Novembro 08 2007
Desde as últimas semanas, o mercado editorial tem estado no seu período mais activo com vários lançamentos em destaque, fazendo desta época uma altura propícia à leitura de novos livros. Mas não só os lançamentos fazem desta época o ponto alto de venda e debate de livros e literatura. Começou hoje o Fórum Fantástico 2007, em Lisboa, uma iniciativa que pretende promover e incentivar a leitura de literatura especulativa em Portugal, contando com uma série de debates e palestras sobre o género, bem como lançamentos literários enquadrados nesta temática.
Este é, sem dúvida, um dos géneros literários que mais me agrada e aquele que mais leio. As razões para este interesse são várias, mas o propósito do post é outro, embora intimamente relacionado: um bom exemplo da qualidade deste género literário é o Ciclo de Terramar, de Ursula K. Le Guin.
Era já de madrugada quando acabei Num Vento Diferente, um dos melhores livros (senão o melhor) que li até hoje e aquele com, muito provavelmente, o melhor final, atendendo também ao facto deste ser a conclusão da referida série.
Quando há perto de um ano me deparei com este livro, estava longe de imaginar o quanto toda a série me fascinaria. Publicado no início deste século, mas dependente dum Ciclo iniciado em 1968, o livro exigia a leitura dos quatro antecedentes. Neles conheci as personagens, os locais, as culturas e as mentalidades de Terramar. Neste livro, já com todos esses conhecimentos, surpreendi-me quando a autora fez o que parecia impossível: criou algo ainda melhor, o melhor, revolucionando a essência de tudo aquilo que até então havia apresentado.
Depois dos acontecimentos do último volume, algo continuou a acontecer em Terramar, algo que nem os mais poderosos feiticeiros ou sacerdotes puderam prever e, mais tarde, solucionar. Nesta série, a principal temática é, abstractamente, a Vida e a Morte.
Neste livro tudo começa quando Amieiro, um humilde bruxo com a capacidade de consertar coisas, começa a ser levado, em sonhos, até à terra árida, à terra onde as estrelas não se movem e não há luz nem vento, à terra dos mortos. A sua falecida mulher, assim como todas as outras almas, suplicam-lhe para que as liberte, que lhes permita e ajude a ultrapassar o muro que divide a terra dos mortos da terra dos vivos.
É então que as personagens e os povos, incluindo os dragões, se reúnem, guiados pelo destino e pelas forças da terra. O Homem, na sua audácia, pôs em risco a sua maior dádiva, a morte, e só com muito esforço e sacrifício a poderá recuperar.
Orientada pela a mestria inigualável de Le Guin, neste livro a verdadeira essência do Ciclo, assim como a essência da vida, é posta à prova, fazendo-me sentir completamente arrebatado pelo enredo, completamente rendido a toda a sua beleza.
Está é, sem dúvida, uma incrível história, não me sendo possível fazer jus a toda a sua qualidade. Gued, Tenar, Tehanu, Lebánnen e Amieiro, estas são algumas das personagens que dificilmente esquecerei.
Excelente, profunda, inigualável...
O melhor final possível para esta incrível série.

Num Vento Diferente de Ursula K. Le Guin

Fantásticas Leituras!
Publicado por Fábio J. às 22:28

O género fantástico é o meu preferido e este tipo de eventos são sempre bem-vindos (mesmo noutro género literário qualquer!). Infelizmente, não vou ter oportunidade para assistir a nenhuma apresentação, mas louvo a iniciativa.

Ursula Le Guin nunca tive oportunidade de ler, mas já li críticas muito positivas! Quem sabe quando tiver uma abertazinha na enorme fila de espera que tenho ;)
canochinha a 9 de Novembro de 2007 às 10:16

Concordo que iniciativas como estas são de louvar, mas acho que este caso particular apresenta alguns erros de concepção.

Quanto a Le Guin, as suas obras são mesmo de leitura obrigatória. Ela sim é uma "senhora escritora", uma "lenda viva" como normalmente a chamam. A sua escrita é deliciosa, assim como os enredos, e é incrível a influência que tem em muitas obras actuais, como por exemplo Harry Potter e Eragon.
Certamente gostarás...
Fábio J. a 10 de Novembro de 2007 às 18:34

Deixo um desafio em:

http://luradoslivros.wordpress.com/2007/11/09/desafio/

Bom fim-de-semana!
Tania a 9 de Novembro de 2007 às 21:20

Olá!

Já leste O Sétimo Selo?

:)
A-de-Azul a 10 de Novembro de 2007 às 09:51

Olá.

Não, ainda não li O Sétimo Selo, e provavelmente não o lerei tão cedo, já que quero ler O Codex 362 e A Fórmula de Deus antes deste livro.
De qualquer forma, esá na minha (longa) lista.
Fábio J. a 10 de Novembro de 2007 às 18:43

Obrigada por teres respondido. E parabéns pelo teu blog, porque é dos melhores da blogosfera! Tenho acompanhad o que aqui escreves desde que foste destaque na homepage do Sapo. :)

Boas leituras.
A-de-Azul a 11 de Novembro de 2007 às 08:23

Crítico, Crítico!
Que saudades das tuas palavras que, deixa-me dizer-te, são como o vinho do Porto! ;)
Gostaria de ler todos os posts anteriores a este desde Setembro, ainda não o fiz, reservarei isso para uma altura mais calma, apesar de ter dado uma espreitadela a cada um.
Antes de mais queria perguntar-te se afinal o 4º livro da Saga das Pedras Mágicas acabou mesmo por sair. Tenho andado completamente desactualizada, sem recurso à net.
Agora, relativamente ao Ciclo de Terramar... foi completamente surpreendente! A tua opinião mudou completamente, o que só se traduz como positivo!
A minha intenção é cada vez mais ler, mas isto anda difícil. Contudo, quero comprar livros em Espanhol, para aperfeiçoar o Espanhol. Tentarei encontrar um bem cativante. Estava tentada a comprar o Harry Potter, mas acho que já chega em Inglês e em Português.
E já agora, o lançamento está para breve, não?

Tem uma óptima semana e continua com estas fantásticas leituras! :)
Bjinhos
cricri a 12 de Novembro de 2007 às 23:58

Bem-vinda!

Gostei da tua analogia, dá-me animo para continuar.
Nestas últimas semanas tenho andado um pouco "lento" aqui no blog, publicando pouco, esporadicamente. Acho que compreendes porquê, assim como eu logicamente o teu desaparecimento da "blogosfera".

Quando ao 4º livro das Pedras Mágicas, sim , foi publicado no dia em que anunciei. Vou lê-lo no final do ano, numa data "simbólica", mas estou curioso, tal como estou curioso em relação à tua opinião sobre ele. Até agora as opiniões que recebi são muito positivas, ou melhor, reflectem um "choque", uma grande surpresa, num grande final. Só lendo.
No que toda ao Ciclo de Terramar, acho que confundiste um pouco com o Anders. É verdade que houve momentos um pouco abaixo da média, no conjunto do Ciclo, mas no geral a minha opinião sempre foi muito positiva, facto que me faz aconselhar esta séria a toda a gente.

Acho que fazem bem em ler espanhol. Talvez seja mania mas gosto muito de "experimentar" a lingua. Costumo ler o El País online e já li diversos excerto de obras em espanhol. Acho piada, pronto, mas no teu caso seria sem dúvida uma ajuda. Mas concordo, mais Harry Potter parece demais. E aqui já está para sair, já esta semana. Como só o vou ler "daqui a dois livros" mas me faz muuuuuuuuitta diferença.

Muito boa sorte e boas leituras espanholas!
Até Breve!
Fábio J. a 13 de Novembro de 2007 às 22:56

Um blog sobre livros e afins. A descongelar lentamente...
Contacto
Contacto

As mensagens poderão não ser lidas por extensos períodos. Pedidos de divulgação e/ou colaboração poderão não obter resposta.
pesquisar
 
A ler...
Tales of Earthsea

Romeo and Juliet

comentários recentes
<a href='http://www.cricinfobuzzlive.com/live-c...
E Jack london?Eça de Queiros.....
Também adorei!:http://numadeletra.com/a-mancha-hum...
Quando será lançado o quarto livro em português do...
Estou agora a ler esse livro e este seu texto deu-...
arquivos
2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


2006:

 J F M A M J J A S O N D


Leitores Online
online


O autor deste blog não respeita o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa