Janeiro 09 2007

Todos nós temos a nossa maneira de funcionar e de pensar, pois estabelecemos relações entre factos e ideias de forma diferente. Quando não compreendemos ou não somos compreendidos, apenas somos vítimas das incompatibilidades das diferentes relações que cada um formula, portanto, não existem culpados. Hoje assisti a uma situação onde isto não foi tido em conta. Nos livros, por exemplo, muitas das relações são totalmente definidas por nós, logo não existem obstáculos à compreensão.

A propósito do post de ontem, hoje divulgo uma obra em português. Não um livro, mas sim uma colecção de fantasia, já descrita como “a primeira obra escrita por um português no género high fantasy". Com o primeiro volume lançado em 2002, as Crónicas de Allaryia são já uma série premiada e com entusiasmados fás.

Com já quatro volumes editados pode-se dizer que este autor, com declaradas referências em Tolkien, tem já um lugar ocupado no género em Portugal. Com A Manopla de Karasthan, Os Filhos do Flagelo, Marés Negras e A Essência da Lâmina, os fás chegam mesmo a classificar esta série como “a evolução de Tolkien”.

Estas crónicas narram a demanda heróica de Aewyre Thoryn e dos seus companheiros em busca do desaparecido rei Aezrel, pai de Aewyre. Pelo caminho defrontam-se com as várias forças do mal e criaturas bizarras de toda a espécie, tal como é característico do género. No entanto, nesta história de Filipe Faria, as personagens femininas têm um maior protagonismo do que é costume, e o sexo não é escondido.

Até ao terceiro volume a demanda em socorro do rei leva-os até Asmodeon, o reduto do inimigo. Mas com a confirmação do falhanço e com o regresso do Flagelo a história ganha um novo impulso que só pode ser descoberto com a leituras.

Por isso mesmo aqui está a referência a esta intrigante história, que para além de ser portuguesa e merecer a nossa atenção é também dona de grande qualidade e imaginação.

Mais uma história que os amante de fantasia não devem perder, e na qual deposito bastante perspectiva.

Até breve e Boas Leituras!!!

A Manopla de Karasthan - 1º volume das Crónicas de Allaryia

Publicado por Fábio J. às 18:24

Outro livro para juntar à minha lista!!! (Cricri, não sonhes! Tens uma pilha para ler antes de começares com novas ideias) - ok divagações à parte :) :
(Eu coloquei um link sobre o sita da Presença num comentário, mas é que publicaste este post enquanto respondia. Não reparei, por isso pdoes apagar se quiseres!)
Bem, já ouvi críticas muito positivas sobre este livro, descrevendo Filipe Faria como dos melhores autores nacionais. "Conheço" algumas pessoas que participam no Fórum Allaryia (julgo que é isto) onde o próprio autoor participa. Deve ser muito bom poder colocar aquelas questões que tanto desejamos ver respondidas ao autor - mesmo que a resposta seja pouco produtiva!
Gostei desse "as personagens femininas têm um maior protagonismo do que é costume"! Muito bem, as personagens femininas merecem uma maior importância nas histórias! Não vão ser só "Harrys", "Eragons","Frodos", "Aezrel". São precisas também meninas para dar um novo alento á história! ;)
Pronto, resumindo, está adicionado à lista!
cricri a 9 de Janeiro de 2007 às 18:50

Essa é uma realidade sobre a qual já pensei.
Apesar do que escrevi (a informação tirei dumas sinopses) não acredito que as personagens femininas tenham assim tão grande "importância". Se te lembrares, o mesmo era dito em Eragon, mas a Arya, apesar de oferecer um ar mais jovial à história, não tinha tanta... distinção no enredo. Visto que aqui o herói também é um rapaz, o provável é passar-se o mesmo.
Até agora, apenas encontrei em A Última Feiticeira uma situação diferente, e confesso que no início foi estranho...

Descontrai e pensa que com tempo vais poder apreciar muitas destas obras (eu tenho de pensar assim, caso contrário entro em choque com as dezenas de livros que pretendo ler).
Fábio J. a 10 de Janeiro de 2007 às 18:06

Pois, é algo que também me atrai no livro. é que em "A Última Feiticeira" deve passar-se tal como alguém do sexo feminino vê as coisas. Além daqueles livros, ditos light (tipo Margarida Rebelo Pinto, diário de Sofia e essas coisas), ainda não li nenhum que nos mostrasse o mundo visto do nosso universo. Por isso acho ainda mais interessante.
Realmente em Eragon a Arya tem tanto destaque como mulheres em outros livros. Não encontro que seja mais do que elas, apesar de gostar da personagem.

Vou seguir o teu conselho! ;)
cricri a 10 de Janeiro de 2007 às 20:53

Já ontem quando li o post da cricri, fiquei curiosa, achei o titulo muito interessante. E agora esses livros já passaram a fazer parte da minha lista que já vai em 15 livros. Se ele tem influências tolkianas, o livro deve ser fantastico. Aliás só os nomes das personagens remetem-nos para os livros de tolkien. Uma das principais personagens femininas do universo de tolkien é arwen, aqui existe a aewyre, existe ainda uma outra personagem, mas que não é muito conhecida, Thurin, aqui existe o nome Thoryn.
O livro deve ser mesmo fantástico...........mas eu agora não o posso ler.............
Acho que vou começar a ler os reinos do norte do philip pullman.
mc a 9 de Janeiro de 2007 às 19:05

Vendo por esse ângulo, a história até demonstra bastante claramente as suas influências.
Tinha planeado ler este livro em seguida, mas, não sei porquê, perdi a vontade de o ler já já e só o lerei mais para a frente, apesar de achar que deve ser bastante interessante.
Agora que falaste em Thurin: esse não é o filho de Hurin? Lembrei-me... Como vai sair uma livro onde Hurin dá nome ao título talvez conheçamos mais um pouco destas personagens.

Bem, acho que já me demorei. Quanto aos Reinos do Norte são uma obra que também faz parte das minha pretensões (deves pensar que digo sempre isto, mas por acaso já o tenho na lista à bastante tempo...)

Até breve!!!
Fábio J. a 10 de Janeiro de 2007 às 18:17

Comecei hoje a ler os reinos do norte, e até agora está a agradar-me. Mas ainda não posso tirar conclusões. Se não me engano thurin é uma personagem de uma das histórias de contos inacabados de númenor . Mas tenho a impressão que também existe uma outra personagem com esse nomo em um dos outros livros de tolkien , as personagens são tantas que eu não me lembro de todas, e até tenho boa memória.
Eu entendo quando tu dizes que pretendes ler muitos livros, mas o problema é que não os podes ler todos ao mesmo tempo e torna-se difícil escolher por qual vais começar.
Continua a postar ;)
mc a 12 de Janeiro de 2007 às 19:38

e a Cricri tirou-me as palavras da boca! (neste caso dos dedos...bem.. sim XD)

pelo que descreveste, os livros parecem ser bons. com as referencias a tolkien então!!

mais uns quantos para a minha lista!! :P

Para dizer a verdade, acho que ainda não tinha ouvido falar das "Crónicas de Allaryia".. =X

mas pronto agora já ouvi xD

bjs**
Dee a 9 de Janeiro de 2007 às 22:47

Eu, que não gosto nada de livros de fantasia, poderei gostar desse?

Alguem já leu A NOite em Que me Afoguei de Christina Schwarz? Foi o que comecei a ler ontem. Eu sei, eu sei, não é português mas antes tinha terminado A bruxa de Portobello de Paulo Coelho.
Cláudia Oliveira a 10 de Janeiro de 2007 às 10:16

Se não gostas de livros de fantasia, não sei se gostarás deste. Ainda não o li por isso não posso falar mais concretamente sobre a história, mas existem livros de fantasia que não são infantis nem demasiado fantasiosos. Se lesses um destes talvez gostasses.
O importante é ler, e desde que haja qualidade podemos ler qualquer coisa.

Quanto ao teu livro eu não o li nem conheço...
Fábio J. a 10 de Janeiro de 2007 às 18:37

Um sugestão:

Que tal fazeres o balanço das tuas leituras do Ano 2006? Nomeares os teus preferidos? Acho que será interessante...a tua opinião pessoal
Cláudia Oliveira a 10 de Janeiro de 2007 às 16:17

Por acaso, hoje estive frente a frente com o quarto livro das Crónicas de Allaryia (A Essência da Lâmina)... só assim por acaso... estava na biblioteca municipal de ovar. Bem, ainda não sei que livros vou ler... não sei, não sei e não sei (mas vou saber - muamuamuamua) lool

ok, menos Miguel...

bem, passem pela Lixeira (o meu blog... )
Miguel a 10 de Janeiro de 2007 às 20:42

Só para dizer que...

JÁ TENHO A ÚLTIMA FEITICEIRA!! :D

Finalmente! Pronto,só para avisar que consegui. Encomendei numa livraria. Ansiosa por ler - algo interessante, já que aida ando na fase de traumatismo do Memorial.

Bom fim-de-semana!! :)
cricri a 12 de Janeiro de 2007 às 23:11

Ainda bem que conseguiste. Certamente não te arrependerás.

Resta-me apenas desejar-te óptimos momentos com A Última Feiticeira e que esta se revele acima das tuas perspectivas.

Vou ficar à espera de opiniões!

Bom fim-de-semana e Boas Leituras!!!
Fábio J. a 13 de Janeiro de 2007 às 15:56

Ai, nem imaginas como estou a adorar!! O livro é fantástico!
Estou aqui, mas a vontade é de lhe ir pegar e continuar até acabar! ;)
Tantas emoções, tantos acontecimentos, tanta mudança!! Estou na parte em que aquela personagem foi levada pelo Throst, Krum e resto da companhia toda.(Bem, não referi nome para não ser spoiler, acho que percebeste...)
Bem, quando acabar de ler eu dou o veredicto final.
Bom domingo! :)
cricri a 14 de Janeiro de 2007 às 14:19

Ainda bem que estas a gostar. Ainda hoje era para ter comprado O Guerreiro Lobo, mas deixei para mais tarde, mas a vontade de continuar a história é enorme.
Agora que já leste a cena, não posso deixar de referir que adorei a parte em que ela lhe cospe em frente de todos: adorei!
Não sei em que parte estás agora, mas as o que vem pela frente pode ser ainda mais inacreditável do que o que já passou.

Continua com Boas leituras e Boa semana!
Fábio J. a 14 de Janeiro de 2007 às 20:57

Ai, essa parte foi tão boa!!!!
Mesmo sem voz, ela não se inibiu de mostrar quem é nem a sua revolta. É que quando li a cena no castelo, da bofetada e do que lhe chama e o que lhe diz... Bem, tive de ler duas vezes para me certificar que estava a ler bem aquilo. Como se atreveu? Pobre Cat. Mas bem, ele teve o destino merecido.
Agora espero ansiosamente pelo Guerreiro-Lobo, já que a história ficou suspensa numa parte muito interessante.
cricri a 15 de Janeiro de 2007 às 16:07

Pelos vistos ela irá voltar a falar, mas foi muito interessante ler um livro no qual a protagonista passa metade (ou mais, acho eu) da história muda. A escrita tem necessariamente de mudar, mas esta é apenas mais uma prova da grande qualidade da escrita da autora.
Nesta guerra entre bons e maus, mal posso esperar pelo próximo volume...

Bye.
Fábio J. a 15 de Janeiro de 2007 às 21:48

Pois..Eu (como grande curiosa) não resisti - isto é péssimo- de andar a perguntar o que acontece no próximo volume. É que a ansiedade é tanta...! Bem, mas só assim umas coisinhas pequeninas. É verdade, passa metade do livro muda e, no entanto, a história continua sem grandes problemas em relação a isso! Mas já estive a ler o 1.º capítulo de O Guerreiro-Lobo que está disponível no site da Fnac. Não sei se será melhor ou pior -visto que ainda fico com mais vontade de ler - mas pelo menos já dá que pensar no 1.º capítulo.
Correcção: mal podemos esperar pelo próximo volume!:)
cricri a 15 de Janeiro de 2007 às 22:34

A revista Sábado está a lançar uma colecção de 8 livros totalmente gratis. Espreita o blog. http://culturaminha.blogs.sapo.pt tem lá toda a nformação.
Cláudia Oliveira a 15 de Janeiro de 2007 às 15:24

Já estou quase a acabar de ler os reinos do norte, mas a leitura deste livro está a tornar-se interessante, pois aconteceu-me uma coisa que nunca me tinha acontecido antes: não sei quem odiar e de quem gostar. No inicio aprece uma personagem feminina, que mostra ser uma pessoa má, mas depois a protagonista conhece-a, torna-se amiga dessa personagem e à medida que vamos avançando na história, descobrimos que essa personagem é encantadora. Depois a protagonista descobre um segredo sobre essa personagem e ela passa a ser desprezível , e passei a adorar uma outra personagem, mas do sexo masculino, que no inicio me parecia demasiado fria....... e à medida que o livro avança o ódio pela personagem feminina avança, e quando estava convencida que a odiava.....ela teve um gesto extremamente carinhoso.........
Acho que vou ter de esperar pelo final do livro para decidir quem gosto e quem odeio.
este post está um pouco confuso, mas eu tentei explicar-me da melhor maneira possível , sem estragar o suspense do livro.
mc a 15 de Janeiro de 2007 às 16:27

Agora deixaste-me bastante curioso. Mesmo!
Já me aconteceu um pouco isso com O Feiticeiro e a Sombra, numa altura em que a personagem principal estava muito egoísta, rancorosa, má e estúpida, mas depois voltou ao seu normal e a ser o "bom" da fita.
Agora assim como referes é-me totalmente novo, e fiquei com muita curiosidade para saber mais.

Acho que este livro irá avançar algumas casas na minha lista...

Até breve e continua com Boas Leituras!!!
Fábio J. a 15 de Janeiro de 2007 às 21:53

Bem, eu ja o li 2x e achei-o lindo...
É fácil de ler e prende-nos à historia...
Recomendo a todos, e sei que isto me vai ser dificil de dizer, dado que sou ultra-mega-fan de Harry Potter, mas acho que este livro ainda é melhor que os "Harry Potter"s.

Cumprimentas da Asuka Girl (ou Bárbara, como quiserem... xD)
Bárbara a 29 de Outubro de 2007 às 20:09

Já estive para começar a ler a série, e pretendo-o fazer, mas como acho que existem obras mais originais fui deixando esta para trás.
Melhor que o Harry Potter? Eu não sou radical em relação ao feiticeiro, e não duvido, mas fiquei muito intrigado com a comparação.

Um dia destes, isso é certo.

Até Breve, então, e obrigado pelo comentário.
Fábio J. a 30 de Outubro de 2007 às 20:52


Olá
Eu já li e gostei. Mas não ao ponto de ser melhor que o Potter. E aquela personagem também me deu muito que pensar.
Boas leituras
Beatriz a 21 de Julho de 2011 às 11:06

Um blog sobre livros e afins. A descongelar lentamente...
Contacto
Contacto

As mensagens poderão não ser lidas por extensos períodos. Pedidos de divulgação e/ou colaboração poderão não obter resposta.
pesquisar
 
A ler...
Tales of Earthsea

Romeo and Juliet

comentários recentes
<a href='http://www.cricinfobuzzlive.com/live-c...
E Jack london?Eça de Queiros.....
Também adorei!:http://numadeletra.com/a-mancha-hum...
Quando será lançado o quarto livro em português do...
Estou agora a ler esse livro e este seu texto deu-...
arquivos
2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


2006:

 J F M A M J J A S O N D


Leitores Online
online


O autor deste blog não respeita o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa