Setembro 02 2008
Na próxima semana, chega a Portugal o primeiro livro d’As Crónicas de Obernewtyn. Elspeth, A Senhora do Pensamento, marca a estreia da australiana Isobelle Carmody entre nós, e promete ser o início de uma série que já conta com 5 volumes, de um total previsto de seis.
Esta é uma série de fantasia e ficção científica, ambientada num futuro longínquo, após um holocausto nuclear que transformou o mundo e os seus habitantes. Neste universo pós apocalíptico, o governo aprisiona todos aqueles que, tal como Elspeth, são vítimas de mutações capazes de proporcionar extraordinários poderes e habilidades mentais. Contudo, a protagonista desta história promete ser muito mais do que uma nova prisioneira.
Num mundo que emerge penosamente do limiar do apocalipse, a existência é uma luta. Para Elspeth Gordie, nascida com insondáveis poderes mentais que a condenariam à esterilização ou à fogueira se fosse descoberta, a vida envolve inúmeros perigos. Só o segredo permite a sobrevivência e por isso ela decide nunca recorrer aos seus dons proibidos. Estes parecem, contudo, ter um desígnio próprio e, ao usá-los, Elspeth atrai inevitavelmente as atenções do Conselho totalitário que governa a terra.
Enviada para a longínqua instituição de Obernewtyn, de onde ainda ninguém conseguiu fugir, Elspeth terá de despir o seu manto de segredos e enfrentar aqueles que desejam ressuscitar as terríveis forças na origem do apocalipse. Só então Elspeth descobre verdadeiramente quem é — e o que é.
Este livro foi lançado em 1987, e marcou o início da carreira desta autora que já venceu os Aurealis Awards (prémios que anualmente distinguem a melhor literatura especulativa australiana) sete vezes, para além de vários outros prémios.
Com esta obra, a Bertrand continua a alargar o leque da fantasia em Português, desta feita com uma série que me parece ter tudo para alcançar o sucesso. Resta saber se o conteúdo corresponde ao esperado e se o próximo volume demorará a sair.
Links: Obernewtyn | Obernewtyn Chronicles (Wiki)
Elspeth, A Senhora do Pensamento de Isobelle Carmody
Fica a sugestão. Até breve!

 

Publicado por Fábio J. às 23:08

Ah, com esta deixaste-me curioso! Vamos é ver se esta saga não fica como a do Jordan, a meio. Tinha mais confiança na SdE x)
Francisco Norega a 16 de Setembro de 2008 às 23:48

A série parece-me interessante, pelos conceitos em jogo: holocausto nuclear, evoluções mentais, etc.
Eu acredito que a Bertrand irá publicar os próximos volumes, mas, como vem sendo comum a várias editoras nacionais, tudo depende da aceitação do público...

Quanto à Roda do Tempo, desde o início foi divulgado que a editora só publicaria, para já, os primeiros 4 volumes... Só falta um. E neste caso até se compreende, pois pelo que sei estes primeiros são os únicos volumes que vale a pena ler.
E é verdade que a SdE têm tido um comportamento praticamente perfeito, sendo um exemplo a seguir, principalmente porque, acima de tudo, respeita os leitores. Mas também não seria bom vê-los a monopolizar a publicação de fantasia! Resta-nos esperar para ver o que a Bertrand irá fazer. ;)
Fábio J. a 17 de Setembro de 2008 às 19:55

Fica aqui, desde já, o convite para que visitem o blog que criámos para as Crónicas.
Estamos a começá-lo (ainda em acabamentos finais) mas gostaríamos muito que se tornasse num espaço vivo entre leitores.

Mais uma vez, fica o convite!

Cumprimentos,

Bertrand Editora
Bertrand Editora a 2 de Outubro de 2008 às 17:02

Este é, sem dúvida, uma boa notícia. Iniciativas como estas são sempre louváveis.

Já procurei o blog mas não encontrei... qual é o endereço?

Obrigado pela informação!
Fábio J. a 2 de Outubro de 2008 às 22:02

eu queria saber se o segundo livro desta serie ja saiu em portugal?
ana a 16 de Outubro de 2008 às 21:38

Não Ana, o segundo livro d’As Crónicas de Obernewtyn ainda não foi publicado em Portugal e desconheço se já existe alguma data prevista.
Mas leste este primeiro livro? E que tal?
Fábio J. a 17 de Outubro de 2008 às 23:24

eu já li o livro e acho espectacular faz uma pessoa pensar na realidade e no mundo da "magia"
espero que o segundo livro saia em breve estou mortinha para o ler
sabes qual é o nome do segundo livro?
luisa a 9 de Dezembro de 2008 às 21:10

Era essa a ideia que tinha da obra. Imaginava que reflectia algo sobre a maneira como, num mundo real, a magia é encarada.

Quanto ao segundo volume, desconheço qualquer informação. Apenas sei que, na versão original, tem por título "The Farseekers". Eu até te recomendava o blog que a Bertrand aqui anunciou que ia criar, mas pelo que pesquisei acho que não concretizaram o espaço virtual.
Fábio J. a 19 de Dezembro de 2008 às 15:59

O 2º livro chama-se "Os libertadores do pensamento" e é fantástico, posso dizer que gostei mais do segundo do que do primeiro, bebi cada palavra como uma pessoa sedenta e estou anciosa por ler o terceiro
ana a 16 de Fevereiro de 2009 às 02:23

Muito obrigado pela informação!
Já tinha chegado a pesquisar e nada, mas agora pesquisei novamente e encontrei o livro. (Gostei da capa!)
Agora que vejo que a Bertrand vai mesmo publicar esta série talvez a coloque na minha longa lista. As opiniões que me têm dado aguçaram-me a curiosidade.

Boas Leituras!
Fábio J. a 24 de Fevereiro de 2009 às 22:41

Um blog sobre livros e afins. A descongelar lentamente...
Contacto
Contacto

As mensagens poderão não ser lidas por extensos períodos. Pedidos de divulgação e/ou colaboração poderão não obter resposta.
pesquisar
 
A ler...
Tales of Earthsea

Romeo and Juliet

comentários recentes
<a href='http://www.cricinfobuzzlive.com/live-c...
E Jack london?Eça de Queiros.....
Também adorei!:http://numadeletra.com/a-mancha-hum...
Quando será lançado o quarto livro em português do...
Estou agora a ler esse livro e este seu texto deu-...
arquivos
2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


2006:

 J F M A M J J A S O N D


Leitores Online
online


O autor deste blog não respeita o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa