Janeiro 24 2007

Estes dias têm sido bastante ocupados e qualquer momento de descontracção tem de ser bem utilizado. Hoje tive “feriado” e aproveitei, juntamente com grande parte da minha turma, para “ir dar um volta” pela cidade. Não chegamos a ir a nenhum lugar concreto, se é que me entendem, mas entre lojas de animais e centros comerciais passamos, como é lógico, por diversas livrarias. Não pude deixar de reparar que, como já aqui foi referido, a grande maioria dos livros apresentavam títulos sobre o Graal, Maria Madalena, Cristo, Templários, com muito pouca diversidade.

Esta “crise” de falta de originalidade, por mais debatida que seja, chama-me sempre a atenção. Quem ocupou a minha atenção neste últimos tempos foi também O Mistério da Atlântida, que acabei no passado Domingo. Esta história de ficção, de David Gibbins, é mais do que um simples romance e bastante mais do que literatura histórica. Verdadeiros factos político-sociais podem ser encontrados, mas toda a história é bastante manipulada pela imaginação.

Graças a uma descoberta arqueológica no Egipto, a outra no fundo Mar Egeu e a mais algumas no Mar Negro, várias peças pedidas são finalmente encaixadas, formando um puzzle, acima de tudo, bastante surpreendente. Numa destas descobertas, Jack Howard, um arqueólogo subaquático, acaba por descobrir um disco especial e misterioso que lhe abrirá as portas da Atlântida.

Recheada de coincidências, esta história apresenta uma teoria (ficcionada, logicamente) sobre a criação, localização, fim e influência desta grande civilização-mãe. Os factos bíblicos e científicos não faltam e a forma grandiosa como esta civilização nos é descrita dá-nos vontade de a tornar real para a puder observar de perto.

Com uma mistura de todas as grandes civilizações, a Atlântida é nos apresentada como a página que faltava na história dos primórdios da Humanidade, página essa que mudaria mentalidades. Sendo narrada com acções terroristas e acontecimentos geológicos como pano de fundo, esta história apresenta momentos aborrecidos, devido, sobretudo, à grande quantidade de termos técnicos, e momentos de bastante interesse e empolgação.

Gostei, e se alguns o classificam como “uma espécie de Código Da Vinci nas profundezas do oceano”, eu diria antes que é uma história bastante criativa e problematizadora, mestra em pormenores e suspense.

Para quem gosta de questionar o passado!

O Mistério da Atlântida de David Gibbins

Até Breve e Boas Leituras!!!

Publicado por Fábio J. às 19:20

Parce ser um livro interessante e com uma historia fascinante. Continua assim

Boas Leituras!!!
leitor a 24 de Janeiro de 2007 às 21:30

A minha curiosidade desertou quanto ao livro. Espero ler.
Qual é o livro que se segue?
Cláudia Oliveira a 25 de Janeiro de 2007 às 11:45

Parece ser bOm o livro...

pois é, então e agora, o que se segue? ;)

beijO**
Dee a 25 de Janeiro de 2007 às 18:25

Ainda não sei. Tenho aqui a minha última remessa (que ainda está por arrumar por falta de tempo) e estou indeciso.
Por falta (também) de tempo (e dos testes) não comecei a ler nada desde que acabai "O Mistério..." mas pretendo começar hoje, possivelmente com Anders 2.
Anders 1 não foi propriamente uma "paixão" mas como já várias pessoas me disseram que a história melhora com o desenvolvimento, para além de que pretendo tiras "as teimas", decidi continuar com a série. A ver no que dá.

E por aí, que se lê?
Fábio J. a 26 de Janeiro de 2007 às 17:42

Ola,
andei a pesquisar sobre Clubes de Leitura e achei a ideia mito engraçada e interessante.
Gostaria de te propor o seguinte. Criarmos um clube de leitura podendo assim discutir a mesma obra em conjunto e ler juntos também. Acho bastante estimulante.
Fico á espera da tua resposta.
Beijos
Cláudia Oliveira a 25 de Janeiro de 2007 às 19:05

Antes de mais devo dizer que só hoje consegui responder. Desculpa pela demora.
Essa ideia é, sem dúvida, bastante interessante, no entanto é trabalhosa. Para construirmos esse Clube de Leitura (por si só um conceito muito geral) seria necessária a participação de suficientes pessoas e duma coordenação difícil de definir.
Apesar de andar sem muito tempo, gostava de saber que tipo de "clube" idealizas e como funcionaria, portanto fico à espera do teu contacto.
Fábio J. a 26 de Janeiro de 2007 às 17:29

A minha ideia era o seguinte.
Construíamos um blog em conjunto. Gostava também que a Cri Cri fizesse parte. E se tiveres mais alguém, optimo. Os Clubes de Leitura que vi funcionam assim: Todos os meses é escolhido um livro, com antecedência. Quem quiser fazer parte terá de adquirir o livro e ler durante um prazo. Acho que deveria ser um mês visto todos termos livros para ler, testes para estudar, trabalho para fazer, enfim. Qualquer um de nós podia escrever posts com a opinião pessoal do livro lido. Não sei se me fiz entender. Seria uma forma de discutir obras literárias, motivar na leitura.
O que dizes?

Estive a pensar e acho que é uma boa ideia. Caso o façamos teremos de escolher livros acessiveis, como os disponibilizados nas Bibliotecas Municipais, para que não sejamos "obrigados" a comprar um livro que talvez nem nos seja apelativo.
Acho as datas bem colocadas, mas com o tempo a "coisa" vai se ajustando.
Fico à espera da opinião da Cricri e de mais alguém interessado, e do próximo passo.
Quando e quem começa?
Fábio J. a 28 de Janeiro de 2007 às 13:42

Sim, tem de ser grandes obras, de preferência em Português. É a minha ideia. Gostava de começar o blog mas não tenho jeito nenhum para a imagem do mesmo.Alguém interessado em fazer a imagem????

EU TAMBÉM QUERO FAZER PARTE!
E não me importo de fazer a imagem - têm é de me dizer de que cor e template o blog vai ser, bem como o título, etc.

Espero novidades!
Miguel a 29 de Janeiro de 2007 às 20:50

Em relação á cor a minha opinião é de uma cor estilo velho... que dê impressão de livros antigos... castanhos e beges. O template por mim qualquer um dá.
Titulo do blog acho que ficaria bem Clube de Leitura. Tem de existir um link onde vamos colocar os livros a ler por datas. Alguém vai ter de ficar responsável pela recepção dos mails e sua publicação em relação á critica de livros. Tem de existir também outro link onde se vai colocar os membros do grupo. Não sei se gostaram das ideias.
Vamos esperar por mais opiniões.

olha, e que tal se fosse um blog mais inovador, moderno, com um template mais moderno?
Miguel a 30 de Janeiro de 2007 às 21:12

Acabou de chegar ás minhas mãos As Crónicas de Narnia. Estou anisosa para ler. Tenho de terminar primeiro A Manopla de Karasthan, que não falta muito.

Bom fim de semana
Cláudia Oliveira a 26 de Janeiro de 2007 às 14:41

Bem, há muito que ando a "sondar" As Crónica de Nárnia. Era para as ter comprado desta última vez, mas depois optei por outros. No entanto essas histórias não me escapam, tanto faz onde as vá buscar.
Tudo bem que podem ser um pouco infantis e "não sei quê" mas são um clássico, e por sinal um clássico muito bom. Quero ler este ano, pelo menos um deles.
Quanto à Manopla de Karasthan tamvbém pretendo "experimentar" mas vou aguardar pela tua opinião final.

Bom fim-de-semana e Boas Leituras!
Fábio J. a 26 de Janeiro de 2007 às 17:37

Não falta muito para terminar "A Manopla de Karasthan". Para a semana termino.

Pensava que já tinhas lido "As Crónicas de Narnia". Tive a sorte de as encontrar na biblioteca municipal.

O que quero mesmo ler é "A Saga das Pedras Mágicas".

Não conheço o livro que andas a ler...

Olá Crítico.
Bem, só agora pude comentar, visto que esta semana foi uma correria, penso que me entendes, testes, trabalhos, etc...
Já tinha reparado nesse panorama das livrarias, aliás, quando procurava "A Última Feiticeira" reparei bem que a única coisa que tinham era "Códigos da Vinci" - embora tenha gostado muito do livro, acho que estão a ser editados demasiado títulos de conspirações...
Uma boa notícia!! :D Fui ontem buscar "O Guerreiro-Lobo" e "Lágrimas do Sol e da Lua"! estou super ansiosa para começar a ler. Aproveitarei esta semana que se segue sem testes.
O Mistério de Atlântida parece bem ser interessante! É uma civilização que sempre fascinou o mundo e a mim também, acho um mito muito interessante. Pode ser que o leia, para já estou com a minha atenção totalmente centrada na Sagada das Pedras Mágicas..
Bom fim-de-semana e aproveita para descomprimir com uma boa leitura! :)
cricri a 26 de Janeiro de 2007 às 16:07

Como te entendo. Estes dias têm sido um stress. E o pior é que tenho teste todas as semanas, até à Páscoa (normalmente um).
"O Guerreiro-Lobo"! Apetecia-me tanto! Mas agora já tenho aqui outros e esse vai ter de esperar (apesar de ser difícil). Esta série tem algo de especial.
Quanto a "O Mistério da Atlântida" devo dizer que, no geral, foi um livro empolgante e, sem dúvida, criativo. Gostei, e pretendo ler mais sobre este mito que tanto me apaixona.

Aproveita, então, esta semana para as Leituras pois tenho a certeza que, como esses títulos, melhor era muito, mas mesmo muito difícil.

Bom fim-de-semana!
Fábio J. a 26 de Janeiro de 2007 às 17:50

ok, cá estou eu finalmente. Se bem que nem deveria estar aqui pois tenho um teste na segunda e deveria estar a estudar, mas decidi fazer uma pausa. Gostei muito da ideia do clube de leitura, parece-me um ideia bastante interessante! Quanto ao teu post , como sempre, voltei a ficar com vontade de o ler, mas agora não posso, até porque quero acabar de lera trilogia mundos paralelos, que começou com o livro os reinos do norte. Vou tentar ver se arranjo o "Telescópio de ambar ".
À já algum tempo que ando para dizer isto, mas tenho-me esquecido, quando falaste sobre o livro a última feiticeira eu pensei que nunca tinha ouvido falar, mas estava enganada, pois no outro dia entrei numa livraria e peguei num livro que eu uma vez tinha estado para comprar, pois tinha lido a sinopse e tinha-me parecido um livro bastante bom, mas acabei por optar comprar o livro "a noite dos elfos" de jean lois fetjaine . E quando à duas semanas voltei a pegar no livro para mais uma vez o tentar comprar descobri que esse livro era a última feiticeira, mas acabei por não o voltar a comprar...mas pode ser que à terceira seja de vez, se bem que eu acho que depois da trilogia que eu estou a ler eu vou comprar a trilogia sevenwaters da julliet marillier , acho que se escreve assim............

Ah, e eu já li as crónicas de nárnia , é uma leitura leve, muito leve mesmo pois lesse em 2 horas, mas que não deixa de ser bastante interessante.

Por hoje já chega, tenho de voltar aos estudos
Continua a postar...........
mc a 26 de Janeiro de 2007 às 19:57

O que importa é que apareças.
Tudo bem que não leias já A Última Feiticeira mas devo reforçar a ideia de que é excelente, eu pelo menos (e a Cricri também) adorei.

Quando à trilogia Sevenwaters devo dizer que é uma das sagas que retendo começar este anos. Já me deram opiniões optimas, a ver vamos.
Pode parecer muita, muita coincidencia mas ando a sondar também a trilogia onde está A Noite dos Elfos e gostava de saber qual foi a tua opinião. Já li que é o Tolkien do século XIX! Fico à espera.

Até Breve e Boa sorte e concentração para o teste.
Fábio J. a 27 de Janeiro de 2007 às 20:12

Tolkien do Século XXI, digo.
Fábio J. a 28 de Janeiro de 2007 às 13:37

eu tive aí uns problemas no pc e por isso não pude responder antes. Jean louis fetjaine é realmente o tolkien do século XXI, aliás a trilogia que ele escreveu que engloba os livros "o crepúsculo dos elfos" , "a
noite dos elfos" e "a hora dos elfos", têm qualquer coisinha de senhor dos anéis , misturado com a lenda arturiana. Eu adorei a escrita de jean l. f ., é claro que tem umas partes um pouco... picantes, mas isso torna o livro diferente e inesperado. Só para te abrir o apetite fica aqui o resumo da história que se encontra na contracapa do 1º livro, para não ser considerado plágio vou alterar algumas partes:" há muito tempo, mesmo antes de Merlin e de Artur, o mundo não era mais do que uma floresta sombria de carvalhos e faias, povoado de elfos e de outras raças, cuja memória se perdeu com o passar dos anos. Nesses tempos antigos, os elfos eram um povo poderoso e temido pelos homens, seres cheios de graça e de pele ligeiramente azul, que ainda sabiam dominar as forças obscuras da natureza.
Esta é a narração das suas derradeiras horas, depois do encontro e Uther , e de Lliane , rainha dos elfos, cuja beleza fascinava todos que se aproximavam. Esta é a história de uma traição e da queda de todo um mundo, do combate desesperado e de um amor impossivel.
Numa Idade Média onde o maravilhoso ladeia a violência e a crueldade, este é um romance fabuloso e alimentado pela imaginação inesgotável de fetjaine . Recheado de conhecimentos sobre o mundo medieval, este romance estabelece uma profunda ligação entre o universo das lendas celtas e a fascinante lenda do Rei Arthur ".
mc a 30 de Janeiro de 2007 às 18:55

Esta saga já faz parte da minha lista há algum tempo, mas foi o lançamento de "O Caminho de Merlin II" que me fez renascer o interesse. Agora que descreves mais um pouco da série e disseste que gostas estou decididamente convencido. Talvez seja melhor ler Tolkien todo primeiro, se for como dizes, mas ainda vai demorar um pouco. Ainda vou para Contos Inacabados, quando acabar Anders 2...
Seja como for fiquei satisfeito (muito) com a tua opinião...

Boa sorte para os testes e Boas Leituras!!!
Fábio J. a 31 de Janeiro de 2007 às 19:17

Acho que me expressei , mal no meu último, pois quando eu digo que "adorei o teu último post e que como sempre fiquei com vontade de o ler, mas agora não posso", eu estava a tentar dizer que não posso ler o livro mistério da Atlântida e não o próprio post !
mc a 26 de Janeiro de 2007 às 20:01

Oi!!!!!!!!!!
Estou a gostar da tua participação no Jogo National Geographic.
A luta pelos lugares cimeiros está ao rubro. Continua assim. Um Abraço
Rastr a 29 de Janeiro de 2007 às 16:44

já que lês diz o que vês....
Pedro Tortuga a 30 de Janeiro de 2007 às 20:00

Um blog sobre livros e afins. A descongelar lentamente...
Contacto
Contacto

As mensagens poderão não ser lidas por extensos períodos. Pedidos de divulgação e/ou colaboração poderão não obter resposta.
pesquisar
 
comentários recentes
Olá!Estaria, por acaso, interessado em vender esse...
Muito boa tarde, gostaria de comprar o livro o alq...
O livro pareçeme intereçante eu vou começalo a ler...
Um religioso falando em delírios... chega a ser pa...
-Crónica de uma morte anunciada...vi esse filme em...
arquivos
2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


2006:

 J F M A M J J A S O N D




O autor deste blog não respeita o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa