Novembro 29 2006

Como não há algum tempo referi, estava a acabar de ler O Silmarillion; estava porque já o acabei de ler ontem à noite. Achei a última história tão “deliciosa” que não me contive até a acabar de ler. Esta, Dos Anéis do Poder e da Terceira Era, relata exactamente isso, a origens dos Anéis do poder e o fim da Terceira Era, o que acaba por se traduzir numa introdução e num pequeno resumo à trilogia O Senhor dos Anéis. Gostei de conhecer uma pouco mais da história de Gandalf e do contesto em que este começa a fazer parte da história. Confesso que me agitei quando li um diálogo entre Gandalf e Elrond, um dos primeiros a abrir o filme A Irmandade do Anel, pois “senti” a ligação com o filme e a trilogia, para além de achar as palavras de Gandalf sapientíssimas.

Fazendo a minha sinopse do livro, posso dizer (sem querer ser repetitivo) que nele nos é narrada a história de Arda desde a sua origem (ou até antes dela) até à passagem para a 4ª Era, a mesma que nos é retratada em O Senhor dos Anéis. A descrição de todos os factos é um sopro de genial realismo que nos transporta para a acção e nos faz crer, tal como crianças, que tudo aquilo é verdadeiro.

Nada escapa ao autor e por isso é-nos possível visualizar um mundo completo e profundo, repleto de magia em cada rio, a transpirar paz em cada estrela, com uma alma em cada floresta, mas também com grandes demónios em cada sombra. Neste mundo o tempo não pára, e quanto mais perfeitos os seres se vão tornando mais próximos ficam da imperfeição e destruição.

Tudo é imensamente intenso na história, seja um amor ou uma maldição, uma guerra ou um laço de sangue, e não há tempo que pague estas marcas, pois o próprio mundo muda e adapta-se com a ira dos deuses ou a força das guerras.

É uma história completa mas que pede, no entanto, para ser continuada nas seguintes obras do autor. Foi o primeiro livro de Tolkien que li, no entanto é já um dos que mais me tocou, não pelo sentimentalismo que tem, mas pela força e profundidade das palavras.

Mais uma vez recomendo a leitura deste livro, não só aos amantes do fantástico ou já leitores de Tolkien, mas a todos quantos estejam interessados a ser marcados por este mundo, pois tal como dizia um certo crítico “a leitura encontra-se dividida em duas partes: a daqueles que já leram O Senhor dos Anéis e aquelas que o vão ler”, mas podemos considerar que esta máxima se estende a outras obras do “mestre” como O Silmarillion.

Um livro fantástico!

O Silmarillion - J.R.R. Tolkien

P.S.: Vou começar hoje a ler O Feiticeiro e a Sombra, que sendo uma obra que pouco conheço será uma total surpresa.

Até breve e Boas Leituras!!!

Publicado por Fábio J. às 18:13

Bem, repito: "O Silmarillion" parece interessantíssimo. Não sabia porém que a historia começava com a criação de Arda! Deve ser espectacular até porque conhecer como foi criado um mundo dá-mos logo outra sensação de. Faz lembrar-me "As Crónicas de Nárnia" em que no 1.º volume mostra a criação de Nárnia- abre-nos logo outra perpectiva do que apresentar assim o mundo sem qualquer história anterior. Acho interessantíssimo.
"O Feiticeiro e a Sombra" - esse título não me é estranho...seiq ue já li em algum lado. Quem é o autor?

Boas leituras! ;)
cricri a 29 de Novembro de 2006 às 20:27

O livro faz parte duma tetralogia chamada O Ciclo de Terramar e é de Ursula K. Le Guin, uma versátil escritora norte-americana.
Já li os dois primeiros capítulos (dum livro com 10) e posso dizer que estou a achar a história interessante, embora o "choque" da passagem de Eldest para O Silmarillion seja igual na passagem para O Feiticeiro e a Sombra.
Apesar de diferente acho que se pode comparar a escrita desta autora (e também um pouco, mesmo pouco, a obra) com a de J.K. Rowling, mas mais tarde darei a minha opinião.

Até breve e Boas leituras!!!
Fábio J. a 30 de Novembro de 2006 às 11:56

E 5 anos depois.... :) Li o Silmarillion! (que aguardava ansiosamente, permito-me dizer, na prateleira há 3 anos).
Folheei-o algumas vezes e a verdade é que me parecia bastante denso, demasiado fantástico no seu género  e não me sentia tentada a lê-lo. Além disso esperava encontrar uns dias de "dolce fare niente" para me voltar a dedicar às leituras. 
Bastou-me ler as primeiras páginas para ficar rendida... E Tolkien passou a ser um ídolo! 
Em muitas pausas que fiz durante a leitura imaginava-o criando aquele mundo... tão perfeito, tão completo e complexo! Cada nome, cada palavra, as histórias e lendas.. é absolutamente maravilhoso.
Além disso achei-o interessantíssimo após ter lido "O Senhor dos Anéis"... ao longo da história ia assimilando factos e entendendo finalmente os "porquês" que me coloquei em tempos. 

Tal como tu adorei a parte final, visto a ligação aos livros seguintes. 
Um livro que todos os amantes do fantástico deveriam ler.
cricri a 29 de Agosto de 2011 às 00:07

Mal posso acreditar que já passaram 5 anos! Tanto tempo...

O Silmarillion continua a ser uma dos meus livros favoritos. Não consigo deixar de ficar maravilhado pela magnitude da obra e pensar na dedicação do autor à sua criação. E o livro inclui histórias fantásticas. Fossem todos os livros de literatura fantástica tão grandiosos!

É mesmo um daqueles livros que deve ser lido. E agora fiquei com vontade de o reler!
Fábio J. a 4 de Setembro de 2011 às 22:34

Este livro que acabou de ler parece realmente muito bom,principalmente pela forma quase que adolescente de descreve-lo,com tamanho entusiasmo,fiquei com voltade de ler.
zilda a 29 de Novembro de 2006 às 21:33

Por mais diferente que sejam os gostos dos leitores acho que muitos gostarão desta leitura por ser tão profunda e complexa e ao mesmo tempo tão real, portanto acho faz bem em ler.
Quem sabe este natal!

Até Breve e Boas Leitura!!!
Fábio J. a 30 de Novembro de 2006 às 11:59

Agora que começaste a ler os livros de Tolkien , não vais querer parar! Pelo menos isso aconteceu-me a mim, pois à alguns anos eu não conhecia a obra de Tolkien , e desde que a minha madrinha me ofereceu o primeiro livro de o senhor dos anéis , não consigo parar de admirar a obra deste escritor. A maneira como ele escreve é simplesmente fantásticas, os pormenores do livro, as descrições, a histórias...não sei como é que ele consegue escrever e uma forma tão profunda e repleta. Depois de leres o silmarillion lê os contos inacabados de númenor e da Terra média, depois lê o hobbit , e por fim lê os 3 livros de o senhor dos anéis . Assim vais poder ler a história toda seguida. Se gostaste da personagem gandalf vais poder voltar a encontrá-lo em os contos inacabados e em o senhor dos anéis .
Ainda não li as histórias de Tom Bombadil porque ainda não encontrei este livro, e também não li um outro livro que o filho do Tolkien publicou, mas penso vir a ler.
jitos [º<:}}}]
mc a 4 de Dezembro de 2006 às 21:08

Adoro ver assim alguém a falar da obra de Tolkien. É verdade que adorei O Silmarillion e, por isso mesmo, pretendo ler os seguintes o mais brevemente possível.
No entanto talvez me pudesses tirar um dúvida: Os Contos de Númenor têm conclusão, ou melhor, são inacabados no sentido literal da palavra?
Fico à espera da resposta.

Até breve...
Fábio J. a 5 de Dezembro de 2006 às 17:05

Os contos inacabados de númenor e da Terra média são várias histórias que Tolkien foi escrevendo ao longo da sua vida, mas que acabaram por não ser publicadas. Algumas delas nem sequer foram acabadas. Acabou por ser o filho a acabar e a publicar as histórias que Tolkien tinha escrito. Mas o filho de Tolkien tomou o cuidado de diferenciar as partes que ele escreveu e as partes que o pai dele tinha escrito. Este livro tem várias histórias, de várias personagens que viveram na Terra Média, e mais uma vez Tolkien tomou o cuidado de não descurar o mais ínfimo pormenor ! Adorei este livro, por isso acho que também vais gostar
mc a 5 de Dezembro de 2006 às 21:20

os filhos de Hurin e um livro de Tolkien mt bom.....
recomendo.
slideshow a 7 de Dezembro de 2008 às 18:08

Eu já conheço a história dos Filhos de Hurin do Silmarillion e de Contos inacabados, por isso não comprei o livro nem o pretendo fazer num futuro próximo.
Mas concordo que é uma história fantástica, muito boa mesmo.
Fábio J. a 8 de Dezembro de 2008 às 19:11

Pois..Eu de tão embasbacada que estava com os livros comprei "os filhos de Hurin" mal saiu e arrependi-me..A história está muito mais promenorizada mas para quem ja leu os 7 livros da saga, não vale a pena...
Sarah a 28 de Dezembro de 2008 às 23:04

Ja lí muitos livros que meu pai sempre me dá! Tanto ue pedi a coleção do O Senhor Dos Anéis, E ele me deu or três livros mais o O Silmarillion, e O Hobbit.. Que depois de ver essa eu diria uma crítica muito boa de tal livro que estou curiosissima para ler! Quero me surpreender tanto quando o autor dessa crítica se surpreendeu. E também quando terminar essa coleção, quero poder dizer o mesmo que li aqui hoje! Como uma menina de apenas terze anos poderia se interessar por um livro como eu interessado neste momento! Espero que possa um dia ser conseituada o bastante para que outros adolescentes ou até mesmo adultos adimirem as minhas dicas e críticas como eu adimirei a desse escritor hoje! Assinado: Júlia Fernanda. " Talvês uma futura escritora ".
Julia a 8 de Agosto de 2010 às 08:09

Um blog sobre livros e afins. A descongelar lentamente...
Contacto
Contacto

As mensagens poderão não ser lidas por extensos períodos. Pedidos de divulgação e/ou colaboração poderão não obter resposta.
pesquisar
 
A ler...
Tales of Earthsea

Romeo and Juliet

comentários recentes
<a href='http://www.cricinfobuzzlive.com/live-c...
E Jack london?Eça de Queiros.....
Também adorei!:http://numadeletra.com/a-mancha-hum...
Quando será lançado o quarto livro em português do...
Estou agora a ler esse livro e este seu texto deu-...
arquivos
2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


2006:

 J F M A M J J A S O N D


Leitores Online
online


O autor deste blog não respeita o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa