Outubro 26 2007
Embora o trabalho tenha sido muito, começa a crescer em mim uma vontade de devorar livros inteiros, de me enterrar numa história até fazer parte dela. Acho que é do frio: sabe cada vez melhor ler aconchegado, no quentinho. E talvez seja já a proximidade do Natal; não que o acho próximo mas porque nas ruas já se começam a ver as tradicionais iluminações natalícias.
Este meu apetite reflectiu-se nos últimos momentos de Igorj de Harmeling – O Escolhido. Mas neste caso à vontade de ler juntou-se a dinâmica da própria narrativa, que, na conclusão desta obra, era quase hipnotizante.
Escrevo sobre o primeiro livro da trilogia O Tratado dos Magos, assinada por Ana Paula Cabral, uma premiada jornalista, antiga pivô do Telejornal da RTP, convertida em autora de fantasia. E mais uma vez me foi provado que um escritor de fantasia nacional pode ser original e criativo, legando-nos uma obra interessante.
Quando comecei a ler a história, fiquei um pouco desorientado com tudo o que me foi apresentado, tanto personagens como locais, costumes e a própria sociedade. Gostava de ter visto alguns aspectos mais aprofundados, mas este meu desagrado veio a revelar-se precipitado.
Nesta história, elfos e anões, druidas e levitas, feiticeiros e centauros, todos nos são apresentados sob perspectivas inovadoras, numa mistura exótica e dinâmica. Desengane-se quem pensar nestes seres enquadrados noutras histórias: aqui domina a imaginação ilimitada e tudo é diferente, estando reunidos vários seres mitológicos e elementos da habitual fantasia duma forma extraordinária.
Na tradicional luta do bem contra o mal, encontramos Igorj, um rapaz amaldiçoado à nascença pelo feitiço das trevas, criado pelas fadas dos quatro elementos, que tem como missão manter a paz em todos os oito reinos de Pangeous, um continente ameaçado por um estranho feiticeiro, Mílan, que pretende restituir um antigo mal que ameaça renascer e conduzir todos os povos para o caos.
Se numa primeira fase a narrativa parecia vã, a determinada altura os acontecimentos passam a sucederem-se a uma velocidade contagiante, capaz de revolucionar a maneira de interpretar a história. Numa luta desesperada contra o tempo, Igorj e os seus aliados tentam travar a maldição que o fará perecer, bem como à esperança de todos os povos. Traições, amores, mistérios e acção: os ingredientes estão dados.
A. P. Cabral apresenta-nos um enredo impressionante, que domina e baliza de forma ímpar. O final é memorável e não existe outra alternativa a não ser a leitura do próximo volume.
Resta dizer que a história continua em A Clepsidra, com lançamento marcado para o início de 2008, e agradecer a grande simpatia e disponibilidade da autora. Um grande abraço!
 

Igorj de Harmeling-o Escolhido - Ampliar Imagem

Igorj de Harmeling - O Escolhido de A. P. Cabral
Bom fim-de-semana e Boas Leituras!!!
Publicado por Fábio J. às 23:52

Obrigada por me teres lido até ao fim e compreendido a dinâmica da minha escrita. Quem leu Igorj de Harmeling entenderá que me atrevi a escrever um romance fantástico numa antevisão de guião cinematográfico. Acho que se há alguma inovação na minha escrita ela existe no grande écran da nossa mente que consegue projectar de imediato o espaço, o tempo e as diferentes personagens num fechar de olhos. A leitura tem destas coisas...e a imaginação leva-nos por caminhos extraordinários. Leiam autores portugueses. Estamos aí para ser lidos. grata pela crítica generosa. Ana Paula Cabral
Ana Paula Cabral a 27 de Outubro de 2007 às 20:31

Não há que agradecer! Eu é que devo agradecer e congratulá-la pela obra. Os momentos que passei a ler este livro, a acompanhar as personagens e a viver os acontecimentos foram uma surpresa e uma satisfação. Então na segunda parte tenho mesmo que salientar a dinâmica e o enredo que aí se vai mostrando grandioso.
Sei que poderia ler mais autores portugueses, e é algo que pretendo fazer: depois de a ler, bem como ao Pedro Ventura, vi o quão característica e mais tocante é a nossa linguagem, a expressividade dos autores nacionais. Sem dúvida leituras a aconselhar!

Resta esperar pelo próximo volume...
Até Breve!
Fábio J. a 30 de Outubro de 2007 às 20:35

http://crepusculo.blogs.sapo.pt/

Visitem...grande livro!!!
Pedro a 31 de Outubro de 2007 às 14:25

Um blog sobre livros e afins. A descongelar lentamente...
Contacto
Contacto

As mensagens poderão não ser lidas por extensos períodos. Pedidos de divulgação e/ou colaboração poderão não obter resposta.
pesquisar
 
A ler...
Tales of Earthsea

Romeo and Juliet

comentários recentes
<a href='http://www.cricinfobuzzlive.com/live-c...
E Jack london?Eça de Queiros.....
Também adorei!:http://numadeletra.com/a-mancha-hum...
Quando será lançado o quarto livro em português do...
Estou agora a ler esse livro e este seu texto deu-...
arquivos
2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


2006:

 J F M A M J J A S O N D


Leitores Online
online


O autor deste blog não respeita o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa