Julho 20 2007
Tudo na vida tem um fim. Não existiria, realmente, se não o tivesse. A série Harry Potter não é excepção. Faltam poucas horas para se celebrarem os 10 anos da série literária, celebração essa que será feita com a conclusão da mesma.
Dez anos depois do modesto e até difícil lançamento de Harry Potter and the Philosopher's Stone, o sétimo e último livro é lançado duma forma bastante pouco discreta, numa acção à escala planetária na qual o mistério, ansiedade e histeria se fundem, tornando este acontecimento único.
Muito mudou desde que “o menino que sobreviveu” chegou às livrarias. Hoje, Harry Potter é uma marca que vale mais de 15 biliões de dólares, a sua criadora uma das mulheres mais ricas do mundo e o jovem actor que interpreta o seu papel nos filmes o jovem mais rico da Inglaterra. Seis livros, cinco filmes e respectivos vídeo jogos e muito marketing deram a esta saga milhões de fãs por todo o planeta, estando muitos deles à espera do dia 21 para tirarem todas as dúvidas e descobrirem o derradeiro fim da famosa aventura do jovem feiticeiro.
Harry Potter and the Deathly Hallows é já o livro mais procurado na Internet, e será, sem dúvida, o livro de venda mais rápida da história. Nas últimas semanas, foram várias as notícias que declaravam que o final da saga tinha sido descoberto, atingindo o ponto máximo com as supostas fotos de todas as páginas do título. Apesar de serem actos de mau gosto, e de também ocorrerem alguns problemas na distribuição e venda, a verdade é que tudo isto proporciona ainda mais interesse por este fim.
Amado por uns e odiado por outros, esta história ocupa o seu lugar, um trono que dificilmente será usurpado. Talvez por isso, petições como a “Save Harry Potter” tentam dar voz à vontade de alguns fãs, resta saber se terá resultados, até porque a sorte do jovem feiticeiro ainda não está decidida. J. K. Rowling acabou a escrita em choro, e já disse querer descansar depois da escrita destes volumes, não tendo projectos para o futuro, esperando uma nova grande inspiração.
Praticamente todos os meios de comunicação dão destaque a este lançamento. É que, embora ainda faltem dois filmes, a verdadeira alma de Harry Potter reside nos livros e essa, de certa forma, morre hoje: não haverão mais teorias, mais mistérios, nem notícias, e ainda que esta história continue por muitos anos na memória colectiva de todos quanto acompanharam a sua demanda, eis que chega finalmente o fim.
Terá a saga tido reais efeitos no incentivo à leitura? Terá sido importante para o mundo literário? Terá Harry Potter mudado a vida de alguém? A saga tem algo de especial, disso não há dúvida, resta saber o que ocupará o lugar agora vazio.
Num momento bastante simbólico, a autora assinalará o fim da história que ofereceu ao mundo lendo um excerto desta nos primeiros minutos do dia 21, no Museu de História Natural de Londres, na presença de 500 fãs, estando em directo no site da Bloomsbury.
Mesmo para quem não lerá o livro na versão original, hoje é o fim de um ciclo. Cada um descreve-o como bem achar.
Do início ao fim, dez anos de magia!
Publicado por Fábio J. às 18:03

Só quero uma coisa: que Outubro chegue depressa, porque não aguento esperar mais. Não vou ler em Inglês, porque os meus conhecimentos não são os melhores. Tenho pena. E não sei como é que vou conseguir manter-me afastado da Internet para não descobrir o final da saga. Provavelmente não vou conseguir. Amanha ( se calhar ainda hoje) já vou saber o derradeiro final da história. Sim, tens razão quando dizes que a verdadeira essência do fenómeno Harry Potter acaba hoje. Ainda vai haver 2 filmes para nos deliciar com a magia e a aventura característica da saga. Mas é algo que já sabemos o que acontece e o mistério, a aventura, o facto de se querer descobrir mais e de se descobrir mais segredos vai acabar. E desses momentos vou sentir falta! E pelos vistos, não só a mim vão fazer falta. As petições Save harry " comprovam isso. As memórias, com certeza, vão permanecer nas cabeças das pessoas por muitos anos. Pelo menos, eu não vou esquecer. É isso que torna Harry Potter tão especial. É um livro para a história!

Gostei da mensagem que a autora deixou no seu site. Ela diz que o último livro foi o seu favorito e faz uma despedida aos fans da saga. Até me senti triste com as suas palavras... Hás-de ler, Crítico. Está no site da autora e também deve estar noutros sites.

pp a 20 de Julho de 2007 às 22:56

Também estou ansioso para que a tradução seja editada, não me quero arriscar no original. Até nem estava ansioso, mas este dia, a noção de que isto é realmente o fim fez me mudar de atitude: mal posso esperar!

Nem sei como farei, mas no próximos dias vou tentar exilar-me e esperar que a "febre" passe. Quero saber tudo sozinho!
Como dizes, de certa forma a magia de Harry Potter acaba hoje, pois embora ainda venham as fotos, os trailers e toda a publicidade em torno dos filmes, verdadeiros mistérios já não existirão. E tenho pena por isso. Mas acho que este deve ser mesmo o fim, espero que a autora não decida fazer sequelas: tudo tem de ter o fim, e hoje é o de Harry Potter. Mas é certo que Harry Potter ficará sempre nas nossas memórias, pelo menos daqueles que leram e viveram a sua magia.

Acho que ainda não li a tal mensagem, mas é compreensivel. Se para nós este final é estranho, para a criadora, a "mãe" de Harry Potter, deve ser bastante mais complicado...

Boa sorte para os próximos dias!

Ainda não tive tempo para ir buscar o meu volume que encerrará toda esta saga do Harry Potter. Talvez amanhã (não o lerei já, pois a minha mana já me fez o ultimato de se ela a primeira a ler, uma vez que ainda tenho tantos livros por ler) o vá buscar. Ainda me lembro de como me cruzei com o Harry Potter. Foi há uns 7 anos atrás. Andava no 9º ano e ganhei um concurso literário, cujo primeiro prémio era um livro. O professor de português da escola veio ter comigo sorridente e entregou-me o meu prémio. Perguntou-me se eu conhecia e eu disse não. Disse-me que o livro era um verdadeiro fenómeno no estrangeiro. Olhei para a capa e achei-a mesmo infantil. Mas quem queria ler aquilo? Harry Potter e a Câmara dos Segredos? E comecei a saga do Harry Potter pelo segundo volume sem saber muito bem o que estava a ler. Mais tarde, constatei o fenómeno que o livro se tinha tornado e que nunca me tinha ocorrido. Agora está a chegar ao fim.

Tal como já anteriormente disse, só lerei a versão portuguesa, por isso irás ler muito antes de mim... acho que estou a ficar com inveja! ;)

Eu cruzei-me com o Harry Potter duma forma muito mais... banal. Fui a um hipermercado com os meus pais, e por acaso a tradução do 5º volume tinha sido lançada havia pouco. Como já o conhecia dos filmes, decidi "experimentar". Gostei, mas não me devo ter entusiasmado muito pois só voltei a pegar num exemplar quando o sexto saiu. Ai foi a loucura: comprei logo de seguida os primeiros volumes e li toda a saga, relendo os que já tinha. Acho que só a partir do lançamento do sexto me tornei fã da saga...
Ao teu lado sou um leigo em Harry Potter, já que a "convivência" foi pouca!

Bem, só espero que Outubro chegue depressa.
A ti, Boas Leituras!!!
Fábio J. a 22 de Julho de 2007 às 22:41

E a grande verdade em relação ao Harry Potter, é que foi uma grande maneira de porem os mais novos a aprenderem a gostar de ler.
Um Abraço
Rastr a 22 de Julho de 2007 às 01:16

olaa!! é vdd , foi o harry potter k me transformou num rato de biblioteca! com muito orgulho! LOL creio k toda a historia foi incrivelmente pensada,como é k ng nunca pensou nisto antes?? eu tmb so vou ler a versao portuguesa! uma amiga minha ja comprou o em ingle,mas eu ja fiz isso uma x e jurei pa nk mais lol foram 2 semanas a ler akilo 0.0 LOL tenho pena k acabe....como tenho pena k acabem todas as boas ...logias k leio. pode ser k daki a uns tempos saia mais um como factor surpresa! =P****
Miss Bradshaw a 23 de Julho de 2007 às 12:17

O Harry Potter também me influenciou bastante. Abriu-me as portas aos livros mais grossos e à fantasia. Ao contrário do que muitos dizem, no meu caso, e pelos vistos também no teu, esta saga teve um papel importante.
Infelizmente vamos ter de esperar até Outubro. Tive a sorte de não ver nada revelado (que estivesse provado por alguém que tenha lido), mas hoje um "colega" fez-nos o favor de revelar o ponto mais importante na história sem avisar que o iria fazer, no meu dum texto normal... vou ver se me esqueço do que li.

Até Outubro vai ser duro!
Fábio J. a 25 de Julho de 2007 às 22:44

Eu estou ansiosa por o ler! o_o mas ainda estou no 3o -.-'' tenho que comprar os outros o quanto antes e depois esperar pela versão portuguesa do último! lol
Só que estou um bocado triste :(... sem querer entrei num site onde estava a letras bem gordas quem morria e quem é que os matava... Fiquei mesmo fula! lol Mas como sou muito esquecida, estou na esperança de me esquecer do que vi e que quando começar a ler o livro já não me lembre quem vai morrer! xD Quem me dera... x)
epa, os livros do Harry Potter são mesmo viciantes, li o 1º num dia, o 2º num dia e meio e o 3º em 3! xDDD Por isso, cuidado quando pegarem num livro do Harry Potter, podem não conseguir largá-lo! [lol]
;D
Emplastr@ a 25 de Julho de 2007 às 16:48

(Este é o segundo comentário de resposta, não sei o que aconteceu ao outro.)

De certa forma tens mais sorte do que eu, pois irás ler os livros todos seguidos e assim lembrar-te-ás melhor de todos os pormenores... ando até a pensar reler o os livros para assim tas tudo "fresco" na memória.
Eu também li hoje, num blog "vizinho" a resposta à principal questão da saga... não estava à espera de encontrar este spoiler confirmado por quem leu, mas pronto... de muito mau gosto!

Rens razão quando dás o teu conselho. A comprova-lo estão os milhares de leitores da saga.

Até Breve e Boas Leituras!

O que te está a acontecer com os livros a mim está a acontecer com os filmes: já não me lembro de muita coisa! (mesmo lendo o livro, não me consegui recordar muito bem do filme em questão...)
Eu também não acho muita piada a essa gente que anda por aí a pôr spoilers na net e ainda por cima sem aviso! -.-'' Eu pelo menos fiquei de mau humor durante dois dias por causa daquele episódio xD

Mas bem, vamos ter de esperar por ler o livro pra saber o desenrolar da história e pra ver se ela acabou como queríamos! :D
Emplastr@ a 26 de Julho de 2007 às 12:01

Acho que ainda n tinha comentado nenhum post no te blog mas, na verdade venho cá muitas vezes, porque é fantastico. Parabens!

Quanto ao assunto propriamente dito, tambem sou fã incondicional de Harry Potter e tambem tenho uma certa pena que acabe já. Quando penso que este é o último da saga e que não lerei mais nenhum fico muto triste.

Mas, em compensação, o último livro está mesmo muito bom. Já o li e, sem ser spoiler, digo que vale mesmo a pena. Um final digno de tão grande história.

Despeço-me por agora, pois espero voltar! E mais uma vez, parabens e continua!

rf a 25 de Julho de 2007 às 21:20

É sempre bom receber novas visitas e novos comentários e opiniões! Desde já obrigado...

Por um lado não queria que houvessem mais volumes. Se a saga estivesse programada para isso, óptimo, mas não sou a favor de iniciativas como a petição para haver uma continuação. Como já tantas vezes aqui disse, tudo tem de ter um final e o de Harry Potter é este livro, pelo menos no que toca a esta saga. Contudo, não deixa de ser um pouco triste... pensarmos que não haverá próximo, como sempre houve... será estranho.

Bem, pelo menos a opinião foi positiva... houveram fãs descontentes. Obrigado por não contares nada, quero descobrir cada pormenor lentamente!

Então, Até Breve!
Fábio J. a 25 de Julho de 2007 às 23:33

Harry Potter... Acabou. Para mim acabou ontem, depois de ler as últimas palavras do livro. Tal como a escritora acabou a escrita em lágrimas eu deparei-me com elas a algumas páginas do final. Por falar em final, aqui vai, sabias que... não conto nada!;)
Bem, lá decidi arriscar a leitura em inglês e não estou nada arrependida disso. Compreende-se tudo muito bem. Para mim é sem dúvida o livro mais marcante e o mais lindo, lindo de todos.
Relembrando-me das críticas que fizemos as crónicas de nania, acho que vais gostar muito dos Deathly Hallows.
cricri a 4 de Agosto de 2007 às 16:58

Acho que te processava se contasses algo ;p mas eu sem querer já vi algumas "coisas", mas não me quero lembrar!

Esses momentos que descreves deixam-me "em pulgas", mas já decidi que quando sair a edição em português não vou correr feito louco para comprar um exemplar... será quando tiver de ser (ou até quando aguentar)!

Crónicas de Nárnia - Deathly Hallows. Isto é alguma indirecta ou estou estúpido?

Não conto nada. :) Eu também estava com receio de conhecer o final antes de ler, e foi esta uma das coisas que me fez ler o livro em inglês. Se bem que já circulam versões - verdadeiras - em Português (do Brasil). Ah, quanto ao que dizem na net: depois de ler o livro fui a procura dos rumores que diziam já terem descoberto o final e não vi nada bater certo. Pena que ainda tudo pode acontecer!

Eu também fui com calma, só começei a ler o livro na Sexta-feira, quase uma semana depois do lançamento. E li com calma. Ler aquilo tudo a pressa não seria bom, assim deu pra desfrutar de todos os momentos.

Isso das Crónicas. Não queria ser muito directa, mas acho que não estraga a surpresa do livro pois deve ser esperado por todos. Quando, uns posts atrás, falávamos das Crónicas, não disseste que gostavas de mais acção ou guerra...qualquer coisa assim parecida. O que eu quero dizer é que neste livro isso não irá faltar, o que te fará gostar, presumo. Além de pronto, um Harry Potter é raro não agradar. Pelo menos a mim!
cricri a 4 de Agosto de 2007 às 23:37

eu ainda não li o livro todo... tou a metade alguem me consegue dizer um site com um resumo fiavel?
moskka a 21 de Novembro de 2007 às 16:33

Eu ainda nem tenho o livro...
Se a ideia é encontrar um resumo da obra completa, não, sinceramente não faço ideia onde encontrar um que seja de qualidade, mas também depende do tamanho e o que pretendemos fazer com ele...
Fábio J. a 24 de Novembro de 2007 às 18:29

Um blog sobre livros e afins. A descongelar lentamente...
Contacto
Contacto

As mensagens poderão não ser lidas por extensos períodos. Pedidos de divulgação e/ou colaboração poderão não obter resposta.
pesquisar
 
A ler...
Tales of Earthsea

Romeo and Juliet

comentários recentes
<a href='http://www.cricinfobuzzlive.com/live-c...
E Jack london?Eça de Queiros.....
Também adorei!:http://numadeletra.com/a-mancha-hum...
Quando será lançado o quarto livro em português do...
Estou agora a ler esse livro e este seu texto deu-...
arquivos
2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


2006:

 J F M A M J J A S O N D


Leitores Online
online


O autor deste blog não respeita o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa