Maio 18 2008
Já muitas vezes aqui afirmei que adoro embarcar numa boa história de fantasia e navegar através da sua narrativa, maravilhando-me com acontecimentos extraordinários e irreais, capazes de desafiar a minha imaginação.
Por isso mesmo, quando o convite me foi feito não hesitei. É com muito gosto que anuncio a minha participação no blog Correio do Fantástico, passando a ser mais um carteiro deste espaço que tem vindo a desenvolver um trabalho distinto na promoção da literatura fantástica.
O blog Os Livros continuará a ser o meu espaço privilegiado para opinar, mas terei no Correio do Fantástico a oportunidade de desenvolver alguns temas que há muito desejo discutir.
Assim sendo, fico à espera da vossa visita a este espaço, no qual podem já estabelecer contacto com o trabalho dos meus dois colegas, Roberto Mendes e Pedro Ventura.
Publicado por Fábio J. às 23:30
Tags:

A tua colaboração era praticamente imprescindivel.

Abraço!
sá morais a 19 de Maio de 2008 às 12:20

Será sem duvida uma participação de sucesso! é um orgulho poder contar contigo, bem vindo!!!
igdrasil(roberto mendes) a 19 de Maio de 2008 às 16:59

Vou passar a visitar! Não conhecia, mas achei interressante! Obrigado!
Patricia (Mimi) a 21 de Maio de 2008 às 00:01

Também já visitei o blog e achei fantástico. Recomendo vivamente! Para além de abordar temas sobre alguns livros que já li e adorei, também aborda outros assuntos muito interessantes.

Dei por terminada a leitura de a Guerra dos Tronos e já comecei a leitura de A Muralha de Gelo. Quero agradecer-te por me teres recomendado este livro, porque simplesmente estou a adorar. Até já sonho com o livro e tudo :) É incrível as reviravoltas que o autor dá À acção e a forma como caracteriza as personagens . Todas tem uma personalidade única que as distingue uma das outras. E fazem-nos despertar sentimentos por elas. Adoro a coragem da Arya . Adoro a determinação do Jon . Já a Sansa ... só me dá vontade de passar as páginas à frente...
Adoro os diálogos, talvez sejam o melhor que a série tenha, estão muitíssimo bem escritas , e todas as falas tem um significado que não é transmitido ao leitor directamente, mas sim subentendidas, para que o leitor possa reflectir e descobrir por ele próprio. então, ficamos a pensar, a reflectir, formulando teorias e especulando sobre possíveis situações, factos...

Estão ansioso pelas férias, para poder ler tudo de uma vez por todas, para ler muitos livros que foram ficando para trás. Antes disso, ainda há os testes , que me faltam 2, e os exames, que são 4. O pior vai ser o português, pois a matemática é cá comigo. :) O português não é, de todo, o meu forte, apesar de ler muito. Irónico, não é? Conselho: para o 12º vai lendo o Memorial do Convento, para te habituares À escrita, que é extremamente irritante , não sei se estás a ver, mas os diálogos são entre vírgulas, e os parágrafos chegam-se a estender por umas 4 páginas. Isto implica uma total concentração, que não é o meu caso, pois estou habituado a ler diálogos com travessão, e nem leio o "ele disse, ele afirmou, ela rugiu, ele perguntou, por aí fora", e isso é impossível fazer no Memorial. Não obstante, a história é muito interessante e cativante. Não nego que não tenha merecido o prémio, talvez isso se tenha devido À sua escrita que é única em Portugal, mas penso que, no meu entender, quem o devia ter ganho era Fernando Pessoa, homem extraordinário o senhor.

Bem, e como não poderia deixar de ser, fiz outro comentário gigantesco. Desculpa-me, mas, quando começo a escrever, nunca mais paro, e quero dizer tudo e mais alguma coisa. Péssimo hábito, eu sei. Com o tempo vou corrigindo. Espero...

Desejo-te fantásticas leituras (para variar o adjectivo) :)







pp a 21 de Maio de 2008 às 21:19

Eu sabia que ias gostar das Crónicas de Gelo e de Fogo: é impossível não gostar!
É viciantes. As reviravoltas, as intrigas, os mistérios... enfim, são muitos os factores que tornam esta série tão boa.
Quanto às personagens, eu concordo contigo em relação à Arya e ao Jon, mas, embora a Sansa seja muito irritante, vais ver que é uma das que mais se transforma. Sempre me causou muita curiosidade.

Quanto aos testes e exames eu, felizmente, também não estou muito distante dos últimos. Mas tu com 4 exames vais ter duas semaninhas em cheio! Eu felizmente só tenho um, e como me dou bem com a disciplina não tenho grandes problemas. Quanto à dualidade português-matemática, eu prefiro o português, mesmo tendo melhor resultados com os números. São meus inimigos!
Quanto a Saramago, há muito ando para ler o Ensaio sobre a Cegueira. Tenho grande curiosidade quanto ao seu estilo.

Não tens de te desculpar pelo tamanho do comentário! É bom ter visitantes com o teu animo, no que toca à escrita.

Para não variar, desejo-te também umas fantásticas leituras!
Fábio J. a 21 de Maio de 2008 às 23:22

Falando agora do rodapé que apresentas acima no teu blog. Não sabia que tinha sido publicado um outro livro de Juliet Marilliet. Só Li as Crónicas de Bridei e achei fantástico. Claro que não tem a escrita de Martin, é uma escrita mais simples, mas o enredo e história são muito bons. Tens de ler!

Outro assunto: Sabes se Dan Brown já está a escrever algum livro novo, é que vinha mesmo a calhar. Adoro os livros dele, li-os todos. Não sei se já os leste?

pp a 21 de Maio de 2008 às 23:38

Segundo consta, o Dan Brown está a escrever um livro chamado "A Chave de Salomão". Quer dizer, li qualquer coisa sobre isso há uns largos meses, portanto não sei se já saiu em inglês, mas podes ficar descansada que está mais um livro "na calha".

Quanto ao Correio do Fantástico, a mim é que ninguém me convida -.-' lol Estou a gozar.
Eu adoro literatura fantástica e confesso que faltam alguns "ingredientes" ao Correio, na minha opinião, mas vou continuar a ler e a participar ;-)

Olá Francisco; Obrigado pelas tuas visitas ao correio do fantástico; quando te referes À falta de alguns ingredientes no que estás a pensar exactamente? Estou muito interessado em conhecer as tuas críticas para que nos possas ajudar a melhorar. é sempre bom ter alguém que nos aponte erros para podermos evitá-los e ultrapassá-los.
Roberto Mendes (Igdrasil) a 25 de Maio de 2008 às 21:52

Bem, eu penso que uma das "lacunas" do Correio é, talvez, a abordagem essencialmente de fantasia épica, e restringirem-se um pouco a autores conhecidos desta nova geração. Fala-se de Tolkien, Paolini, Sandra Carvalho mas dos percursores do género (Heinlein, Dunsany, ...) não se vê uma palavra...
É claro que o blog ainda está no início e isto não é uma falha, mas é sempre bom não renegar o passado, ainda mais um passado tão grandioso como o do fantástico (e com isto não me refiro só à fantasia épica ;-) ).

Ah, e já agora, posso dar alguns links para o blogroll?
Há muitos blogs aí relaccionados com o fantástico:
- Estante de Livros (http://estante-de-livros.blogspot.com/)
- A Lâmpada Mágica (http://lampadamagica.blogspot.com/)
- Blade Runner (http://spaceshipdown.blogspot.com/)
- Efeitos Secundários (http://blog.tecnofantasia.com/cgi-bin/tfmaint.cgi)
E gostaria ainda de acrescentar o meu, mas ainda não dei grande destaque ao fantástico, como já deu para reparar, porque os assuntos são muitos e o tempo escasseia. De qualquer forma, assim que for postando sobre fantasia/fc vou deixando os links no Correio.

E claro, isto são só sugestões ;-) Sem querer ofender, apenas ajudar.

Obrigado pelas dicas. Serão certamente levadas em conta. O correio irá passar por um processo de dinamização e algumas mudanças nos aspectos físicos, frutos do trabalho desenvolvido pelo "crítico". Neste momento encontro-me na fase final das frequências universitárias deste ano por isso estou um pouco limitado em termos de tempo contudo planeio postar mais sobre o "passado" que referes. Se te desse prazer poderias elaborar um texto em que referisses as tuas tão louváveis influências, os percursionistas da literatura fantástico, etc...; teríamos todo o gosto em publicar o teu texto no correio, sob o teu nome, claro.

Quanto aos links serão todos incluídos....

Mais uma vez obrigado;
Roberto Mendes a 27 de Maio de 2008 às 16:01

Não tens nada que agradecer =P O prazer de ajudar é todo meu ;-) Fico extremamente contente de poder ajudar a melhorar um blog (que com certeza virá a ser) excelente como o Correio :)

Um blog sobre livros e afins. A descongelar lentamente...
Contacto
Contacto

As mensagens poderão não ser lidas por extensos períodos. Pedidos de divulgação e/ou colaboração poderão não obter resposta.
pesquisar
 
A ler...
Tales of Earthsea

Romeo and Juliet

comentários recentes
<a href='http://www.cricinfobuzzlive.com/live-c...
E Jack london?Eça de Queiros.....
Também adorei!:http://numadeletra.com/a-mancha-hum...
Quando será lançado o quarto livro em português do...
Estou agora a ler esse livro e este seu texto deu-...
arquivos
2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


2006:

 J F M A M J J A S O N D


Leitores Online
online


O autor deste blog não respeita o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa