Março 16 2008
Terminado o ano, fiz contas e verifiquei que a grande maioria da literatura que havia lido em 2007 era literatura especulativa, mais especificamente literatura fantástica. Este facto, reforçado pelos pedidos de diferentes géneros feitos por alguns visitantes, levou-me a definir como obrigatório ler obras diferentes, nomeadamente obras-primas e clássicos que, pela qualidade, são imprescindíveis a qualquer leitor que se preze.
Foi neste sentido que li, no último mês, Orgulho e Preconceito, de Jane Austen. A obra, já adaptada para televisão e cinema, foi publicada em 1813 e é presença constante nas listas de melhores livros, sejam elas elaboradas por críticos ou leitores.
Longe de causar desilusão ou indiferença, esta obra revelou-se capaz de satisfazer tudo o que a sua reputação fazia crer. Admirável e eloquente, mas simultaneamente simples e clara, a obra é merecedora de vários elogios. Não resisti a exclamar um “delicioso!” enquanto lia uma narrativa tão bem construída e apaixonante. Não, não passou a ser o meu livro favorito, mas é, sem dúvida, um dos melhores já lidos.
Transportando-nos para o seio da família Bennet, da qual faz parte a protagonista desta história, Elizabeth Bennet, uma das cinco filhas do casal Bennet, deparamo-nos com uma Inglaterra rural, nos finais do século XVIII, na qual os dogmas e preconceitos sociais regem uma sociedade rígida e mesquinha, na qual nem tudo é o que parece.
É neste meio que a história se desenvolve e as personagens se cruzam. Os preconceitos de cada uma delas fá-las pensar e agir sem o uso racional da consciência, levando-as a actos absurdos ou conceitos precipitados.
Quando Fitzwilliam Darcy, um orgulhoso e antipático homem da alta sociedade, se cruza com Elizabeth o resultado dificilmente poderia ser outro: as tensões aparecem rapidamente e um mútuo descontentamento com tal proximidade desenvolve-se.
No entanto, quebrando muitas das regras até então impostas pelo orgulho, os protagonistas desta história amadurecem e aprendem com os seus erros, passando a encarar o futuro e a realidade a partir de uma nova perspectiva, na qual só o mais irracional sentimento importa...
Considero-a um clássico, mas aponto-lhe ainda alguns pontos menos bons, muito embora esta seja, como já referi, uma obra excelente e apaixonante. Como resultante, quero ler mais do mesmo e mais da autora. O tempo o dirá.
Imprescindível!

Orgulho e Preconceito de Jane Austen
Boas Leituras!!!
Publicado por Fábio J. às 00:20

Ao menos conseguíste arranjar tempo para ler...
Gostei deste blog.
Bom fim-de-semana

Café com Natas a 16 de Março de 2008 às 00:28

E acredita que não foi muito fácil arranjar tempo para ler. Andava tão cansado que pouco conseguia ler...
Mas valeu a pena, foi muito interessante.

Ainda bem que gostaste.
Até à próxima!
Fábio J. a 18 de Março de 2008 às 23:05

Oi, td bem? Adoro a maneira como escreves e como falas sobre alguns livros. Por isso gostaria de saber a tua opinião em relação à história que estou a escrever neste site: http://www.novelasnacionais.com/amor-de-sangue
O Tal a 16 de Março de 2008 às 13:23

Esqueci-me de dizer o meu mail para me enviares a tua opinião: Ludgero_Devil@hotmail.com

=)
O Tal a 16 de Março de 2008 às 13:31

ola
comecei uma nova colecção chamada O Reino de Petzet. por agora tenho gostado de ler os livros mas nao sei se ira haver mais. nunca li Orgulho e Preconceito mas ja vi o filme embora possa nao ter nada a haver como ja aconteceu terem mudado muitas coisas baseadas em livros. A leitura da demanda do dragão tambem vai muito bem
ARYA a 20 de Março de 2008 às 20:46

Classifico já Margarida Fonseca Santos quase como uma Alice Vieira, no que toca ao destaque. O grande número de obras e o facto de estar incluída no texto leccionados nas escolas possibilitam a minha comparação.
Fiquei muito curioso em relação ao "O Aprendiz de Guerreiro" mais pelo título e pela capa do que por qualquer outra coisa, devo dizer, mas começa a ser difícil ficar indiferente a uma autora que tanto publica e que é já uma referência.
Mais cedo ou mais tarde vou ter de a experimentar. Espero que gostes bastante e fico à espera da opinião final.

Acho que ias gostar de Orgulho e Preconceito. Ler o livro e ver o filme são experiências completamente diferentes, portanto nem vale a pena comparar. Devias ler este.
Também a Demanda do Dragão? Pelos vistos estás muito bem no que toca aos livros! Sendo assim, Boas Leituras!
Fábio J. a 20 de Março de 2008 às 23:53

Sou autora do blogue Jane Austen Portugal e ando a procurar todos os reviews da obra de jane austen escrito  por blogues e sites portugueses.
Gostaria de lhe pedir autorização para publicar este seu artigo no meu blogue, com as devidas referencias de fonte - www.janeaustenpr.blogs.sapo.pt

muito obrigada,
Clara
Clara a 1 de Janeiro de 2010 às 17:35

Está à vontade. Desde que com a referência ao autor, não há problema.
Fábio J. a 16 de Janeiro de 2010 às 23:57


Ora viva! Desculpe aparecer assim por aqui, mas andava à procura de referências aos meus livros do Reino de Petzet e descobri este (sou a Margarida Fonseca Santos). Fico curiosa para saber o que achou.
Queria muito dar outra vida a esta colecção, ela passa despercebida. Os leitores que gostam ficam ligados a ela, mas não tem sido fácil mostrá-la. O quarto livro saiu na Trinta por uma Linha, chama-se Reconstruir as Lendas.
Parabéns pelo blog!
Um abraço
Margarida Fonseca Santos a 6 de Abril de 2010 às 00:35

Bom dia, muito  interessante a sua crítica.
Gostava de saber se tem interesse em venderes este livro.
Se tiver, peço que contacte-me: be.giu@hotmail.com (mailto:be.giu@hotmail.com)


 
Giulia a 2 de Maio de 2011 às 09:56

Um blog sobre livros e afins. A descongelar lentamente...
Contacto
Contacto

As mensagens poderão não ser lidas por extensos períodos. Pedidos de divulgação e/ou colaboração poderão não obter resposta.
pesquisar
 
A ler...
Tales of Earthsea

Romeo and Juliet

comentários recentes
<a href='http://www.cricinfobuzzlive.com/live-c...
E Jack london?Eça de Queiros.....
Também adorei!:http://numadeletra.com/a-mancha-hum...
Quando será lançado o quarto livro em português do...
Estou agora a ler esse livro e este seu texto deu-...
arquivos
2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


2006:

 J F M A M J J A S O N D


Leitores Online
online


O autor deste blog não respeita o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa