Fevereiro 10 2007

Estava eu a jogar on-line e eis que fiquei desconectado do servidor... ainda bem! Digo isto pois aproveitei para ir visitar uns sites que há algum tempo não visitava e gostei do que vi e li. Mais tarde poderei referir uma segunda informação, mas para já fico pela nova obra de Tolkien.

Há alguns meses atrás comentei uma notícia sobre o lançamento duma obra póstuma de Tolkien, editada pelo filho Chistopher Tolkien: The Children of Hurin. Pois bem, existem desenvolvimentos.

Esta obra, iniciada pelo mestre em 1918 e concluída, depois da sua morte, pelo filho, ao longo de 30 anos, já tem data de lançamento bem como capa oficial. Haverá uma edição normal, a custar cerca de 28 euros, e uma dita de luxo, a custar aproximadamente 90 euros, com vários mimos para os fás como, por exemplo, impressão em papel de alta qualidade e ilustrações, e possuirá mais algumas coisas exclusivas a esta edição.

Será lançado em Inglaterra a 17 de Abril deste ano e possivelmente também, na mesma data, nos Estados Unidos e em Portugal. A editorial Europa-América, responsável pela publicação das obras de Tolkien em Portugal, já fez saber que fará os possíveis para ter a versão portuguesa nas bancas simultaneamente com a versão original.

Alan Lee, um fá e reconhecido ilustrador da obra tolkiana, que colaborou com Peter Jackson nos filmes O Senhor dos Anéis, já deu por finalizada a capa da versão inglesa e o “selo” desta obra e, portanto, é já possível visualizar a sua ilustração. Refiro ainda que a primeira capa divulgada foi a da versão holandesa, também ilustrada por Alan Lee.

Já foram publicados excertos da obra, nomeadamente em Contos Inacabados, mas só agora será dada a conhecer na íntegra. A obra narra o início e o final trágico dos filhos de Hurin, apresentado grande parte das personagens já conhecidas nas outras obras de Tolkien, desde homens a elfos, bem como seres sobrenaturais.

É já considerada um dos grandes best-sellers de 2007! Esperemos para ver... eu, pelos menos, quero acompanhar este lançamento e, se possível, ler a obra.

Capa da versão inglesa de The Children of Hurin

Até breve e Boas Leituras!!!

Publicado por Fábio J. às 19:00

Que bom! Eu tambem cá aguardo o lançamento. Ainda aqui há uns dias me perguntava sobre esse livro: como tinhas escrito que ia ser editado interroguei-me se não estaria para ser o lançamento.Espero que não haja muita diferença entre as histórias porque Tolkien e Tolkien, mas senod o filho, não deve haver assim tanta disparidade. Ultimamente ando com vontade de reler Tolkien: O Senhor dos Anéis,já li há 3anos mas foram-me emprestados e nõa posso rele, pena. Tal como O Silmarillion. Vou procurar na biblioteca, pode ser que tenham.

Estou a ver que estás a proveitar o fim-de-semana, óptimo!:)
Eu cá ando a preparar o Carnaval! ;)
Continua a divertir-te!
cricri a 10 de Fevereiro de 2007 às 19:32

Tenho mesmo de aproveitar o fim-de-semana, pois se à tarde estive a jogar, agora à noite vou ter de me dedicar ao estudo. E amanhã igual, infelizmente!
Eu "ando" a ler Tolkien, pois pretendo ler toda a sua obra, no que toca à Terra-Média. A seguir Aos Túmulos (...) vou ler Contos Inacabados e depois, mais tarde, prosseguir com O Hobbit. No que toca a Tolkien ainda tenho muito para ler, mas este livro será lido, mais cedo ou mais tarde.

Carnaval? Quando é o carnaval? Estou mesmo a precisar de uns diazinhos de férias, mesmo não sendo grande apreciador do carnaval...
Fábio J. a 10 de Fevereiro de 2007 às 19:56

Não conheço Os Túmulos de Atuan. Engraçado, nunca tinha ouvido falar!
Também tenho o objectivo de ler toda a obra. Apenas O Hobbit é que não me suscita curiosidade. Isto porque nO Senhor dos Anéis lia sempre apressadamente a parte do Frodo e Sam (tal como nos filmes), gosto mais da partes dos humanos e elfos do que propriamente os Hobbits e o "precious" Gollum! :)
Contos Inacabados de Númenor soa-me a ser fantástico e O Silmarillion ainda mais. Um que também pareceu giro é As Aventuras de Tom Bombadill (acho que é assim..se não me engano aparecem muitas personagens dO Senhor dos Anéis e logo há aquela relação de proximidade). Sim, Segunda quando for à biblioteca vou procurar este livros... (É incrível como este blog influencia!! =P)

Ora não me digas que não sabes do Carnaval! Ai ai! hehe
O Carnaval calha dia 20 (Terça-feira-obviamente). Significa 3 dias de férias. Pouco mas penso que fim-de-semana prolongado vai saber muito bem!
Como não podia deixar de ser adoro carnaval por isso vou já preparando o disfarçe..!

Bom estudo!
(Eu também tenho de preparar um teste de biologia mas devo tirar a noite para ver Idade do Gelo 2. )
cricri a 10 de Fevereiro de 2007 às 20:59

Só agora reparei que te deixei "pendurada". Desculpa não ter respondido mais cedo mas passou-me.
Em primeiro lugar posso dizer que Os Túmulos de Atuan é a continuação, não literal, de O Feiticeiro e a Sombra. É, então e logicamente, de Ursula Le Guin e faz parte do Ciclo de Terramar. O herói inicial (ou heroína, neste caso) é outro, mas vou em metade da história e o protagonista do livro um apareceu. Posso dizer que o encontro me fez ficar sem ar, talvez pela surpresa e pela forma. Estou a gostar bastante, mas depois digo alguma coisa.

Em relação à obra de Tolkien, como sabes, também pretendo ler toda a obra mas não me posso pronunciar em relação às partes dos hobbits pois n'O Silmarillion existe apenas uma referência à "raça" e à tarefa de Frodo em relação ao Anel. Já estive a esfolhear Contos Inacabados e fiquei com água na boca.

Mal posso esperar pelo Carnaval. Vendo bem é já para a semana. Estou mesmo a precisar dum descanso! Não acho muita piada ao Carnaval nem aos disfarces, mas como existem mini-férias gosto da época.
Fábio J. a 13 de Fevereiro de 2007 às 16:18

Não sei porquê mas sebem me lebro quando comentei fiquei com a sensação que "Os Túmulos de Atuan eram de Tolkien. Não sei onde fui buscar isso, mas que confusão.. Bem me parecia estranho nunca ter ouvido falar..!
Obrigada pelo esclarecimento!

Só pelo títtulo tanto os Contos como o Silmarillion são cativantes, então sabendo que são de Tolkien.. Os Contos não são sobre uma ilha(?) género onde viviam os homens, ou os antigos reis... Tinha ideia que era assim alguma coisa..tenho de reler O Senhor dos Anéis.

Já deves ter reparado que para mim qualquer festa serve, então com disfarces e serpentinas é tipo: "Heaven...I'm in Heaven!" Lol, mais ou menos!;)
Mas estou desejosa por esses 5dias seguidos! Vai saber tão bem!! :)
cricri a 13 de Fevereiro de 2007 às 19:18

"Eu "ando" a ler Tolkien, pois pretendo ler toda a sua obra, no que toca à Terra-Média. A seguir Aos Túmulos (...) vou ler Contos Inacabados"
Fui eu que não me expressei da melhor forma. Pelo desculpa pela confusão.

Pelo que sei (e pelo que já espreitei) Contos Incabados de Numenor e da Terra-Média narram algumas história da Terra-Média referidas em O Silmarillion, mas duma forma mais aprofundada, como é lógico, e também mais aprofundadamente a história de Numenor, a ilha que referiste e que serve de enredo a uma história do Silmarillion. Estou a depositar muitas expectativas neste livro, mas creio que não me vou desiludir.

Bem, eu já quase me considero de férias. Ainda tenho um teste, amanhã, mas o facto de ter férias próximas já me deixa alegre!
Boa preparação para o Carnaval, então!
Fábio J. a 14 de Fevereiro de 2007 às 19:00

Esqueci-me!
Só assim por curiosidade, e já que falaste em sites:
Não sei se já sabes, mas o Eragon Online tem um novo site : http://www.eragononline.net
É a versão 2.0.
cricri a 10 de Fevereiro de 2007 às 19:38

Antes de ir ver os comentários que recebi estive no teu blog e vi a "divulgação". Fui logo lá visitar o site e dar uma primeira olhadela, mas mais tarde terei de aprofundar a novidade...
Está diferente (como é lógico) e agradável, e espero que nos traga bastantes novidades e surpresas sobre esta fantástica trilogia.
Ainda no outro dia, quando li sobre o Harry Potter 7 perguntei-me: "E o fim da Trilogia da Herança? Não há novidades?". Espero que este site me ajude a responder a estar questões...

Bom Domingo!
Fábio J. a 10 de Fevereiro de 2007 às 20:00

Ui, foste rápido! Eu tive o banner mesmo pouquinho tempo.( Tive de retirar pois alterava o blog, é muito largo...)
Bem as notícias costumam estar no blog (http://www.eragon-online.blogspot.com) nem tanto no site, mas já reparei que agora têm lá algumas, sobre o DVD e assim.
Penso que o 3.º livro também vai ser lançado neste ano, pelo menos espera-se isso, mas tens razão, muito pouco se sabe acerca dele.

Igualmente, resto de bom fim-de-semana! :)
cricri a 10 de Fevereiro de 2007 às 20:52

Mais uma obra de Tolkien...
Isso é espectacular! è mais um dos livros que vou ter de Ler...
Bom Post, deste uma informação preciosa!!!
leitor a 10 de Fevereiro de 2007 às 20:20

Ainda bem que a informação te foi útil.
Estou curioso em relação a esta obra, mas quem já leio grande parte da sua obra, como tu (eu ainda só li o Silmarillion), certamente estará mais entusiamasdo.
É só esperar...
Fábio J. a 12 de Fevereiro de 2007 às 17:00

Boa noite.
Alguém que admira a obra de JRR Tolkien tal como eu.
Desde os anos 80 que sou o que se pode chamar um "Tolkien Collector".
Sócio da "Tolkien Society" e "Beyond Bree".
Portanto devem calcular como espero ansiosamente por esse livro...aliás já o encomendei na Amazon.
Bom fim-de-semana
Paulo Pereira
paulo pereira a 10 de Fevereiro de 2007 às 22:26

Apaixonei-me pelo mundo de Tolkien atraves dos filmes. Ler a sua obra é uma experiência muito diferente... muito melhor.
Ainda só li O Silmarillion, mas pretendo ler toda a obra do mestre. Dentro de poucos dias começarei a ler Contos Inacabados, que espero que seja ainda melhor.
A sair nesta data não poderei ler o livro de seguida, mas pretendo faze-lo logo que acabe O Senhor dos Anéis.
Acredito que a ansiedade seja grande, afinal é o "ressurgir" duma lenda...

Até à próxima e que o tempo até ao lançamento da obra passe depressa!
Fábio J. a 12 de Fevereiro de 2007 às 17:24

Este livro eu tenho mesmo de ler!!!!!!!!!! Eu adoro tolkien e a única obra que me falta ler é as aventuras de Tom Bombadil e agora este. Penso que este livro deve ter o mesmo estilo de Contos Inacabados de Numenor , que é um livro lindo e que aconselho a ler. A edição de luxo é um bocado cara por isso acho que me vou ficar pela edição normal , que tem uma capa linda, mas ainda gosto mais da capa da edição holandesa, acho que essa ilustra na perfeição o muno de tolkien é como se Alan Lee conseguisse ver exactamente aquilo que Tolkien descreve e digo por experiência própria que por vezes isso não é muito fácil, é preciso abstrairmo-nos completamente deste mundo par conseguirmos ler e imaginar aquilo que Tolkien descreve. E mais importante do que tudo é preciso ter prazer em ler aqueles livros, pois se lermos os livros de Tolkien obrigados a magia desaparece toda............se souberes mais alguma coisa sobre este livro posta!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
mc a 11 de Fevereiro de 2007 às 12:06

Por acaso, enquanto pesquisava e fazia o post lembrei-me de ti e do teu gosto pela escrita de Tolkien.
Eu ainda sou novo nestas andanças pelo mundo de Tolkien, no entanto, já sou fá do enredo e do estilo...
Em relação às capas acho que prefiro esta, no que toca ao aspecto, contudo a outra apresenta uma "situação" muito mais característica de Tolkien. Acho as duas lindíssimas!
Fiquei intrigado: que tipo de história é a de Tom Bombadil? Também se passa em Arda ou é uma história totalmente diferente? Tinha a ideia que era...

Seja como for qualquer novidade significante será divulgada neste blog.

Até Breve!!!
Fábio J. a 12 de Fevereiro de 2007 às 17:41

Lembraste-te do meu post ! Fico muito lisonjeada .........
Quanto ao livro contos de Tom Bombadil , eu não sei muito bem de que tipo de livro se trata, mas a personagem de Tom Bombadil , embora não apareça no filme o senhor dos anéis a irmandade do anel, o que eu acho um dos lapsos do filme, que por acaso até são poucos, Tom Bombadil aparece em mais de 5 capítulos do 1º livro. Tom Bombadil é uma personagem um pouco misteriosa, Frodo fica encantado e quase que apaixonado pela mulher de Tom, ao por o anel, ao contrario de todos os outros tom não desaparece, Esta personagem salva os quatro hobbits duas vezes e quando eles estão em Bree e os póneis deles fogem, que também não aparece no filme, é Tom Bombadil quem os recupera. É na casa desta personagem que Frodo sonha , ou melhor visina , a terra elfica para onde acaba por partir no final do livro, etc. , não vou estar aqui a desbobinar a história toda, que é muito grande. O filme é longo, o primeiro, mas acho que deviam ter arranjado um espaço para esta personagem que eu pessoalmente admiro!!!!!!!!!!!!!!!
Por isso o livro de Tolkien deve ser a história de vida deste Tom Bombadil , mas nunca li por isso não posso afirmar qual é o verdadeiro conteúdo do livro!!!!!!!!!!!!!!!!
mc a 12 de Fevereiro de 2007 às 19:10

Um pequeno comentário, no meu post, escrito à pressa e por isso cheio de erros, Frodo não visina...visiona. Peço desculpa
mc a 12 de Fevereiro de 2007 às 19:12

Sem querer ser pretensioso, e de um modo muito simples:

Silmarillion é a história do/de um "mundo" que eu acredito...ou ue gostava de acreditar.

O hobbit e o Senhor dos Aneis é uma pequena, mas mesmo uma pequena parte dessa história.

Os contos inacabados, tal como o nome indica são contos inacabados de vários aspectos/tempos do tal mundo.

A "middle-earth".

Um dos aspectos mais fascinantes da obra de Tolkien é a caracterização que o autor faz de um determinado mundo. Situação que o filme de PJ conseguiu atingir.

A floresta de Fangorn; Rivendell; Khazam-Dum.

Quando nos anos 80 li pela primeira vez o senhor dos aneis aqueles lugares apareciam aos meus olhos e eram muito parecidos com o que vi no filme.

Boa noite a todos

Paulo Pereira
paulo pereira a 12 de Fevereiro de 2007 às 23:13

Um dos meus medos, quando comecei a ler Tolkien, foi não me conseguir abstrair das imagens, e das mensagens, dos filmes. Sou fá dos filmes e temia que isso cobrisse as palavras de Tolkien, sem dar margem à imaginação.
No Silmarillion, como a história é outra não tive esse problema e consegui "deslumbrar" os fantásticos locais e factos que o autor narra, mesmo não havendo grande espaço para as descrições pormenorizadas, neste livro.
Sem dúvida que fazer parte deste mundo era um sonho. Quando li Ainulindalë cria tanto naquelas palavras que quase me convertia ao "sagrado tolkianismo", ou melhor, à adoração de Eru. Só não o fiz porque não encontrei o templo!

Bem, escrever sobre Tolkien é sempre um prazer... talvez seja pelo prazer que nos dão as suas palavras.

Até Breve!
Fábio J. a 13 de Fevereiro de 2007 às 16:45

Já eu vocês estão a falar de "As aventuras de Tom Bombadill" aproveito para dizer:
Ontem estive na bilioteca à procura de "O Silmarillion" ou "Contos Inacabados de Númenor" mas só havia a "O Senhor dos Anési.." e "...Tom Bombadill". Por curiosidade peguei neste último e estive a desfolhá-lo. Já tinha ouvido falar da personagem quando li a Trilogia, mas se não me engano ele é um hobbit, que não me fascina muito. Mas por curiosidade abri o livro. A primeira parte é toda em verso. Pareceu-me poesia simples, era do género " Tom Bonbadil é não-sei-quê e tem umas calças assim e uma barrete, etc etc". Está dividido em três partes e as últimas duas é qu já são em prosa. Pequenino, pareceu fácil de ler, mas continuo a achar os restantes muito mais cativantes.
cricri a 13 de Fevereiro de 2007 às 12:37

Bem me parecia que fosse assim.
Como normalmente Tom Bombadil era dado como exemplo em relação à diversidade de escrita de Tolkien já pensava que fosse poesia. Pelos vistos também tem prosa mas as minhas suspeitas originais estavam correctas: é diferente!
Nunca pretendi ler este livro, pois sabia da existência duma diferença significante, e agora, mesmo depois de saber isto, não fiquei com muita curiosidade, mas nunca se sabe.

Bye...
Fábio J. a 13 de Fevereiro de 2007 às 16:35

Fiquei curioso em relação a Tom. Nunca pensei que houvesse uma relação entre esta personagem e a Terra-Média, e muito menos com o Frodo.
Como já desconfiava que fosse um livro de poesia (confirmado pela Cricri) pensava que era uma história totalmente à parte, outro mundo, outro estilo.
Pelos vistos Tolkien conseguia sempre encaixar qualquer situação em Arda!

Quanto ao "visina" não te preocupes. Já dei aqui erros bem piores e isso é um "acidente de percurso" como costumo dizer.

Até Breve!!!
Fábio J. a 13 de Fevereiro de 2007 às 16:50

Não sabia que o livro era em verso, mas de qualquer maneira pretendo ler toda a obra de Tolkien e por isso também vou ler esse livro, ou pelo menos tentar pois não o encontro em nenhuma livraria, e na biblioteca não existe. Mas de qualquer maneira se eu não ler mais nada sobre Tom Bombadil já fico satisfeita com o que li em o senhor dos anéis a irmandade do anel. Não sei se alguém se lembra, mas os hobbits , excepto frodo , tinham espadas elficas e quando no segundo filme merry e pippin foram capturados, e depois Aragorn , a minha personagem favorita, os tentou encontrar deu de caras com uma fogueira de orcs onde ao inicio pensou que eles tivessem sido queimados pois encontrou o cinto de uma espada elfica . É graças a Tom Bombadil que eles adquirem essas espadas, mas essas espadas pertenceram a Homens mortos, da mesma maneira que os 4 hobbits teriam morrido se Tom não os tivesse salvo, mas não vou dizer mais nada, pois o melhor é ler o livro.
Outra curiosidade é que no último livro de o senhor dos anéis , a última vez que Gandalf aparece é a despedir-se dos 4 hobbits junto à floresta de Tom Bombadil e dizendo, qualquer coisa como, "vou ter uma conversa com Bombadil , uma conversa como nunca tive em toda em toda a minha vida. Ele tem criado musgo, sempre no mesmo lugar, e eu fui sempre uma pedra condenada a rolar. Mas os meus tempos de rolar estão a terminar e agora temos muito que dizer um ao outro." É uma frase simples, mas que me marcou pois foi como que a despedida de gandalf desta história...............
mc a 13 de Fevereiro de 2007 às 19:14

Não sou muito entusiasta de poesia traduzida, mas não digo que nunca venha a ler esta história, então depois de teres escrito o que escreveste.
Cada vez fico mais interessado nessa personagem que não conheço mas que me tens mostrado. Leria a história só pra a conhecer melhor, pois fiquei curioso.
Quanto às palavras de Gandalf deixa-me dizer que as achei bastante misteriosas! Tom era alguém com poderes? Não sei porquê fiquei com esta dúvida...

Onde estive este tempo todo que não li a obra de Tolkien?!
Fábio J. a 14 de Fevereiro de 2007 às 19:10

Tom Bombadil é uma personagem misteriosa, não se sabe muita coisa sobre ele, excepto que ele é muito velho, não em aparencia pois ele até é descrito como um homem vivaz.

Quanto ao facto de ele ter poderes, tem, pois caso contrario ficaria fascinado e seria tentado a ficar com o anel de frodo, o que não aconteceu! Se queres saber mais sobre esta personagem tens de ler O senhor dos aneis a irmandade do anel, não te vais arrepender se o fizeres.

mc a 19 de Fevereiro de 2007 às 11:47

Olá Humano...
Adoro literatura... vim até ao vosso Mundo...
Cumprimentos Élficos
mundoelfico a 13 de Fevereiro de 2007 às 17:43

Seja bem-vinda cara Elfa!
Este nosso mundo é deveras interessante, e a literatura ocupa nele um espaço que eu, e felizmente mais alguns como eu, humanos, gostamos de preservar e explorar.

Espero poder encontra-la por aí, neste nosso mundo...

Até Breve!
Fábio J. a 13 de Fevereiro de 2007 às 17:56

Nunca li os livros de Tolkien, sou apaixonada pelos filmes mas estão na minha lista. Sei que o escritor tem uma escrita muito bonita.
Cláudia Oliveira a 14 de Fevereiro de 2007 às 11:10

A escrita é sem dúvida muito boa, contudo não posso deixar de referir que tudo o resto se torna supérfulo comparado com a criatividade e pormenorização da sua escrita...

Fazes muito bem em ler a sua obra, pelo menos acho...
Fábio J. a 14 de Fevereiro de 2007 às 19:12

Se queres saber novidades de Harry Potter espreita http://culturaminha.blogs.sapo.pt
Cláudia Oliveira a 14 de Fevereiro de 2007 às 11:11

Um blog sobre livros e afins. A descongelar lentamente...
Contacto
Contacto

As mensagens poderão não ser lidas por extensos períodos. Pedidos de divulgação e/ou colaboração poderão não obter resposta.
pesquisar
 
A ler...
Tales of Earthsea

Romeo and Juliet

comentários recentes
<a href='http://www.cricinfobuzzlive.com/live-c...
E Jack london?Eça de Queiros.....
Também adorei!:http://numadeletra.com/a-mancha-hum...
Quando será lançado o quarto livro em português do...
Estou agora a ler esse livro e este seu texto deu-...
arquivos
2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


2006:

 J F M A M J J A S O N D


Leitores Online
online


O autor deste blog não respeita o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa