Dezembro 29 2006

Depois de saber que a distribuidora inglesa Baker & Taylor indicou uma data para o lançamento do próximo Harry Potter, começo a achar que dentro em breve mais novidades sobre o decorrer da escrita chegaram por parte de J. K. Rowling. A distribuidora indica o dia de aniversário da autora e do próprio Harry Potter como data de lançamente do Harry Potter and the Deathly Hallows, ou seja, 31 de Julho do próximo ano.

Mas não é sobre Harry Potter que irei escrever hoje, quanto mais não seja pelo facto do tema já ser suficientemente abordado em blogs da especialidade. Hoje escrevo sobre o que ando a ler, sobre o livro que me tem acompanhado, sobre a história que me tem surpreendido em cada página: A Última Feiticeira de Sandra Carvalho.

Já antes escrevi sobre esta obra mas agora que a estou a ler tenho mesmo de reforçar os elogios. É uma obra com força impar, capaz de me por a rir ou com os nervos à flor da pele. Não encontrava algo tão intenso desde que li o último Harry Potter, e não querendo fazer comparações a verdade é que, apesar de diferente, as primeiras páginas fizeram-me lembrar a escrita de J. K. Rowling. Talvez tenha sido pela fluência e comentários característicos que encontramos tanto numa autora como noutra, ou pela estreita ligação personagens/leitor que se estende de imediato.

Esta obra está escrita em discurso directo encontra-se em pequenos trechos, sendo narrada cena após cena, como se dum filme se tratasse, fazendo com que a história ganhe mais acção por cada parágrafo que leio.

Agora que já li meia obra, posso confessar que admiro algumas personagens e odeio outras, mas dum odiar tão intenso como eu nunca pensei que fosse capaz de sentir por uma personagem literária. E por falar em sentimentos, devo ainda salientar o amor retratado nesta história, um amor sem qualquer pudor que se mostra de todas as formas, desde as mais inocentes às mais carnais, sendo estas descritas com especial ardor e importância no desenvolvimento da história.

E se o enredo e acção por si só já me deixam arrebatado pela história, os mistérios e segredos enterram-me entre as palavras e não me deixam sossegar, fazendo-me querer descobrir sempre mais.

Estou ansioso por acabar a história, ou melhor, por lê-la por completo, pois está a revelar-se uma fantástica leitura, ou como diria uma colega, uma excelente leitura (pois excelente é, supostamente, melhor que fantástico).

Em breve voltarei com mais notícias sobre esta última leitura de 2006.

Até breve e Boas leituras!!!

Publicado por Fábio J. às 19:38

Ai excelente é melhor que fantástico? ;)

Bem, pelo que li e me contaram da história não me admira o que escreveste. Mas já te disse: não escrevas posts destes que eu fico cheia de vontade de sair até à livraria mais próxima!!Nem imaginas a vontade que tenho de ler, mas para já nao dá... :(
Isso do ódio das personagens pensoq eu seja normal por causa do discurso directo. Quer dizer, chegam-nos os sentimentos da própria Cate (não é?). Não apreciava muito a escrita deste tipo - em discurso directo - porém, com o que tenho lido ultimamente, tenho-me habituado e gostado bastante!

Ao menos aproveita tu o que livro já uqe outros, como aqui "moi", não posso!:)
cricri a 29 de Dezembro de 2006 às 20:06

Confesso que no início achei estranho o discurso directo, mas depois torna-se tão normal. E como dizes torna a história mais intensa. A Catelyn (ou Cat) odeia certa personagem, mas eu acho que ainda a odeio mais. Diria que é pior que Voldemort. Esganava-a se pudesse. Que nervos só de pensar nela. Quando ela morrer (de preferência duma forma muito dolorosa) eu vou rir e dizer: mais, mais...

Vou aproveitar cada palavra deste fantástico livro, e quando a ti, pensa que em breve estás a saciar a tua cede literária.

Até Breve!!!
Fábio J. a 29 de Dezembro de 2006 às 20:32

Bem que a saciava, se pudesse...!
Uma personagem pior que o Voldemort? Acho que em nenhum livro me surgiu...Não me lembro, mas creio que não.... Bem, só te peço que, como não tens contacto com a personagem não te ponhas a esfaquear o livro na parte onde ela aparece! lol
Tenho a sensação que dia 3, ao sair das aulas me vou dirigir a uma livraria w ignorar os livros que tenho por ler! :)

Com que então as crianças pequenas estão excluídas da leitura? ;)
cricri a 29 de Dezembro de 2006 às 20:51

Não te afogues neste mar antes de ler A Última Feiticeira... E acredita, a personagem (que por sinal é uma mulher) é tão monstruosa e utiliza as coisas mais indefesas em seu proveito, mas depois verás esta horrenda (no bom sentido) personagem, e não te preocupes que não esfaqueio o livro (acho eu).

É verdade, o livro não é totalmente recomendado a crianças pequenas e isto devesse ao facto de no livro serem retratadas (vou ser directo) cenas de sexo e afins bastante pormenorizadas, com umas metáforas que ainda dão mais intensidade às ditas cenas. Não é nada do outro mundo, e lembrei-me agora que também existem lá umas palavras mais impróprias, mas a verdade é que não estou a ver a minha prima de 8 anos a ler aquilo. Obviamente são casos excepcionais (ou talvez não) mas é um facto que ressalta...

Bem, eu depois ponho aqui um excerto, acho que não choca ninguém.

Até Breve!!!
Fábio J. a 29 de Dezembro de 2006 às 22:04

Pois, estou a par!!^^
Já decidi. Vou mesmo comprar o livro na Terça! Olha, se os meus pais me censurarem digo que a culpa é de um tal Crítico que me anda a influenciar ainda mais!! :)
cricri a 29 de Dezembro de 2006 às 23:06

De todos os posts que li aqui neste blog este sobre a última feiticeira é sem duvida um dos mais empolgantes, pois tu descreves este livro com fervor!deves estar mesmo a gostar de ler este novo livro, o que me leva a pensar que este é realmente um livro muito interessante.Eu já tenho vários livros em "lista de espera" e acho que a última feiticeira vai passar a ocupar um lugar de destaque nesta minha lista. à pouco tempo ouvi falar de um livro que me pareceu bastante interessante, não tenho a certeza do nome mas penso que é Grimpow. sabes alguma coisa sobre este livro?
mc a 29 de Dezembro de 2006 às 20:22

O livro é deveras empolgante. Só de pensar em certos acontecimentos ou personagem corrói-me o espírito. É sem dúvida um escrita muito intensa. Acho que fazes bem (assim como toda a gente, sem excepção (talvez exceptuando crianças pequenas)) em ler esta fantástica obra.

Quanto ao Grimpow tenho de confessar que, apesar do nome não me ser estranho, não o conhecia, mas já vi que é um verdadeiro êxito internacional e já está adicionado à minha lista. Tenho de o conhecer melhor pois achei a crítica bastante interessante.
Fábio J. a 29 de Dezembro de 2006 às 20:39

bom post! despertaste o meu interesse para a ultima feiticeira, que, pelo que tu dizes, parece uma história interessante.
continua assim!
leitor a 29 de Dezembro de 2006 às 20:33

Interessante é de certeza, mas muito mais se pode dizer sobre esta fantástica obra. É intensa, única, empolgante, misteriosa, arrebatadora e muitas outras características boas podiam descrever esta obra.
Se pretendes lê-la só te posso dizer que certamente não te arrependerás. Foi feita para todos os gostos, para todas as idades.

Até Breve!!!
Fábio J. a 29 de Dezembro de 2006 às 20:42

Que tenha um Bom Ano Novo
Um Abraço
Rastr a 31 de Dezembro de 2006 às 16:23

Um excelente Ano Novo para ti também.

Que todos os teus projectos atinjam bom porto e que este ano se revele intenso e fantástico.

Bom 2007!!!

Abraço...
Fábio J. a 31 de Dezembro de 2006 às 17:02

Um blog sobre livros e afins. A descongelar lentamente...
Contacto
Contacto

As mensagens poderão não ser lidas por extensos períodos. Pedidos de divulgação e/ou colaboração poderão não obter resposta.
pesquisar
 
A ler...
Tales of Earthsea

Romeo and Juliet

comentários recentes
<a href='http://www.cricinfobuzzlive.com/live-c...
E Jack london?Eça de Queiros.....
Também adorei!:http://numadeletra.com/a-mancha-hum...
Quando será lançado o quarto livro em português do...
Estou agora a ler esse livro e este seu texto deu-...
arquivos
2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


2006:

 J F M A M J J A S O N D


Leitores Online
online


O autor deste blog não respeita o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa