderão não ser lidas por extensos períodos. Pedidos de divulgação e/ou colaboração poderão não obter resposta.
pesquisar
 
A ler...
Tales of Earthsea

Romeo and Juliet

comentários recentes
<a href='http://www.cricinfobuzzlive.com/live-c...
E Jack london?Eça de Queiros.....
Também adorei!:http://numadeletra.com/a-mancha-hum...
Quando será lançado o quarto livro em português do...
Estou agora a ler esse livro e este seu texto deu-...
arquivos
2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


2006:

 J F M A M J J A S O N D


Leitores Online
online


O autor deste blog não respeita o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa