Abril 03 2007
Estava, ainda há pouco, a ver as novidades literárias na Webboom.pt quando me deparo com a confirmação duma dúvida que tinha: iria mesmo ser publicada, no próximo dia 17 de Abril, a nova obra póstuma de J. R. R. Tolkien? Pois bem, a resposta é sim.
Já disponível em pré-lançamento e a custar 20,07 €, Os Filhos de Húrin são a nova aposta da Europa-América e o novo complemento ao magnífico leque literário do mestre, sobre Arda. Não vou desenvolver esta notícia, contudo, podem ler mais aqui no blog.
E de um mestre passo para... uma mestre. Nos últimos tempos os fãs de Harry Potter têm ansiado pela data de publicação do Deathly Hallows e vibrado com a publicação de novidades. Mas se os livros desta saga são obras quase veneradas, nem todas as obras de J. K. Rowling o são.
Ainda com o Dia do Livro Infantil na memória, hoje venho apresentar uma das obras que servem de complemento ao incrível mundo criado por Rowling, um mundo misturado com o nosso mas com fantásticas particularidades. Assinado por Newt Scamander, um feiticeiro perito em monstros, Monstros Fantásticos & Onde Encontrá-los é um suplemento muito caricato a este mundo mágico.
Organizado sobre a forma de dicionário, este volume apresenta-nos todas as criaturas do mundo mágico potteriano, indicando a sua perigosidade, características e um pouco da sua história. Tem ainda um prefácio de Albus Dumbledore e uma pequena síntese da forma como nós, Muggles, conhecemos estes seres. A obra contém as notas do livro original de Harry Potter.
Unicórnios, fadas, dragões e vampiros são algumas já conhecidas, mas são muitos mais os mosntros listados, como o Kelpie, um intrigante ser que confunde homens no Lock Ness desde há séculos, ou o Runespoor, uma serpente com três cabeças.
É uma obra para fãs de Harry Potter e que lhe serve de complemento. E embora tivesse sido engraçado conhecer as verdadeiras facetas e histórias de fadas, dragões ou lobisomens, a verdade é pura e simplesmente isso, um complemento.
Não lhe atribuirei classificação por, segundo a UNESCO, não ser considerado um livro e ter uma estrutura diferente, sem enredo, personagens ou coerência narrativa. Contudo, devo dizer que é uma obra engraçada e bastante apropriada para os fãs de Harry Potter que querem muito voltar a este mundo.
Pelo menos 1,07 € desta obra revertem a favor da Comic Relief.
Monstros Fantásticos & Onde Encontrá-los de Newt Scamander
Até Breve e Boas Leituras!!!
Publicado por Fábio J. às 20:08

este deve ser um livro interessante para se passar os olhos, mas penso que, ao contrário da saga harry potter , não é um livro muito entusiasmante e que nos leve a correr às livrarias......... talvez fosse interessante requisitá-lo numa biblioteca só para matar a curiosidade e ficar a saber mais sobre o universo potteriano , mas acho que não passará disso. Aliás o facto de ser apenas um complemento e não um livro serve de argumente para este facto!

Mas eu não fazia a menor ideia que este ....complemento, iria ser publicado!!!!!!!!!!!!!!!!!!
mc a 4 de Abril de 2007 às 12:41

É isso que acho. É um complemento e é engraçado lê-lo, entrando um pouco no mundo potteriano, mas não mais do que isso.
É "giro" e curiosos. Ponto.

Mas este complemento já foi publicado há alguns anos. Em Portugal em 2001... Mas é muito pouco conhecido, talvez por não ser assinado pela autora. O nome só consta no interior. Existe também outro: "O Quidditch Através dos Tempos", mas ainda não li.
Fábio J. a 4 de Abril de 2007 às 18:14

Tenho o livro já há uns anitos, é muito interessante. Os comentários do Harry dão um toque pessoal ao livro, que não encontramos nos da saga. É apenas um complemento mas vale por isso!

Também existe outro do mesmo género sobre quidditch: o "Quidditch através dos tempos". Infelizmente nunca o vi à venda cá em Portugal. =(

Bjo*
Night_Angel a 4 de Abril de 2007 às 17:15

Eu já tinha o livro aqui uns meses antes de o ler. Depois li-o e só agora escrevi sobre ele.
Sem dúvida que é engraçado, e o toque pessoal dá um toque especial, mas é apenas um complemento.

Quanto ao O Quidditch Através dos Tempos
"de Kennilworthy Whisp", garanto-te que se vende em Portugal. Eu ainda não o li nem tenho, mas talvez o compre da próxima vez que compre na Webboom. Está lá à venda, podes procurar!
Fábio J. a 4 de Abril de 2007 às 18:22

Sim, na verdade já tinha ouvido falar neste "complemento" e no "Quidditch através dos tempos".. pelo menos dois amigos meus têm...

nunca os encontrei senão talvez tivesse comprado, porque achei giro, sim.. mas nada fascinante...

tenho de os pedir emprestados para dar uma vista de olhos ;)

beijO*
Dee a 5 de Abril de 2007 às 00:15

Fazes bem em dar uma vista de olhos, principalmente se gostas da saga de HP.
Eu comprei o livro por puro acaso. É relativamente barato, se bem que também não é uma obra propriamente dita. Mas é um complemento engraçado.
Talvez compre O Quidditch Através dos Tempos em breve. Parece-me ser, também, bastante interessante.
Se encontrares e leres dá a tua opinião.
Fábio J. a 5 de Abril de 2007 às 21:52

ola colegas de leitura
peço desculpa por nao ter vindo ultimamente ao blog mas, com ferias fora de casa a pessoa fica cansada e nem todos os hoteis têm net.
mas falando deste post: para as pessoas que nao conhecemou nao leram os livros de harry potter, a filha dos mundos,eragon,entre outros,esse livros é muito util mas para quem le muito é so por curiosidade que hei-de passar a vista por esse livros ;))
que andas a ler?
ando a ler a filha da floresta, mas acho que o livro esta mal escrito por as seguintes razoes: ou foi a Sandra Carvalho que copiou ou foi a autora do livro que ando a ler porque sao 7 irmaos(o mesmo numero em a saga das pedras magicas so que sao 6 irmaos e 1 rapariga), o irmao mais velho vai-se casar com uma rapariga que a principio a Sorcha nao gostava e ha muitas mais coisas.
ando a ler ao mesmo tempo a saga Anders. depois de me teres chamado a atençao comprei o 1º volume e ando muito entusiasmada e quase a acabar.
ARYA a 5 de Abril de 2007 às 20:18

Estás desculpada, afinal quem sou eu para dizer alguma coisa, que nem todos os dias consigo passar pelo blog. Mas a tua visita é muito bem-vinda.
Sim, talvez tenhas razão ao dizer que para um habitual leitor de fantasia este livro não traga muitas novidades, mas é que as "novidades são muitas mais do que as que enunciei. Acho que são mais de 60, a maioria criada especialmente (acho) por Rowling, para esta saga. Uma vista de olhos é algo a fazer para os interessados neste "monstros".

Tal como já disse ainda não li A Filha da Floresta, mas conheço um pouco do enredo, e acho "normal" que as histórias sejam parecidas. Em todo lado é feita a comparação entre Sandra Carvalho e Juliet Marillier, e a primeira não esconde que tem influências desta e que gosta da sua obra. Pelos vistos as semelhanças até são bastantes, mas acredito que a fantástica história de Sandra Carvalho também valha por si só.
Gostaria de saber a tua opinião, depois, sobre o Anders. Eu comecei por gostar e acabei a não olhar com muito bons olhos para o livro. Gostei muito mais do 2º. Mas gostos são gostos e essa é uma saga bastante interessante. Em breve lerei o 3º volume.

Até Breve e, claro, Boas Leituras!!!
Fábio J. a 5 de Abril de 2007 às 21:47

Aquilo é um pseudónimo a verdadeira autora é a J.K.Rowling.
Miguel a 9 de Junho de 2008 às 19:31

"Assinado por Newt Scamander, um feiticeiro perito em monstros, Monstros Fantásticos & Onde Encontrá-los é um suplemento muito caricato a este mundo mágico."
Bem, eu gosto de Harry Potter, mas daí a acreditar verdadeiramente em feiticeiros vai um bom bocado...
Pelo que transcrevi, assim como por toda a contextualização do post, acho que ninguém duvida sobre a verdadeira autor da obra...

É caso para escrever: LOL
Fábio J. a 9 de Junho de 2008 às 22:53

Um blog sobre livros e afins. A descongelar lentamente...
Contacto
Contacto

As mensagens poderão não ser lidas por extensos períodos. Pedidos de divulgação e/ou colaboração poderão não obter resposta.
pesquisar
 
A ler...
Tales of Earthsea

Romeo and Juliet

comentários recentes
<a href='http://www.cricinfobuzzlive.com/live-c...
E Jack london?Eça de Queiros.....
Também adorei!:http://numadeletra.com/a-mancha-hum...
Quando será lançado o quarto livro em português do...
Estou agora a ler esse livro e este seu texto deu-...
arquivos
2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


2006:

 J F M A M J J A S O N D


Leitores Online
online


O autor deste blog não respeita o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa