Janeiro 09 2008
Em breve terão passado seis meses sobre o fim da saga; dois, se atendermos à tradução portuguesa. Para mim, apenas acabou ontem, embora ainda agora sinta que aquele mundo mágico me rodeia.
Este é o primeiro Harry Potter que aqui comento e certamente será o último. Não é fácil escrever sobre uma história conhecida por todos, lida por muitos, amada por tantos, odiada por alguns. Muito há a dizer, seja para criticar ou para enaltecer, contudo, limitar-me-ei a uma opinião rápida, sem spoilers mas com pequenos apontamentos da estrutura da narrativa.
Considero-me um fã da saga ou, pelo menos, um leitor que gosta (ou será gostou?) bastante de a acompanhar, mas não corri a uma livraria no dia de lançamento. Embora curioso, esperei pelo melhor momento. Tinha expectativas, confesso que não muito elevadas e, embora sem as superar, não as vi injustificadas.
Desde logo pareceu-me que a autora estava ansiosa para alcançar o final, tal era a pouca preocupação com os pormenores; mas, a meu ver, o que marca a primeira parte do livro é, paradoxalmente, a superficialidade da narrativa e a perda de tempo em situações dispensáveis. Para além disto, numa aparente tentativa de causar impacto, a autora começa por apontar os defeitos das principais personagens, vindo mais tarde contrapô-los com as suas virtudes, como que a desculpa-las.
No entanto, a certa altura a narrativa parece ganhar um novo ritmo, passando a desenvolver-se à boa maneira que a autora habituou os seus leitores. A criticar tenho ainda o facto de, embora sem Albus Dumbledore, Harry Potter continuar a ser totalmente dependente de outros. A quem leu, sugiro que imagine uma história em que ninguém ajudava o protagonista na sua tarefa... não seria a mesma história! Mas este não é um ponto grave, embora seja um pouco lamentável.
De qualquer forma, é impossível ficar indiferente ao mundo mágico descrito. No meu entender, acaba por ser o contexto já habitual da saga, explorado de forma sumptuosa nas últimas 150 páginas da obra, que lhe dá viva, e não tanto as revelações, as surpresas e as descobertas que, muitas vezes, não passaram de confirmações, tal foi a especulação que antecedeu o lançamento do sétimo livro. Aliás, a forma como a maioria das descobertas é feita acaba por ser muito forçada, já que de “ignorância total” o protagonista passa a “conhecimento total”, assim, sem mais nem menos.
Apesar de tudo, gostei da forma como a história foi terminada. A autora arriscou, ficando na berma do ridículo, mas não caiu e consegui levar a obra a um final digno da saga e digno de Harry Potter.
Ao contrário de muitos, não lamento a pouca informação acerca do futuro das personagens secundárias. J. K. Rowling tinha uma história para contar, uma história que era tanto de Harry Potter como de Voldemort, e fê-lo de forma incrível ao longo de sete livros criativos e mágicos que culminam num duelo ímpar, síntese de toda a batalha entre o bem e o mal. Este sétimo livro não me pareceu perfeito, nem sequer incrível, mas conseguiu justificar muito bem os elogios atribuídos a toda a saga, apresentando um final que não desilude mas antes reconforta, já por si um exemplo difícil de encontrar.
As primeiras palavras que pronunciei, num murmúrio, quando olhei para a capa do livro, depois de o terminar e ter fechado foram “que horror, nunca mais vou ler um Harry Potter!” Talvez seja verdade, mas embora seja uma certeza pouco reconfortante, sei que a memória dos momentos de leitura desta saga se vão manter, e que a magia e imaginação podem continuar para além das páginas desta história agora terminada. Mais do que um nome ou uma marca, hoje, para mim, Harry Potter é um símbolo de sonhos e imaginação, símbolo de que no nosso mundo tortuosamente real, ainda podem existir refúgios de magia.

Harry Potter e os Talismãs da Morte de J. K. Rowling
Mágicas Leituras!
Publicado por Fábio J. às 23:48

Tal como tu considero-me um fã da saga, mas também sem qualquer vontade de ir para a fila enorme do dia de lançamento. O livro estava na lista dos "a comprar" do mês passado, mas passou para este... já que pelo mesmo preço comprei o pack "O Último Anel" + "A Guerra dos Tronos"! E ainda não li nenhum deles... Provavelmente acabo por comprar o Harry Potter e lê-lo antes. A curiosidade é tramada :P
SkyStorm a 10 de Janeiro de 2008 às 00:57

Eu estava curioso, e ansiava até pelo lançamento, mas quando este aconteceu não foi nada de especial, e para quem tanto esperou, mas alguns meses não é nada. Mas finalmente estou saciado, embora tenha ficado um pouco... cabisbaixo por ser o último.

Já agora, como é que compras-te O Último Anel e a Guerra dos Tronos ao preço do Harry Potter? Alguma promoção da Saída de Emergência? Andei interessado pel'O Último Anel, mas li um excerto e disiludi-me com o Gandalfe, Sauromane, Mhordor r outros nomes "mutantes" deste género. Embora com um tema muitíssimo interessante, não sei se quero destruir algumas das minhas ideias sobre a trilogia de Tolkien. De qualquer forma, fico à espera duma opinião sobre este livro, talvez no teu blog.
Quanto à Guerra dos Tronos, certamente irás gostar.

Um Abraço,
Fábio J. a 11 de Janeiro de 2008 às 23:32

Posso não ter comprado o livro Harry Potter e os talismas da morte, no dia do seu lançamento. Mas a ja algum tempo que o li e já o estou a ler outraves!! É um livro que faz com que durante a leitura, n pensse em mais nada se não ler a procima pagima...**

ADOREI!!!
João Pedro a 26 de Fevereiro de 2008 às 22:36

Eu também não o comprei logo, nem o li logo que o tive. Não gosto de sentir qualquer tipo de pressão.
Mas ainda nem pensei em lê-lo outra vez. São tantos os livro à espera que se revela verdadeiramente complicado reler algum, mesmo os meus livros preferidos.

Sendo assim, Boas Leituras! Que O Harry Potter te continue a proporcionar óptimos (e mágicos)momentos.
Fábio J. a 11 de Março de 2008 às 22:14

Olá!!! Não sei quanto a vc, mas, quando finalizei minha leitura do sétimo, eu passei ver e sentir o livro em tudo que fazia... ahauahau... intrigante... Parecia me rodear... Cruz!
Brincadeira!
Quanto ao conteúdo do livro tenho opiniões similares as suas...
Vc viu uma reportagem que J. K. Rowling deu pra revista "Times" (não tenho certeza se foi pra essa revista)??? Ela revelou boa parte do futuro dos personagens, como o Malfoy, com ele casou e etc... Se puder, leia!
Mas acho que não demora muito teremos outro livro dessa série...
Ela pensou em tudo e provavelmente tem cartas na manga para outros!
É o que penso...
Até mais!!!!
Ronni a 10 de Janeiro de 2008 às 17:08

[corrigindo: *com quem ele casou]
Ronni a 10 de Janeiro de 2008 às 17:09

Eu não via o livro em tudo que fazia, mas durante algum tempo a história não me saia da cabeça, lá isso é verdade.
Já tive oportunidade de, logo depois que acabei a saga, ler algumas dessas revelações que JKR fez, mas não me pareceram muito pormenorizadas. Vou procurar essa entrevista, que ainda não vi, e tentar descobrir mais algumas coisinhas. É sempre um prazer.

Sinceramente, não penso que ela venha a publicar outro Harry Potter. Talvez utilize o mundo que criou para inventar ou história, mas acho que seria de muito mau gosto pegar nas personagens da saga HP. Havia uma história para contar, e ela acabou, ponto final. Pode sim explicar alguns factos, publicando a tal enciclopédia, mas mais do que isso é pouco provável - se o fizer, parece-me uma obra condenada a comparações.
Mas nunca se sabe o que vai naquela cabeça. Tudo pode acontecer (nomeadamente com Harry Potter!).

Até Breve!!!
Fábio J. a 11 de Janeiro de 2008 às 23:40

Já cá canta! Agora é só acabar de ler o "Máscara-de-Raposa" para saciar a curiosidade!
SkyStorm a 18 de Janeiro de 2008 às 10:55

olá, sei que já leste os dois livros do 'ciclo da herança': eragon e eldest e por isso queria saber uma opinião tua:

eu já vi o filme 'eragon' e agora ofereceram-me o livro 'eldest'. como ja vi o filme, nao tenho muita vontade de ler o 1º livro para começar a ler eldest, mas sei que se nao o ler nao vou perceber algumas coisas do 2º livro.

Recomendas ler o 1º? é que eu nao estou com muita vontade de o ler, pq como ja te disse vi o filme e estou com muita vontade de começar a ler eldest.

fico à espera de uma resposta tua....

fica bem ;)
linx a 19 de Janeiro de 2008 às 13:21

Como todos sabemos, as adaptações cinematográficas, por melhor que sejam, não conseguem transmitir todas as informações contidas num livro. Por isso mesmo, se leres o 2º sem ler o 1º tenho a certeza que vão haver muitas situações que te parecerão estranhas.
Eu, para dar um exemplo, comecei a ler a saga Harry Potter pelo 5º livro, quando este saiu. 5º! E embora os primeiros filmes já tivessem sido lançados houve muito do livro que me passou completamente ao lado.
Quanto ao Eragon isto pode ser ainda pior. A minha irmã, por exemplo, viu primeiro o filme e só depois leu o livro, e perguntou-me, chateada e convicta, se a história do livro era a mesma que a do filme.

Resumindo: O Eragon é um livro que se lê muitíssimo bem e, se quiseres compreender e apreciar ao máximo Eldest tens mesmo de ler o 1º livro. Se apreciares minimamente o estilo, vais ver que gostarás de Eragon, que podes encontrar em qualquer livraria ou biblioteca pública.
Sim, recomendo ler primeiro o Eragon.

Depois deixa a tuas opinião sobre as obras.
Boas Leituras!
Fábio J. a 19 de Janeiro de 2008 às 23:55

obrigado, vou fazer isso... por acaso, eu comecei a ler a saga harry potter a partir do 3º livro, pq tinha visto os dois primeiros filmes!!
Mas antes de inicar o eragon, terei que terminar de ler 'a torre dos anjos' (o 2º livro da trilogia «mundos paralelos») onde antes tinha lido o 1º e visto o filme no cinema...e tambem tenho que terminar 'o decimo terceiro poder' da jovem escritora madalena santos. qual é a tua opiniao sobre estas obras que estou a ler? já leste alguma delas?

obrigado pelo conselho e parabens pelo blog :D
linx a 20 de Janeiro de 2008 às 01:44

Boas! Depois de estar ausente tanto tempo, aqui estou eu para comentar! Eu também recomendo a leitura de eragon antes de eldest , uma vez que o 1º livro tem muitos pormenores importantes, necessários para uma total compreensão de eldest . Eu, pessoalmente, não gostei muito do filme. cortaram muitas cenas do livro para além do normal (recordo-me da parte de tierm , uma parte que eu adorava, e da parte da despedida de Katrina , que nem sequer apareceu no filme). A batalha então, nem se fala. No livro é muito mais grandiosa e épica. Por isso, aconselho a leitura de Eragon , pois ultrapassa de longe o filme.

Outro assunto:
Crítico, já sabes que já saiu o título do 3º livro do ciclo da Herança? Achei aquele título e a capa um pouco estranho.

Já li harry potter e os talismãs da morte. Concordo contigo, também não achei um livro uma coisa extraordinária . Gostei, simplesmente. Pareceu-me que o fim acabou um pouco rápido, um pouco forçado.
Gostei muito da história, o mistério dos talismãs, a procura pelos horcruxes , a batalha. Eu, ao contrário de ti, comecei a ler Harry Potter pelo primeiro livro. Cresci a ler harry potter , e agora acabou-se tudo. Os mistérios, as personagens, a história, os conflitos. Resta-me apenas esperar pelos últimos dois filmes, e que eles façam justiça aos livros, para que as boas recordações da saga se mantenham.

Estou a ler outro livro, a Espada de Fortriu , não sei se conheces ? é o 2º livro das Crónicas de Bridei de Juliet Marilliet . E digo-te: pensava que não havia livros que não me conseguissem cativar como os de Paolini ou da Rowling , mas, pelos vistos, há! Aquilo é mesmo de um nível fabuloso, capaz de despertar sentimentos, emoçoes ...é um pouco diferente dos livros de harry potter e eragon , não é tão "diferente do mundo real", pois é um pouco "baseado em factos reais", mas é igualmente arrebatador e interessante, onde o mistério está sempre presente. Tens que ler. Começa-se pelo "O espelho negro", o primeiro livro dessas crónicas.
pp a 20 de Janeiro de 2008 às 14:01

Foi por ti que fiquei a saber do 3º livro. Acho que a data de lançamento já antes havia sido apontada, mas o título foi novidade. O dragão da capa não parece fazer muito sentido, mas talvez seja o reflexo duma personagem que ainda tem muito para dar. O título parece-me que foi para remediar, pelo facto que a série ser agora de 4 livros.

Quanto ao Harry Potter 7, eu pessoalmente não achei grande interesse nos Talismãs da Morte.
Apesar de tudo, acho que a história não precisava deles. Mas adorei a batalha entre os dois grupos de feiticeiros: foi o momento em que mais vibrei.
De resto gostava de ter visto algumas outras partes mais desenvolvidas, e acho que tem outras dispensáveis, mas é um livro memorável e com um final adequedo.

Conheço a Espada de Fortrio, de Marillier. Acompanho o percurso deste escritora por há já muito tempo ando de olho na Trilogia de Sevenwaters, o magnum opus da autora. Pretendo começar por esta trilogia e depois ler as restantes obras, entre as quais se encontram As Crónicas de Bridei. Toda a gente diz bem da sua obra. Tenho mesmo que ler: seguirei o teu conselho.

Até breve e Boas Leituras!!!
Fábio J. a 21 de Janeiro de 2008 às 00:08

oi achei este post o maximo eu li os 6 livros do HP numa semana.agora estu ansiosa para começar a ler o HARRY POTTER E OS TALISMAS DA MORTE .sabes de algum site onde eu possa ler o livro inteiro?
fico a espera de uma resposta se poderes no meu mail: )
moranguita a 9 de Abril de 2009 às 23:21

Uma semana? Grande leitora...
Não, não conheço nenhum site do género, até porque leio sempre em formato tradicional e comprei todos os meus HP's. Mas espero que leias e gostes.

P.S: No teu mail?
Fábio J. a 13 de Abril de 2009 às 17:02

eu particularmente não gostava muito de Harry Potter,mais depois q assisti um filme me enteressei e resolvi ler os livros....
tratamento de efluentes a 27 de Julho de 2009 às 21:35

ui fui grande fã de Harry Potter sem dúvida ^^ eu no ínicio via os filmes e pensava que os livros não eram grande coisa... mas um amigo meu tinha os livros todos (menos o Cálice de Fogo) e eu num Verão (à uns 3 anos) pedi-lhe o primeiro livro para ver como era... uiiii!!! vicio dos vícios!!! foi sempre a pedir-lhe os livros e a devora-los! pior foi quando cheguei ao Prisioneiro de Azkaban porque ele não tinha o 4º livro da saga... disse-me a mim própria que ia ler esse livro muito devagarinho até a escola começar e depois alugava-o na biblioteca da escola... estava em Julho... qual ler devagar qual quê! Não aguentei e li-o em 3 dias! e prontos, depois tive que forçar a minha mãe a comprar-mo se não morria de tédio xD lá o li e o meu amigo emprestou-me os outros 2 livros seguintes para ler...e no final enquanto não saia o último livro da saga, tive eu que esperar que saisse... demorou... mas saiu xD e comprei-o, li-o e lindo!!! brutal! acabou tudo bem =) só achei uma parte um bocado "parva"... na parte em que o Harry "morre" e está num sitio branco e o raio e depois acorda e mata o Voldemort (acho que foi mais ou menos assim), mas de resto toda a saga é perfeita! adorei e qualquer dia ainda hei-de re-ler outra vez =P
Cristiana a 17 de Agosto de 2009 às 21:40

Eu também fui, e continuo a ser, fã de Harry Potter. É uma saga muito cativante, sem dúvida. Marcou uma geração, sem dúvida.
A tua história é deveras exemplar :) mostra bem o quão viciante pode ser a leitura.

Quanto a esse episódio, também achei um bocado parvo, mas o último livro, para mim, tem muitas coisas parvas. Enfim... talvez só seja exigência de leitor :)
Fábio J. a 20 de Agosto de 2009 às 00:08

pesso que poste sobre a serie artemis fowl ,pois é muito interessante
obrigado
54y a 14 de Outubro de 2009 às 02:02

Pensava que já teria referido essa série aqui no blog alguma vez, mas pelos vistos não.
Conheço a série, de a ver em livrarias virtuais e espaços literários, mas nunca li.

Assim que se justificar, divulgarei ou comentarei essa série.
Obrigado pela sugestão!

Boas Leituras!
Fábio J. a 15 de Outubro de 2009 às 22:44

O último, é verdade =( 


Mas sabe bem na mesma =)
Raquel a 21 de Janeiro de 2010 às 19:22

Um blog sobre livros e afins. A descongelar lentamente...
Contacto
Contacto

As mensagens poderão não ser lidas por extensos períodos. Pedidos de divulgação e/ou colaboração poderão não obter resposta.
pesquisar
 
A ler...
Tales of Earthsea

Romeo and Juliet

comentários recentes
<a href='http://www.cricinfobuzzlive.com/live-c...
E Jack london?Eça de Queiros.....
Também adorei!:http://numadeletra.com/a-mancha-hum...
Quando será lançado o quarto livro em português do...
Estou agora a ler esse livro e este seu texto deu-...
arquivos
2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


2006:

 J F M A M J J A S O N D


Leitores Online
online


O autor deste blog não respeita o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa