Junho 04 2007
Há algum tempo atrás comentei com alguém aqui no blog qual a minha verdadeira intenção quando pensei criar um blog. Uma vez que o blog comemora, este mês, um ano de existência achei apropriado trazer até aqui as razões que me levaram a criar o blog, com este tema, usando este nick.
Antes de me lembrar, tão-pouco, em criar um blog, já navegava por vários outros, no início por puro acaso, por vezes porque era de um conhecido, mas com o passar do tempo o carácter intimista e pessoal da blogosfera convenceu-me e cativou-me. Tinha entrado neste mundo virtual.
Se hoje ainda o é, não sei, mas a verdade é que há um ano atrás estava na moda ter o seu blog pessoal, onde se podia falar mal dos colegas, dos professores ou patrões, da sociedade, enfim, desabafar sem que ninguém conhecido ficasse a par das nossas inclinações. Não considero que tenha sido influenciado por esta moda (até por não sou lá grande fã do blog: isto-é-meu-digo-o-que-quiser-toma-lá-os-meus-problemas!) mas talvez ficasse com curiosidade para saber o porquê deste hábito.
Decidi, então, criar um blog. Devo dizer que as decisões foram todas tomadas praticamente no mesmo dia. Foi um pouco segundo o meu estado de espírito (ainda bem que não criei o blog num dia mais stressante).
A minha ideia era criar um espaço onde pudesse dar a minha opinião sobre factos actuais da sociedade. Ambiente, política, televisão, enfim, de tudo um pouco, sendo um espelho daquilo que me ia na alma. Era para ser um espaço de critica quase feroz, uma mistura de Bloco de Esquerda e Quercus, se é que me faço entender. Dai o nick: O Crítico. Achei que dava vivacidade à coisa, representando tudo aquilo que se pudesse esperar do blog, ou seja, críticas e mais críticas.
Contudo, como calculam, a ideia não foi para a frente. Nem sei bem porquê, talvez pela inexperiência: não podia chegar aqui e armar-me em revolucionário virtual, dum dia para o outro! Quem sabe um dia, mais tarde, não concretize este blog, não duma forma tão brutal mas ao jeito de crónicas, que tão bem me sabem fazer.
Surgiu então, como que por magia, a ideia de criar um blog sobre livros. Estava a ler O Código da Vinci e precisava de partilhar aquelas ideias todas! Onde poderia ter pessoas dispostas a trocar opiniões sobre o livro? Ora bolas, na maior rede global, na comunicação do futuro: Internet.
Toca a ir ao registo de blogs Sapo. Escolhi os do Sapo, já agora, porque não conhecia ninguém que já tivesse um nesta plataforma, logo estava a ser criativo. Para além disso, considero-me um pouco pró-Sapo, mas isso já é outra conversa,
O nick (O Crítico) deixei ficar. Achei que também se enquadrava, no fundo. Já não iria atacar com críticas ferozes, é certo, mas iria dar opiniões, ou seja, apontar críticas, fossem elas positivas ou negativas.
E se eu era O Crítico, e iria ter um blog sobre livros porque não ter um blog intitulado Livros? A resposta é simples: o endereço com esta palavrinha já existia (e existe, podem ir lá ver). Mas não houve problema! Já que era O Critico o meu blog chamar-se-ia Os Livros. A única falha foi o e-mail (livros.blog[at]sapo.pt) que não tem o Os, mas também não poderia ser perfeita, esta história.
Agora que já contei a História do blog OsLivros já posso ir dormir descansado. Resta-me dizer que o blog está de acordo com o que digo em cima: ninguém meu conhecido (à excepção de... 2 pessoas) sabe que tenho este blog. Não é mania... pura e simplesmente aconteceu e não vejo razão para estar a divulgar o blog a pessoas que não tenham interesse por ele. Se tiverem, acabarão por cá chegar.
Amanhã escreverei mais. Por agora (e já é dia 4) espero que tenham uma Boa semana, Boas Leituras e que o blog OsLivros, que tanta importância tem tido na minha vida, continue a fazer parte dela, sempre com a vossa presença.
Obrigado!
Publicado por Fábio J. às 00:01

PARABÉNS , pelo blog :)
яaqel яita a 4 de Junho de 2007 às 22:54

O meu sincero obrigado!
É um prazer ter este blog... só é pena por ter estar tão pouco por aqui.

Obrigado.
Fábio J. a 6 de Junho de 2007 às 22:56

Felizmente alguém se lembrou de criar este blog! :)
Durante este ano (ou quase, visto que o começei a visitar em Julho) aprendi muito, debati imenso de uma forma muito saudável e enriquecedora, conheci novos livros, interessei-me ainda mais pela leitura. Só pontos positivos! ~
Achei curioso a parte da "moda blog". Acreditas que eu não me apercebi? Já tinha lido num blog que me levou a criar o meu essa história de muita gente criar um blog, mas só quando entrei para este mudno me apercebi da imensidão que é a blogosfera!
Se não estou em erro o primeiro post que li foi mesmo sobre o Código da Vinci! Um ano. Caramba, como o tempo passa rápido!
Este blog merece sem dúvida um destaque. Primeiro porque a nível literário é mesmo muito bom - ainda não encontrei um que disponibilizasse críticas/comentários às obras de uma forma tão cativante depois porque dás a tua opinião sem qualquer problema ou constrangimento, o que é muito bom num blog (e na vida)!
Gostei da mudança do blog está com uma cor bonita: Amadureceu - passou de verdinho a maduro! hehe
Bem, espero que este ano tenha sido bom para ti (pareceu-me que sim) e que continues aqui por muitos!

Parabéns OsLivros!

Ah! e obrigada pela história do blog! Interessante! :)
cricri a 5 de Junho de 2007 às 01:01

Felizmente lembrei-me de o criar, isso tenho de o dizer eu! Acredita que eu aprendi mesmo bastante, tanto a nivel literário como em "experiencia": encontrei muitas pessoas fantásticas com quem realmente posso partilhar opiniões.
Eu achei que houvesse realmente a tal moda, pois tinha colegas com blogs e haviam, até, problemas com o que uns diziam nos seus blog pessoais. Enfim...
E achei que era algo engraçado e fi-lo, sem ninguém saber (não fosse isto ficar uma coisa ridicula). Realmente uma no passa muito depressa. Não é por nada, mas acho que cresci tanto neste último ano... quem sabe o blog não ajudou.
Obrigado por todos o teus elogios. Fico realmente contente! Sei que não sou nenhum especialista, mas tento ser franco e fazer algo com algum interesse.

Quanto à mudança no blog não é nada de mais. A verdade é que pretendia fazer algo mais marcante, mas não há tempo para nada, nestes dias... mudei só a cor e umas coisitas. Talvez mais tarde mude.
E sem dúvida que o blog amadureceu... ao ler alguns dos meus primeiros textos até fico constrangido e a pensar: "eu escrevi isto?"

Bem, obrigado pelas tuas visitas e comentários ao longo do ano. Tens um papel muito importante na história deste blog, só te tenho a agradecer.

Obrigado!!!

Ora, é sempre um prazer passar por aqui. Pensando nisso... aqui os blogs fazem lembrar-me várias salas de estar, confortáveis onde vamos entrando e conversando uns com os outros. Uma coisa boa, realmente!

Esqueci-me no 1º comentário de falar sobre não teres dado a conhecer o blog a mais de duas pessoas. Acho perfeitamente normal, embotra te possas bem orgulhar do trabalho aqui desenvolvido!
Quando criei o meu não dei o endereço a ninguém. Agora apenas 3 pessoas que conheço (verdadeiramente) sabem o endereço, prefiro assim e fica o nosso mundo.
Às vezes visito blogs de, maioritariamente, jovens que parece que comenta la o círculo todo de amigos. Até posso gostar do conteúdo, mas com aqueles comentários todos até perco a vontade de comentar e acabo por não o fazer.
Bem, agora esperemos os 2 anos..! Ai, daqui a um ano, tanta coisa mudará. Mas cá estaremos a comentar, não é? ;)

Criei o blog para me abstrair da minha rotina, das pessoas de sempre. Por isso não dou o meu blog a colegas e familia.
Já tive momentos em que me apeteceu contar a algumas pessoas, como aos meus pais e assim, mas este é o meu espaço, como se fosse o meu segredo, aquela segredo...
Só dei o endereço a uma pessoa (que já nem passa por cá, acho eu) e a outra descobriu-o sozinha.

Nem quero pensar como estarei daqui a uma ano... espero que melhor!
Fábio J. a 10 de Junho de 2007 às 18:41

Muitos parabéns pelo excelente espaço que aqui tens:)

Frequento este espacinho que aqui tens há pouco tempo, mas vejo que reúnes as condições necessárias para que seja um excelente local para teclar sobre gostos literários e até outros assuntos sempre de muito interesse.
Desculpa a minha ausência de comentários, mas o meu tempo tem sido mesmo escasso:/ e não me parece que vá melhorar tão depressa:( mas vejo que sofres do mesmo mal que eu ( bem como muitos dos comentadores aqui do blog): somos estudantes, apesar de em níveis diferentes:P Como li num post anterior teu que a tua falta de tempo para actualizações pode tornar este blog algo desinteressante, eu, na minha mais sincera opinião, devo teclar que não concordo minimamente com isso. Tens aqui um excelente espaço. Nem sempre interessa a quantidade de posts, mas antes a qualidade. Espero que mantenhas o blog por muito tempo, mesmo que a tua disponibilidade não te permita teclar tanto como desejas. O pouco que fizeres dará sempre muito a quem o visita:)
Pink Robot a 6 de Junho de 2007 às 23:23

Ainda bem que o meu espaço agrada! Fico feliz por isso.
Tal como dizes somos todos estudantes e por isso mesmo o tempo que podemos passar em blogs é menor, principalmente nesta altura.
Seja como for obrigado pelas tuas visitas e comentário. Tento tornar este espaço interessante, mas nem sempre é possivel. Pelo menos fico satisfeito ao saber que dizes ser de qualidade.

Bom fim-de-semana e até à próxima.
Fábio J. a 8 de Junho de 2007 às 18:57

Parabéns!! Parabéns atrasados, mas são sinceros, para ti (que bem mereces) e para este blog tão especial e crítico como tu.
Graças a ti, comprei livros que são muito bons, porque tu os elogiaste e que não se encontram muito à venda, muitas vezes por serem livros de autores portugueses, mas que de facto são bons livros que ficam na memória. Sempre que estou interessado em comprar algum, passo sempre pelo teu blog à espera de encontrar um que me fascine, e na verdade, faço sempre a escolha certa.
Aqueles que mais me fascinam são as sagas, não te sei explicar bem porquê, talvez porque gosto de ler a continuação de uma história, crescer e amadurecer com ela... Não sei...
Mais uma vez, obrigado também por visitares o meu blog... Um abraço e continuação de um excelente trabalho e espero cá estar daqui a um ano, para festejar dois anos de leituras online!! ;)
Cornelius Fudge a 7 de Junho de 2007 às 14:16

Muito obrigado!
Fico contente por saber que fui util e te ajudei, de algum maneira, a fazer uma boa escolha literária.
Também tenho um especial interesse pelas sagas/séries e tal como tua não sei explicar muito bem porquê, mas talvez seja por podermos aprofundar as personagens e a história duma maneira tão particular e intensiva.
O teu blog continua a ser um ponto de referencia para mim. Visito-o todos sempre que venho ao computador. És o meu informador oficial HP.

Bem, também eu te espero encontrar no próximo ano. Até lá!
Boas Leituras!!!
Fábio J. a 8 de Junho de 2007 às 19:17

Muitos parabéns !!!!!!!!!!! eu não sabia que o teu blog já tinha um ano, pois só comecei a comentar em Outubro , se não me engano. e ainda bem que eu encontrei este bolg , pois ele é realmente fantástico. Aqui eu posso escrever, discutir opiniões, fazer reflexões ............. e o melhor de tudo é que eu obtenho sempre uma resposta!Acho que essa é uma das razões que conduziram ao grande sucesso do teu blog. Tu dás atenção a quem comenta o teu blog e procuras sempre responder a todos os comentários. Isso incentiva a que as pessoas voltem ao teu blog uma e outra vez, até passarem a vir aqui durante muitos meses. O teu blog tem mesmo algo de muito especial, pois é o blog que eu comento à mais tempo e neste momento é dos únicos que eu comento. Continua a postar porque eu quero aqui estar para o ano a dar te os parabéns pelo teu segundo aniversário.

ah e também quero ver qual é que vai ser a cor eleita para o próximo ano!

Já me ia esquecendo, gostei de saber um pouco mais sobre a história do teu blog, e o porque do nome o critico! Acho que um nick tem sempre uma história nem que seja pequenina e eu gosto de saber essas histórias. acho que é uma consequência de ler muitos livros de fantasia. Adoro histórias!!!!!!!!!!!!
mc a 9 de Junho de 2007 às 16:28

A ideia dum blog sobre livros é exactamente essa: para que qualquer pessoa possa dar a sua opinião e fico contente sempre que alguém o faz. Ao responder aos comentários estou a participar numa qualquer discussão o que é muito compensador e algo que me agrada bastante.
Também espero ter-te aqui, como visitante, no próximo ano, continuando a receber os teus conselhos e opiniões.
A actual cor do blog é a resposta a mudanças que tiveram de ser rápidas. Pretendo, durante as férias, mudar um pouco mais o visual do blog.

Obrigado pelos teus comentários!
Fábio J. a 10 de Junho de 2007 às 18:09

Antes de mais nada, Parabéns!!! Já há algum tempo que não passava pelo teu blog, tal como tu tenhu andado sem tempo. Quero felicitar-te também pelo novo visual do blog, que esta porreiro. Vejo que adoras o verde.
Não conhecia a história do blog, mas fiquei a conhecer. Espero ter mais tempu pa escrever e para comentar os blogs. mais uma vez parabéns e boas leitura!
leitor a 14 de Junho de 2007 às 21:51

Muito obrigado!
Daqui a algum tempo estaremos de férias, e felizmente teremos oportunidade para descansar, e claro, comentar e escrever nos blogs.

Não é que adore o verde, mas por agora ficou... nas férias ei de mudar algumas coisas.

Boa sorte para os exames!
Fábio J. a 18 de Junho de 2007 às 22:18

Parabéns mesmo pelo blog...ameiii,afinal pra mim é bem melhor ler um livro do q ficar na frente do pc ou até mesmo da tv....
tratamento de efluentes a 27 de Julho de 2009 às 21:38

Obrigado!

Nem tudo é mau na tv e na internet, mas não há nada como um bom livro.
Até Breve!
Fábio J. a 27 de Julho de 2009 às 23:08

Um blog sobre livros e afins. A descongelar lentamente...
Contacto
Contacto

As mensagens poderão não ser lidas por extensos períodos. Pedidos de divulgação e/ou colaboração poderão não obter resposta.
pesquisar
 
A ler...
Tales of Earthsea

Romeo and Juliet

comentários recentes
<a href='http://www.cricinfobuzzlive.com/live-c...
E Jack london?Eça de Queiros.....
Também adorei!:http://numadeletra.com/a-mancha-hum...
Quando será lançado o quarto livro em português do...
Estou agora a ler esse livro e este seu texto deu-...
arquivos
2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


2006:

 J F M A M J J A S O N D


Leitores Online
online


O autor deste blog não respeita o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa