Algumas editoras portuguesas têm vindo a esforçar-se para acompanhar a evolução tecnológica. Primeiro foram os sítios na internet, depois as lojas virtuais, seguidas dos e-books e de uma crescente interacção multimédia com os leitores. Não há muito tempo, começaram a surgir vídeos promocionais, nos quais as editoras e os autores nos apresentam as suas novas obras. Os primeiros clips eram simples, desinteressantes e muito pouco informativos, e não duravam mais do que alguns segundos. Agora, a história começa a ser diferente...
Ontem encontrei, vi, ouvi e li o vídeo que promove No Silêncio de Deus, o novo livro de Patrícia Reis, editado pela Dom Quixote. Porquê referir este vídeo, dentre tantos outros que têm sido lançados? A resposta é simples: primeiro, porque o acho muito bem construído e elucidativo, uma produção que contêm tudo aquilo que me parece fundamental na promoção de uma nova obra; depois, porque o marketing resultou comigo, despertando-me a curiosidade e a vontade de ler este livro, o que me leva a divulga-lo aqui no blog. Assim sendo, vejam:
Aos meus ouvidos, Patrícia Reis era um nome distante. Agora é uma autora que pretendo ler. Esta evolução deveu-se a um vídeo, e este à evolução que refiro lá em cima. Conclusão: esta parece-me ser uma boa forma de promover autores, livros e leituras.
Sendo provável que esta evolução continue, só o tempo revelará de que forma as editoras e os autores se apoiarão nas tecnologias para dar a conhecer os bons velhos livros.