Julho 26 2007
Supostamente deveria publicar algo mais frequentemente, mas a verdade é que nestes últimos dias não tem sido possível e tenho ocupado o meu tempo em outras actividades. Para além disso não tenho nenhum livro na cabeceira, logo não há novas opiniões para dar. Mas há notícias...
Para quem ainda não sabe o que ler nas férias ou pura e simplesmente procura novas obras, uma lista dos melhores livros dos últimos anos, elaborada por leitores, pode ser uma grande ajuda, e o mais importante, uma ajuda testada.
De forma a comemorar o 25 º aniversário, a principal cadeia de livrarias da Grã-Bretanha, a Waterstone’s, decidiu lançar um concurso para eleger os 25 melhores livros dos últimos 25 anos. De uma selecção de 100 títulos elaborada pela rede de livrarias, o público votou e elegeu os 25 melhores.
A iniciativa é interessante, mas é importante lembrar que os títulos pertencentes a esta lista foram escolhidos pelo público e não por profissionais da área, como é, aliás, entendido pela presença de alguns títulos, de certa forma denegridos pela crítica. No entanto, existe um lado positivo pois, se foram os leitores que escolheram (milhares deles), é bem provável que também nós nos interessemos pelas obras. Algumas delas são até bastante conhecidas do grande público.
Sem mais delongas, aqui fica a lista que, por uma questão prática, apresenta os títulos na versão portuguesa. Para três deles não consegui confirmar a existência da versão portuguesa e, por isso, encontram-se com o título em inglês.
Uma última nota para o facto de Raymond E. Feist ser o único autor que, segundo o que pude constatar, não tem nenhuma obra traduzida, e para a sequência dos títulos, que segue fielmente a original, sendo a obra de J. K. Rowling a vencedora e a de Kate Mosse e vigésima quinta mais votada.
Harry Potter e a Pedra Filosofal (livro 1 da série Harry Potter) de J. K. Rowling.
A Mulher do Viajante no Tempo de Audrey Niffenegger.
Os Reinos do Norte (livro 1 da série Mundos Paralelos) de Philip Pullman.
O Canto dos Pássaros de Sebastian Faulks.
O Código da Vinci de Dan Brown.
A Sombra do Vento de Carlos Ruiz Zafón.
Memórias de uma Gueixa de Arthur Golden.
A História Secreta de Donna Tartt.
O Bandolím do Capitão Corelli de Louis de Bernieres.
O Estranho Caso do Cão Morto de Mark Haddon.
Crónica de uma Serva de Margaret Atwood.
O Menino de Cabul de Khaled Hosseini.
Visto do Céu de Alice Sebold.
A Prayer for Owen Meany de John Irving.
A Cor da Magia (livro 1 da série Discworld) de Terry Pratchett.
As Cinco Pessoas Que Encontramos no Céu de Mitch Albom.
Magician (livro 1 da série Riftwar) de Raymond E. Feist.
A Vida de Pi de Yann Martel.
Cisnes Selvagens de Jung Chang.
The Secret Dreamworld of a Shopaholic de Sophie Kinsella.
O Nome da Rosa de Umberto Eco.
As Cinzas de Ângela de Frank Mccourt.
Um Bom Partido (volume I, II e III) de Vikram Seth.
Crónicas de uma Pequena Ilha de Bill Bryson.
O Labirinto Perdido de Kate Mosse.

De todos estes livros li apenas dois, Harry Potter e a Pedra Filosofal e O Código da Vinci, mas existem outros que já se encontravam na minha “lista” e pelos quais agora estou um pouco mais curioso. Dei uma vista de olhos a todos os títulos (o que recomendo fazer) e encontrei premissas bastante interessantes de obras que não conhecia.
Pessoalmente, e sabendo que a lista tem o valor que os leitores lhe dão e não mais do que isso, apenas terei mudado a minha opinião (já que fiquei curioso) em relação a O Nome da Rosa, O Labirinto Perdido e A História Secreta, obras que conhecia mas que, até agora, não me suscitavam interesse.
Com a aprovação dos leitores, provavelmente estas obras e estes escritores serão interessantes e, por isso mesmo, uma boa escolha para aqueles que não sabem o que ler ou não o estão habituados a fazer.
Espero que, de alguma forma, esta lista vos tenha sido útil. Fico à espera da vossa opinião sobre os “eleitos” e sobre os títulos que já leram...
Boas férias e Boas Leituras!!!
Publicado por Fábio J. às 19:57

Tenho de confessar que a maior parte das obras não conheço... Já li "O Código DaVinci", o " Harry Potter e a Pedra Filosofal" (obvio!! ), "Os Reinos do Norte" e, se estás interessado, aconselho vivamente: "O nome da ROsa" e o "Labirinto Perdido".

Na minha opinião, qualquer um deles merece estar na lista, porque são realmente fantásticos!

Aproveito para elogiar o novo look do blog! Está muio giro!

Bjo**
Night_Angel a 26 de Julho de 2007 às 23:28

Agora que falas em números... já conhecia 10 destas obras.
Os Reinos do Norte será uma das minhas próximas aquisições, pois quero lê-lo antes do filme e todas as opiniões que recebi foram bastante positivas. Os outros dois não são prioridades, mas se se proporcionar...

Obrigado pelo elogio ao blog!
Até Breve!

Oi.. vim de visita ao seu blog... e ainda bem que o encontrei.. Pk tb adoro ler.. Uma paixao louca.. ehehe
Vi que é "critico"... e era disso mesmo que estava a precisar.. devo dizer que nao sei se fara do seu genero, mas estou a "tentar" escrever um livro.. so k é daqueles romanticos... e gostaria imenso se fosse dar a sua opiniao daquilo k ja escrevi, embora nao seja muito, por causa do tempo, mas do pouquito k esta la, de a sua opiniao..
Dan Brown é um dos meus escritores favoritos... Estou a espera k saia o 5º livro dele.
Fiquei curiosa em relação ao livro das pedras magicas... Acho k tb faz do meu genero de leitura... talvez o compre.
Beijos e parabens pelo blog.
ju a 27 de Setembro de 2007 às 15:12

Em primeiro lugar peço desculpa pela demora na resposta.

Quanto ao "crítico", é verdade que o sou, mas não profissional, muito longe disso! Apenas dou a minha opinião sobre livros que leio ou notícias que me pareçam interessantes, tal como qualquer outra pessoa.
Mesmo não sendo um crítico literário profissional, pode, se quiser, enviar-me um excerto da obra por e-mail que eu lerei, de forma a dar a opinião. Mas como referi, não sou profissional e mesmo que adore o que escreve não posso fazer muito.

Obrigado pela visita.
Até Breve!
Fábio J. a 2 de Outubro de 2007 às 11:32

Bem, como tinha dito ca estou de novo.
Desta lista tambem só li dois livros, Harry Potter e a Pedra Filosofal e Os Reinos do Norte. Gostei dos dois mas talvez mais do segundo. Acho que como Mundos Paralelos é uma trilogia e Harry Potter tem sete livros, o primeiro de cada uma tem difernças em termos de conteudo e desse ponto de vista ach que Reinos do Norte sai a ganhar.
No entanto, no seu todo, prefiro a serie Harry Potter e acho que há melhores livros dela que deviam constar na lista em vez da Pedra Filosofal, mas pelo que percebi foi em primeiro lugar opção da cadeia de livrarias.

Quanto aos outros, ja conhecia, claro, O Código da Vinci, O Labirinto Perdido e O Nome da Rosa. Os dois primeiros estou ainda contar ler, mas realmente O Nome da Rosa nunca me tinha despertado muito interesse. Mas segundo disseste é interessante e talvez leia daqui a uns anos.

Bem, acho que ja escrevi demais, portanto fico por aqui!
rf a 27 de Julho de 2007 às 11:18

Olá outra vez!
Provavelmente a tua "teoria" em relação às séries estará correcta, pois talvez o enredo se desenvolva mais em Os Reinos do Norte, já que a história está dividida em menos volumes.
A Pedra Filosofal não é o meu livro favorito da série Harry Potter, mas acho que é daqueles que melhor funciona como título individual. A partir de certa altura, penso que principalmente a partir do 5º, as histórias são apenas "pontes" (não que isso lhe retire o mérito) e não existem novos acontecimentos que tornem os livros suficientemente independentes dos anteriores. Mas a eleição foi feita pelo leitores (britânicos) e eles lá sabem.

Quanto aos outros livros é como já disse. Mesmo com as críticas percebe-se a presença de O Código da Vinci, já que é um livro que se "engole"... eu acho-o interessante e recomendo.

Até Breve!
Fábio J. a 27 de Julho de 2007 às 20:39

Bom eu li deste 25 só li 3: o harry Potter, Os Reionos do norte e o labirinto perdido.

boas leituras
leitor a 27 de Julho de 2007 às 17:12

É sempre interessante desvendar outros gostos e opiniões, acabando sempre por influenciar um pouco a minha próxima leitura, pois o tempo que tenho disponível para ler é cada vez menos e quero aproveitá-lo cada vez melhor. Dos livros apresentados na lista já li quatro: Harry Potter e a Pedra Filosofal, Os Reinos do Norte, O Código da Vinci e As Cinzas de Ângela de Frank Mccourt. Os três primeiros parecem-me bem conhecidos de quem frequenta o blog. O último livro que referi recomendo, mas afasta-se bastante dos géneros mais discutidos aqui no blog, logo não sei se realmente agradará a todos os que por aqui passam. É um retrato impressionante pelos olhos de uma criança da vida miserável de uma família irlandesa católica. O enredo evolui até Frank ter 19 anos e foi um dos livros mais bonitos que já li.
Pink Robot a 27 de Julho de 2007 às 21:32

Esse é um dos factores que torna estas listas interessantes. Primeiro é saber a opinião de determinado público e depois é, como disseste, a possibilidade de sermos um pouco influenciados e, de alguma maneira, encaminhados, ganhando algumas "luzes". Tal como disse disse li todas as sinopses e encontrei algumas bastante tentadoras.

Realmente não conhecia As Cinzas de Ângela. Já me havia cruzado com ele no site da presença, mas não houve mais do que um olhar para a capa. E tens razão no que dizes já que no blog o género dominante é o da Fantasia. Mas isso não quer dizer que não nos interessemos por outro tipo de livros... eu também gosto bastante de outros e, regra geral, o importante é ser uma boa obra, e pelos vistos gostaste bastante, o que se traduz precisamente nisso.

Bem, é uma lista para ir analisando.
Até Breve!
Fábio J. a 27 de Julho de 2007 às 23:51

ola
para variar encontrei uma outra colecção que se pôs entre mim e o final do Anders 3. é a colecção Stravaganza de Mary Hoffman. achei pura e simplesmente o primeiro livro fantastico e o segundo segue o mesmo caminho. normalmente o livro começa e a pessoa demora um bocado a entrar naquele mundo ou acontecem coisas que so percebemos e compreendemos no final. neste nao. entrei de vez em Belezza e por sua vez em Tália. começaram logo a explecar e percebi quase tudo de uma vez. claro que ha aquelas coisas que so mesmo no final. no entanto estou a adorar ler estes livros.realmente a maior parte dos livros nao conheço mas "cheirame" que têm bons titulos logo penso que sao bons livros.
ARYA a 27 de Julho de 2007 às 22:40

Mais uma vez provas que és uma leitora insaciável!
Já conheço essa série (acho que trilogia) há bastante tempo, mas apesar de a ter na minha "lista" nunca se proporcionou, mesmo já a tendo tido na mão, prestes a comprar. Para além disso não fiquei muito aliciado: uma história que se passa numa Itália paralela, acho que numa Veneza paralela... hum, não sei, acho um pouco estranho. Não me cativou suficientemente, mas agora que dizes ser tão interessante talvez volte a dar uma oportunidade à história (que nunca foi totalmente posta de lado).
E o Anders 3? Não te cativou?

Não te percebi muito bem: bons títulos - bons livros...
Fábio J. a 28 de Julho de 2007 às 00:04

É só para dizer que o livro da Margaret Atwood, "The Handmaid's Tale", tem uma edição em português pela Europa-América com o título "Crónica de uma serva".
Parabéns pelo blog!

Rui Pedro
Anónimo a 29 de Julho de 2007 às 09:27

Obrigado pela dica. Quando pesquisei pelas obras de Margaret Atwood encontrei essa, e pensei que pudesse ser, dada a tradução ser equivalente... mas não pude confirmar e não coloquei.

Mais uma vez obrigado.
Até breve!
Fábio J. a 31 de Julho de 2007 às 23:43

Bem, destes livros já li:

*Harry Potter (mais uma fã =) );

*O código da Vinci;

*Os Reinos do Norte (assim como todos os outros livros da série Mundos Paralelos) apesar de já os ter lido à alguns anos, continuo a achá-los fantásticos, o enredo é maravilhoso, muito bem escrito, alheamo-nos completamente da realidade ao lê-los, recomendo vivamente;

*O Estranho Caso do Cão Morto, humm, o título em português fica bué estranho… eu li o livro em inglês (the incident with the dog in the night-time), mas a linguagem é bem acessível, na verdade nem sei se há alguma versão portuguesa. Acho mesmo que este, de todos os livros que já li este é o meu número 1, é simplesmente...não tenho palavras…Supostamente, isto é, na história, o livro é escrito pelo protagonista: um miúdo autista, é fantástica a forma como ele pensa e age, numa realidade completamente diferente do que se possa imaginar, simples, dominada em muito pela rotina (incluindo estranhas manias), e também muito matemática. O livro em si é muito bom, ilustrado com alguns esquemas que nos ajudam a perceber a mente autista…mais uma vez, recomendo

*O nome da Rosa, gostei muito, mas ufff, custa a ler… quase 400 páginas em letra de tamanho para aí 9, parágrafos quase inexistentes (frases tão longas que se perde o fio à meada), linguagem muito floreada com muitas palavras em desuso (a história passa-se no séc XIV), e algumas passagens em latim sem qualquer tipo de tradução…e pá, só defeitos, na verdade, como já disse, gostei muito. O livro é, de certo modo de estilo “Dan Brown”, com uma série de assassinatos macabros deslindados por um monge, Guilherme com um modo de actuação à Sherlock (hi,hi, o nome do meu gato) Holmes. Ps: achei um bocado irritante como a religião era levada a sério naquela altura (tudo girava à volta dela, ok, é verdade que a acção se passa num mosteiro, mas mesmo assim...) , as discussões (ridículas, na minha opinião) que gerava, ainda para mais eu que não sou religiosa…

*Crónicas de uma Pequena Ilha, Só li um excerto numa aula de inglês (em inglês claro), mas não achei nada de especial, mas não tenho voto na matéria, já que só li um bocadito. Deste autor (Bill Bryson) vou, assim que acabar de ler A Fórmula de Deus de José Rodrigues dos Santos, ler Breve história de quase tudo, pelo que percebi não é bem uma história, é mais uma explicação de tudo (ciência), desde o big bang, aos quarks dos átomos de uma forma simples e divertida...sou dada às ciência, por isso acho que vou gostar (apesar de ter a ligeira sensação de que já sei muitas das coisas de que lá se fala)...

Acho que exagerei na dose do comentário O_o, isto quase que dava para um post...sorry
beijos e continua, o teu site tá mt fixe!
blackdrop a 1 de Agosto de 2007 às 02:50

Digamos que estás num bom caminho, se seguirmos esta lista fielmente. Pelo menos é um bom sinal...

Quero mesmo ler a Trilogia Mundos Paralelos, até agora só recebi óptimas opiniões em relação a ela.
Posso te garantir de que O Estranho Caso do Cão Morto está traduzido para português e é mesmo este o título que a Editorial Presença lhe deu. Como que para confirmar, a editora reeditou, esta semana, como uma nova capa, o livro... O título, talvez por ser estranho, é apelativo, e o enredo, pelo que dizes e já li, parece bastante interessante.

Se proporcionar gostava de ler O Nome da Rosa. Nunca li Umberto eco e gostava de começar com este título... Mas pelos vistos não será simples.

O comentário nunca é demais... o blog serve para dar opiniões e estas não podem ser censuradas... ;)
Obrigado pela visita e Até Breve!
Fábio J. a 3 de Agosto de 2007 às 23:48

Eu vou ser sincera, dessa lista só conheço 5: Harry Potter e a Pedra Filosofal, O Código da Vinci, Memórias de uma Gueixa, Cisnes Selvagens e O Nome da Rosa. Li os dois primeiros, tal como tu, e já estive para ler os outros; só que os livros do Umberto Eco, no meu ponto de vista, são absurdamente caros e os outros dois simplesmente desisti da ideia porque tinha outros livros em mente que me cativaram mais...
Por um lado, acho que foi o melhor terem sido os leitores a escolher, pois afinal os livros são destinados a nós e não aos especialistas e críticos, acho eu. Mas, por outro lado, caso votem leitores com pouco conhecimento literário, pode-se cair no erro de eleger livros com pouca qualidade. O resultado é que, no fim, quando as pessoas que vissem a lista iam comprar livros, as escolhas iriam ser influenciadas por essa mesma lista e depois ou iriam ter uma má leitura e tempo desperdiçado ou iriam ficar extremamente desiludidas e arrependidas por terem gasto dinheiro “à toa”…
Mas mesmo assim, no meu ponto de vista, não há nenhum livro que eu conheça com má reputação na lista (o meu conhecimento nesta área também não é muito) e por isso espero que as pessoas se divirtam com as suas leituras ; )
Emplastr@ a 2 de Agosto de 2007 às 11:29

Não sei se é sensação minha, mas parece-me que todos os romances de autores mais ou menos na moda ou de sucesso custam mais de 20 euros. Já há algum tempo que ando para ler determinados romances, nomeadamente conspirações e romances históricos, mas, devido aos preços, não é fácil. Por esse preço compro dois menos "badalados" e igualmente interessantes. Fico à espera que fiquem mais baratos.

Concordo. Neste último ano a conviver diariamente com o mundo dos livros aprendi que na grande maioria das vezes a opinião dos especialistas não deve ser levada à letra. Daí gostar de saber a opinião de outras pessoas, em blogs ou fóruns: acho-a mais sincera. Essa parte da qualidade também pode ser verdade, mas acho que prefiro a outra: entre um livro de qualidade 10 e desinteressante e um de qualidade 7 e arrebatador, prefiro este último.
Mas também já me aconteceu desiludir-me com livros que me aconselharam... não podemos generalizar.

Quando eu me referi a "livro denegridos pela crítica" estava a pensar no Código da Vinci, que foi, a certa altura, severamente criticado... mesmo hoje não é considerado um grande livro pelos especialistas.

Bem, Boas férias!
Fábio J. a 3 de Agosto de 2007 às 23:58

Para já acho que vou esperar um tempo antes de começar a leitura de outro livro. Harry Potter deixa marcas e estes dias ainda têm sido de "paranóia" procurando na internet opiniões, textos, imagens, enfim... É a última vez, há que aproveitar bem.
Tal como tu, só li esses dois livros da lista. O Nome da Rosa é um livro que já ando curiosa há algum tempo, tal como me foi também recomendado, do mesmo autor, O Pêndulo de Foucault. São livros profundos, e por isso interessantíssimos. Também Os Reinos do Norte me desperta a atenção, como havia já dito. Só ainda não encontrei à venda..
cricri a 4 de Agosto de 2007 às 17:04

Quero ler o Harry Potter lentamente, e não como algumas pessoas, em poucas horas: como bem disseste é o último, há que aproveitar!

Umberto Eco lerei se se proporcionar, mas Os Reinos do Norte quero ler em breve, quiçá ainda este Verão...
Fábio J. a 4 de Agosto de 2007 às 22:58

Não sou um leitor tão voraz quanto os que aqui comentaram, mas chamou-me a atenção de nenhum referir já ter lido "A Sombra do Vento", que é de resto da lista o único que já tive o enorme prazer de ler, a minha modesta opinião é a de que este livro é absolutamente imperdível.... boas leituras
Alexandre a 5 de Setembro de 2007 às 18:12

Nem todos os que por aqui passam são leitores vozares. Eu, pelos menos, não me considero como tal, pois embora goste de ter sempre um livro na cabeceira não leio várias dezenas de livros por ano, como algumas pessoas. Gosto apenas de trocar opiniões sobre o que leio e de explorar este incrível mundo da literatura. (Foi só um aparte)
Quanto ao livro, obrigado pela opinião, pelos vistos devemos estar atentos à obra. Sei que foi premiada no ano passado, mais um sinal de qualidade, mas não se proporcionou ler. Se pudessemos ler tudo o que queremos ou encontramos...

Até à próxima.
Fábio J. a 7 de Setembro de 2007 às 23:42

Um blog sobre livros e afins. A descongelar lentamente...
Contacto
Contacto

As mensagens poderão não ser lidas por extensos períodos. Pedidos de divulgação e/ou colaboração poderão não obter resposta.
pesquisar
 
A ler...
Tales of Earthsea

Romeo and Juliet

comentários recentes
dwjjcsl
Boas pessoal eu já li o primeiro livro desta saga ...
Jamais tinha lido algo Tao lindo quanto este roman...
A vida num sopro e de longe I melhor romance que l...
Vários sites disponibilizam livros digitais de liv...
arquivos
2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


2006:

 J F M A M J J A S O N D


Leitores Online
online


O autor deste blog não respeita o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa