Maio 06 2007
Existem factos que nos fazem querer ler determinada história que pouco conhecemos, dum autor que nunca lemos. Um deles é a futura adaptação cinematográfica do livro, pois é sempre melhor ler primeiro e ver depois.
O livro em questão é o primeiro da trilogia Mundos Paralelos, Os Reinos do Norte, de Philip Pullman. O filme, com titulo original The Golden Compass conta com, por exemplo, Nicole Kidman, Daniel Craig, Sam Elliott, Eva Green, Ian McShane e a estreante Dakota Blue Richards, é realizado por Chris Weitz, na New Line, e estreará a 7 de Dezembro deste ano. Visitem o site, conheçam melhor a história e descubram o vosso Daemon. Eu adorei o meu. Mais tarde desenvolverei este tema, mas irei ler o livro logo que possa.
Mas se este é um livro que pretendo ler existem outros que já foram lidos. Refiro-me a O Guerreiro Lobo, de Sandra Carvalho, a continuação do fantástico A Última Feiticeira, que tanto gostei.
Esta história começa onde a anterior termina. Catelyn, a jovem protagonista, encontra-se na Terra Antiga, o lar dos bárbaros viquingues que acabam por se tornar o seu povo amado, aquele pelo qual luta como se fosse seu. Para esta relação, muito contribui Throst, aquele pelo qual o coração da Pequena bate mas que confunde a sua razão, as suas decisões.
A história segue o rumo da anterior: Catelyn precisa de reunir força e sabedoria suficientes para cumprir a sua missão de vida, missão essa que pretende acabar com Myrna, a destruidora da sua família. Mas se no início encontramos uma heroína pessoal, que luta pela vingança da família, depressa nos deparamos com uma heroína colectiva, que luta pela salvação dos povos, pela salvação do mundo.
Mistérios desvendados, profecias cumpridas, visões que balizam o futuro e reflexões de personagens são acontecimentos usuais na história. O amor e a guerra são os propulsores e pontos fortes, mas é o aprofundar da história e o conhecimento das suas raízes, através das personagens, que nos deixam o queixo caído.
Continua a ser um enredo admirável, mas alguma da magia do primeiro volume perde-se neste. Para começar a história perde um pouco do ritmo graças à monotonia da narração, gerada pela indeterminação das personagens, e como se não bastasse, a relação entre as principais personagens não poderia parecer mais infantil. “Adoro-te”, “ Detesto-te”, “Quero-te” e “Vai te embora” são expressões recorrentes do casal. A sua mágica relação fascina-me, mas há que admitir que o recorrente “amor sofrido” acaba por ser irritante.
Mais uma vez as sensações que o livro transmite fizeram-me esquecer os seus defeitos e ama-lo. Na Terra Antiga Catelyn torna-se uma mulher e descobre o amor... e a dor. Vi-me sorrir com a sua alegria e sofrer com a sua tristeza. Lá encontra a sabedoria da Lágrima do Sol e da Lágrima da Lua e torna-se forte, afinal ela é a última Feiticeira nascida na Terra.
Quando o retorno para a Grande Ilha acontece, o mundo de Cat volta a desmoronar-se, mas eis que a batalha acontece e por fim a rival é vencia, sem grande “espectáculo”, verdade seja dita, mas com grande simbolismo. Por fim a vida da Catelyn volta à paz desejável, mas todos sabem que outros inimigos poderosos, feitos nesta história, irão atacar.
O livro acaba com um final feliz e com uma verdadeira prol infantil que irá, certamente, continuar a dar vida à Saga das Pedras Mágicas, mas todos sabem que o perigo e novas batalhas esperam estas crianças. O futuro está nas suas mãos, assim como a continuação da história em Lágrimas do Sol e da Lua.
Acredito que este seja o “fim “ de Catelyn McGraw e Throst, e de muitas outras personagens que adorei conhecer e que me fizeram sonhar. Resta-me recomendar o livro e esperar pelo próximo para confirmar as suspeitas e continuar a fantástica história.
O Guerreiro Lobo de Sandra Carvalho
Bom Dia mundial do Riso e Boa Semana!
Publicado por Fábio J. às 20:09

Estou ansioso pela chegada do filme "mundos paralelos" li o livro e posso dizer que é fascinante. E parece que o filme promete: um grande elenco, uma equipa de produção de luxo. E parece que não estão a poupar nos custos. Também adorei o livro. Não li ainda o terceiro, mas penso também que seja o "fim" de catelyn e throst . Afinal, ela cumpriu a sua missão, não é verdade?! Agora é a vez da filha. Mas posso esperar para ler o terceiro!
Anónimo a 6 de Maio de 2007 às 22:17

ah! parece que ainda não aprendi a colocar o nome nos comentários! peço, mais uma vez desculpa!
pp a 6 de Maio de 2007 às 22:19

Esta trilogia (Mundos Paralelos) já está na minha "lista" há imenso tempo. Afinal é um marco na literatura fantástica. No entanto, sempre fiquei um pouco desconfiado da história, não sei porquê, talvez duvidando da sua qualidade, às vezes acontece. Encontrei a noticia do filme muito por acaso (já nem sei onde) e então decidi-me a ler o livro logo que possa. Ainda bem que a vossa opinião sobre o livro é positiva.
Quanto ao Guerreiro Lobo, acredito bem que o próximo livro seja narrado com uma outra geração. Não sei o que será continuar esta saga sem a sua personagem principal, Catelyn, uma personagem que ficamos a conhecer tão bem. Vou ter saudades, caso ela desapareça. Foi um ciclo que acabou aqui.
Eu espero ler o terceiro livro em breve, logo que possivel.

Até Breve Boa semana!
Fábio J. a 7 de Maio de 2007 às 16:46

Tal como PP, eu também já li a trilogia Mundos Paralelos:P

Devo dizer-te que foi fantástico ler estes livros... São fruto de uma imaginação e capacidade de organização de ideias e filosofias notável. Não gostei muito do final:/ Mas não vou falar sobre isso... agora

Ainda não li o terceiro volume da Saga das Pedras Magicas. Tenho-o cá em casa... mas ... quando li os dois primeiros não conseguia parar e tenho medo que este terceiro tenha o mesmo efeito numa altura em que ando muito atarefada. Prefiro uma leitura mais leve por enquanto. Algo que não me prenda com tanta intensidade.
Pink Robot a 6 de Maio de 2007 às 23:50

Ainda bem que as opiniões sobre "Mundos Paralelos" são positivas. Houve sempre algo que me fez ficar com "um pé atrás" em relação a esta trilogia, mas ver que a opinião geral é positiva, como dizes, deixa-me aliviado e com vontade de ler a história. E agora fiquei curioso em relação ao final.

Quanto ao terceiro livro da Saga das Pedras Mágicas posso dizer que ainda não o tenho mas que pretendo ter logo que possivel. Estou bastante curioso em relação ao rumo da história mas saberei esperar. Além do mais, como só costumo ler à noite, a leitura não costuma atrapalhar as minhas tarefas. Quando muito, tenho sono de manhã!

Não fiques tão curioso em relação ao final... Se partilhares a minha opinião, vais ficar com a sensação que o escritor andou o tempo todo a gozar contigo:P Construiu uma história espectacular com duas personagens muito fortes e bem desenvolvidas... Conseguiu um enredo quase convincente de realidades paralelas recheadas de seres mágicos, tradições e outros aspectos únicos e característicos, desenvolvendo tudo de uma forma tão imaginativa para depois... ter aquele final... mas não quero estragar surpresas:P
Acho estranha a tua desconfiança em relação à trilogia, como referes na resposta ao comentário da Arya. Porquê? (desculpa a curiosidade)
Já agora, agradeço também a referência ao site oficial da adaptação cinematográfica. Já tinha conhecimento disso e sabia que a Nicole Kidman ia ser a má da fita (lá estou eu a estragar surpresas), mas... nunca mais pensei no assunto... Como partilhaste o site, pude conhecer o meu génio ("Daemon") que também gostei muito.

Agora fiquei mesmo curioso. Se já não estivesse convencido a ler a historia agora estaria... pela curiosidade!
Tal como disse, não sei muito bem a quê que se deve a minha "desconfiança". Muitas vezes encontramos um livro e apetece-nos lê-lo só pelo título, só pela capa, só por um comentário dum amigo, enfim. Por vezes acontece o contrário e existe algum pequeno pormenor que nos deixa "desconfiados". Com este foi mais ou menos assim, mas sei que é algo que parte de mim, quem nem eu sei explicar.
Estou curioso face ao filme. Achei a ideia de "atribuir" um Daemon muito engraçada. O meu é um pássaro, no feminino, chamado Vyena.

Até Breve!

eu só li o primeiro livro da trilogia "mundos paralelos". gostei muito do livro (como já referi), mas não tanto como outros que já li, como por exemplo, a saga das pedras mágicas. Tenciono ler o 2º de pullman e depois o 3º. Tenho-o aqui em casa, mas ainda não o li, pois surgiu a saga das pedras mágicas que me puxou mais a atenção. tenciono lê-lo, mas antes estão outras prioridades (como ler tolkien e filipe faria).
Já fui ao site que falam. Gostei também de conhecer o meu deamon, embora não concordasse muito com o que me calhou.Acho que não tem a ver comigo. heh!
pp a 8 de Maio de 2007 às 18:39

PP. concordo que a Saga das Pedras Mágicas tem um enredo muito mais viciante do que Mundos Paralelos. Contudo, se só leste o primeiro volume, acredita que estão muitas surpresas para vir e personagens novas que surgem logo na primeira página do segundo volume que vão tornar toda a história uma verdadeira sucessão de aventuras ;P
As personagens que conheceste vão ter um longo percurso a percorrer e a enfrentar. Vão amadurecer muito rapidamente. O percurso não vai ser fácil.

Por acaso achei que as personagens eram um pouco imaturas, principalmente a Lyra . Achava-a um pouco infantil , e, por isso, o meu interesse pelo livro não foi muito. Mas se dizes que elas vão amadurecer já estou mais confiante. Comecei a ler o 3º da Sandra carvalho. Não sei porquê, mas não me estou a interessar muito pelo livro. Talvez seja da mudança de personagens. Estava habituado às antigas e já me tinha afeiçoado muito a elas.. Mas talvez com o tempo eu venha a gostar mais.
pp a 13 de Maio de 2007 às 12:54

Aconteceu-me o mesmo ao ler o 3º volume da saga das pedras mágicas. Nos primeiros capítulos forcei-me a ler. Estranhei bastante a mudança das personagens, depois é uma família muito grande, não entendia nada... Mas depois continuei a ler e o resultado é positivo. Prefiro os dois primeiros sendo a Catelyn protagonista, mas continua a ser um livro muito bom.

Bem, tal como o Crítico, não estava a pensar ler o livro de Philip Pullman, mas fui convencida! :)

Sorry, enganei-me! O Crítico prentendia ja antes ler o livro - referia-me a esta frase "Se já não estivesse convencido a ler a historia agora estaria... pela curiosidade!" Aconteceu-me a mim. E entretanto fui espreitar o site... adorei! Quero mesmo ler!
Fiz o teste o o meu daemon é uma borboleta, macho claro, chamado Klitus.

Já há algum tempo que era para ter deixado aqui um endereço, mas esqueci-me. Não sei se conhecem o fórum "O Cantinho dos Livros" - o endereço é http://www.phpbbserver.com/ocantinhodosliv/ . Já pensei inscrever-me mas o tempo não tem dado para isso. De qualquer modo a lista de autores a debater é variada!

O site do filme está realmente interessante, pelo menos para mim, que ainda não li a trilogia.

Dei uma vista de olhos ao fórum e fiquei surpreendido. Tem imensos escritores, alguns que nunca encontrei noutro site/blog. Mais tarde voltarei lá para aprofundar e, quem sabe, até me inscrevo, mais tarde.
Obrigado pela dica.

Bye
Fábio J. a 13 de Maio de 2007 às 20:37

Ainda estou a ler o 3º da saga das pedras mágicas. Agora que já vou numa fase mais avançada, confesso que estou a gostar mais. No início era um pouco confuso devido ao grande número de personagens. Eram tantos filhos e irmãos que já nem sabia quem é que era filha de quem e quem é que era irmão de quem. Agora já está tudo mais claro e a leitura já está mais agradável. Sim, também prefiro os dois primeiros volumes. Até porque gosto mais da personalidade da Catelyn . Parece que a escritora aprofundou mais a personalidade dela. Penso que personagem Edwina não está a ser explorada o suficiente (pelo menos esta é a minha percepção). Acontece que não estou a conseguir "entrar" na personagem e sentir as emoções dela, algo que acontecia com Catelyn . Não sentes isso Crici ?? Mas espero que melhore, até porque ainda nem vou a meio. Pode ser que o fim me surpreenda...
pp a 20 de Maio de 2007 às 19:25

Estou curioso para saber se me acontecerá o mesmo, em relação à Edwina.
Tenho pena que a Catelyn deixe a história... foi uma personagem que realmente adorei encontrar, e talvez por isso também sinta a tal diferença.

Depois dá a opinião final...

Boas semana!
Fábio J. a 20 de Maio de 2007 às 20:55

ola
quanto a essa triologia que falaste nao li ainda mas ja despertaste o meu interesse (como sempre) ;))
quanto à "Saga das Pedras Magicas" ja li e espero com impaciencia o proximo volume. espero que chegue depressa.
outra coisa por uma pesquisa na internet percebi que o 3º livro da Triologia a Herança esta muito atrasado. bolas nunca mais chegam as continuaçoes que toda a gente quer :((
continuas a ler O Senhor dos Aneis??
ARYA a 7 de Maio de 2007 às 09:55

OI...
Já tenho a trilogia "Mundo Paralelos" há muito tempo na minha "lista", mas é desta que a irei ler.
Em relação às Pedras Mágicas tenho a compensação de já ter o próximo volume nas bancas. Mas sei que depois irei esperar, tal como tu, pelo quarto volume. Contudo, acredito que este ainda demore "um tempinho" a ser publicado.

Pois, é como achava. O fim da Trilogia da Herança não está para breve. Realmente, o facto de se ler séries tem estes momentos ingratos de espera. Mas acho que também dá o seu contributo de interesse para a história.
Eu por exemplo, e respondendo à tua pergunta, ando a ler, agora, As Duas Torres apesar de já ter o livro cá em casa há algum tempo. Gosto de deixar passar algum tempo entre os volumes das séries. Tem a sua parte interessante...

Bye
Fábio J. a 7 de Maio de 2007 às 17:14

Olá! Descobri mesmo agora o blog mas gostei imenso. Adoro ler e escrever. Não tive ainda o prazer de ler nenhum livro da triologia "Mundos Paralelos" por isso não me posso pronunciar. Adoro sim todos os livros de Tolkien já tendo adquirido o mais recente. Quanto à "Saga das Pedras Mágicas" já li os dois primeiros e tenho o terceiro "Lágrimas do Sol e da Lua" embora ainda não o tenha lido. De momento vou a meio d' "A Bruxa de Oz". Mas aconselho quem leu ou lê "A Saga das Pedras Mágicas" a ler a "Triologia de Sevenwaters" de Julliet Marillier. São livros editados antes a da "Saga das Pedras Mágicas" mas muito semelhantes. Até intriga... Fiquem bem e leiam muito!
Evenstar a 9 de Maio de 2007 às 10:47

Ainda bem que a opinião sobre o blog é positiva.
Eu pretendo ler, logo que possivel, esta trilogia de Pullman bem como começar a trilogia "Sevenwaters", da qual tenho alguns "deslumbres".
Quanto a Tolkien é o que escrevi aqui no blog. Ando a ler o Senhor dos Anéis e pretendo, de seguida, ler Os Filhos de Húrin.
Fico à espera de mais visitas!
Até Breve e Boas Leituras!
Fábio J. a 9 de Maio de 2007 às 22:23

ola
que se passa com o teu blog e com o da cricri????
parece que deixaram de existir. sei muito bem que toda a gente tem testes mas eu tambem consigo ca vir.
façam favor de continuar a postar.
obrigada
ARYA a 12 de Maio de 2007 às 19:01

Olá ARYA.
Bem, da minha parte peço desculpa pela falta de actualização. Mas não é assim tão simples: a escola ocupa mesmo muito tempo e sempre é mais fácil e rápido comentar que escrever um texto lógico, por isso seja mais fácil vocês comentarem que nós escrevermos. Compreendo que o Crítico também esteja na mesma situação. De qualquer forma isto é uma fase, mais um mês e passa. São etapas muito importante que há que não descurar.
Bom fim-de-semana!
cricri a 13 de Maio de 2007 às 16:37

Bem, da minha parte peço desculpa se o blog esteve tanto tempo desactualizado mas já voltei.
Contudo, acho que também tens de compreender que a minha vida não é só blog. É que para além da escola (incluindo trabalhos, testes e aulas extra) eu sou um jovem como os outros! Também preciso de tempo para estar com os amigos e com a familia, ver TV, jogar PC, ouvir música e tudo o resto que me der na gana.
Além do mais tenho o direito de optar em gastar o meu tempo a escrever no blog ou a fazer outras coisas e até tive problemas com o PC. O meu blog não é nem nunca será uma obrigação para mim. Se o for apago-o.
Mais uma vez desculpa pela desactualização, mas acredito que compreenderás que a situação não é fácil.

Bem, um blog tornar-se uma obrigação não é nada bom. É um local onde nos sentimos bem a ecsrever, quando estivermos inspirados a isso! Vá Crítico, mas que nem te passe pela cabeça apagá-lo! Bate na madeira! :)
cricri a 13 de Maio de 2007 às 21:58

Ainda nao li Philip Pullman mas já li críticas muito favoráveis à sua obra; de seguida irei dar uma espreitadela ao site.
Vi que gostaste do livro, mas preferiste o primeiro volume? Concordo que se perca um pouco da magia, é um livro diferente, mais intenso de emoções e não de acção. E concordo que o amor e desamor seja irritante, mas adoro o desfecho e as razões porque tem de ser assim. O capítulo que menos gostei foi, julgo, o último - por representar a mudança de protagonistas. Mas a escrita é sempre fantástica. Este foi o que mais gostei. O próximo já terá mais acção, sem deixar o romance de lado, claro.
Bom fim-de-semana! :)
cricri a 13 de Maio de 2007 às 16:34

Sinceramente não sei de qual gostei mais... bem, na realidade acho que do primeiro. A infancia, as descobertas, as mudanças... é uma história intensa, com uma acção dinâmica, como disseste. Mas também gostei imenso deste. Os pontos negativos que salientei são os únicos. Afinal tenho de apontar os pontos menos bons!
Adorei partes como a narração de Ingrior (uma personagem que adorei conhecer), ou seja, a generalidade das narrações onde as personagens explicam o passado. Faz-nos mesmo entrar na história, irao cerne da questão.
Apesar de achar a tal relação um pouco "sofrida" demais, gostei do seu fim. Mas gostava de poder continuar a acompanhar Catelyn! Adorei esta personagem... vai ser como deixar o Harry Potter.
Tenho mesmo de continuar a saga.

Até Breve!
Fábio J. a 13 de Maio de 2007 às 20:32

peço desculpa não ter comentado antes, mas isso torna-se um bocado dificil quando se tenta entrar na net e aparece uma mensagem irritante do tipo, erro nº não sei quantos não é possível aceder à internet. E depois quando se telefona aos tecnicos da sapo e eles nos plantam em frente ao computador a dar indicações pelo telefone e no fim dizem vamos tentar resolver o seu problema, a única coisa que se pode fazer é esperar e deixar de ter net por uns dias!!!!!!

Bom mas falando do post , fiquei muito curiosa acerca do filme sobre a trilogia dos mundos paralelos, pois eu já li o primeiro livro e estou para começar de ler o segundo e gostava muito de ver esse livro recriado através de uma obra cinematográfica. E também estou ansiosa por saber qual é o meu Daemon que traduzido penso que seja o meu génio! quanto ao livro o Guerreiro lobo, acho que cada vez estou mais fascinada por essa trilogia, mas o mais engraçado é que eu até ter lido o teu post sobre o livro anterior nunca tinha ouvido falar destes livros e nunca vi este livro em nenhuma livraria. Mas, deviam fazer mais publicidade a esta trilogia pois parece mesmo muito boa.
mc a 14 de Maio de 2007 às 19:51

Eu é que tenho de pedir desculpas por não aparecer por aqui. A mim aconteceu-me exactamente o mesmo, aliás ainda à pouco estive a falar ao telefone com o técnico, enquanto ele me dava informações. O verdadeiro problema com o PC já passou (embora possa voltar) mas continuo com uns problemas com a net. Esperemos que em breve tenhamos os nossos PC's a 100%.

O facto de não teres continuado a ler a trilogia Mundos Paralelos significa que não gostaste?
Eu "encontrei" a Saga das Pedras Mágicas por sugestão, mas por acaso já me cruzei com várias notícias e publicidade, depois de ter começado a ler. Como sempre, as coisas só aparecem quando já não precisamos delas. Mas se ninguém faz publicidade faço eu! Leiam a Saga das Pedras Mágicas e não se irão arrepender, pelo contrário...
Dizem que é bastante influenciada por Marillier, mas eu gosto.
Fábio J. a 16 de Maio de 2007 às 21:29

Já li os três livros da Sandra Carvalho e devo dizer que, embora goste muito, quando comecei a ler 'A última feiticeira' senti que estava a reler 'A filha da Floresta' de Juliet Marillier. Tenho noção que os livros deste género têm grandes parecenças e não fiquei surpresa por ler que a Juliet e a Marion Zimmer Bradley eram as escritoras preferidas da Sandra de Carvalho. Gostei bastante de constatar que os dois livros seguintes se afastaram um pouco mais da Trilogia de Sevenwaters.

Aproveito para te dar os Parabéns pelo blog, que é bastante interessante!
cristalball a 20 de Maio de 2007 às 12:39

A comparação entre Sandra Carvalho e Juliet Marillier é algo a que já estou habituado. Ainda não tive oportunidade de ler Marillier, mas pelo que sei existem reais semelhanças, mas não são, para mim, factores que descredibilizem ou desmoralizem a Saga das Pedras Mágicas.
Felizmente vejo, pelo que dizes, que isto se passa apenas com o 1º livro. Menos mal... Mas continuo a acreditar que a falta de originalidade no primeiro livro é compensada pela excelente demonstração de sentimentos e por uma narração profunda.

Obrgado pelo comentário!
Até Breve e Boas Leituras!!!
Fábio J. a 20 de Maio de 2007 às 20:52

Olhe, seu blog tah muito show tah bom... adoro muitao livros épicos que tenham tb magias e um mundo de imaginação.. Eu tb to escrevendo um livro e queria que vc lesse tb... obrigado.

[www.pedra-da-agua.blogspot.com] - comente... rs
arthur a 7 de Janeiro de 2008 às 00:23

Obrigado pelas palavras.

Livros de fantasia também são dos que mais gosto. É um género especial.

Quanto ao seu livro, já tive oportunidade de visitar o blog mas não de ler os capítulos já publicados. Fá-lo-ei assim que puder.

Até Breve!
Fábio J. a 11 de Janeiro de 2008 às 23:23

Um blog sobre livros e afins. A descongelar lentamente...
Contacto
Contacto

As mensagens poderão não ser lidas por extensos períodos. Pedidos de divulgação e/ou colaboração poderão não obter resposta.
pesquisar
 
A ler...
Tales of Earthsea

Romeo and Juliet

comentários recentes
<a href='http://www.cricinfobuzzlive.com/live-c...
E Jack london?Eça de Queiros.....
Também adorei!:http://numadeletra.com/a-mancha-hum...
Quando será lançado o quarto livro em português do...
Estou agora a ler esse livro e este seu texto deu-...
arquivos
2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


2006:

 J F M A M J J A S O N D


Leitores Online
online


O autor deste blog não respeita o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa