Outubro 21 2007
Nestes últimos tempos mal tenho tido oportunidade para vir até ao computador e à Internet, mas quando o faço encontro tantos temas sobre os quais publicar que tenho de seleccionar.
Por exemplo, acabei de descobrir que Albus Dumbledore, o director de Hogwarts, a escola de Harry Potter, é gay. Nunca tinha pensado na orientação sexual desta personagem com um passado tão misterioso e por isso esta revelação surpreendeu-me. Mais uma característica que torna esta personagem singular e misteriosa.
Depois são dois dos grandes lançamentos do mês, provavelmente da estação, pelo menos tendo em atenção o número de exemplares da primeira edição. 29€ é o preço de editor de Rio de Flores, o novo romance de Miguel Sousa Tavares, que sairá, dia 29, para as bancas numa edição com número excepcional: 100 mil exemplares, quando o habitual no nosso país muito dificilmente ultrapassa os 3 mil.
Também com uma tiragem elevada foi lançado O Sétimo Selo, do também jornalista José Rodrigues dos Santos. Desta vez o tema são os problemas que o nosso planeta enfrenta, como as alterações climáticas, o fim do petróleo barato e o facto de morrermos cada vez mais tarde.
Mas o que quero realçar neste post é o lançamento da Colecção Livros para Ouvir, por parte da 101 noites. Esta é, muito provavelmente, a primeira colecção de audiobooks (ou audiolivros, que o conceito já começa a ter fundamento em português) lançada em Portugal. Os seis audiolivros são narrados por seis conhecidos actores nacionais: João Perry, José Wallenstein, Alexandra Lencastre, Eunice Muñoz, Nuno Lopes e São José Lapa. Estes narram obras de Mário de Sá-Carneiro, Eça de Queirós, Florbela Espanca, Fialho de Almeida, Camilo Castelo Branco e Fernando Pessoa, respectivamente.
É possível comprar-se o livro impresso juntamente com o CD ou então comprar apenas a versão mp3, por 4,5€. Esta parece-me ser uma iniciativa louvável, tanto por tornar a leitura de clássicos mais fácil como por tornar possível a invisuais conhecer estas obras. Logicamente há quem beneficie economicamente com os produtos vendidos, mas só o facto de existirem é por si só uma mais valia. Agora dificilmente haverá desculpa para não conhecer as obras: no carro, no trabalho ou até no duche, as vozes dos actores estarão prontas a dar vida a todo um enredo.
Não é bem uma leitura, ou é-o mas não feita por nós. Ao invés duma relação entre nós, leitores, e o autor, através do livro, passa a haver uma relação entre o autor, o leitor e o ouvinte.
Adaptação aos tempos modernos ou facilitação exagerada duma actividade íntima? Seja qual for a resposta, para já, eu prefiro continuar a desfrutar dos meus momentos de leitura, nos quais apenas eu, com um livro na mão, me embrenho em histórias e enredos e encontro, em silêncio, as palavras que o autor propõe.
Boa semana e Boas Leituras!!!
Publicado por Fábio J. às 20:06

Estive a ver os resultados da tua sondagem na barra lateral... A opção "no fundo, sim" vai à frente... Mas porquê?! Porquê este "racismo literário?" As pessoas não entenderão que ao menosprezarem o que é nacional estão a passar um atestado de incapacidade a si próprias?! Pois... Muitos não pensam nisto, apesar de devermos respeitar os gostos de cada um. No entanto, uma coisa é "gosto" ( que é perfeitamente aceitável - espero que a maioria das respostas sejam por esse factor... )outra é preconceito... Já Almada Negreiros tinha uma frase muito interessante sobre este "estrangeirismo" português...

Abraço!
sá morais a 23 de Outubro de 2007 às 17:00

Concordo contigo.
Acredito que, de certa forma e por mais pequeno que seja, existe um pouco esse racismo literário em Portugal, essa tendência para o "estrangeirismo".
Mas não acredito muito no "gosto": embora existam estilos, se os gostos se guiarem pela qualidade Portugal tem ofertas em praticamente todas as vertentes. Eu tenho noção que, provavelmente leio mais estrangeiro do que português, mas não é por interesse ou opção: acontece!
Aprofundarei mais este assunto no final do mês, e até lá os resultados podem mudar...

Um abraço.
Fábio J. a 23 de Outubro de 2007 às 23:06

Um blog sobre livros e afins. A descongelar lentamente...
Contacto
Contacto

As mensagens poderão não ser lidas por extensos períodos. Pedidos de divulgação e/ou colaboração poderão não obter resposta.
pesquisar
 
A ler...
Tales of Earthsea

Romeo and Juliet

comentários recentes
<a href='http://www.cricinfobuzzlive.com/live-c...
E Jack london?Eça de Queiros.....
Também adorei!:http://numadeletra.com/a-mancha-hum...
Quando será lançado o quarto livro em português do...
Estou agora a ler esse livro e este seu texto deu-...
arquivos
2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


2006:

 J F M A M J J A S O N D


Leitores Online
online


O autor deste blog não respeita o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa