Setembro 07 2007
Não podia ir de fim-de-semana sem fazer este post. Por um lado há que seguir a máxima “não deixes para amanhã o que podes fazer hoje”, e por outro há que ser minimamente actual, sem esquecer o facto de que, na próxima semana, as férias acabam...
Todos nós conhecemos Harry Potter. Todos nós sabemos quem é J. K. Rowling. Sinto-me até confiante ao fazer esta generalização, pois afinal estes são nomes quase bíblicos nos dias de hoje, principalmente nestes últimos meses, com o lançamento do quinto filme e do último livro.
Parece-me claro que este personagem e esta escritora têm lugares especiais na nossa sociedade, mas penso que deve haver limites. Digo isto pois, esta semana, fui confrontado com duas selecções. A primeira é do Usa Today, que elegeu as 25 pessoas que mais influenciaram a sociedade nos últimos 25 anos. A outra foi feita pelo portal Sapo Mulher de forma a comemorar os 12 anos do Sapo, numa eleição online em Portugal, no qual se elegeram as mulheres mais marcantes dos últimos 12 anos. Na primeira selecção Rowling alcançou o 20º lugar, na segunda o 10º.
Sinceramente, e por razões pessoais, não concordo com os resultados gerais das duas selecções, mas focar-me-ei no caso desta famosa escritora que tanto aprecio. É que, embora admire o seu trabalho e reconheça a grande importância que a sua série teve na literatura, nomeadamente na forma com a literatura fantástica passou a ser encarada, não consigo perceber como é que esta mulher pôde alcançar este lugar. Será que nos últimos 25 anos não houveram personalidades com maior importância? Se a resposta for “sim, não houveram”, só tenho a dizer “os últimos 25 anos não foram grande coisa para a humanidade”, mas como eu não penso assim...
O meu espanto deve-se principalmente às reacções que encontrei num site potteriano, no qual os fãs afirmavam que, para eles, J. K. Rowling seria sempre a pessoa mais importante das suas vidas. Peço desculpa mas, para mim, isto não é ser fã, é ser louco.
Quanto à eleição do Sapo Mulher não tenho muito a dizer, pois embora seja bastante parecida com a primeira, foi elaborada duma forma diferente e num menor público (obteve 40 votos).
E já que estou numa de reclamações, saliento ainda o facto de alguns sites sobre Harry Potter dedicarem tanta atenção a outros filmes nos quais participam os actores da série. Os sites são sobre Potter ou sobre os actores? Por vezes exageram...
Para terminar quero deixar bem claro que o que aqui escrevi é apenas e só a minha opinião pessoal que exprimo neste blog pessoal onde não existem censuras. Mas apesar de tudo isto continuam a haver bons sites e blogs sobre o jovem feiticeiro e a sua saga, boas selecções de personalidades e, acima de tudo, continuo a ser fã desta saga única.
Fico à espera de opiniões.
Bom fim-de-semana e Boas Leituras!
Publicado por Fábio J. às 23:15

Na minha opinião, ela deixou a sua marca na literatura, porque acho que todos concordamos que Harry Potter vai ficar para a história, não só na literatura mas tambem no cinema, mas daí a tratarem a JK.Rowling como uma deusa... Calma! Eu tambem gosto muito do trabalho dela. :D Mas as pessoas devem ir com calma, afinal, a saga HP foi o unico sucesso que ela teve até agora! Esperamos que continue!! ;)
Liliana a 8 de Setembro de 2007 às 11:04

E esperemos que ela crie obras de ainda mais interesse, que marque um novo lugar. Mas, mesmo assim, será preciso muito mais para que lhe atribuam estes títulos.

A ver vamos...
Fábio J. a 9 de Setembro de 2007 às 20:24

Nossa! Como sempre, adorei o ponto de vista colocado aqui.

E eu, como incotestável fã da saga Harry Potter, concordo plenamente com o que foi dito. J. K. Rowling - sem dúvida - tem influência sobre toda uma geração.Mas daí a constatar que ela seria a 10ª ou 20ª pessoa mais influente nos últimos 25 anos é um exagero.

Beeijo ;**
Jamilly a 8 de Setembro de 2007 às 15:15

Você ainda não leu o último livro do Harry Potter?
Jamilly a 8 de Setembro de 2007 às 15:18

Não, ainda não li.
Como o meu inglês não é nada de especial, arriscar-me-ia a não perceber muitas partes da história, e com Harry Potter todos os pormenores merecem a atenção.
Mas quem espera sempre alcança e dentro em breve já o terei nas mãos. A espera irá compensar...
Fábio J. a 9 de Setembro de 2007 às 20:32

É exactamente essa a minha opinião: gosto da série e congratulo a autora, mas daí a atribuir-lhe um lugar tão importante na nossa sociedade já é demais.

Até Breve!;)
Fábio J. a 9 de Setembro de 2007 às 20:28

Olá
Ao contrário do "Crítico" Jasmimdomeuqintal " detesta Harry Poter . Só li o primeiro e chegou-me (isto de gostos tem destas coisas...). Contudo, reconheço o papel que a escritora e a sua saga tiveram na sociedade, na literatura e no cinema, por isso reconheço-lhe algum mérito.
Agora considerarem a senhora uma das 25 personagens.... pior só considerarem o maior português o Salazar. mas a opinião é assim e como sou democrata respeito; mas lá que custa, custa.
Bom fim de semana
jasmim
Jasmim a 8 de Setembro de 2007 às 18:03

Tem razão, os gostos não se discutem. Ou melhor, discutem-se mas ainda bem que existem as diferenças: o mundo seria demasiado chato sem elas. Conheço algumas pessoas que não gostam mesmo nada do Harry Potter, até com algum radicalismo (moro com uma dessas pessoas). Bem, se lhe atribuis algum mérito... é porque não pensas assim.
Rica comparação, essa com o do Salazar. São dois casos que me deixam de boca aberta e a pensar: há gente para tudo.
Até à próxima.
Fábio J. a 9 de Setembro de 2007 às 20:43

nao posso deixar de concordar contigo!
é verdade que esta saga do Harry Potter pos muito menino e muita menina a ler, mas fazer da sua autora uma das pessoas mais influentes nos 25 anos e que mais marcou a nossa sociedade? por favor!
para mim o CSI teve muito mais influencia na minha vida que o Harryzinho! LOL
mas sao pontos de vista.....e como gostos nao se discutem...so nao sou obrigada a concordar com eles! ;) ****
miss bradshaw a 8 de Setembro de 2007 às 20:59

Não tirando o mérito à senhora, é verdade é mesmo essa.
Quando vi as reacções no tal site só pensei: "olha-me estes, importantes para mim são os meus pais mais uma série de gente que me atura todos os dias!", mas são opiniões e há que respeitar, por mais doidas que pareçam.
Essa do CSI... acho melhor ser feita uma votação online a nivel mundial para decidir... XP
Fábio J. a 9 de Setembro de 2007 às 20:49

LOOOOL

mesmo!
olha, é uma bela ideia para um quiz xD ahah
*****
Miss Bradshaw a 12 de Setembro de 2007 às 20:50

(Falando em influências)
... e juntem também o Dr.House! xD
cricri a 13 de Setembro de 2007 às 17:41

boa boa! o House é fixe xD *****
Miss Bradshaw a 13 de Setembro de 2007 às 19:55

HAHAHAHAHA!!
A do CSI está nota 5!!!!!!!! xDxDxD
Liliana a 10 de Setembro de 2007 às 12:22

5 estrelas quero eu dizer*****xD
Liliana a 10 de Setembro de 2007 às 12:24

Bom dia.

O Blog tem um destaque merecido na Homepage do SAPO e na página principal dos Blogs (http://blogs.sapo.pt).

Parabéns e boa continuação :)
JoanaTorrado a 12 de Setembro de 2007 às 10:41

Parabéns pelo mais que merecido destaque.

Este é simplesmente o MELHOR blog de livros do país!
Quem sabe, não editas uma revista... LOOOOL


Passa lá pela Lixeira para reciclares alguma coisinha...
Miguel a 12 de Setembro de 2007 às 10:53

O que vale é que o país é pequeno. Talvez seja o melhor da rua, isso sim. Estou a brincar... tento ser interessante, e fico contente com as opiniões positivas que recebo.

Quanto à revista, vou pensar. Talvez compre os direitos à Os Meus Livros e depois deito o "meus" ao lixo.

Obrigado pelo elogio...
Fábio J. a 14 de Setembro de 2007 às 20:00

Como sempre, merecido e uma vez mais parabéns por este blog e artigo fantásticos! :)
cricri a 13 de Setembro de 2007 às 17:42

Belíssimo blog.

Muitos parabéns.

O sonhador
João Cordeiro a 12 de Setembro de 2007 às 12:27

O título do seu blog é muito oportuno, porque no tempo das fotocópias e das novas tecnologias, houve quase um esquecimento dos livros. Ler um livro constitui um momento íntimo com a leitura que não se obtém com outro suporte. Entrar numa livraria e escolher um título que nos agrade também é um exercício saudável, pena é que tenhamos de verificar o preço.
Quanto ao lugar que a escritora obteve, posso tecer poucos comentários porque não li nenhum livro seu . O que posso dizer é que os jovens foram atraídos pela sua obra, também porque tiveram oportunidade de conhecer as aventuras pelo cinema ou então por lerem os textos escritos em Inglês, língua que atrai os mais jovens.
Eu continuo a dizer que precisamos de ler e escrever bem a Língua Portuguesa, porque isso é a base para se partir para outros conhecimentos.
Aqui podemos sempre verificar a ortografia do que escrevemos, este facto considero-o muito positivo .
Desejo que o seu blog entusiasme muito gente a ler um livro e a refelectir sobre a mensagem que ele nos passa.
Bom trabalho!

M.H.
Lena a 12 de Setembro de 2007 às 14:00

Desde já, obrigado pela visita e comentário.
Foi precisamente por sentir necessidade de conjugar a literatura com este mundo tecnológico e em constante mudança que decidi criar o blog. Há que tornar a literatura um tema como outro qualquer, sem preconceitos.
Realmente é uma pena termos de nos confrontar com esse pormenor do preço, principalmente quando percebemos que os nossos "desejos literários" ficam condicionados por isso.
Quanto às selecções, concordo: a autora tem a sua cota de importância, e ninguém lhe tira o mérito, mas há que ter em atenção o valor que damos a pessoas que mal conhecemos. É normal que tenha fãs, mas estes devem conhecer os limites do fanatismo.
Obrigado pela visita e incentivo. É sempre reconfortante tê-los.

Até Breve!
Fábio J. a 14 de Setembro de 2007 às 22:51

Concordo plenamente...já sou admiradora do Potter há já alguns anos...mesmo antes de os livros serem assim tão conhecidos em Portugal....Lembro-me como se fosse ontem...a minha mãe leu uma pequena notícia no Jornal em que a capa do Harry Potter e a pedra filosofal ocupava um vigésimo da página do fim...

Começei e não consegui parar...Até já li o último livro em Inglês e admito a minha desilusão por ter acabado mas também o meu agradecimento por ter um final tão inesperado... e por finalmente a J.K. Rowling ter decidido executar a galinha dos ovos de ouro...

Haja algum bom senso...

Concordo que ler é indispensável e o blog,é a meu ver, muito instrutivo e bem redigido...

Parabéns.
blackbox a 12 de Setembro de 2007 às 15:26

Depois de começar a ler Harry Potter geralmente só existem dois resultados possíveis: ou se gosta bastante e se lê a série toda, ou não se gosta nada e mal se pode ouvir o nome.
Eu pessoalmente gosto, mas realmente é necessário que haja bom senso.

Obrigado pela visita e elogios.

Até Breve e Boas Leituras!!!
Fábio J. a 14 de Setembro de 2007 às 22:58

Já vi que gostas muito de ler.. conheces o site www.bookcrossing.com??? ai podes fazer troca de livros, troca de ideias sobre os mesmos...é maneira de teres mais acesso a vários livros já que nem sempre à possibilidade de os comprar ou encontrar nas bibliotecas!!!
Luisa a 12 de Setembro de 2007 às 15:47

Não conhecia o site, mas pelo pouco que já tive oportunidade de ver parece-me bastante útil para aqueles que gostas de ler, como eu...
Ainda não tive muito tempo para o explorar, mas já deu para perceber que é algo de grande dimensões e que os portugueses estão bem presentes.
Logo que possa não deixarei de explorar todas as possibilidades da plataforma.

Obrigado pela recomendação!
Fábio J. a 14 de Setembro de 2007 às 23:14

Olá!
O destaque parece-me merecido. Ainda não tive oportunidade para ver todos os textos e ainda não percebi bem o género de que costuma falar mais só estou a li a ver os 10 posts recentes e 'Tehanu - o nome da estrela' que li há uns 3 anos atrás marcou-me imenso, já não me recordo muito da história mas lembro-me do Gued e da rapariga que ele tinha salvo no 2º livro, e de uma criança.

Quanto a Harry Potter's não sou de maneira nenhuma fã! Comecei a lê-los tinha uns 7 anos e fiquei "traumatizada". Os livros conseguiam-me deixar pegada a eles mas no fim não me deixavam nenhuma recordação agradável ou aquela sensação que tenho quando leio um livro que me faz pensar; apenas um terror imenso de me deparar com um voldemort qualquer ou assim. Ou de ver caveiras negras projectadas nas paredes (nem me lembro se isso acontecia nos livros).
A verdade é que ainda hoje aos 14 anos não sei distinguir bem a fantasia da vida real, por isso não vejo filmes de terror nem livros que me assustem.
Contudo, gosto bastante do género de livros de Julliet Marillier, e da escritora portuguesa Sandra Carvalho.

Bom, mas vou continuar a passar por aqui mais vezes, pode ser que surjam algumas sugestões de livros bons apesar de agora no 10º ano ter de ler um bocado 'às escondidas' porque é digamos, uma época de estudo.
Bárbara a 12 de Setembro de 2007 às 20:04

Desde já obrigado pelo comentário.
A meu ver, uma das grandes particularidades dos livros de Le Guin é a forma com estes no marcam. A série de Terramar, por exemplo, é enquadrada em Fantasia, mas mais do que o estilo e a lírica do conteúdo e as mensagens éticas que mais ficam na memórias. Marcante é um bom adjectivo para a sua escrita.

Já é quase uma teoria que tenho: quanto ao Harry Potter, ou se gosta muito ou não se gosta nada, não existe o meio termo. Mas é engraçado pois no caso descrito não parece ter sido propriamente um "não gostar", foi mais um "é melhor não ler mais, tudo pode acontecer". Eu, pessoalmente, gosto bastante de fantasia, nomeadamente terror, pois acho que as maiores coisas que a literatura nos pode dar são emoções, e o terror está carregado delas...
Real e irreal: a mistura perfeita, a meu ver!
Infelizmente não tive oportunidade e ler Marillier, mas Sandra Carvalho é outra escritora com um grande poder de transmitir sensações.

Então até à próxima e bons estudos. Espero que a leitura e as aulas sejam conciliáveis. Boa sorte!
Fábio J. a 14 de Setembro de 2007 às 23:37

Um blog sobre livros e afins. A descongelar lentamente...
Contacto
Contacto

As mensagens poderão não ser lidas por extensos períodos. Pedidos de divulgação e/ou colaboração poderão não obter resposta.
pesquisar
 
A ler...
Tales of Earthsea

Romeo and Juliet

comentários recentes
<a href='http://www.cricinfobuzzlive.com/live-c...
E Jack london?Eça de Queiros.....
Também adorei!:http://numadeletra.com/a-mancha-hum...
Quando será lançado o quarto livro em português do...
Estou agora a ler esse livro e este seu texto deu-...
arquivos
2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


2006:

 J F M A M J J A S O N D


Leitores Online
online


O autor deste blog não respeita o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa