Janeiro 24 2007

Estes dias têm sido bastante ocupados e qualquer momento de descontracção tem de ser bem utilizado. Hoje tive “feriado” e aproveitei, juntamente com grande parte da minha turma, para “ir dar um volta” pela cidade. Não chegamos a ir a nenhum lugar concreto, se é que me entendem, mas entre lojas de animais e centros comerciais passamos, como é lógico, por diversas livrarias. Não pude deixar de reparar que, como já aqui foi referido, a grande maioria dos livros apresentavam títulos sobre o Graal, Maria Madalena, Cristo, Templários, com muito pouca diversidade.

Esta “crise” de falta de originalidade, por mais debatida que seja, chama-me sempre a atenção. Quem ocupou a minha atenção neste últimos tempos foi também O Mistério da Atlântida, que acabei no passado Domingo. Esta história de ficção, de David Gibbins, é mais do que um simples romance e bastante mais do que literatura histórica. Verdadeiros factos político-sociais podem ser encontrados, mas toda a história é bastante manipulada pela imaginação.

Graças a uma descoberta arqueológica no Egipto, a outra no fundo Mar Egeu e a mais algumas no Mar Negro, várias peças pedidas são finalmente encaixadas, formando um puzzle, acima de tudo, bastante surpreendente. Numa destas descobertas, Jack Howard, um arqueólogo subaquático, acaba por descobrir um disco especial e misterioso que lhe abrirá as portas da Atlântida.

Recheada de coincidências, esta história apresenta uma teoria (ficcionada, logicamente) sobre a criação, localização, fim e influência desta grande civilização-mãe. Os factos bíblicos e científicos não faltam e a forma grandiosa como esta civilização nos é descrita dá-nos vontade de a tornar real para a puder observar de perto.

Com uma mistura de todas as grandes civilizações, a Atlântida é nos apresentada como a página que faltava na história dos primórdios da Humanidade, página essa que mudaria mentalidades. Sendo narrada com acções terroristas e acontecimentos geológicos como pano de fundo, esta história apresenta momentos aborrecidos, devido, sobretudo, à grande quantidade de termos técnicos, e momentos de bastante interesse e empolgação.

Gostei, e se alguns o classificam como “uma espécie de Código Da Vinci nas profundezas do oceano”, eu diria antes que é uma história bastante criativa e problematizadora, mestra em pormenores e suspense.

Para quem gosta de questionar o passado!

O Mistério da Atlântida de David Gibbins

Até Breve e Boas Leituras!!!

Publicado por Fábio J. às 19:20

Sim, tem de ser grandes obras, de preferência em Português. É a minha ideia. Gostava de começar o blog mas não tenho jeito nenhum para a imagem do mesmo.Alguém interessado em fazer a imagem????

EU TAMBÉM QUERO FAZER PARTE!
E não me importo de fazer a imagem - têm é de me dizer de que cor e template o blog vai ser, bem como o título, etc.

Espero novidades!
Miguel a 29 de Janeiro de 2007 às 20:50

Em relação á cor a minha opinião é de uma cor estilo velho... que dê impressão de livros antigos... castanhos e beges. O template por mim qualquer um dá.
Titulo do blog acho que ficaria bem Clube de Leitura. Tem de existir um link onde vamos colocar os livros a ler por datas. Alguém vai ter de ficar responsável pela recepção dos mails e sua publicação em relação á critica de livros. Tem de existir também outro link onde se vai colocar os membros do grupo. Não sei se gostaram das ideias.
Vamos esperar por mais opiniões.

olha, e que tal se fosse um blog mais inovador, moderno, com um template mais moderno?
Miguel a 30 de Janeiro de 2007 às 21:12

Um blog sobre livros e afins. A descongelar lentamente...
Contacto
Contacto

As mensagens poderão não ser lidas por extensos períodos. Pedidos de divulgação e/ou colaboração poderão não obter resposta.
pesquisar
 
comentários recentes
Olá!Estaria, por acaso, interessado em vender esse...
Muito boa tarde, gostaria de comprar o livro o alq...
O livro pareçeme intereçante eu vou começalo a ler...
Um religioso falando em delírios... chega a ser pa...
-Crónica de uma morte anunciada...vi esse filme em...
arquivos
2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


2006:

 J F M A M J J A S O N D




O autor deste blog não respeita o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa