Agosto 21 2007
Pensava que, por estar de férias, teria bastante tempo para o blog, publicando frequentemente, mas como se pode notar não é bem assim. No entanto, acho que o problema não é só meu: Agosto parece não ser um bom mês para este mundo virtual.
Apesar disto, acabei ontem de ler Anders 4 – O Deus dos Elders, e com ele a tetralogia alemã de Wolfgang e Heike Hohlbein. Apesar de haver uma continuidade literal entre todas as obras, arriscaria dizer que a qualidade aumenta de livro para livro. Ou isso, ou eu pura e simplesmente acabei por me render a esta narrativa.
Depois do final em aberto de Anders 3, estava bastante curioso para conhecer os acontecimentos seguintes. E quando estes começaram não mais pararam. Neste volume, Anders, o protagonista, passa por todos os cenários alguma vez narrados na série, cruzando-se com todo o tipo de respectivos seres: afinal, é a última vez.
Preso num vale onde os humanos não mais são do que um povo entre elfos, trolls, homens-animais e muitas outras criaturas, e a justiça guerreia o poder, Anders continua a sua demanda na tentativa de sair dali e a alertar o mundo do mal que ali se passa.
Acompanhado por Boris, um troll com humor mordaz, e mais tarde, novamente, por Katt, a rapariga-gato, Anders insiste na sua fuga aos dragões, aos Elders, e até ao seu próprio pai. Incapaz de concretizar os seus intentos da forma que queria, acaba por engendrar um plano em maior escala, onde não podem existir erros.
Apesar de tudo, estes sucedem-se. E quando tudo parece estar perdido só mesmo um deus, o deus dos Elders, o pode ajudar.
Esta é uma história recheada de batalhas, traições, romance, humor e drama, dentro dum género que se encontra algures entre a Fantasia e a Ficção Científica. Confesso que por vezes os acontecimentos parecem um pouco forçados pelos autores, a fim de proporcionarem determinado acontecimento, e as questões que ficam por esclarecer ainda encheriam muitas páginas.
No entanto, o derradeiro fim foi bastante surpreendente, principalmente por apresentar uma perspectiva um pouco diferente sobre aquele mundo e dar a conhecer algumas interessantes particularidades sobre as personagens. Sinceramente, já esperava que Anders tivesse o destino que teve, mas mesmo assim não deixou de ser adequado e de me deixar com um sorriso no rosto, ou seja, gostei bastante do livro e recomendo.
Um livro empolgante, que encerra esta original e surpreendente história.
Anders 4 - O Deus dos Elders de Wolfgang e Heike Hohlbein
Até Breve e Boas Leituras!!!
Publicado por Fábio J. às 22:13

Eu não achei nada sobre isto na internet, por isso, aqui vai: sempre tive curiosidade em saber a idade Anders e Katt, e, baseando-me nas idades de Lara e Kris e nas diferenças entre as idades deles e a de Anders (é referido no livro), cheguei à conclusão que Anders terá por volta de 17 anos e Katt por volta de 15. Acho um bocado exagerado, mas as contas que fiz deram-me isto. Qual é a vossa opinião?
Anónimo a 28 de Agosto de 2007 às 01:50

Eu não tenho a certeza, nem consegui confirmar, mas quase que podia jurar que Anders começa a sua aventura com 16 anos. Acho que é referido em algum lado. Katt deve ser mais ou menos da mesma idade, pelo menos sempre a imaginei assim.
A meu ver, não são idades exageradas. Como a obra é dirigida principalmente a jovens com estas idades, os autores tentam (como é habitual) criar uma empatia entre personagens e leitor.
Mas como disse não tenho a certeza e é só a minha opinião.
Obrigado pelo comentário e até à próxima.
Fábio J. a 28 de Agosto de 2007 às 21:59

Eu sempre imaginei o Anders com 18 anos e katt com 17, porque no final do 4 livro katt fica gravida e por isso atribuo a Anders uma idade mais avançada, e no 2 livro  Anders diz que Lara é uma jovem mulher mas ainda nao adulta, por isso Lara deve ter uns 16 anos. Eu diria que o colégio de Anders equivale ao secundário.
File_ip a 29 de Janeiro de 2010 às 23:57

Ora aqui está um tópico de discussão interessante.

Voltei a esfolhear o meu exemplar, e não consegui confirmar nada, a não ser que Anders entrou para o colégio com 9 anos e, por ser muito inteligente, chegou a fazer dois anos lectivos num só. Continuo, portanto, a ideia que ele terá 16.
Eu acho que isto já tem muito a ver com a criatividade do leitor, e é muito engraçado termos todos ideias diferentes!
Quanto ao facto de Katt engravidar no final, bem, diria que isso não está propriamente dependente da idade... Mas percebo os argumentos.

Seja como for, até que alguém encontre uma idade no livro, a discussão continua :P
Fábio J. a 8 de Fevereiro de 2010 às 00:16

ps: espero que o 4º livro seja tão interessante como o 2º e o 3º livros xD
BDBULL a 28 de Agosto de 2007 às 01:51

Eu gostei bastante do 3º, mas acho que o 4º, apesar de possuir uma "dinâmica" bastante diferente, consegue fazer jus aos anteriores. Diria até que inclui um best of da série. E depois há o final, que embora não sendo perfeito parece bastante adequado e interessante.
Fico à espera da opinião final.
Fábio J. a 28 de Agosto de 2007 às 22:05

ps2: desculpa lá ter posto o 1º coment anonimo, ainda não tinha feito a conta no sapo
BDBULL a 28 de Agosto de 2007 às 01:56

Realmente, quem diria há alguns meses atrás que seria esta a avaliação final da tetralogia! :)
Espero realmente ler em breve o primeiro livro. Desde o início que me sinto curiosa, mas ainda não se proporcionou. Ainda bem que gostaste, significa que tem qualidade. Aliás, as séries costumam ser assim. Em Harry Potter nota-se a melhoria, tal como na Trilogia da Herança. A diferente é que estes foram bastantes cativantes desde o primeiro livro. Já Anders não começou assim, não foi? Mas aí se nota que fizeste bem em não desistir e continuar a ler!
cricri a 28 de Agosto de 2007 às 23:08

Realmente, olhando para trás vejo o quanto a minha ideia da série mudou. Mas também havia lido o primeiro livro um ano antes deste último... Há quem goste tanto do primeiro como dos outros.
Como é uma história "diferente" do habitual, acho que a acharás interessante, caso a leias. E se não gostares do primeiro, não desistas! ;)
Fábio J. a 29 de Agosto de 2007 às 20:03

Li o livro ontem e achei no minimo espectacular, imaginei que algumas coisas seriam diferentes, mas não me importei de perder 7 horas do meu dia a lê-lo de uma ponta a outra.
BDBULL a 4 de Setembro de 2007 às 20:15

Embora já esperasse alguns acontecimentos, o geral foi uma surpresa: em algumas coisa positiva em outras nem por isso.
Mas penso que foi um bom final, talvez sem ser totalmente esclarecedor, mas um bom final.
E, resumindo, esta foi um saga que me deu bastante gosto ler... e pelos vistos não fui mesmo o único.

Até à próxima.
Fábio J. a 7 de Setembro de 2007 às 23:23

Já li todos os livros e simplesmente fiquei fascinada.
Foi uma das poucas colecções de livros que me agarrou até ao fim. Adorava que passassem a filme. Mas acho que não há esperança disso visto que é um livro pouco divulgado. Digo eu. Mas todo o enrendo, as personagens, tudo. Fascinou'me até ao "É bom. É bom." do Boris. Esta serie devia ser passada a filme, porque iria ser tão apaixonante como os livros. Eu nao me limitei a ler, eu "vivi" a história e nunca me irei esquecer dela (:
º C a 5 de Agosto de 2008 às 16:09

Agora que olho para trás e me lembro desta saga posso dizer que realmente é singular e muito interessante.
Quanto a uma possível adaptação cinematográfica, não acredito que a façam. A história é demasiado extensa. Acho que não resultaria num bom filme, apesar do enredo. Para além disso a obra não é propriamente um best-seller... Mas quem sabe.

Senhor dos Anéis, Harry Potter, até Eragon. Passaram para filme. Podiam fazer dois filmes xD Mas um dos problemas é de facto a obra não ser um best-seller. Eragon veio através da Trilogia Herança, esses livros foram bem divulgados. Era mesmo o que eu adorava era um filme desta saga, mas dúvido mesmo
º C a 8 de Agosto de 2008 às 21:43

E acabei entao o 4 livro tambem...
E realmente venho aqui dizer que nao percam as esperanças, estes 4 sao o tipo de livros que se qualquer senhor do cinema quiser, fara um belo filme deles... Eu estudo cinema e estas historias darao tao bom resultado como filmes como senhores dos aneis e nao tao maus como eragon...
Quem sabe daqui a uns anos alguem lhe pegue...

é bom é bom hehe
kinito a 24 de Agosto de 2008 às 01:31

Eu estou a ler este quarto livro... Ainda n cheguei ao fim, mas ja tenho ideia de como podera acabar... Gosto muito destes livros, apesar de os escritores escreverem "de luas", nao sei se ja se aperceberam mas eles normalmente durante um curto periodo de tempo usam abundantemente uma palavra, como se tivessem acabado de descobrir que a podessem usar.

A descriçao, tambem e abundante, muitos acham defeito , meu acho qualidade, se reparem essa descriçao acaba por grande parte das vezes ser essencial para o desenrolara da historia. Espero que seja surrprendida com mais obras de qualidade.
Anónimo a 18 de Junho de 2009 às 11:11

Talvez te venhas a arrepender com o final. Não com as revelações, que essas não foram propriamente uma surpresa, diria até que eram previsíveis, mas os últimos "episódios" são... diferentes do que eu imaginava.

Nunca reparei nisso das palavras repetidas. Eles têm um modo particular de escrever, que primeiro é estranho, mas a partir do segundo livro passou a agradar-me.


Eu passei a apreciar a escrita destes autor. São dos poucos autores, aliás, que me despertam, por vezes, um tremenda vontade de os ler. Tenho vários livros deles debaixo de olho, e espero poder ler alguns. A ver vamos.

Boas Leituras!
Fábio J. a 1 de Julho de 2009 às 23:37

Um blog sobre livros e afins. A descongelar lentamente...
Contacto
Contacto

As mensagens poderão não ser lidas por extensos períodos. Pedidos de divulgação e/ou colaboração poderão não obter resposta.
pesquisar
 
A ler...
Tales of Earthsea

Romeo and Juliet

comentários recentes
<a href='http://www.cricinfobuzzlive.com/live-c...
E Jack london?Eça de Queiros.....
Também adorei!:http://numadeletra.com/a-mancha-hum...
Quando será lançado o quarto livro em português do...
Estou agora a ler esse livro e este seu texto deu-...
arquivos
2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


2006:

 J F M A M J J A S O N D


Leitores Online
online


O autor deste blog não respeita o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa