Janeiro 20 2007

O facto de ter bastantes coisas para fazer e do tempo ser pouco, atendendo ainda à preguiça de fim-de-semana, faz com que publicar algo no blog se torne complicado. O facto de mal conseguir arranjar tempo para ler também não ajuda. Mas cá estou eu...

Esta semana vários livros interessantes foram lançados, pelo menos assim me pareceu, e fiquei tentado em destacar aqui um deles, Idiotas – Cinco Contos de Fadas, pois pareceu-me ter uma premissa bastante interessante: “Imagine que uma fada lhe concede um desejo. Vai conseguir pensar no tal desejo?”

De Jakob Arjouni, um romancista alemão já premiado, chega-nos este inteligente e crítico livro, a sua primeira obra traduzida em português, fruto duma cooperação que tenta ligar a Alemanha e a cultura lusa.

Imaginem que uma fada vos dá a oportunidade de realizar um desejo. Essa fada, que não é uma fada comum mas uma funcionária administrativa, alerta-vos para que não podem escolher nada relacionado com a Imortalidade, a Saúde, o Dinheiro ou o Amor e que os desejos nem sempre resultam da forma que esperamos, pois como em todas as outras coisas na vida, a satisfação de um desejo tem sempre, pelo menos, duas faces.

Será que, assim, seríamos capazes de arriscar pedir algo que tanto queremos, mesmo sabendo que corremos riscos? Ou optaremos por resistir à tentação e jogar pelo seguro?

Nesta obra encontramos cinco contos de fadas modernos sobre pessoas que vivem mais nas suas fantasias da vida do que na própria realidade, que preferem viver melancolicamente com as limitações do que aceitarem a oportunidade de crescer, pessoas que escolhem baixar a cabeça em vez de encarar o seu verdadeiro retrato, um retrato de pessoas... como nós.

Ironia e melancolia marcam este livro no qual o autor descreve sem rodeios uma sociedade de homens e mulheres que teima viver destinada ao fracasso imposto pelos agentes limitadores do nosso mundo.

É um livro diferente, sem dúvida, mas ai é que reside o interesse.

Eu não sei o que desejaria, nem se desejaria, mas talvez valesse a pena correr o risco. Mas o melhor é ficar à espera que uma fada me bata à porta e me ofereça a concretização dum desejo...

Idiotas - Cinco Contos de Fadas de Jakob Arjouni

Até Breve e Boas (e diferentes) Leituras!!!

Publicado por Fábio J. às 19:49

Quando li o titulo do post fiquei surpreendida , pois pensei que pela primeira vez, pelo menos desde que comento neste blog, não tinhas gostado nada de um livro......ou algo do género . Mas quando comecei a ler o post desatei a rir, acho que só pelo titulo o livro já é bastante cativante. De certeza que qualquer pessoa que passe numa livraria e veja um livro com esse titulo, não fica indiferente e começa logo a folhe-lo, pelo menos eu faria isso. Na minha opinião acho que este livro é uma forma original de criticar, no bom sentido, quem vive nas nuvens à espera que o mundo lhe seja posto nas mãos!!!!!!! e é sempre bom ser-se original. Quanto a desejos, quando eu era pequena tinha a lição bem estudada, se algum dia me fosse concedido um desejo eu iria desejar pedir todos os desejos que eu quisesse até ao fim da minha vida.lol ! mas era uma boa maneira de ter tudo aquilo que eu queria. è claro que hoje em dia sei que a única maneira de ter aquilo que eu mais desejo é concedendo desejos a mim mesma, ou seja sendo a minha própria fada e construindo assim o meu próprio desejo.
Bem que grande post ..........

P.S. Acabei os reinos do norte.
mc a 20 de Janeiro de 2007 às 20:24

Esta é apenas uma daquelas minhas sugestões, pois eu nem sequer li o livro. No entanto, tal como tu, achei piada e, por ser diferente, decidi fazer destaque.
Eu também tinha uma desejo assim: desejava poder ter os poderes dum génio até ao fim da minha vida, para que pudesse realizar todos os meus desejos.
Que falta me faz um fada para me concretizar este desejo. Não sei porquê, ainda tenho um pouco aquela sensação de que alguma coisa diferente pode acontecer e mudar a minha vida, tal como uma fada. A esperança é a última a morrer.

E então, os Reinos do Norte? Gostaste? Recomendas? Vais continuar? Olha que estou tentado a lê-los...

Bom Domingo!
Fábio J. a 20 de Janeiro de 2007 às 21:54

Eu gostei muito dos reinos do norte e vou continuar a trilogia claro , porque eu não gosto de deixar nenhuma leitura a meio. Acho que este livro representa um tipo diferente de literatura de fantasia, pois mistura-se com triller , e dá alguns ensinamentos filosóficos , nomeadamente sobre se somos nós ou não que escolhemos o nosso destino, fala ainda sobre um pouco de física , como por exemplo de partículas elementares, e aborda ainda o tema dos mundos paralelos, se existem outros mundo ligados ao nosso, e se é possível atravessar a barreira entre esses mundos. Aliás essa acaba por ser a questão central do livro. Depois existe uma coisa interessante sobre o livro, pois existe algo que é mencionado logo no inicio que é O PÓ. e ao inicio ao lermos não entendemos bem o que é o Pó e ao longo do livro vamos, ao mesmo tempo que a protagonista, descobrindo mais sobre o Pó.
Eu recomendo o livro.
Bom domingo para ti também
mc a 21 de Janeiro de 2007 às 12:54

Gostei muito! Ai que não deixa ninguém indiferente, lá isso não!
O título é bastante sugestivo e adorei a parte reveladora da fada! :D
Deve transmitir uma mensagem muito boa, atendendo ao que disseste. Eu até tentava ler, mas acho que esse nem vale a pensa priocurar por aqui..! :(
Mas vou tentar não me esquecer dele! Gostei! :)

Espero que os testes estejam a correr bem. É normal que agora fiquemos com menos tempo. Eu tambem já começo esta semana (e já tive um mini..). Foi ja´muito bom teres-nos brindado com este texto. Sempre óptimos!
Bom fim-de-semana e diverte-te! ;)
cricri a 20 de Janeiro de 2007 às 21:36

Tens razão, os testes, o estudo e os trabalhos levam-nos o tempo todo... mas há sempre algum que tenho de reservar para este blog.
Eu já tive um teste, como deves saber, e a partir de agora tenho todas as semanas, até às férias. Vai ser cansativo, mas aguentasse.

Bom Domingo e boa sorte para os testes!
Fábio J. a 20 de Janeiro de 2007 às 22:15

E!!! Há tanto tempo que não comentava aqui!... Desculpa lá, mas como não estou muito dentro deste tema, os livros, não posso dizer grande coisa... é como um elefante a olhar para um palácio... ‘tás a imaginar?... E também a escola não deixa... Os testes já vão começar (aliás, já tive um mini-teste a português), o stresse a acumular-se, os nervos à flor da pele... Ufa! É dose!
Quanto ao comentário em si... Eu jogaria pelo seguro, não pediria o tal desejo! Com a sorte que eu tenho ainda me saía o oposto do que eu tinha pedido! Tipo como um filme que deu há algum tempo na TV (o título em inglês é: “Bedazzled”, em português não sei) em que um homem tinha 7 desejos que podia pedir ao diabo, neste caso “a diabo”, só que estes davam sempre para o torto... Mas por este livro ter este tema e o título do livro, ser, tal como a cricri disse, muito sugestivo, eu gostaria de o ler. Por agora não dá porque Os Maias andam-me a atazanar a vida, mas quando puder, vou lê-lo! Espero bem cumprir a promessa... Senão... LOL
Bem, o melhor é despedir-me pois estou a cair de sono e ainda começo a dizer asneiras... Boas leituras (com certeza que as tens) e continua com o bom, aliás, óptimo trabalho!
Emplastr@ a 20 de Janeiro de 2007 às 22:50

Nem tens do que te desculpar. Também eu ando com pouquíssimo tempo para o meu próprio blog...
Mas é sempre bom receber aqui a tua visita!

Sem dúvida que o título é muito sugestivo, e foi por isso que, mesmo não conhecendo a obra ou o autor, decidi referi-la. Não quero com isto dizer que a vou ler (não é que me importasse) mas gostei e referi.

Os meus testes já começaram, um, e já foi a doer pois era "aquela" disciplina que mais me preocupa. Mas pronto, não podemos fazer nada contra...

Boa sorte então para os teste e boa leitura de Os Maias!

P.S.: Sei a que filme te referes e, agora que falas nele, é um boa comparação...
Fábio J. a 21 de Janeiro de 2007 às 15:19

Muito interessante, não haja dúvida. Não estava à espera de encontrar um livro assim...

Bem, eu cá pedia o desejo e nem pensava nas consequências...
Mas depois...
bem, não interessa!

Continua com o excelente trabalho!

P.S.: A 2ª fase do código hp já está online no profeta diário.
P.S.2: Criei um blog de cultura! Se quiseres ir ver vai a http://interestante.blogs.sapo.pt
Miguel a 22 de Janeiro de 2007 às 08:44

Parece realmente uma história bastante original e interessante. O que escolheria? Seria complicado... Todos nós queremos sempre muito e tanto mas na altura de optar fica dificil.

Tenho notado que o tempo corre sempre mais rápido quando eu quero que corra devagar.
Cláudia Oliveira a 22 de Janeiro de 2007 às 11:56

Olha eu sou uma dakelas pessoas melancólicas k nao conseguem encarar a própria vida. Mas gostava mt de ser diferente.
mímica a 22 de Janeiro de 2007 às 18:00

Certamente irei comprar o livro. Pelo que dizes no post o autor tem várias mensagens/críticas a transmitir ao leitor. Quanto ao desejo que eu pedia a uma fada...hmm...antes saberia responder-te, agora não sei...talvez pedisse que a trilogia que eu estou a escrever fosse publicada e tivesse algum sucesso! Talvez seria pedir de mais, não!? Lol
Boas Leituras e espero por mais posts, apesar de agora ser complicado devido à vida académica!
Cornelius Fudge a 22 de Janeiro de 2007 às 18:28

Pedir de mais? Nem pensar!
Fica sabendo que já tens aqui um leitor a ansiar pela história. E está prometido...
Já agora, não queres levantar um pouco a ponta do véu?

Acredita que os teus desejos podem tornar-se realidade, afinal, aqui, não perdes nada com isso.

Até Breve e Bom trabalho!
Fábio J. a 22 de Janeiro de 2007 às 19:13

Quando li o título pensei que o livro fosse uma treta, que fosse idiota.. lol mas não!!
sim com uma vida "ocupadita" é difícil arranjar tempo para andar aqui a postar muitas vezes...
O livro deve ser giro ;P
eu também não sei que pedia...
se perguntaresa alguém: "o que pedias se uma fada te concedesse um desejo?" ela certamente diria: "ah quero ser ricO", "ah quero ser poderoso" , "supermodelo" etc xD
Não sei qual seria o meu desejo... quando me aparecer a tal fada, eu digo qualquer coisa! ;)

beijos**
Dee a 23 de Janeiro de 2007 às 00:56

Só para avisar que a 2ª fase do Codigo Harry Potter acaba hoje!
Miguel a 24 de Janeiro de 2007 às 16:59

Um blog sobre livros e afins. A descongelar lentamente...
Contacto
Contacto

As mensagens poderão não ser lidas por extensos períodos. Pedidos de divulgação e/ou colaboração poderão não obter resposta.
pesquisar
 
A ler...
Tales of Earthsea

Romeo and Juliet

comentários recentes
<a href='http://www.cricinfobuzzlive.com/live-c...
E Jack london?Eça de Queiros.....
Também adorei!:http://numadeletra.com/a-mancha-hum...
Quando será lançado o quarto livro em português do...
Estou agora a ler esse livro e este seu texto deu-...
arquivos
2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


2006:

 J F M A M J J A S O N D


Leitores Online
online


O autor deste blog não respeita o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa