Abril 06 2007
Sexta-feira Santa, feriado religioso dos cristãos católicos e protestantes. A história e o início do protestantismo são sem dúvida muito interessantes, uma verdadeira revolução na Europa do século XVI. Mas esta história não é para aqui chamada, ou pelo menos directamente, embora seja o Vaticano o tema de fundo deste post.
E porquê o Vaticano, o pais mais pequeno do mundo e sede do catolicismo? A Resposta é simples: é o principal cenário de Anjos e Demónios, o livro de Dan Brown que ontem acabei de ler.
Mais uma vez temos como protagonista o professor de simbologia Robert Langdon, e imaginem só, é envolvido por uma sucessão de acontecimentos que não consegue controlar e que o fazem testar os seus conhecimentos mais profundos sobre simbologia religiosa tendo a seu lado, vejam lá, uma bela e desconhecida mulher que em muito o ajudará. Para emoldurar têm de fazer uma corrida contra o tempo. Antigas irmandades, personalidades históricas, descobertas que mudarão a Humanidade. Uma estrutura bastante parecida com a de O Código da Vinci, o best-seller que chegou depois desta obra...
Apesar de tudo isto a opinião não podia ser melhor. Confesso que um pouco do encanto se perdeu com a semelhança entre as obras, mas desde logo a minha mente perdeu-se entre as linhas e comecei a viver história. Não queria parar e ansiava por ler os acontecimentos seguintes, sem dúvida uma relevante característica das obras de Dan Brown.
Tudo começa quando Robert Langdon é chamado para identificar um estranho símbolo gravado no peito dum cientista do CERN. Logo que a vê, Robert percebe que a marca é de uma antiga Irmandade chamada Iluminatti, supostamente extinta há séculos e inimiga da Igreja Católica. Entretanto, no Vaticano, é descoberta um perigosa arma: a antimatéria. Juntamente com Victoria Vetra, Robert parte para Roma, seguindo as pistas perdidas dos Iluminatti para salvar os cardeais raptados e toda a Cidade do Vaticano.
De perder o fôlego, este livro tem um pano de fundo tão credível que é difícil perceber onde acaba a realidade e começa a ficção. Empolgante, vi-me suster a respiração nos momentos mais críticos desta aventura sentido que a naturalidade com que factos acontecem é verdadeira obra de Deus, um Deus que esta obra enaltece e repudia.
Apaixonante desde as primeiras páginas, vi-me envolvido nas conspirações e tramas, fazendo de detective e suspirando com cada descoberta inesperada. Reconheço que o final foi uma grande surpresa. E lamentei, mesmo, a morte de algumas personagens, principalmente depois de descobrir o que realmente aconteceu.
Esta obra foi tão arrebatadora que envolvia todo o meu ser. Sem dúvida o meu juízo sobre o livro é positivo, e bastante. Tal como com O Código da Vinci não acho que Igreja Católica seja prejudicada pela obra. A certa altura as palavras tinham exactamente o sentido contrário, exultando a necessidade da fé e duma Igreja viva.
Um enredo fascinante, uma narrativa viciante, uma história verosímil. Uma obra a não perder!
Anjos e Demónios de Dan Brown
Que os Anjos e os Demónios vos acompanhem, pois só assim a vida tem sentido.
Bom fim-de-semana e Boas Leituras!!!
Publicado por Fábio J. às 21:56

olá! confesso que já li o livro à uns tempos, mas foi, sem dúvida o livro de Dan Brown que mais gostei.

Concordo contigo, acho que a igreja não é prejudicada pelo livro, e sou católica, mas alguém tem de haver sempre reclamações...

Bjo*
Night_Angel a 6 de Abril de 2007 às 23:15

É sem dúvida um livro muito entusiasmante. Bastante parecido, estruturalmente, com "O Código..." mas mesmo assim bastante empolgante.
Dan Brown tem o poder de nos introduzir na história sem nos deixar sair até acabarmos.

Eu também sou católico e acho o mesmo que tu. Enfim, temos de tentar compreender todos os lados.

Bom regresso à vida normal!
Fábio J. a 9 de Abril de 2007 às 18:14

Que a alegria da Páscoa invada o seu coração e o daqueles a quem ama, irradiando luz para iluminar e fazer brilhar o mundo em que vivemos, enchendo-o de AMOR, SAÚDE, PAZ!!!

Feliz Páscoa!!!

Sei que já venho tarde, mas espero que tenha tido uma Páscoa fantástica e que a alegria deste dia continue pelo resto do ano.

Obrigado e Felicidades!
Fábio J. a 9 de Abril de 2007 às 18:18

ola
como ja acabaram as ferias fora agora posso vir ca mais vezes mas como a escola esta para vir tambem tenho que me preparar para a escola.
nunca li os livros de Dan Brown mas pelo o que oiço dizer é ....muito ....fixe de ler e atrai a atençao da 1ª á ultima paginas.
quanto ao anders acabei hoje de ler o 1º livro. porque diabo o livro tinha que acabar assim a pessoa fica toda empolgada. gostei mas vou ler os outros. agora vou continuar a ler a filha da floresta enquanto nao me dao o segundo livro do anders. nao compro porque estao quase a chegar os meus anos e como diz a minha mae nesta altura nao compra nada para recebermos coisas repetidas. que andas a ler?
ARYA a 7 de Abril de 2007 às 23:15

Realmente, só de pensar que amanhã volto para as aulas, para a vida normal e cansativa... bem, é melhor tentar esquecer isto. Mas já hoje passei o dia a acabar trabalhos de férias que não fiz nas férias. E estou cansado!
Realmente Dan Brown é muito bom. As suas obras são muito empolgantes... devias ler um, acho que ias gostar.
Quanto ao Anders devo dizer que foi principalmente por causa desse final que não gostei particularmente da história. Estava sempre à espera que acontecesse algo de bombástico, mas não aconteceu nada, nem no fim... achei a obra muito parada. O segundo já é bem melhor, pelo menos pareceu-me. resta-me esperar pelo próximo.

Neste momento ando a ler O Senhor dos Anéis - A Irmandade do Anel. Ainda só li umas 50 páginas, mas estou a gostar bastante, principalmente por estar a acompanhar, neste início, Bilbo, o protagonista de O Hobbit.

Até Breve e Bom regresso às aulas.

P.S.: Quando fizeres anos avisa, para te desejar os parabéns.
Fábio J. a 9 de Abril de 2007 às 18:24

Parabéns, gostei do que li. Voltarei.

Tanto gostei muito deste livro, a Conspiração já não me agradou tanto.

A proposito do livro infantil sóqueria dizer que hoje temos uma enorme leque de GRANDES ESCRITORES e ILUSTRADORES que cosntroem livros maravilhosos para crianças. Claro que o Andereson é um clássico assim como os Grrim etc.

mas hoje em dia existe uma enorme tentação no mercado. para "adoçar-vos " a boca procurem o livro do Jorge Letria da Ambar que se chama "LIberdade o que é"

deliciem-se com a poesia dele e as lindas ilustrações da Catarina França.

parabéns mais uma vez.
;)
abelha maia a 9 de Abril de 2007 às 22:32

Desde já obrigado pela visita e espero que haja uma próxima vez.

De Dan Brown li apenas este e O Código da Vinci, mas diria que este é bastante melhor. A história é mais empolgante, mais viva, digo eu...

Em relação aos livros infantis concordo plenamente. Hoje em dia temos óptimos escritores. Os referidos são clássicos, marcos digamos assim, mas existem óptimos contos na actualidade.

Até à próxima.
Fábio J. a 11 de Abril de 2007 às 21:50

Já li todos (todos mesmo) os livros do DB, e posso assegurar com certeza de que este é o melhor, ou talvez o segundo melhor que ele já escreveu.

O livro mostra-nos claramente a batalha Ciência vs. Religião, mas em ambos os lados, aquele que é fanático prejudica não somente seus adversários, mas a própria crença.

O Anjos & Demônios só não levou a minha nota máxima por causa daquela cena difícil de engolir do pára-quedas. Acho até que o livro só não virou filme até agora por causa dela. Mesmo a ficção precisa ter um certo ponto de verossimilhança.

Mesmo assim, é leitura altamente recomendada. Muito fácil, rápida e informativa.

Eu, para além deste, só li O Código (...), mas gostei mais deste. É, sem dúvida, mais empolgante e interessante.
Para além do mais, a combinação quase explosiva feita pelo autor da Religião e da Ciência deu ao livro, por si só, um argumento fantástico.

Cheguei a falar sobre essa situação com algumas pessoas. Mais ridícula ainda do que a queda de pára-quedas é a queda de Robert Langdon. Sinceramente achei a cena completamente absurda, e no fundo a própria "explosão" em frente na multidão não é propriamente algo credivel. Mas continua a ser uma óptima obra.

É justamente a esta queda a que me refiria, sendo o "pára-quedas" improvisado dele muito ruim, até de imaginar...

Já li todos os livros que Dan Brown escreveu até ao momento em que teclo este comentário. Devo dizer que comecei pelos Anjos e Demónios, o qual é de todos o melhor. Segui para o Código de Da Vinci que foi um pouco uma desilusão... E depois seguiram-se os restantes que recomendo, mas... ao fim de todos os livros, fica-se com a sensação de que a escrita de Dan Brown parte sempre da mesma premissa. Mentes brilhantes com um aspecto atraente que, de um momento para o outro, se tornam super-heróis e acabam em romance no final da história, estando toda a acção envolvida por assuntos polémicos na sociedade actual... enfim... uma visão um pouco pessimista destes livros... devo estar num mau dia:P Apesar da minha evidente desilusão, não deixam de ser bons livros.
Pink Robot a 20 de Abril de 2007 às 19:38

Concordo plenamente. O facto é que as histórias têm uma estrutura bastante semelhante. No fundo, pouco há de novo, a este nível.
No entanto, o enredo e as surpresas fazem isto parecer um pormenor insignificante e o livro volta a subir na minha consideração.
No meio dos seus "problemas" este consegue ser uma livro fascinante, e, para mim, melhor que O Código da Vinci.

Obrigado pelo comentário, Até Breve e Boas Leituras!
Fábio J. a 20 de Abril de 2007 às 20:17

Embora já tenha tido oportunidade de o fazer nunca li nenhuma das obras de Dan Brown . Não sei porque o fiz, mas penso que tenha sido por a história em si não me ter suscitado grande interesse. Mas depois de todos os elogios que foram tecidos à obra deste escritor , a minha curiosidade acabou por ser despertada, mas nunca mais tive a oportunidade de ler nenhum dos seus livros. Isto porque a minha lista de livros era enorme e tive de optar por outros livros. Mas agora depois deste post , penso que este livro passou para um dos lugares da frente na minha lista de livros ! parece ser interessante!
mc a 29 de Abril de 2007 às 22:05

Sinceramente, acho que ias gostar. Anjos e Demónios é um daqueles livro de que toda a gente gosta. No final pode achar bestial, estúpido, infundado, enfim, mas a realidade é que é interessante. E a escrita do autor prende-nos desde a primeira página.
Fábio J. a 30 de Abril de 2007 às 20:16

Um blog sobre livros e afins. A descongelar lentamente...
Contacto
Contacto

As mensagens poderão não ser lidas por extensos períodos. Pedidos de divulgação e/ou colaboração poderão não obter resposta.
pesquisar
 
A ler...
Tales of Earthsea

Romeo and Juliet

comentários recentes
<a href='http://www.cricinfobuzzlive.com/live-c...
E Jack london?Eça de Queiros.....
Também adorei!:http://numadeletra.com/a-mancha-hum...
Quando será lançado o quarto livro em português do...
Estou agora a ler esse livro e este seu texto deu-...
arquivos
2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


2006:

 J F M A M J J A S O N D


Leitores Online
online


O autor deste blog não respeita o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa