Julho 13 2007

Estreou ontem em Portugal a adaptação cinematográfica do quinto livro do mais famoso jovem feiticeiro do mundo, Harry Potter e a Ordem de Fénix, e é já recordista de bilheteiras nos EUA e na Austrália. Para além disso, faltam apenas 7 dias para o lançamento do derradeiro volume da saga literária. Não será propriamente o fim, para mim, já que só lerei a tradução, mas a data marca o fim duma “era” literária a que poucos de nós ficámos indiferentes.

Esta famosa saga literária ter por título o nome do seu herói, Harry Potter, um jovem que se destaca dos demais. São, portanto, duas características comuns à saga alemã Anders, já que nela também acompanhamos todas as aventuras e desventuras dum jovem com uma vida singular.
Nos últimos dias passei momentos num mundo estranho onde elfos, trolls, anões e outras criaturas medonhas se cruzam com humanos da Idade Média que vivem em castelos feitos de betão e recebem visitantes de helicóptero. Estranho? Talvez, mas tudo isto faz parte do terceiro volume desta tetralogia de Wolfgang e Heike Hohlbein, Anders 3 – O trono de Tiernan.
Há ano atrás começava esta saga, bastante entusiasmado diga-se de passagem, e os visitantes dessa data lembrar-se-ão, provavelmente, da minha desilusão gerada, em grande parte, pelas altas expectativas. Com o segundo isso foi diferente e embora com alguns “senãos” a história mostrou-se bastante positiva. Neste volume foi ainda mais positiva!
O início nada teve a ver com o que esperava, o que até foi bom. Desde logo a acção mergulha no suspense e expectativa que antecede uma batalha... e eis ela acontece. Cerca de metade deste livro narra a batalha entre dois exércitos, um tenta manter a sua segurança e poder, outro que tenta conquistar a liberdade, ambos ocupar o trono de Tiernan. Desde o início a luta parece estar perdida para o lado de Anders, mas mesmo afundado em sangue e morte o tão esperado milagre acontece, duma forma estranha e pouco reconfortante, mas acontece.
Talvez seja eu que tenha alguma tendência literária para a guerra, mas a verdade é que gostei imenso. Possivelmente isto deve-se à acção e emoções, já que numa segunda parte da obra estas não estão tão presentes, uma vez que Anders, agora acompanhado pela sofrida mas corajosa Lara (que tal como Katt, nos volumes anteriores, funciona como o suporte indispensável de Anders), parte em fuga, mais uma vez, e a partir daí a história não é tão arrebatadora. Mas numa grande confusão vão parar às mãos de “alguém”.
E é então que se obtêm algumas respostas das muitas questões criadas pelo enredo. Algumas delas foram apenas confirmações, pois não é preciso ter uma grande imaginação para se tirar conclusões. Contudo, houveram várias que ficaram por esclarecer e mais uma dúzia delas foi deixada no ar.
Uma nova perspectiva sobre trolls é nos apresentada, mais para o final, mas quando este chega... somos confrontados com uma carnificina incrível e mortes com sabor amargo. Anders está agora desesperado. O fim chega aberto e com uma grande questão: como irá Anders sobreviver?
Rico em emoções e com uma acção indiscutível, este volume soube-me realmente muito bem e não podia estar mais curioso pela sua continuação, que será também o seu final. Há algum tempo desaconselhei a compra desta obra... retiro o que disse, pois com este terceiro volume compreendi o quão fantástico é o mundo da saga Anders.

Anders 3 - O Trono de Tiernan de Heike Hohlbein e  Wolfgang Hohlbein

 

Bom fim-de-semana e Boas Leituras!!!

Publicado por Fábio J. às 19:22

ola
tal como deves ter percebido interrompi a leitura do Anders 3 para acabar de ler a triologia Sevenwaters . mas pareceme que o Anders 3 vai ser fixe. assim que acabar de ler A Filha da Profecia vou logo ler o Anders 3 e de seguida (pois ja o comprei)o Anders 4.
[Error: Irreparable invalid markup ('<br [...] <a>') in entry. Owner must fix manually. Raw contents below.]

ola <BR>tal como deves ter percebido interrompi a leitura do Anders 3 para acabar de ler a triologia Sevenwaters . mas pareceme que o Anders 3 vai ser fixe. assim que acabar de ler A Filha da Profecia vou logo ler o Anders 3 e de seguida (pois ja o comprei)o Anders 4. <BR class=incorrect name="incorrect" <a>ja</A> tenho acabado de ler livros que ha muito tempo era para ler. ja li As Brumas de Avalon , vou acabar de ler o Anders e Sevenwaters . esta a ser um verao muito recheado. tambem so vou ler o Harry Potter traduzido, prefiro assim. no entanto ainda ando ver se descubro alguma coissa sobre o 3º livro da Triologia a Herança.
ARYA a 14 de Julho de 2007 às 12:09

Tu é que és uma leitora dinâmica: sempre a "saltar" duma obra para a outra, sempre acompanhada por um livro...
Eu agora não estou a ler nada de novo, nem sei quando o farei! Esta semana devo começar algo novo, só não sei bem o quê.
Acho que vais gostar de ler o Anders 3. A sensação que tenho, quando leio esta saga, é de que estou a acompanhar várias histórias, em vários mundos, pois a diversidade é tanta... eu gostei bastante e quero ler Anders 4 ainda este Verão.

Bem, só me resta desejar-te Boas Leituras, e pelo que dizes vão ser mesmo.
E já agora, Juliet Marillier é assim tão boa?
Fábio J. a 15 de Julho de 2007 às 23:09

o ultimo post estive a ver como funcionava aquilo da ortografia. se nao perceberes diz.
ARYA a 14 de Julho de 2007 às 12:11

Eu percebi, até porque li no mail e lá está perfeito... só não percebi porque que ficou assim. Quando a usava também me acontecia assim umas coisas, mas a agora o máximo que faço é usar o corrector para verificar.
Fábio J. a 15 de Julho de 2007 às 23:11

Bem, que evolução desde o 1º livro de Anders até este..! A história parece interessante por aquela ligação entre os tais seres e os helicópteros hehe
Mas para mim, pelo menos este volume, tem guerra a mais. Ao contrário de ti, eu tento passar rapidamente a frente dessas partes. Isto porque normalmente é só braços e pernas partidas, metades que morrem, a outra metade trespassada por não-sei-quê..!Vá,mas há batalhas interessantes...Depende dos livros. :)

Quanto ao Harry Potter...Estou super ansiosa! Hoje fiquei seriamente em pensar encomendar o livro em inglês.Estou mesmo a ponderar fazê-lo. É que em Outubro, se tudo correr bem, devo andar super ocupada, talvez seja melhor lê-lo com calma mesmo ir vendo palavras no dicionário e aproveitar assim estas semanas.De qualquer forma soube que a leitura que a JKRowling vai fazer no dai 21 no museu da história natural de Londres, a leitura que costuma fazer à meia-noite no lançamento dos livros vai passar em directo, julgo que no site da Bloomsburry.
Mas ainda mais ansiosa estou em relação ao filme. Já me disseram que está fabuloso, muito mais fiel ao livro, as cenas óptimas..! Pelo trailer eu gostei muito, espero não me desiludir. Mas só devo ir ver segunda ou terça - depois do último exame (finalmente!)

Bom Domingo!
cricri a 15 de Julho de 2007 às 00:51

Quando o primeiro livro da tetralogia Anders saiu não me pareceu algo muito tentador de ler, contudo, tem recebido muito boas críticas e acho que o teu post finalmente me convenceu;)

Quanto ao Harry Potter... Vou, definitivamente, ler o original em inglês (reservado há mais de um mês:P ). Já leio os originais desde o quinto volume e aconselho, pois nem sempre as traduções são muito fiéis (basta ver o título do sexto livro e a respectiva tradução :S ).

Queria fazer, ainda, referência ao livro e ao filme Stardust. Este livro foi escrito por Neil Gaiman e Charles Vess e está editado no nosso país pela Presença, estando presente na colecção Via Láctea. Eu sei que o livro tem um aspecto muito fininho para o habitual, mas o trailer e o elenco do filme convenceram-me que seria algo a não perder. Como tal, decidi adquirir o livro pela minha curiosidade em ver mais tarde o filme. Assim que acabar A Fórmula de Deus, devo ler este livro e depois teclo aqui qualquer coisa. É sempre interessante ver adaptações cinematográficas de livros quando já tivemos a oportunidade de os ler (embora, a maior parte das vezes, os filmes não sejam muito fiéis aos livros, como o caso do estranho filme do Eragon).

Peço desculpa pelo erro. O livro que referi no comentário anterior foi escrito unicamente por Neil Gaiman (não sei porque fui inventar o outro nome :s ).

Charles Vess é ilustrador e sei que já trabalhou noutras obras com Neil Gaiman (nas tais que andei a pesquisar). É provavel que seja ele o ilustrador desta obra, pois sei que é ilustrada (só não sei por quem).
Fábio J. a 15 de Julho de 2007 às 23:34

Se fosse só pelo primeiro dir-te-ia claramente para não leres, pois estava à espera de tanto, e depois... mas agora que olho para trás vejo que talvez tenha sido mais por minha culpa do que por causa do livro. Contudo, os 2º e 3º são verdadeiramente interessantes. É ficção científica, onde um jovem mergulha num mundo de fantasia: está tudo dito!

Conhecia o nome, de vista, por causa de ser da Via Láctea mas não sabia que ia ser adaptado para cinema. Fui ao site e gostei bastante... e já sai em Agosto!
Coincidência ou não andei há alguns dias a pesquisar por Neil Gaiman pois queria ler uma obra deste escritor cada vez mais premiado, tido como os dos melhores dentro do género fantástico da actualidade. É curioso, pois nas minhas pesquisas não encontrei o Stardust. Mas agora quero ler... tal como com o Philip Pullman (Os Reinos do Norte, que serão adaptados) gostava de ler a obra antes da estreia do filme mas neste caso já não sei se dá.
Bem, obrigado pela dica, foi uma bela surpresa e irei acompanhar os "desenvolvimentos".
Fábio J. a 15 de Julho de 2007 às 23:32

Talvez tenhas razão, já que é muito tempo de batalha (e também há esse tipo de descrições onde os membros voam), mas a própria batalha não é contínua e existem os preliminares, as reflexões, as conversas... eu gostei, até porque gosto de sentir emoções quando leio, e ver (ler) "montes" de inocentes a serem mortos e coisas do género é recheado de sensações.

Eu vou mesmo esperar pela tradução do último Harry Potter. Li todos em português e se lê-se este em inglês não iria apanhar tudo, coisa que não pode acontecer! No teu caso é uma situação a ponderar... depende do teu inglês.
Também soube da leitura em directo (no site da autora), e irei tentar acompanhar... Vai ser um momento!
Eu ando a tentar empurrar alguém para ir comigo ao cinema. Os meus colegas foram na estreia mas eu não pude e agora até já estou a pensar ir sozinho! Ando a desesperar.

Bem, boa sorte para os derradeiro exames, espero que te corram lindamente.

Cya

Muito obrigada!:) Já estou de férias!!!! Hurray!! :D

Bem, eu só ainda li parte do primeiro em inglês e acho que se entende...apesar de talvez isso também se deva a já conhecer a história. Bem, mas acho que vou arriscar. Até porque tenho quase a certeza que se esperar até ao final do ano alguém me irá contar o final. Mas claro que depois volto a ler em Português para confirmar tudo. Entretanto fui hoje a uma livraria (as maravilhosas livrarias da minha cidade) e como é de esperar não vão ter o livro. Alegaram que encomendaram mas que a editora, presença, não tinha. Ora, a Presença só se deve responsabilizar pelos portugueses, a inglesa é a Bloomsburry...Bem, mas cada vez acho mais que a opção "encomenda-pela-net" é mesmo a melhor opção.

Quanto ao filme, aproveitei hoje para ir ver. Gostei muito! É sem dúvida o filme mais parecido ao livro e sem menos partes adulteradas. Desta vez até as frases do livro utilizaram. Claro, tem algumas falhas, coisas diferentes, mas eu diria que não tem comparação aos anteriores. De qualquer forma, mesmo as partes adulteradas acho que estiveram muito bem. Nota-se também a maturidade dos actores. O trio etseve muito bem. Mas tive de fazer um esforço para me conter com aquela "senhora"...Dolores Umbridge. Ela é simplesmente desprezável!!!Tanto no livro como no filme.. É que aquele riso dela...demais!
Bem, mas logo verás! ;)
Não me desiludiu, o que é muito bom, comparando aos anteriores em que saíra de lá totalmente desiludida.Principalmente nos 2 primeiros.
Vê lá então se não perdes mesmo o filme! :)

e como ja disse no mural, está muito giro o novo visual do blog! :)
cricri a 16 de Julho de 2007 às 22:57

ola
fiquei de boca aberta a olhar para o monitor assim que abri o teu blog. ja te tinha ouvido anunciar que ias fazer mudanças no blog mas nao estava à espera. Acho que esta fixe. Pronto queres com mais ...ênfase??? ESTA BUE FIXE!!! esta melhor?? espero que sim ;) :P
ja comecei a ler o Anders 3. estou quando é o ataque ao castelo. nao vou tirar duvidas nao va alguem estar mais para tras e eu estar a estragar a surpresa.
quando à Julliet Marillier gostei bastante de ler os livros. ha tres escritoras que estao interligadas, um circulo. Sandra Carvalho, Julliet Marillier e Marion Zimmer Bradley. sao todas optimas escritoras mas pareceme que pegam em promenores de das outras. mas mesmo assim os livros sao muito bons. Tal como ja disse e vou repetir gostei bastante de ler Julliet Marillier tal como gostei da mudança de visula do teu blog ;) esta o maximo!!
ARYA a 17 de Julho de 2007 às 19:30

Um blog sobre livros e afins. A descongelar lentamente...
Contacto
Contacto

As mensagens poderão não ser lidas por extensos períodos. Pedidos de divulgação e/ou colaboração poderão não obter resposta.
pesquisar
 
A ler...
Tales of Earthsea

Romeo and Juliet

comentários recentes
<a href='http://www.cricinfobuzzlive.com/live-c...
E Jack london?Eça de Queiros.....
Também adorei!:http://numadeletra.com/a-mancha-hum...
Quando será lançado o quarto livro em português do...
Estou agora a ler esse livro e este seu texto deu-...
arquivos
2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


2006:

 J F M A M J J A S O N D


Leitores Online
online


O autor deste blog não respeita o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa