Agosto 13 2007
Sei que o blog tem estado desactualizado, mas digamos antes que esteve de férias... Férias que, já agora, não demorarão muito a acabar, para todos nós. Estive há pouco, só por curiosidade, a ver o calendário escolar do próximo ano e acabei por me deparar com a nova Reforma do Ensino Secundário. Se há coisa que este Ministério não se cansa de fazer são reformas: é bom sinal, já que se espera que sejam para melhor. O problema é serem tantas (sinal de que muito anda mal) e contraditórias entre si (sinal de não andam a resultar). E o pior, como alguém disse, é que para os de agora aprenderem melhor os de antes passam a não saber nada...
Mas enquanto as férias duram é possível prestar atenção a outras coisas, tal como fiz esta tarde, ao acabar o Senhor dos Anéis. A história em si conclui-a antes, mas só hoje li os últimos apêndices.
O segundo volume revelou-se um pouco mais interessante do que o primeiro, mas o Regresso do Rei supera-os. Neste último volume a acção é contínua, o suspense maior e as surpresas, que tanta falta faziam (e que eram poucas devido aos filmes), estão em muito maior número e mais deslumbrantes.
Como seria de esperar a narrativa continua onde havia parado, e mais uma vez está dividida em dois livros, sendo primeiramente descritas as decisivas batalhas dos grandes exércitos e depois a aventura de Frodo e Sam. Contudo, ambas acabam por se unir, já que afinal tudo e todos estão dependentes do mesmo: o destino do Um Anel.
Cada vez mais separados, os membros da Irmandade começam a cumprir novos propósitos, arriscando tudo e deparando-se com difíceis escolhas. Meriadoc com Rohan, Pippin e Gandalf com Gondor, Aragorn, Legolas e Gimli pelo Caminho dos Mortos: todos na mesma batalha, todos na derradeira luta contra a Sombra.
Enquanto isso, Sam volta a mostrar de que é capaz um hobbit, revelando-se fundamental nesta batalha, fiel e detentor duma força sem a qual o portador do Anel não resistiria. A jornada destes dois hobbits é incrível, mas mesmo entre a dor, a fome e a sede a esperança continua.
Eis que o Anel é destruído, e com ele Sauron, o grande Mal que atacava a Terra Média. Por fim o objectivo é cumprido, numa luta em que cada um exerceu o seu papel.
Mas a história não acaba aqui (ao contrário do filme), e muito de novo é contado. O povo volta a ter um Rei e uma nova Era abre-se aos Homens. Ao regressar a casa, depois destra estranha e difícil viagem, os quatro hobbits mostram que mudaram durante esta e que agora qualquer desafio está pronto a ser ultrapassado.
Resta dizer que o livro contém ainda pouco mais de 100 páginas de apêndices onde Tolkien nos conta alguns pormenores contextuais à história, bem como algumas notas sobre a Terra Média, as suas Eras, os seus povos e as suas línguas, o que não deixa de ser interessante
No entanto, continua a haver um fim. O fim duma Era, dum povo, duma história. E numa história como esta, avassaladora e inigualável, o fim não pode ser descrito, pois é um momento único para o leitor.
O último livro da Trilogia, uma leitura fundamental.

O Senhor dos Anéis - O Regresso do Rei de J. R. R. Tolkien
Até Breve e Boas Leituras!!!
Publicado por Fábio J. às 22:56

ola
nunca li os livros mas vi todos os filmes e adorei!
tambem é so para avisar que esta semana que vem e a proxima vou estar ausente. para onde vou quase de certeza nao vou ter tempo de comentar pois vou passear muito.
continua com o blog. cada vez gosto mais dele
ARYA a 18 de Agosto de 2007 às 19:47

Eu também sou fã confesso dos filmes. Na verdade, foi através deles que me interessei pelos livros. Como é sabido um coisa são os filmes e outra os livros, mas se gostaste da história, e apesar de achar os filmes muito bem feitos e suficientemente fiéis aos livros, aconselho-te a lê-los, pois têm bastante particularidades importantes, para além de serem uma leitura agradável.

Bem, o blog também tem estado bastante "morto" por estes dias... mas fico à espera do teu regresso. Boas férias e bons passeios!
Fábio J. a 21 de Agosto de 2007 às 22:33

Fascinante, não é?
Tal como bem disseste, nem tudo é contado nos filmes. Na minha opinião são óptimos, mas os livros são... extraordinários. E mais completos. Gostei bastante do final. A parte em que eles plantam uma árvore de uma semente dada pela Galadriel (acho que era isso, já não me lembro muito bem) e passagem pelo Caminho dos Mortos, que também é mais completa. É uma trilogia fundamental a qualquer amante da leitura, sem dúvida!
Lembro-me pouco dos apêndices, mas sei que tinham muita muita informação sobre vários aspectos. Alfabetos, eras, árvores genealógicas, se não estou em erro.
Que génio, Tolkien!

Boas leituras!:)
cricri a 28 de Agosto de 2007 às 23:15

Sim, realmente uma história fascinante. Qualquer leitor que se preze deve ler a trilogia para ter a noção a que nível um homem pode levar a sua criatividade e imaginação. Tolkien criou uma obra admirável.
Sem dúvida que os filmes estão bem feitos, e continuo a ser fã, mas para quem quer conhecer melhor este mundo, esta história, tem mesmo de ler a trilogia.
Neste momento, por exemplo, estou a reler algumas histórias de Contos Inacabados e de O Silmarillion, já que não me canso de apreciar a criatividade de Tolkien.
Um mestre!
Fábio J. a 29 de Agosto de 2007 às 20:11

Um blog sobre livros e afins. A descongelar lentamente...
Contacto
Contacto

As mensagens poderão não ser lidas por extensos períodos. Pedidos de divulgação e/ou colaboração poderão não obter resposta.
pesquisar
 
A ler...
Tales of Earthsea

Romeo and Juliet

comentários recentes
<a href='http://www.cricinfobuzzlive.com/live-c...
E Jack london?Eça de Queiros.....
Também adorei!:http://numadeletra.com/a-mancha-hum...
Quando será lançado o quarto livro em português do...
Estou agora a ler esse livro e este seu texto deu-...
arquivos
2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


2006:

 J F M A M J J A S O N D


Leitores Online
online


O autor deste blog não respeita o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa