Junho 01 2007
Antes de mais tenho de assinalar: entramos no meu último mês de aulas. Antes dele terminar estarei de férias!!!
Concentrando-me no dia de hoje, pois bem, é Dia Mundial da Criança, como todos sabemos. Todos nós temos um pouco de criança, mas é às verdadeiras crianças, aquelas que constituem o futuro da sociedade, que este dia se dedica. E como todas elas são um poço de imaginação e de insaciável curiosidade há que as satisfazer. Um livro, nas mãos de uma criança, estimula a imaginação, ajuda a crescer e abre portas a mundos fantásticos. Nós só temos de as ajudar a bater às portas.
A imaginação é sem dúvida um dos bens mais preciosos, se não o mais precioso, de que o Homem dispõe. Com ela fomos capazes de lutar por objectivos, muitas vezes considerados irracionais. Criamos tudo o que conhecemos e, mais fantástico ainda, continuamos a sonhar com novas experiências, novas visões, novos mundos!
Talvez por já termos criado tanto e por sabermos que o ser humano é complexo tenhamos curiosidade por ler sobre a realidade. Aprofundar o dia-a-dia, a vida, as ideias, e os sentimentos de personagens lúcidas e nas quais nos reflectimos consegue ser compensador. Por outro lado, descobrir realidades que nos alertam e chocam (dada a irrealidade quase ficcional da vida) consegue prender-nos como qualquer outra história.
Mas por vezes a realidade também cansa, e há quem goste de partir para novo locais, seguir outras personagens regidas por outras regras, enfim, um mundo que evoluiu do nosso e constitui um refugio onde nos podemos abstrair, ou até esconder, da nossa vida e dos nosso problemas. Somos levados pela mente, guiados pela imaginação.
Existem, no entanto, histórias que ultrapassam a nossa imaginação. Em muitos livros encontramos factos verdadeiramente novos, quase inacreditáveis, pormenores que não podem ser conjugados com nosso mundo e aos quais a nossa mente nunca chegaria, já que foram criados por uma mente individual e criativa. Nestas histórias podemo-nos perder, esquecer que existe um mundo real com regras e problemas, pois tudo é diferente e fantástico.
Seja qual for a área explorada, e o que se explore, um livro permite-nos sempre encontrar novas perspectivas e novos conceitos fazendo-nos crescer. Com a leitura é possível abstrairmo-nos da nossa vida e viver outras, como se trocássemos de corpo e de alma. Por isso mesmo podemos dizer que o Homem é um explorador sem limites, sempre à procura de mais.
Um livro é um passaporte e a leitura uma grande viagem...
___________________________________
Nos livros prefiro explorar:
 
15.58% a realidade
28.57% a imaginação
55.84% o inimaginável

 

Total: 77 respostas
Bom mês e Boas Leituras!!!
Publicado por Fábio J. às 22:29

Olá Crítico!
Eu já me considero de férias, visto que falta apenas uma semana para acabarem as minhas aulas e já terminei os testes todos. Mas...há que não esquecer os exames. Pelo menos esta semana vai ser mais "soft".

O texto está fantástico como sempre! Num livro procuro sempre explorar o inimaginável. A realidade não me fascina muito na leitura, talvez porque é nela que vivemos e não constitua grande novidade. Por isso aprecio tanto o género fantástico - proporciona-nos sempre coisas novas! Normalmente, caso seja um livro "real" prefiro livros históricos. Talvez pela mesma razão, o século XXI é percepcionado quando quiser, os passados já não o são. Interessante esta coisa da leitura nos levar para outros locais e outros tempos! ;)

Bom fim-de-semana
(E viva o último mês de aulas!:) )
cricri a 2 de Junho de 2007 às 16:41

Não posso dizer que tens sorte, pois tens os exames, mas eu ainda tenho testes, apresentações, trabalhos... enfim, nada para relaxar. Mas não fico triste, pois sei que daqui a duas semanas estarei completamente livre!

Não podia estar mais de acordo com o que escreveste. Tiraste-me... as teclas dos dedos(?). Nem sei o que acrescentar pois também prefiro a fantasia por causa do impossivel que lá é possivel, da quebra da monotonia que lá encontramos. E livros históricos são também do meu interesse, principalmente aqueles que misturam a realidade com o mito... é absorvente.
Talvez goste de ler por saber que sou transportado para outros mundos, sempre que leio. É algo incrivel e mágico.

Bom fim-de-semana e VIVA!, que as férias estão próximas.
Fábio J. a 2 de Junho de 2007 às 17:45

De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres


Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Um blog sobre livros e afins. A descongelar lentamente...
Contacto
Contacto

As mensagens poderão não ser lidas por extensos períodos. Pedidos de divulgação e/ou colaboração poderão não obter resposta.
pesquisar
 
comentários recentes
Olá!Estaria, por acaso, interessado em vender esse...
Muito boa tarde, gostaria de comprar o livro o alq...
O livro pareçeme intereçante eu vou começalo a ler...
Um religioso falando em delírios... chega a ser pa...
-Crónica de uma morte anunciada...vi esse filme em...
arquivos
2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


2006:

 J F M A M J J A S O N D




O autor deste blog não respeita o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa