Julho 31 2007
Deve existir um qualquer complexo “Pessoa” no que toca a séries literárias, e eu sofro dele! "Primeiro estranha-se, depois entranha-se", é mais ou menos isto que se passa. Digo isto pois, pela segunda vez, sou obrigado a reconsiderar a minha opinião em relação a alguma série literária. Primeiramente foi a saga Anders, com um primeiro volume que deixa muito a desejar, mas que melhora nos volumes seguintes. Agora foram As Crónicas de Nárnia, com O Príncipe Caspian a ser uma verdadeira desilusão e A Viagem do Caminheiro da Alvorada a surpreender.
Não gostei de O Príncipe Caspian, e quanto a isso não há nada a fazer... continuará a ser um dos livros que mais me desagradou, desde que tenho memória. Mas com este novo livro a forma como vejo a série mudou um pouco.
Este continua a ser, como é sabido, um livro para crianças, e como tal não se está à espera de nada surpreendentemente complexo, sejam personagens, diálogos ou o próprio enredo. Mas felizmente este volume veio provar a teoria de que um livro infantil não tem de ser um livro desinteressante e muito menos mau, antes pelo contrário: a beleza, o encanto e a simplicidade, aliadas à narração dum bom contador de história dá um excelente resultado.
Nesta obra podemos encontrar várias das personagens de O Príncipe Caspian, mas com uma (grande) vantagem, a meu ver: apenas existe um animal falante, e este é até bem construído e interessante! A grande particularidade da obra encontra-se no cenário: alto mar, do principio ao fim, dentro dum pequeno barco chamado Caminheiro da Alvorada, apenas com algumas paragens em ilhas, onde se dão as aventuras (ou desventuras) dos heróis.
Os três jovens da história são transportados para Nárnia através dum quadro e vão parar ao alto mar, sendo resgatados pelo barco de Caspian. Este encontra-se numa viagem de reconhecimento, em busca de antigos amigos do seu pai e de terras a oriente, qual Vasco da Gama à procura da Índia.
Ao longo da viagem as personagens vão crescendo, aprendendo lições com cada peripécia com que se deparam nas ilhas ao longo do mar. A verdade é que, de certa forma, conseguem concretizar o seu objectivo e chegam ao Final do Mundo, a oriente. E deixem-me dizer que o Final do Mundo é um local muito bonito e convidativo!
A temática cristã está, logicamente, novamente presente, com representações do arrependimento e baptismo como única forma de alcançar o... céu, ou neste caso, o país de Aslan.
Li há pouco, num site, que este livro pode lembrar a Odisseia... agora que penso nisso acho uma boa comparação e o ideal para uma nota final: uma Odisseia para crianças, repleta de pormenores magníficos.
A expectativa era mínima, em relação a este volume, mas depois de o ler não posso fazer outra coisa senão o recomendar.

A Viagem do Caminheiro da Alvorada de C. S. Lewis

Boas férias e Boas Leituras!!!

Publicado por Fábio J. às 23:16
Tags:

Ainda bem que gostaste! :)
Eu tenho uma boa impressão dos dois primeiros volumes e não conheço a Príncipe Caspian. Mas gostei do que li. No primeiro livro também só há um animal falantes, que me recorde - Aslan.
Talvez um dia leias e gostes. Eu quero testar o Príncipe Caspian...se bem que a vontade não é muita..!
cricri a 4 de Agosto de 2007 às 17:32

Talvez gostes dos dois livros que li, uma vez que estes são a "continuação" das aventuras dos irmãos do segundo livro.
O Príncipe Caspian foi o que já disse anteriormente, mas este até é interessante. Desde o cenário às peripécias nas ilhas, este livro chama a atenção... e não tem animais falantes! Para além disso também tem apenas uma interjeição ("Au!") que acho completamente enervante, enquanto o outro livro tinha várias. E neste livro existe um objectivo: no outro volume isso não era tão notório.

Estou tentado a ler os primeiros.
Fábio J. a 4 de Agosto de 2007 às 23:04

Estou a ler o Caminheiro da Alvorada e sinto-me um verdadeiro narniano! O Príncipe Caspian não me agradou tanto mas este aqui é do melhor! Já para não falar do Trono de Prata, que dizem que é o mais intressante de todos. Ainda só tenho 11 anos mas a minha carreira literária já vai longe...
Caspian X a 2 de Dezembro de 2007 às 13:57

Olaa'  :D  Assim , como eu  li  este livro , NAO gostei nada  ..  Achei muito confuso  , e tem muitos nomes , vem todos de seguida  ...  é um pouco confuso para mim  ..  ''/
Cristina a 2 de Novembro de 2009 às 21:51

Não sei se este foi o primeiro livro da série que leste. Eu também não gostei muito do primeiro livro que li, mas gostei deste, como expliquei.
São gostos, e o que importa é continuar a procurar o livro certo.
Fábio J. a 6 de Novembro de 2009 às 20:49

Um blog sobre livros e afins. A descongelar lentamente...
Contacto
Contacto

As mensagens poderão não ser lidas por extensos períodos. Pedidos de divulgação e/ou colaboração poderão não obter resposta.
pesquisar
 
A ler...
Tales of Earthsea

Romeo and Juliet

comentários recentes
<a href='http://www.cricinfobuzzlive.com/live-c...
E Jack london?Eça de Queiros.....
Também adorei!:http://numadeletra.com/a-mancha-hum...
Quando será lançado o quarto livro em português do...
Estou agora a ler esse livro e este seu texto deu-...
arquivos
2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


2006:

 J F M A M J J A S O N D


Leitores Online
online


O autor deste blog não respeita o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa