Julho 16 2008

As férias estimulam o meu diletantismo e, por isso, como tantas outras coisas o blog é abandonado, apesar de andar a trabalhar nos “bastidores”.

Como sempre, continua a leitura, não tão activa quanto gostaria já que ando particularmente cansado, fisicamente desgastado. Apesar disso, leituras recentes, como a actual (Pássaros Feridos de Colleen McCullough), têm-me proporcionado prazeres inesperados e a sensação de revitalização intelectual. São livros que marcam, tornando-se referências pessoais. Mas será, alguns deles, o livro da minha vida?

Apesar do meu gosto pela leitura, ou talvez graças a ele, não consigo eleger o livro. Existem vários que, pelas suas especificidades, se destacam, contudo não consigo comprometer-me inteiramente com nenhum. È óbvio que existem histórias e autores, mas não um objecto definido. Melhor! Continuarei à procura, lendo. Quem sabe um dia...

 

Tem algum "livro da minha vida"?
 
57.14% Sim
23.8% Não um, vários
19.04% Não

 

Total: 42 respostas

 

Memoráveis leituras!

Publicado por Fábio J. às 00:03
Tags:

Confronto-me com o mesmo caso! Apesar de já ter lido "alguns" livros (não tantos como aqueles que eu gostaria), não posso dizer que haja um que seja "o livro da minha vida". Todos têm algo especial, uns gosto mais, outros gosto menos, uns falam de algo, outros de outros, cada um é diferente, o que me impossibilita de escolher. Posso dizer que há livros que me instruíram e me proporcionaram ideais, como a Apologia a Sócrates, de Platão, e outros que me fizeram sonhar durante muito tempo, como a saga Harry Potter , mas serão eles o "Livro da minha vida"? Acho que não, por isso, como tu, Crítico, ainda vou procurá-lo, talvez tenhamos a sorte de encontrá-lo!!!

Bom blog!! Pouco o comentei, até porque sempre que visito os blogs, faço-o um pouco apressado, mas agora de férias tenho tempo para tudo! Mas, sempre que posso, passo por aqui, acho que o que tu dizes é muito interessante e as tuas opiniões plausíveis ", com "tino", como costumam dizer os velhos da minha aldeia!!! XD, continua e já agora, parabéns atrasados do blog!!! '^^
stevs a 16 de Julho de 2008 às 13:52

Eu também tenho alguns livros que, por uma ou outra razão, estão entre os meus favoritos, mas é difícil seleccionar apenas um, sem um critério prévio.
Teremos de continuar a nossa busca! ;)

Já que falaste em ter tempo nas férias, comigo é exactamente o contrário. Fico sempre mais cansado e sem tempo nas férias! Apesar disso, sabem-me sempre a pouco.
Até à proxima!
Fábio J. a 18 de Julho de 2008 às 23:29

Olá, descobri este blog há pouco tempo através de outros que costumo visitar. Parabéns, criaste um espaço excelente.
Quanto à pergunta que colocaste, sem dúvida que me identifico com o que disseste, não seria capaz de eleger um único livro porque são já alguns aqueles que considero obras marcantes. Além disso, estou sempre em busca de outros livros que realmente tenham um significado maior para mim. Na melhor das hipóteses, seria capaz de eleger um top 10 da minha vida, mas um que fosse alterável todos os anos ;)
Sofia a 17 de Julho de 2008 às 11:47

Gosto da ideia do top 10. Também tenho um. É bastante mais fácil seleccionar 10 do que seleccionar apenas 1. E, como tão bem referes, a lista tem de ser alterada frequentemente, já que de tempos a tempos aparece um livro que nos marca particularmente.

Até Breve!
Fábio J. a 19 de Julho de 2008 às 23:15

Hum...é dificil eleger um livro acima de todos os outros quando cada livro que tive o prazer de ler me ensinou algo, mesmo quando a leitura se revelou uma desilusão; Mas tenho alguns favoritos sendo que sempre que penso "no livro" o titulo "O chão que ela Pisa" de Salman Rushdie surge no topo! Também a trilogia do Senhor dos anéis, o livro de contos de Ian MacEwan "Primeiro Amor últimos Ritos", Silmarilion ou ensaio sobre a cegueira, etc... é mesmo uma escolha difícil, quiçá impossivel!

Também eu tenho estado mais afastado do mundo virtual mas vou tentar voltar mais, bem como dar maior desenvolvimento ao nosso correio!

Boas Férias!!!
Roberto Mendes (Igdrasil) a 17 de Julho de 2008 às 18:56

Já que estamos numa de dar exemplos, eu também dou alguns: por exemplo, o autor (neste caso é autora) que mais me impressionou com a sua escrita foi Ursula Le Guin. É uma delicia!
E um livro que aumentou bastante o meu fascínio pela leitura foi O Silmarillion, devido à assombrosa mitologia tolkeiana.
Recentemente surpreendi-me com a prosa excelente de John le Carré em O Fiel Jardineiro, uma obra muito bem "gerida".
São tantos...

Quanto ao Correio, eu ando a pensar nuns posts, mas não tenho andado muito pelo pc... está p'ra breve.

Boas férias para ti também!
Fábio J. a 19 de Julho de 2008 às 23:39

Bem, em termos de livro preferido é sempre dificil eleger O Livro, mas em termos sentimentais é muito fácil escolhermos um ou dois livros, quanto mais não seja por nos atrairem para a leitura.
No meu caso, escolheria o "Eragon", o primeiro livro grande que eu li, e o "Neverwhere", na minha opinião, um dos melhores livros alguma vez escritos no género fantástico.

Mas pronto, tenho consciência que o "Eragon" não é nada de especial =P
Francisco Norega a 29 de Julho de 2008 às 11:34

*quanto mais não seja por nos terem atraído para a leitura.

Sob essa perspectiva é realmente mais fácil.
O primeiro livro grande que eu li foi... "Os Maias", mas na altura não percebi metade das coisas e a minha vontade de ler não aumentou substancialmente. Talvez o Harry Potter tenha sido o impulsionador, fazendo-me ler os tais "livros grandes". Antes era quase só BD, e agora que penso nisso, há anos que não leio BD.

Seja o Harry Potter, o Eragon ou qualquer outro livro, desde que tenham tido importância no nosso percurso enquanto leitores, e enquanto pessoas, é o que interessa.

Boas Leituras!
Fábio J. a 30 de Julho de 2008 às 19:44

Um blog sobre livros e afins. A descongelar lentamente...
Contacto
Contacto

As mensagens poderão não ser lidas por extensos períodos. Pedidos de divulgação e/ou colaboração poderão não obter resposta.
pesquisar
 
A ler...
Tales of Earthsea

Romeo and Juliet

comentários recentes
<a href='http://www.cricinfobuzzlive.com/live-c...
E Jack london?Eça de Queiros.....
Também adorei!:http://numadeletra.com/a-mancha-hum...
Quando será lançado o quarto livro em português do...
Estou agora a ler esse livro e este seu texto deu-...
arquivos
2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


2006:

 J F M A M J J A S O N D


Leitores Online
online


O autor deste blog não respeita o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa