Janeiro 20 2007

O facto de ter bastantes coisas para fazer e do tempo ser pouco, atendendo ainda à preguiça de fim-de-semana, faz com que publicar algo no blog se torne complicado. O facto de mal conseguir arranjar tempo para ler também não ajuda. Mas cá estou eu...

Esta semana vários livros interessantes foram lançados, pelo menos assim me pareceu, e fiquei tentado em destacar aqui um deles, Idiotas – Cinco Contos de Fadas, pois pareceu-me ter uma premissa bastante interessante: “Imagine que uma fada lhe concede um desejo. Vai conseguir pensar no tal desejo?”

De Jakob Arjouni, um romancista alemão já premiado, chega-nos este inteligente e crítico livro, a sua primeira obra traduzida em português, fruto duma cooperação que tenta ligar a Alemanha e a cultura lusa.

Imaginem que uma fada vos dá a oportunidade de realizar um desejo. Essa fada, que não é uma fada comum mas uma funcionária administrativa, alerta-vos para que não podem escolher nada relacionado com a Imortalidade, a Saúde, o Dinheiro ou o Amor e que os desejos nem sempre resultam da forma que esperamos, pois como em todas as outras coisas na vida, a satisfação de um desejo tem sempre, pelo menos, duas faces.

Será que, assim, seríamos capazes de arriscar pedir algo que tanto queremos, mesmo sabendo que corremos riscos? Ou optaremos por resistir à tentação e jogar pelo seguro?

Nesta obra encontramos cinco contos de fadas modernos sobre pessoas que vivem mais nas suas fantasias da vida do que na própria realidade, que preferem viver melancolicamente com as limitações do que aceitarem a oportunidade de crescer, pessoas que escolhem baixar a cabeça em vez de encarar o seu verdadeiro retrato, um retrato de pessoas... como nós.

Ironia e melancolia marcam este livro no qual o autor descreve sem rodeios uma sociedade de homens e mulheres que teima viver destinada ao fracasso imposto pelos agentes limitadores do nosso mundo.

É um livro diferente, sem dúvida, mas ai é que reside o interesse.

Eu não sei o que desejaria, nem se desejaria, mas talvez valesse a pena correr o risco. Mas o melhor é ficar à espera que uma fada me bata à porta e me ofereça a concretização dum desejo...

Idiotas - Cinco Contos de Fadas de Jakob Arjouni

Até Breve e Boas (e diferentes) Leituras!!!

Publicado por Fábio J. às 19:49

Gostei muito! Ai que não deixa ninguém indiferente, lá isso não!
O título é bastante sugestivo e adorei a parte reveladora da fada! :D
Deve transmitir uma mensagem muito boa, atendendo ao que disseste. Eu até tentava ler, mas acho que esse nem vale a pensa priocurar por aqui..! :(
Mas vou tentar não me esquecer dele! Gostei! :)

Espero que os testes estejam a correr bem. É normal que agora fiquemos com menos tempo. Eu tambem já começo esta semana (e já tive um mini..). Foi ja´muito bom teres-nos brindado com este texto. Sempre óptimos!
Bom fim-de-semana e diverte-te! ;)
cricri a 20 de Janeiro de 2007 às 21:36

Tens razão, os testes, o estudo e os trabalhos levam-nos o tempo todo... mas há sempre algum que tenho de reservar para este blog.
Eu já tive um teste, como deves saber, e a partir de agora tenho todas as semanas, até às férias. Vai ser cansativo, mas aguentasse.

Bom Domingo e boa sorte para os testes!
Fábio J. a 20 de Janeiro de 2007 às 22:15

Um blog sobre livros e afins. A descongelar lentamente...
Contacto
Contacto

As mensagens poderão não ser lidas por extensos períodos. Pedidos de divulgação e/ou colaboração poderão não obter resposta.
pesquisar
 
comentários recentes
Olá!Estaria, por acaso, interessado em vender esse...
Muito boa tarde, gostaria de comprar o livro o alq...
O livro pareçeme intereçante eu vou começalo a ler...
Um religioso falando em delírios... chega a ser pa...
-Crónica de uma morte anunciada...vi esse filme em...
arquivos
2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


2006:

 J F M A M J J A S O N D




O autor deste blog não respeita o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa