Novembro 24 2007
Há já alguns dias tentava publicar sobre determinados assuntos, mas a sempre presente falta de tempo não o permitiu. Tentarei ainda este fim-de-semana publicar sobre algo que me anda a chocar, mas não agora, não neste post que trata dum tema muito mais agradável.
Se bem se lembram, há algum tempo atrás escrevi, aqui, sobre o lançamento do primeiro livro d’As Crónicas de Gelo e Fogo e as promoções em torno dele. Achei-as realmente boas, e como todos nós sabemos a literatura não é um produto dado (nem propriamente barato), portanto, aproveitei e adquiri o primeiro livro.
A editora usou as tradicionais críticas (positivas) feitas por vários jornais, sites e até escritores para promover a obra, chegando mesmo a colocá-las na sua capa. E com frases como “a melhor fantasia dos últimos 50 anos” na capa, as expectativas tornaram-se elevadas. Pois bem, não poderei confirmar a veracidade da frase, porque não sou especialista, mas nem por um momento A Guerra dos Tronos me desiludiu, muito pelo contrário.
Apesar da série ser classificada como de fantasia, neste primeiro livro George R. R. Martin não a apresenta nem a usa; faz apenas algumas sugestões, através de alguns deslumbres que fazem antever elementos do fantástico. Neste livro encontramos uma verdadeira teia de intrigas e conspirações em torno dum trono e do poder, de tal forma que quase o poderíamos classificar como um “romance histórico não baseado na realidade”, embora altamente realístico.
Desde logo o autor marca a diferença: os capítulos, ao invés de numerados ou titulados de acordo com a narrativa, apresentam o nome duma personagem, personagem essa que passa a ser como que o protagonista da narrativa. Mas não se pense que isto a torna confusa: desta forma, a história é-nos apresentada sob várias perspectivas e a narrativa torna-se dinâmica e atractiva.
A história passa-se nos Sete Reinos, uma terra unida pela guerra, durante uma frágil paz conseguida à custa dum regicídio que acabou com uma antiga dinastia. Mas a ambição pelo poder é grande e há quem esteja disposto a muito para o alcançar. Quando a Mão de Rei é assassinada, Eddard Stark, protector do Norte, é convidado pelo próprio rei a assumir o prestigiado cargo. Aceita-o, pois desconfia ter sido a própria rainha a envenenar o antigo detentor do cargo. É então que se coloca a si e a toda a sua família em perigo.
Enquanto isso, do outro lado do mar estreito, os descendestes da antiga dinastia começam a reunir forças, preparando o seu regresso.
Sem divagações mas com uma pormenorização arrebatadora, desde logo a narrativa prende o leitor, fazendo-o extasiar face à complexa acção que cruza personagens bem construídas, numa acção muito bem orientada, com um discurso muitíssimo apropriado e coerente.
George R. R. Martin mostra-se um “senhor escritor”, um mestre, autor duma genial obra criativa que está longe de qualquer cliché e influência. Sem rodeios mata uma personagem, ou duas ou sejam quantas tiverem de ser. O que importa é surpreender, chocar, arrebatar, e isso ele fá-lo como ninguém.
Tão soberbamente construída, a história leva-nos com ela e em menos de nada acabou. O fim é de cortar a respiração, quase desesperante, e o excerto d’A Muralha de Gelo, o próximo volume, aumenta ainda mais a ansiedade. Sem dúvida alguma, um dos enredos mais bem construídos e viciantes que já li. A continuação da série é obrigatória.
Recomendo a toda a qualquer pessoa. E já agora, mal posso esperar para ver a adaptação televisiva que está a ser produzida pela HBO...

A Guerra dos Tronos de George R. R. Martin

Bom fim-de semana e Boas Leituras!

Publicado por Fábio J. às 22:42

Peço desculpa por ter lido o post um bocado na diagonal, mas como este é precisamente o livro que estou a ler, tive medo que houvesse algum spoiler :)
Já li cerca de 2/3 do livro e está a ser simplesmente fantástico. O realismo das personagens é o que mais me está a agradar. Muito positivo e original também é a estrutura do livro, no sentido em que cada capítulo é escrito na perspectiva de uma personagem diferente.
Já lá tenho "A Muralha de Gelo" para continuar a leitura ;)
canochinha a 25 de Novembro de 2007 às 10:03

Acho que não escrevi nada demais... realmente acho que não, mas fizeste bem. Eu faria o mesmo, gosto de descobrir por mim mesmo!
Eu gostei de todo o livro, desde o início me cativou, mas mais para o final as coisas "precipitam-se" e a narrativa torna-se incrivelmente arrebatadora. Lá chegarás.
Este é um livro diferente, mas pelo lado positivo. É sem dúvida muito bem construido, com real destaque para as personagens e realismo do enredo.
Eu ainda não tenho A Muralha de Gelo, mas mal posso esperar.

Boas Leituras!
Fábio J. a 25 de Novembro de 2007 às 20:47

Como tudo o que toca no tema "fantasia", despertou-me a curiosidade! Mas já tenho três livritos que quero comprar no inicio do mês (Harry Potter, "A Coroa de Sangue" da Madalena Santos e o último da trilogia "The Sin War"), pelo que este ainda vai ter de esperar mais um bocado. Mas vem aí o natal, nunca se sabe eheh
SkyStorm a 25 de Novembro de 2007 às 13:25

Pelos vistos não sou só eu que estou longe de ler tudo o que quero...
De qualquer forma reforço a recomendação: é uma excelente leitura, que certamente agradará a qualquer leitor, do género ou não. Para um apreciador do fantástico é um lufada de ar fresco.
Fico à espera da opinião, quando leres o livro.
E já agora, fico também há espera do Natal. O próximo volume desta série também não vinha nada mal ;)
Fábio J. a 25 de Novembro de 2007 às 22:01

Realmente é um livro fantástico! E se gostaste deste espera pela continuação! Ainda melhor!

Gostei mesmo muito deste livro e aconselho tabem a todos que tenham a oportunidade de o ler. O facto de se passar em várias frentes ao mesmo tempo e de contar uma história um pouco fora do vulgar sao aspectos muito interessantes que vale a pena ressalvar.

já agors muito bom post! Parabens!
rf a 25 de Novembro de 2007 às 17:04

Nem digas nada. Quanto acabei este primeiro livro só me apeteceu correr até uma livraria e começar a ler o resto. GRRM sabe como provocar curiosidade! Tantas dúvidas, tanto interesse... mas vou ter de esperar.
O que mais me fascinou na obra foi precisamente a criatividade e credibilidade da história. Que enredo! Também eu o recomendo.
Resta-nos esperar pelo resto...

Até Breve!
Fábio J. a 25 de Novembro de 2007 às 22:13

Oi, eu sou do Brasil e estou a fazer um blog, vi o seu e admirei muito. Vc poderia me dar umas dicas de como fazer o meu? jah comecei pelo sapo.pt, esse eh o meu http://jonaslaves.blogs.sapo.pt/ e o meu orkut eh esse http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=16738082303447029044
jonaslaves a 15 de Dezembro de 2007 às 17:13

Boas pessoal... Também estou a ler a guerra dos tronos e, tal como vocês , acho o livro fantástico. Estou no fim do primeiro mas já tenho o segundo pronto para ser devorado = )

Algum de vocês sabe se há alguma data prevista de saída em relação à série que está a ser produzida pela hbo?

Boas leituras!
Tiago Silva a 26 de Dezembro de 2007 às 15:24

Olá.
Também já tenho o livro A Muralha de Gelo aqui em casa, à espera de ser lido. Mal posso esperar. É mesmo uma série incrível, ou pelo menos pareceu no primeiro volume.

Quanto à série na HBO, não, não sei de nada em especial. Há que esperar.

Boas Leituras!
Fábio J. a 29 de Dezembro de 2007 às 22:26

Olá . Gostaria de saber de vocês se essa versão que vocês comentam seria a traduzida , pois sou Brasileiro e meu inglês não é muito bom e essa versão traduzida ainda não chegou aqui , vocês saberiam me indicar alguma livraria que faz entregas internacionais de onde vocês estão ?
Muito obrigado :)
André V a 5 de Fevereiro de 2008 às 20:20

Sim, esta versão é a traduzida para Português, editada pela editora Saída de Emergência.
Ao que sei, a Webboom.pt (www.webboom.pt) vende para qualquer parte do mundo. Acho até que já tive uma visitante brasileira que disse ter comprado neste site português.
Vale a pena comprar, uma vez que a série é muito boa. É uma pena não estar traduzida no Brasil.

Boa sorte para a compra!
Fábio J. a 17 de Fevereiro de 2008 às 23:43

eu adorei ler eragon e eldest e estou muito ansiosa para ler brisingr .

o mundo da fantasia desses livros invade minha vida
mirian a 26 de Setembro de 2008 às 23:12

Quando a fantasia é bem escrita e resulta de uma boa criação não há como lhe resistir.
O seu mundo realmente invade-nos. Eu sou uma prova disso. ;)
Fábio J. a 26 de Setembro de 2008 às 23:43

Bem as crónicas de gelo e fogo estão em primeiro lugar em listas dos melhores livros de fantasia de sempre.Em muitas mesmo. ( p.s - o nome do vento que tanto adorei e que superou todas as minhas expectativas está em 3º e em segundo está livros de um tal Erickson que não conheço nem está publicado em portugal)
A guerra dos tronos é um pouco confusa de inicio pela quantidade de nomes e histórias antigas.
Estou a achar um pouco "pesado", mas mais para a frente tenho a certeza que me espera grandes passagens. O ambiente é muito bom também, tal como a personalidade bem construida das personagens.
Até onde li o meu preferido é Jon Snow.
Já tenho a muralha de gelo e a fúria de reis á espera.
mariana a 11 de Setembro de 2010 às 18:19

Listas como essas são sempre tendenciosas. Ainda há pouco o NYT publicou uma lista com os 10 (supostos) melhores autores de fantasia actuais e GRRM ficava-se com uma menção honrosa. Mas claro, é um autor muito criativo.

É facto que existem muitas personagens, mas isso só contribui para a ambientação da história. Hás-de te habituar :)

No primeiro livro, o meu personagem favorito era Ned Stark. Agora anseio pelos capítulos com Jonh Snow. è claramente um grande herói!

Boas Leituras!
Fábio J. a 15 de Setembro de 2010 às 22:18

Já me habituei , já não acho confuso :)(espero que não complique muito nos outros volumes)
Tenho pouco tempo para ler mas estou tão ansiosa que só me apetece virar as páginas para ver o que acontece com uma personagem.
Adoro as partes sobre a muralha..
As minhas personagens preferidas são até agora mesmo o Jon Snow , Tyrion , e Ned .
odeio viscerys XD

a proposito há novos videos da serie ,pela HBO ! épico . Já podes ter visto mas eu ainda não tinha visto estes dois.Sean Been é muito bom para Ned.
http://www.youtube.com/watch?v=zjY6QnOPcoI
http://www.youtube.com/watch?v=7gaeMSiH5XU
mariana a 17 de Setembro de 2010 às 21:20

Vejo que partilhamos o interesse pelos mesmos personagens: Jon, Tyrion e Ned. Eu gostava muito das cenas com Viscerys: ele conseguia ser mau!

A mim parece-me que com o passar dos volumes a história começa a perder vigor, mas não diria que se torna mais confusa.

Tenho acompanhado os progressos da série GoT com ansiedade. Tenho a sensação que o produto final me desiludirá, mas não posso deixar de me entusiasmar. Em breve veremos os resultados...
Fábio J. a 26 de Dezembro de 2010 às 23:03

Um blog sobre livros e afins. A descongelar lentamente...
Contacto
Contacto

As mensagens poderão não ser lidas por extensos períodos. Pedidos de divulgação e/ou colaboração poderão não obter resposta.
pesquisar
 
A ler...
Tales of Earthsea

Romeo and Juliet

comentários recentes
<a href='http://www.cricinfobuzzlive.com/live-c...
E Jack london?Eça de Queiros.....
Também adorei!:http://numadeletra.com/a-mancha-hum...
Quando será lançado o quarto livro em português do...
Estou agora a ler esse livro e este seu texto deu-...
arquivos
2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


2006:

 J F M A M J J A S O N D


Leitores Online
online


O autor deste blog não respeita o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa