Setembro 03 2007
Eis Setembro... e eis também o fim do Verão e das férias, o regresso às aulas e o retomar da rotina! Posso pedir mais alguma coisa? (Note-se a ironia). No fundo, é como se já me sentisse preso a algo. Mas não há nada a fazer, ou melhor, há que preparar o novo ano lectivo e uma nova fase nas nossas vidas.
E como já devem ter reparado, no início deste mês alterei o aspecto do blog. Achava o anterior demasiado “pesado” e não gostava muito. Decidi, então, optar por uma mudança, e uma mudança que fosse significativa, por isso, desta vez, acabei com o verde. Não está perfeito mas, pelo menos, parece-me mais “leve” e subtil. Fico à espera de opiniões.
Como é habitual, no início de cada mês faço uma pequena análise sobre o inquérito do mês anterior. Devido às férias, em Agosto a pergunta só apareceu no meio do mês: confesso que me esqueci dela.
Nos últimos tempos temos assistido ao surgimento de vários novos escritores, não só novos pela edição do respectivo primeiro livro, mas nomeadamente por serem jovens. Além disso, é possível encontrar na comunidade de blogs portuguesa uma série de autores que dão asas à imaginação e se dedicam à publicação de textos por eles criados, essencialmente poesia. É, por isso, notório o número de pessoas que gostam de escrever.
Escrever e ler são actividades directamente relacionadas, e por isso pergunto-me se quem gosta de uma gosta de outra. Será que os leitores gosta de escrever e gostariam de ter outros a ler o que escrevem e tornarem-se, de alguma forma, profissionais?
Segundo os resultados, a maioria sim. Acredito que ler é como viver noutro corpo, ou então, uma forma de crescer psicologicamente. Uma história proporciona ao leitor novas vivências, novos mundos – mundos que alguém criou e pelo qual viajamos. Contudo, como certa vez um visitante disse aqui no blog, a melhor forma para soltar a nossa imaginação e viajar pelas histórias é sermos nós a criá-las, já que podemos explorar todos os pormenores e criar, sem limites. E qualquer um pode (e deve) faze-lo, pode escrever, criar... agora, se o faz com qualidade e de forma que outros gostam...
Nem todos temos jeito para cozinhar, ou para pintar, ou para muitas outras coisas, daí escrever continuamente, criando uma verdadeira história e, quem sabe, até editar seja apenas um sonho para muita gente. Mas como o sonho comanda a vida, quem sabe?, talvez o destino seja simpático.
E como pelos vistos é um sonho de muitos leitores, quem sabe um dia algum não concretiza o seu objectivo e se junta ao leque de (bons) escritores nacionais, prestes a conquistar o mundo com as histórias que partilham!
De leitor a escritor: quiçá uma saga de muitos.
Por isso mesmo, soltem a vossa criatividade e escrevem. E, porque não, fica aqui o convite: dêem a conhecer o que escrevem e façam-nos os vossos primeiros leitores.
______________________________________
 
 
 
Gosto de ler e gostaria de ser escritor(a).
 
57.89% Sim.
31.57% Quem sabe?
0% Nem pensar!
10.52% Já sou.
0% Não gosto de ler.

 

Total: 19 respostas

 

Bom regresso à vida normal, e Boas Leituras!!!

Publicado por Fábio J. às 22:42
Tags: ,

Olá
Parabéns pelo novo visual, embora não desgostasse do verde - sou do Sporting :) - concordo que esta tonalidade sépia está mais próxima do imaginário da leitura.
Quanto ao que escreve, continuo a gostar muito, tem efectivamente um sentido muito crítico e isso é algo que admiro e difícil de encontrar na maior parte das pessoas.
felicidades
Jasmim
Anónimo a 4 de Setembro de 2007 às 00:29

UEPÁÁÁÁ!!! Template muuuuuuito fixe, mesmo!

Sorry, ainda estou meio atordoado...
Miguel a 4 de Setembro de 2007 às 11:20

Bem, obrigado...
Só não percebi se o atordoado é algo positivo...;)
Fábio J. a 5 de Setembro de 2007 às 20:14

É definitivamente positivo! xD
Miguel a 5 de Setembro de 2007 às 22:40

ola
realmente ja estamos em setembro e se por um lado me apetece aprender coisas novas por outro nao me apetece fazer testes e aproximarme do 9ºano :P
realmente o look anterior ja estava mais adulto deve ser da tua velhice :P
pois é depois de ler muitos livros da vontade de escrever um á nossa maneira e deixar de dizer " se fosse eu ..." pois se existem pessoas que nao conseguem ver erros nenhuns na sua obra existem outros que têm bom sentido critico.
ja acabei de ler Stravaganza: a cidade dos livros adorei. gostei tanto da ultima pagina que me pus aos saltos agora vou ler o ultimo harry potter
ARYA a 5 de Setembro de 2007 às 15:24

Nem digas nada... daqui a pouco lá estamos nós a ter de estudar e cheios de coisas para fazer. Não me importava que as férias continuassem mais um pouco.
Devo estar mesmo a ficar velho... mas no fundo estamos todos! Este design parece-me mais leve, e daí também um pouco mais jovem. O importante é que agrade.
Eu confesso que não me importava de me tornar escritor: é ter um objectivo, escrever algo bom, que eu realmente goste.
O livro que leste é "A cidade dos livros" ou "os lírios"? Tal como já disse já estive mais entusiasmado em relação a essa trilogia. Mas pelos vistos deve ser mesmo fantástica.
Boas leituras, então, e espero que gostes de concluir o Harry Potter.

Até Breve!
Fábio J. a 5 de Setembro de 2007 às 16:57

Sr.Crítico
Olá de novo. Parabens pelo novo look do blog. "Blog novo, livro novo".
Este blog é o máximo!
Gostaria de dar uma sugestão. E se ouve-se no blog uma especíe de "cantinho das histórias"? Assim os leitores poderiam por exemplo enviar uma historia criada por eles, ou podia-se fazer um concurso para a melhor historia...
Não sei, apenas achei que poderia ser uma boa ideia... Ou talves divertido...
A preposito! Estou a ler o "Silmarilion" e estou a gostar! Até a proxima!
Liliana a 5 de Setembro de 2007 às 18:05

Quase que me sinto importante com o senhor!
Obrigado pelos elogios e ainda bem que o blog agrada, fico muito contente por isso.

Quanto à sugestão (que já agora são sempre bem-vindas) posso dizer que é algo que me passou pela cabeça quando escrevi este post. Mas não sei se... deveria.
Seria sem dúvida algo interessante, mas imaginemos que eu não gosto mesmo nada dum texto que escrevem: gerar-se-ia uma situação um tão ou quanto estranha, visto que este blog tem um carácter pessoal. E depois era preciso que os visitantes participassem, principalmente se fosse um concurso. Mas vou tentar desenvolver a ideia e, quem sabe, se encontrar uma maneira que me pareça adequada não o faça. Mas obrigado pela sugestão, pelo menos vejo que é uma ideia com "pernas para andar".

Estive estes dias a ler algumas partes do Silmarillion e não me canso de o fazer. Uma boa leitura!

Até à próxima.
Fábio J. a 5 de Setembro de 2007 às 20:10

P.S- Já leu "Terras de Corza-O Décimo Terceiro Poder"?
É muito bom! Remonta(será esta a palavra?) até ao tempo dos reis.... E mais não digo, a não ser k é um livro de uma escritora portuguesa!
Até!
Liliana a 5 de Setembro de 2007 às 20:06

Não, não li. Mas conheço a obra, por ser da mesma colecção de Eragon e já li a sinopse, há algum tempo.
Além disto apenas sei que é duma jovem escritora portuguesa e que há uma princesa/guerreira como personagem principal (acho eu).
A escolha é tanta que nunca pensei comprar, para além de nunca me ter cruzado com o livro numa livraria.
Mas obrigado pela sugestão, quem sabe se o encontrar por ai...

Até Breve!
Fábio J. a 7 de Setembro de 2007 às 23:34

ola! =D

eu foi das que respondeu sim! gostava de um dia ver uma obra minha publicada. mas nao faço a minima ideia qual seria o tema lol....ha tanta coisa sobre a qual gosto de falar e escrever.
mas sei que a minha maior dificuldade seria organizar as ideias! axo k tenho uma falha kk.....parece k a minha cabeça funciona demasiado depressa e nao consigo fazer um fio de meada bem feitinho lol
mas k nao desisto da ideia isso nao! =P ***
Miss Bradshaw a 6 de Setembro de 2007 às 19:43

Mais do que um sonho, escrever um livro é um projecto de vida que tenho. Publicar sim, é apenas um sonho, mas a escrita é sempre trabalhada: todos os dias escrevo um pouco, já rascunhei várias histórias... mas tal como tu as ideias são tantas que ainda não encontrei a ideal.
Mas há que não desistir, para além de ser um bom passatempo.
Em frente!
Fábio J. a 7 de Setembro de 2007 às 23:28

"Bom regresso à vida normal,..."

pudera esta era uma vida demasiadamente boa para ser real, duradoura e por isso anormal...

parabéns pelo blog, é óptimo e já o leio há muito tempo mas nunca comentei

cumps,

André
AndréV a 12 de Setembro de 2007 às 21:22

É mesmo isso: durante as férias mal me lembro que a vida é diferente durante o resto do ano, e como se diz, "o que é bom acaba depressa"!

Obrigado e Até breve!
Fábio J. a 15 de Setembro de 2007 às 00:07

Desde já deixa-me dar-te os parabéns pelo teu blog, que visito com alguma frequência, mas que só hoje comentei. Já há muito tempo que não via um blog de livros tão bom e com tanta "honestidade" como este.
Em segundo... Bem, eu pertenço ao grupo de pessoas que lêm imenso e que espera um dia vir a tornar-se escritora.
Enquanto a maioria dos meus amigos não ê mais que a revista "Bravo" ou "pc Guia", eu desde sempre que considero a leitura parte integrante do meu dia. E isso já me valeram reprimendas dos meus pais, queixando-se de que não posso gastar tanto dinheiro em livros para os ler em poucos dias. Mas que hei-de fazer?
E quanto ao facto de ser escritora... Tenho poemas publicados num livro dinamizado pelo concelho onde vivo, mas o grande passo foi a criação do meu blog, cujas visitas e comentários sempre me surpreendem. Quem sabe, um dia, esta paixão não se torna em algo mais...
Bem, acho que já exagerei no comentário, parece mais um testamento!
bj
loira incompreendida a 12 de Setembro de 2007 às 22:05

Muito obrigado pelas palavras e elogios.
Eu também gostava de vir a publicar um livro. No fundo, depois de tanto ler obras escritas por outros, acho normal que as pessoas gostem de experimentar serem elas a escrever. E é bom que o façam... desde que tenham atenção ao que estão dispostos a fazer para alcançar esse objectivo.
Comigo acontece o mesmo: gastar por vezes tanto dinheiro em livro que se lêem em pouquissimo tempo. Não me arrependo do dinheiro investido, mas há pessoas que não vêm isso com bons olhos (como os meus pais). Antes gastar o dinheiro em livro do que em outras coisas.
Já é um começo, essa publicação dos poemas. E sem dúvida que os blogs podem ser um bom veículo para alcançar este objectivo.
Quem sabe um dia...

Até à próxima.
Fábio J. a 15 de Setembro de 2007 às 16:36

PORTO, 2007.09.12

Ora viva.

Aí vai um soneto para apreciação.


OS LIVROS...

Gostei muito de visitar o seu espaço...
Porque fala de leituras e de escritores.
Ler e escrever é o que todo o dia faço
E é com prazer que visito os senhores.

Para lhes dizer que gostei de entender...
Que um livro para vós é importante!
E ainda porque fiquei também a saber
Que quem vos visita e lê é visitante...

E já agora que os considero simpáticos
E escolhem tão bem os assuntos temáticos
Fico visitante e gostava de perguntar?..

Se eu enviar trabalhos em verso ou prosa
Coisa da minha lavra .. coisa toda nova
Os senhores importar-se-ão de publicar?...

João Brito Sousa
http://bracosaoalto.blogspot..com

SOUSINHA a 12 de Setembro de 2007 às 22:32

Bem, este "look" está fantástico! Sim, mais leve, neutro, gostei bastante. Estás de parabéns! As letras, a pilha de livros..! Dá um ar muito agradável! Faz lembrar aqueles pergaminhos preciosos!´

É verdade que se encontra muita gente que goste de ler e escrever. Vejamos só o exemplo das numerosas fan-fictions que há por sites, fóruns, blogs,...
Eu gostava bastante de escrever uma história. Dar asas á imaginação, passar para o papel aquilo que queresmos, ter o nosso mundo privado! Contudo acho que não é nada fácil. Pelo menos esrever algo coerente, coeso, com cabeça, tronco e membros. Não é decidir: vou escrever uma história, pegar num papel caneta (ou num computador) e começar a soltar palavras. Faz-me lembrar o que aprendi num workshop de teatro: para o público acreditar na nossa personagem - e esta lhe parecer real - temos primeiro nós mesmos de acreditar nela. Se um escritor não vir a sua obra como real, consistente, o leitor ainda menos a verá!
Contudo acho fantástico o impulso que a leitura e a ecsrita está a ter principalmente nas camadas jovens!
cricri a 13 de Setembro de 2007 às 17:53

Ainda bem que gostas. Acho que foi uma mudança necessária...

Tens toda a razão: escrever uma história não é simples nem rápido. Mas eu também gostava de o fazer, poder contar tudo aquilo que a minha mente alcança, criar! Quem sabe um dia.
Acho incrivel o número de pessoas que gosta de se expressar desta maneira. São cada vez mais, e mais jovens!
Ler e escrever são, pelos vistos, duas actividades que se conjugam muito bem. Esperemos que no futuro todos colhamos os seus frutos.
Fábio J. a 15 de Setembro de 2007 às 18:10

Quando li o soneto fiquei admiradíssimo e muito contente por ter empregado o seu tempo na sua criação.
Eu sou um leigo neste mundo, e como tal as minhas apreciações são meramente pessoais, mas se quer que lhe diga adorei a ideia, como já disse, e vejo que tem bastante jeito para a poesia! Os meus sinceros parabéns!
Quanto à pergunta não sei bem o que responder. Este é um blog onde eu dou opiniões sobre livros que leio ou me interessam. Nunca publiquei nada de outra pessoa... mas têm surgido propostas e começo a pensar nisso.
No entanto, para já, acho que o conceito deste blog ainda não está adaptado à publicação de textos por parte dos visitantes.
Vá passando por aqui.

Até Breve!
Fábio J. a 15 de Setembro de 2007 às 17:21

Porto, 2007.09.15

Exmo Senhor,

Boa noite.
Muito obrigado por ter perdido tempo em ler o meu soneto. Mesmo leigo como diz que é, gostei de ler as suas palavras. Não só pelas palavras; pelas palavras sim, mas também pela honradez que põe nessas palavras, pela humildade e pela simpatia que nos tarnsmite.
Não me julgo poeta, nem pensar, mas tenho duzentos sonetos concluídos E gosto da minha poesia.

E agradeço-lhe as suas palavras e acedo ao seu convite; virei passando por aqui. .

Aceite os cumprimentos do
João Brito Sousa
SOUSINHA a 15 de Setembro de 2007 às 20:42

Um blog sobre livros e afins. A descongelar lentamente...
Contacto
Contacto

As mensagens poderão não ser lidas por extensos períodos. Pedidos de divulgação e/ou colaboração poderão não obter resposta.
pesquisar
 
A ler...
Tales of Earthsea

Romeo and Juliet

comentários recentes
<a href='http://www.cricinfobuzzlive.com/live-c...
E Jack london?Eça de Queiros.....
Também adorei!:http://numadeletra.com/a-mancha-hum...
Quando será lançado o quarto livro em português do...
Estou agora a ler esse livro e este seu texto deu-...
arquivos
2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


2006:

 J F M A M J J A S O N D


Leitores Online
online


O autor deste blog não respeita o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa