Julho 13 2007

Estreou ontem em Portugal a adaptação cinematográfica do quinto livro do mais famoso jovem feiticeiro do mundo, Harry Potter e a Ordem de Fénix, e é já recordista de bilheteiras nos EUA e na Austrália. Para além disso, faltam apenas 7 dias para o lançamento do derradeiro volume da saga literária. Não será propriamente o fim, para mim, já que só lerei a tradução, mas a data marca o fim duma “era” literária a que poucos de nós ficámos indiferentes.

Esta famosa saga literária ter por título o nome do seu herói, Harry Potter, um jovem que se destaca dos demais. São, portanto, duas características comuns à saga alemã Anders, já que nela também acompanhamos todas as aventuras e desventuras dum jovem com uma vida singular.
Nos últimos dias passei momentos num mundo estranho onde elfos, trolls, anões e outras criaturas medonhas se cruzam com humanos da Idade Média que vivem em castelos feitos de betão e recebem visitantes de helicóptero. Estranho? Talvez, mas tudo isto faz parte do terceiro volume desta tetralogia de Wolfgang e Heike Hohlbein, Anders 3 – O trono de Tiernan.
Há ano atrás começava esta saga, bastante entusiasmado diga-se de passagem, e os visitantes dessa data lembrar-se-ão, provavelmente, da minha desilusão gerada, em grande parte, pelas altas expectativas. Com o segundo isso foi diferente e embora com alguns “senãos” a história mostrou-se bastante positiva. Neste volume foi ainda mais positiva!
O início nada teve a ver com o que esperava, o que até foi bom. Desde logo a acção mergulha no suspense e expectativa que antecede uma batalha... e eis ela acontece. Cerca de metade deste livro narra a batalha entre dois exércitos, um tenta manter a sua segurança e poder, outro que tenta conquistar a liberdade, ambos ocupar o trono de Tiernan. Desde o início a luta parece estar perdida para o lado de Anders, mas mesmo afundado em sangue e morte o tão esperado milagre acontece, duma forma estranha e pouco reconfortante, mas acontece.
Talvez seja eu que tenha alguma tendência literária para a guerra, mas a verdade é que gostei imenso. Possivelmente isto deve-se à acção e emoções, já que numa segunda parte da obra estas não estão tão presentes, uma vez que Anders, agora acompanhado pela sofrida mas corajosa Lara (que tal como Katt, nos volumes anteriores, funciona como o suporte indispensável de Anders), parte em fuga, mais uma vez, e a partir daí a história não é tão arrebatadora. Mas numa grande confusão vão parar às mãos de “alguém”.
E é então que se obtêm algumas respostas das muitas questões criadas pelo enredo. Algumas delas foram apenas confirmações, pois não é preciso ter uma grande imaginação para se tirar conclusões. Contudo, houveram várias que ficaram por esclarecer e mais uma dúzia delas foi deixada no ar.
Uma nova perspectiva sobre trolls é nos apresentada, mais para o final, mas quando este chega... somos confrontados com uma carnificina incrível e mortes com sabor amargo. Anders está agora desesperado. O fim chega aberto e com uma grande questão: como irá Anders sobreviver?
Rico em emoções e com uma acção indiscutível, este volume soube-me realmente muito bem e não podia estar mais curioso pela sua continuação, que será também o seu final. Há algum tempo desaconselhei a compra desta obra... retiro o que disse, pois com este terceiro volume compreendi o quão fantástico é o mundo da saga Anders.

Anders 3 - O Trono de Tiernan de Heike Hohlbein e  Wolfgang Hohlbein

 

Bom fim-de-semana e Boas Leituras!!!

Publicado por Fábio J. às 19:22

Bem, que evolução desde o 1º livro de Anders até este..! A história parece interessante por aquela ligação entre os tais seres e os helicópteros hehe
Mas para mim, pelo menos este volume, tem guerra a mais. Ao contrário de ti, eu tento passar rapidamente a frente dessas partes. Isto porque normalmente é só braços e pernas partidas, metades que morrem, a outra metade trespassada por não-sei-quê..!Vá,mas há batalhas interessantes...Depende dos livros. :)

Quanto ao Harry Potter...Estou super ansiosa! Hoje fiquei seriamente em pensar encomendar o livro em inglês.Estou mesmo a ponderar fazê-lo. É que em Outubro, se tudo correr bem, devo andar super ocupada, talvez seja melhor lê-lo com calma mesmo ir vendo palavras no dicionário e aproveitar assim estas semanas.De qualquer forma soube que a leitura que a JKRowling vai fazer no dai 21 no museu da história natural de Londres, a leitura que costuma fazer à meia-noite no lançamento dos livros vai passar em directo, julgo que no site da Bloomsburry.
Mas ainda mais ansiosa estou em relação ao filme. Já me disseram que está fabuloso, muito mais fiel ao livro, as cenas óptimas..! Pelo trailer eu gostei muito, espero não me desiludir. Mas só devo ir ver segunda ou terça - depois do último exame (finalmente!)

Bom Domingo!
cricri a 15 de Julho de 2007 às 00:51

Quando o primeiro livro da tetralogia Anders saiu não me pareceu algo muito tentador de ler, contudo, tem recebido muito boas críticas e acho que o teu post finalmente me convenceu;)

Quanto ao Harry Potter... Vou, definitivamente, ler o original em inglês (reservado há mais de um mês:P ). Já leio os originais desde o quinto volume e aconselho, pois nem sempre as traduções são muito fiéis (basta ver o título do sexto livro e a respectiva tradução :S ).

Queria fazer, ainda, referência ao livro e ao filme Stardust. Este livro foi escrito por Neil Gaiman e Charles Vess e está editado no nosso país pela Presença, estando presente na colecção Via Láctea. Eu sei que o livro tem um aspecto muito fininho para o habitual, mas o trailer e o elenco do filme convenceram-me que seria algo a não perder. Como tal, decidi adquirir o livro pela minha curiosidade em ver mais tarde o filme. Assim que acabar A Fórmula de Deus, devo ler este livro e depois teclo aqui qualquer coisa. É sempre interessante ver adaptações cinematográficas de livros quando já tivemos a oportunidade de os ler (embora, a maior parte das vezes, os filmes não sejam muito fiéis aos livros, como o caso do estranho filme do Eragon).
Pink Robot a 15 de Julho de 2007 às 11:15

Peço desculpa pelo erro. O livro que referi no comentário anterior foi escrito unicamente por Neil Gaiman (não sei porque fui inventar o outro nome :s ).
Pink Robot a 15 de Julho de 2007 às 17:21

De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres


Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Um blog sobre livros e afins. A descongelar lentamente...
Contacto
Contacto

As mensagens poderão não ser lidas por extensos períodos. Pedidos de divulgação e/ou colaboração poderão não obter resposta.
pesquisar
 
comentários recentes
Olá!Estaria, por acaso, interessado em vender esse...
Muito boa tarde, gostaria de comprar o livro o alq...
O livro pareçeme intereçante eu vou começalo a ler...
Um religioso falando em delírios... chega a ser pa...
-Crónica de uma morte anunciada...vi esse filme em...
arquivos
2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


2006:

 J F M A M J J A S O N D




O autor deste blog não respeita o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa