Julho 21 2008

Ontem, o Câmara Clara, da RTP2, debruçou-se sobre a Língua Portuguesa: o Acordo Ortográfico, a presidência portuguesa da CPLP e a reestruturação do Instituto Camões. O convidado foi José António Pinto Ribeiro, ministro da Cultura. No que toca ao Acordo Ortográfico e às relações entre os países de língua oficial portuguesa, a conversa não trouxe nada de novo, mas não posso deixar de destacar a incapacidade do senhor ministro para justificar o Acordo Ortográfico que, pelo contrário, quase reforçou a incompetência histórica dos governos português e brasileiro e o seu eterno desinteresse pela língua.

O ministro criou mais questões do que aquelas que esclareceu: Será mesmo que com o actual Português não existe entendimento suficiente? Existirá mesmo alguma alteração económica e/ou cultural com este Acordo? Será mesmo que a internacionalização da língua não pode ser feita com a actual ortografia? E será este o último acordo da ortografia portuguesa, tornando-se uma referência que perdurará (como no exemplo inglês ou espanhol)?
Mais uma vez é uma pena o debate só se dar depois da aprovação, ratificação e, há poucas horas, da promulgação feita pelo Presidente da República. Pelos vistos de nada valeram as mais de 80 mil assinaturas do Manifesto em Defesa de Língua Portuguesa e as muitas críticas feitas ao Acordo Ortográfico que, a partir de hoje, faz toda a lógica começar a aplicar.
P.S.: Nota para o comentário feito pelo ministro da Cultura, no mesmo programa, à quase heróica história de vida de José Saramago. Pelos vistos o Governo quer mesmo fazer as pazes com o prémio Nobel. A conversa pode ser visualizada em Vídeo, seleccionando a data da emissão.

 

Publicado por Fábio J. às 16:21

recebeste o meu email?
Miguel a 21 de Julho de 2008 às 16:48

Há já algum tempo que visito este blog com assiduidade.

No que respeita ao Acordo Ortográfico, uma coisa eu garanto: não vou escrever desta forma. Aprendi a escrever Língua Portuguesa, uma língua com raízes ancestrais e bonita demais para que agora se destrua.

Parabéns pelo blog.
Homem do Leme a 21 de Julho de 2008 às 22:50

Desde já obrigado pela visita.

Quanto ao Acordo Ortográfico, não sou tão radical. Sou contra! Acho que é uma estupidez tremenda. Inútil. Mau. E embora não pretenda começar a aplica-lo nos próximos tempos, assim que ele se tornar numa realidade prática (o que acredito que demorará mais do que os seis anos estimados) aplicá-lo-ei.
Não é conformismo, é decepção.
Mas o tempo o dirá. Da maneira que as coisas funcionam em Portugal, talvez este acordo volte a "adormecer" e só seja desperto, mais uma vez, daqui a 20 anos.

A ver vamos.

Eu talvez vá ser obrigado a usá-lo, caso publique no futuro.
Mas a nível pessoal também não vou querer saber do Acordo do Portuganhês.

Abraço!
sá morais a 23 de Julho de 2008 às 12:36

Olá. Venho-vos falar do mais recente site apenas de escrita, onde tu podes publicar os teus textos guardados no computador, ou na gaveta, ou até aqueles que tens em mente, mas ainda não tiveste vontade de o tornar real.

A SCRIPTO está aqui para incentivar todas as pessoas à escrita, um meio essencial no desenvolvimento criativo de uma pessoa.

Farto das histórias dos outros? Agora tens a oportunidade de seres tu o escritor-sensação. Os teus textos podem virar História da Semana e com certeza receberás inúmeros comentários.

De que estás à espera. Visita já em http://www.scripto.pt.vu
Miguel a 22 de Julho de 2008 às 21:44

Li o teu e-mail e já dei uma vista de olhos pelo site.

O Scripto é um projecto muito auspicioso e interessante. O mote, esse, não podia ser melhor. Desde já boa sorte.

Só achei estranha uma frase que escreveste: "Farto das histórias dos outros?". Se estamos fartos de histórias dos outros (no fundo, de outras histórias) como podemos esperar que leiam as nossas? :) Quem escreve também pode, e deve, ler! ;p

Até à próxima e bom trabalho!
Fábio J. a 22 de Julho de 2008 às 23:12

Um blog sobre livros e afins. A descongelar lentamente...
Contacto
Contacto

As mensagens poderão não ser lidas por extensos períodos. Pedidos de divulgação e/ou colaboração poderão não obter resposta.
pesquisar
 
A ler...
Tales of Earthsea

Romeo and Juliet

comentários recentes
<a href='http://www.cricinfobuzzlive.com/live-c...
E Jack london?Eça de Queiros.....
Também adorei!:http://numadeletra.com/a-mancha-hum...
Quando será lançado o quarto livro em português do...
Estou agora a ler esse livro e este seu texto deu-...
arquivos
2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


2006:

 J F M A M J J A S O N D


Leitores Online
online


O autor deste blog não respeita o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa