Outubro 11 2007
Foi hoje divulgado o nome do autor galardoado com o Prémio Nobel da Literatura 2007. Pela 11ª vez, o autor distinguido pelo prémio de maior referência global no que toca à literatura foi uma mulher: Doris Lessing.
A autora nasceu a 22 de Outubro de 1919 em Kermanshah, na Pérsia, o actual Irão, é filha de pais britânicos, e cresceu na Rodésia (actual Zimbabué), onde a família se instalou numa quinta quando tinha cinco anos, tendo este período marcado algumas das suas obras. Actualmente mora em Londres.
Foi impiedosa nas críticas aos governos racistas da África do Sul e da Rodésia, o que lhe valeu a proibição de entrada nesses países. Mais recentemente, criticou o regime do presidente Robert Mugabe e foi de novo declarada indesejável no Zimbabué.
Doris Lessing soube que é Prémio Nobel da Literatura pelos jornalistas. Com 87 anos e quase 30 obras publicadas e traduzidas em várias línguas, reagiu de uma forma um pouco brusca mas cómica ao mesmo tempo... Estava a chegar a casa com as compras quando um jornalista tentou surpreendê-la perguntando-lhe se já tinha ouvido as notícias de hoje. Foi ai que soube a novidade, dizendo: “Oh meu deus, há já trinta anos que falam nisso, há muitas outras coisas que me fazem feliz (...). Já ganhei todos os prémios europeus, todos, é lógico que estou contente, é o máximo.”
A Academia Sueca justifica a escolha afirmando que Lessing é “a narradora épica da experiência feminina, que com cepticismo, ardor e força visionária prescruta uma civilização dividida”. Um milhão e meio de euros é quanto Doris Lessing vai receber pelo galardão a 10 de Dezembro, em Estocolmo, na tradicional cerimónia que conta com a presença da família real.
No nosso país, Doris Lessing tem mais de uma dezena de títulos publicados, alguns deles já esgotados e dispersos por várias editoras. As suas obras mais recentes publicadas em língua portuguesa datam dos anos noventa, entre os quais Amar de Novo (1997) e os dois volumes de Os diários de Jane Somers (1990), com a chancela das Edições Europa-América.
Não conhecia a senhora, mas aqui está uma boa oportunidade e um incentivo a fazê-lo.
Publicado por Fábio J. às 20:32

Aconselho vivamente a série de 5 livros "Canopos e Argos" que saiu na colecção Nébula da Europa-América. Li três dos livros há mais de uma década e dois deles (Casamentos.. e Shikasta) estão bem presentes.
baixinho a 12 de Outubro de 2007 às 09:09

Vou prestar atenção aos livros desta autora. Pelo que sei grande parte da sua obra é ficção científica, e penso que o Shikasta é um deles. É um pouco anormal vermos uma autora de ficção científica a ganhar um Nobel. Esperemos que esta seja uma forma de fazer muita gente abrir os olhinhos e começar a prestar atenção a este género, bem como à restante fantasia, já que afinal também dão Nobel's!
Obrigado pelas recomendações.
Fábio J. a 13 de Outubro de 2007 às 22:55

nao conhecias tu e noa conhecida eu lol
mas tenciono tratar disso brevemente! ;)****
Miss Bradshaw a 12 de Outubro de 2007 às 14:46

Eu não prometo nada.
O ano passado também pensei em ler algo de Pamuk mas não o fiz. Mas, quem sabe, talvez desta vez leia mesmo, principalmente sabendo que a escritora escreve ficção científica. Quiçá!

Boas Leituras!!!
Fábio J. a 13 de Outubro de 2007 às 22:58

ahhhhhh ficçao cientifica é outra coisa! x) LOL*****
miss bradshaw a 14 de Outubro de 2007 às 12:12

Li "A Fenda" há 2 ou 3 anos e a experiência foi quase trágica.
Não gostei da história, desiludiu-me tanto que não tenho vontade de repetir a leitura desta escritora.
Já me disseram que tive azar, que comecei pelo pior. Talvez, mas tenho tantos livros que quero ler que não sobra tempo para "segundas oportunidades"... Pelo menos por agora.
Carlos Manuel Lopes da Silva a 12 de Outubro de 2010 às 09:16

Oh, que pena. Eu já estive quase quase para comprar A Fenda. Pelos vistos, quando for ler esta autora será melhor começar por outra obra porque também me custa dar segundas oportunidades.

Obrigado pela opinião.
Fábio J. a 8 de Março de 2011 às 19:00

Um blog sobre livros e afins. A descongelar lentamente...
Contacto
Contacto

As mensagens poderão não ser lidas por extensos períodos. Pedidos de divulgação e/ou colaboração poderão não obter resposta.
pesquisar
 
A ler...
Tales of Earthsea

Romeo and Juliet

comentários recentes
<a href='http://www.cricinfobuzzlive.com/live-c...
E Jack london?Eça de Queiros.....
Também adorei!:http://numadeletra.com/a-mancha-hum...
Quando será lançado o quarto livro em português do...
Estou agora a ler esse livro e este seu texto deu-...
arquivos
2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


2006:

 J F M A M J J A S O N D


Leitores Online
online


O autor deste blog não respeita o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa