Dezembro 20 2006

“É Natal! É Natal!” – é esta a mensagem com que acordo todos os dias. Época das maiores comemorações religiosas e proximidade com uma Igreja são duas coisas que não funcionam bem em conjunto, e eu que o diga... Acordar todos os dias ao som de cânticos natalícios é algo marcante! Não acordo mais cedo por causa disso, mas digamos que ouvir criancinhas com as suas vozes estridentes ou coros com os seus sopranos e ritmos característico, ao fim de algum tempo, torna-se enfadonho.

Mas mudando de assunto. À muito que não publico nada de carácter literário, para não falar das sugestões ou referências que aqui prometi fazer. Lembrei-me então que ainda não tinha referido, uma única vez que seja, “a mais conceituada autora de fantasia da actualidade”: Juliet Marillier.

Esta neozelandesa, a viver na Austrália, estriou-se com a Trilogia de Sevenwaters, mais propriamente com o livro A Filha da Floresta, em 2000, obra com a qual chegou à final do prémio Aurealis, prémio que ganhou com o seu segundo livro.

Foi recentemente editado o seu último livro, A Espada de Fortriu, que é já um sucesso. Esta obra é a segunda de As Crónicas de Bridei, iniciada com O Espelho Negro, crónicas que narram a história de Bridei. Inspirado numa poderosa figura histórica, contemporânea do célebre Rei Artur, Bridei é uma imagem de liderança e de carisma, a resposta de Juliet Marillier à pergunta: “o que é preciso para ser um líder poderoso e carismático?”

Passada no século VI, na Escócia, esta é uma criativa e intrigante história merecedora de aplausos por imensos fás já conquistados. Neste livro podemos acompanhar os primeiros seis anos do reinado de Bridei como rei de Fortriu, reinado que agora será testado com uma guerra desleal, onde a confiança e a traição são separadas por estreitos caminhos por onde Bridei se passeia.

Esta é mais uma obra fantástica (em todos os sentidos) que certamente não deixará ninguém indiferente. Muito mais poderia ser dito acerca desta obra, mas não há nada como descobrir cada pormenor através da leitura.

Despeço-me, então, desejando-vos Boas Leituras e uma excelente entra neste dias comemorativos!

A Espada de Fortriu - Juliet Marillier

Até Breve!!!

Publicado por Fábio J. às 21:18

bom post! Já faz parte dos proximos livros que hei-de ler!
leitor a 20 de Dezembro de 2006 às 22:20

Juliet Marillier. Não sabes como estou curiosa para ler um livro dela! Já li crítics óptimas a seu respeito!
Bem, quanto ao Natal, não te chateeis, já falta pouco para a época acabar!! E eu ainda nem decorei a casa, nem comprei as prendas - nada! Porque é que as férias passam tão rápido?!
Até à próxima!;)
cricri a 20 de Dezembro de 2006 às 23:19

É verdade, daqui a nada as férias já acabaram...
Ao dizer que estava "farto" das músicas de Natal logo pela manhã não quis dizer que estou farto do Natal, pelo contrário, cada vez estou mais contagiado. Só para teres um ideia estou a ouvir, neste momento, umas músicas de Natal: "Celtic Woman", não sei se conheces.
Por acaso hoje não tive a "honra" de acordar com as tradicionais músicas - deve ter sido por me queixar, é a magia do Natal...

Prepara-te para o Natal, esta época tem de ser bem marcada!
Até Breve!!!
Fábio J. a 21 de Dezembro de 2006 às 17:15

(eu percebi o que querias dizer!)
hehe, não me digas para me prepara para o Natal que passei a tarde toda às compras! Cidade acima e abaixo, tudo cheio de gente às compras, Pais Natais nas ruas...! Mas fiquei um pouco farta de tanta confusão!
Celtic Woman - conheci há pouco tempo e ADORO! Que vozes fantásticas! Só ainda não ouvi músicas de natal delas...Imagino que devem ser muito boas. Eu também tenho andado com a mania das músicas natalícias! Vocês contagiaram-me! :)

Vá, desculpa por esta conversa toda... Bons preparativos natalícios! :)
cricri a 21 de Dezembro de 2006 às 19:20

Eu, genericamente, gosto de ir às compras, contudo não aguento passar muito tempo no mesmo sítio. Gosto de ver tudo, comprar o que tenho a comprar e vir-me embora. Quando vou às compras com a minha mãe quase que deliro com o tempo que "perdemos", mas isso é outra história.
Pelos vistos o Natal já "engoliu", pois já estas dentro de si...

Quanto às Celtic Woman, a partir de amanhã (ou hoje, dependendo do meu espírito) poderás ouvir, aqui, umas musiquinhas destas fantásticas vozes. Deixa-me dizer que adoro as músicas de Natal delas, mas, se ainda não as ouviste, logo as ouvirás, pelo menos algumas.

Até Breve!!!
Fábio J. a 22 de Dezembro de 2006 às 19:11

Pois, eu gosto de ver as coisas nas lojas mas é se estiver tudo calmo, mas tempo de mais também não! (A minha mãe também é assim..séculos!)

Óptimo, estou curiosa para ouvir as suas músicas de natal! :)

Boas festas!
cricri a 23 de Dezembro de 2006 às 00:15

por aquilo que pude perceber do teu post a história deste rei é muito parecida com a história do rei Artur. Sobre o rei Artur eu já li muitos livros mas os que eu mais gostei foram os 4 livros que compõe a obra de marion zimmer bradley, "As brumas de avalon". Penso que irias gostar destes livros. Aliás eu já li mais livros desta escritora e eu acho-a simplesmoente fascinante. eu adoro literatura de fantasia e por isso penso que vou ler os livros de juliet marillier, assim que os encontrar numa livraria. Obrigada pela sugestão.
mc a 24 de Dezembro de 2006 às 16:58

Não esquecerei a referência, e no mínimo irei tentar conhecer melhor a série.

Até Breve!!!
Fábio J. a 24 de Dezembro de 2006 às 17:58

A Juliet Marillier eh maior escritora deste tipo de livros! Estes dois livros que sairam das cronicas de bridei sao espectaculares! Espectacular também é a triologia Sevenwaters! Aconselho mm a toda a gente! Um bem haja!
Dias a 28 de Janeiro de 2007 às 23:39

Oi.. eu já li a trilogia de Sevenwaters de Juliet Marillier e simplesmente: AMEI! Os livros são lindos, qualquer um deles! Também li os 4 de "As brumas de Avalon" de Marion Z. Bradley, são muito bonitos mas a trilogia Sevenwaters encantou-me mais, vivi-a muito intensamente! Quando às crónicas de Bridei, hei-de ler depois de terminar a saga das ilhas brilhantes (filho de thor e máscara da raposa), que estou a ler! Espero que sejam igualmente lindas, como todos os livros dela que li até hoje! Beijos, bom natal e boas leituras! =)
Daniela a 4 de Outubro de 2007 às 18:23

Aqui está a opinião de fã que mete inveja!
Ando há meses para ler o primeiro da Sevenwaters mas outras obras acabam por ser lidas em sua vez... Mas quero mesmo ler pois as opiniões sobre a sua obra não podiam ser mais positivas!
Se me apaixonar por Sevenwaters quem sabe não continue e leia o resto da obra da autora.
Quanto a Bradley, também gostava de ler As Brumas de Avalon, mas não é uma prioridade, até porque já li Bradley e não achei nada de especial.

Boas Leituras!
Fábio J. a 6 de Outubro de 2007 às 20:19

Este texto fez-me lembrar a minha prof Marisa Espada da Universidade de Évora,  o brindei à vida... Que saudades das suas aulas de filosofia.
Carla a 29 de Outubro de 2009 às 19:28

Um blog sobre livros e afins. A descongelar lentamente...
Contacto
Contacto

As mensagens poderão não ser lidas por extensos períodos. Pedidos de divulgação e/ou colaboração poderão não obter resposta.
pesquisar
 
A ler...
Tales of Earthsea

Romeo and Juliet

comentários recentes
<a href='http://www.cricinfobuzzlive.com/live-c...
E Jack london?Eça de Queiros.....
Também adorei!:http://numadeletra.com/a-mancha-hum...
Quando será lançado o quarto livro em português do...
Estou agora a ler esse livro e este seu texto deu-...
arquivos
2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


2006:

 J F M A M J J A S O N D


Leitores Online
online


O autor deste blog não respeita o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa