Outubro 12 2008
Depois de O Olho do Mundo, A Grande Caçada e O Dragão Renascido, a Bertrand publica amanhã A Sombra Alastra, o quarto livro da série Roda do Tempo, de Robert Jordan.
Na versão original foram já publicados onze volumes desta série, estando o 12º e último volume, parcialmente escrito pelo autor, falecido há um ano, prestes a ser lançado. Quando o primeiro volume foi publicado, em 1990, a série tinha sido concebida como uma trilogia, mas Jordan decidiu dar novos rumos ao arco principal da história e assim esta tornou-se uma obra de magnitude épica. Com o passar da década, e com a publicação subsequente dos outros livros, Jordan conquistou muitos leitores e uma base internacional de fãs que crescia a cada dia que passava, tornando-se um fenómeno de culto.
Estes primeiros quatro volumes são considerados os melhores da história, já que resultam da inicialmente prevista trilogia. Correspondem a um ciclo épico que promete arrebatar o leitor do início ao fim. Quanto ao resto... bem, ao que parece o autor torna-se repetitivo e obsoleto. Talvez por isso a Bertrand ainda não tenha anunciado a publicação dos restantes volumes da série.
Eis o que podem encontrar neste volume:
Robert Jordan retoma as aventuras de Rand Al’Thor e seus companheiros onde o mundo de Luz e de Sombra, o Bem e o Mal estão em guerra eterna.
A Pedra de Tear, invulnerável fortaleza lendária, caiu. As amigas do Tenebroso tentam que tudo e todos caminhem para as trevas mas Ran Al’Thor, o homem proclamado o Dragão Renascido, consegue apoderar-se de Calandor, a Espada que não é Uma Espada, para o ajudar a combater o mal.
Contudo as sombras ganham força e Rand terá de encontrar a Fonte Derradeira, corrompida pelo Tenebroso que acarreta perigos terríveis, um poder que o poderá levar à loucura e servir o Grande Senhor das Trevas, ainda que essa seja a única saída para evitar outra grande calamidade.
Graças a esta série, Jordan foi repetidamente comparado a Tolkien. Já tive oportunidade de ler um pouco do primeiro livro e gostei bastante. Parece-me uma série de fantasia deveras interessante. Espero poder conhece-la melhor, em breve...
A Sombra Alastra de Robert Jordan
Links: Biography (Wiki)
Boas Leituras!
Publicado por Fábio J. às 21:49

o teu blog foi nomeado para uma ou mais categorias nos Prémios IdeiasFixas2. Vai até lá e vota!!

Abraço!
sá morais a 16 de Outubro de 2008 às 17:45

Obrigado pela nomeação!
Sinto-me honrado. :D

Um abraço!
Fábio J. a 17 de Outubro de 2008 às 23:11

Não esquecer é que o livro já foi lançado pelo circulo de leitores no inicio deste mês e já o tenho desd 4 de outubro por isso a bertrand tá só um nadita atrasada e como sou fã da série a partir de agora é circulo de leitores e mais nada
Anónimo a 17 de Outubro de 2008 às 10:26

Por acaso sabia que a série também estava a ser lançada pela Circulo de Leitores, e com capa grossa, mas não sabia que já tinham publicado estes quatro volumes.
Vão publicar o resto, é?

Ainda bem que gostaste. Eu tenho grande curiosidade e gostava de experimentar... a ver vamos.

Boas Leituras, então! ;)
Fábio J. a 17 de Outubro de 2008 às 23:38

A ediçao do circulo de leitores nao tem capa dura.A capa a primeira e a segunda sao ligeiramente diferentes mas sao todas capas moles.Livros de 800 e 1000 paginas nao convinha terem capa dura xD
Tiago Duarte a 21 de Outubro de 2008 às 19:02

Obrigado pelo esclarecimento, Tiago!
Pensava que se tratava de uma edição de capa dura pois, pelas imagens disponibilizadas no site que me recordo de ver, assim me pareceu. Erro meu.

Quanto ao tamanho, acho que isso não está propriamente relacionado pois tenho livros igualmente volumosos com capa dura... ;)

Mais uma vez obrigado pela informação!
Fábio J. a 21 de Outubro de 2008 às 21:28

Sim.As imagens fornecidas pelo circulo de leitores parece capa dura,tambem reparei nisso quando ia a encomendar o primeiro.Depois, antes do lançamento, devem ter decidido mudar para capa flexivel...Boas leituras ;)
Tiago Duarte a 21 de Outubro de 2008 às 21:48

Já li os três primeiros volumes. São fantásticos.

Já tenho o 4º, quando acabar de ler o 5º das "Crónicas de Gelo e Fogo" (que estou a ler agora), vou para o 4º da "Roda do Tempo".

Para quem gostar do género aconselho vivamente.
Pronúncia do Norte a 1 de Novembro de 2008 às 14:33

Li algumas criticas um pouco negativas acerca desta série, mas no geral as opiniões que me deram foram positivas, como esta.
Eu li um pouco, como escrevi no post, e gostei bastante. Mas existem tantos livros há espera de serem lidos que não sei quando poderei, se é que poderei, ler esta série. A ver vamos.

Mas, já agora, sendo eu um fã das Crónicas de Gelo e de Fogo, é possível comparar as duas séries Pronúncia?

Obrigado pelo conselho. Acredita que não o vou esquecer e, se tiver oportunidade, lerei esta série.
Boas Leituras!
Fábio J. a 3 de Novembro de 2008 às 21:57

Aconselho as duas séries, para quem gostar do género, repito.

O que não gostei nada de saber é que a "Roda do Tempo" já tem 11 volumes publicados. Parece-me volume a mais.

Segundo o que li há algum tempo o 12º e último volume não deve demorar a ser publicado nos EUA.
No entanto, pelo que me lembro, a Bertrand (e Círculo de Leitores) apenas declararam publicar os 4 primeiros livros. A não ser que as vendas destes tenham sido muito boas, não acredito que publiquem os próximos. A ver vamos.

Seja como for, são muitos volumes. Contudo, quando são bons, e se forem sempre bons, não cansam, como no caso das Crónicas(...).

Boas Leituras ;)
Fábio J. a 9 de Novembro de 2008 às 21:54



Começei a ler a tão famosa obra de Robert Jordan. Com críticas positivas e negativas que li em alguns blogse e afins, resolvi arriscar e dar uma oportunidade ao Senhor Jordan. Ainda me faltam umas 200 páginas para ler, mas penso que já posso dar uma opinião. Bem, o que posso dizer? Concordei com as opiniões que tinha lido. Concordei com as positivas e concordei com o que diziam nas negativas. Mas, nestas, considero-as positivas. A história é interessante e cativante, personagens bem caracterizados, boas descrições. é verdade que Jordan utiliza uma escrita muito pormenorizada, bem ao estilo de Tolkien, mas chega a beirar o absurdo. Recordo-me de certas passagens, por exemplo, nas descrições das cidades e dos ambientes. Atenção, eu não considero isto negativo, antes positivo, pois assim temos uma visualização muito real do que está a ser escrito. A acção desenrola-se muito lentamente, mas mesmo muito, muito. Cada passo é descrito, cada movimento, cada acontecimento, por muito irrelevante que seja. Eu também gosto deste estilo, pois dá a ideia de acompanharmos mais as personagens, fazendo com que pareça que também nós vamos lá ao lado deles a ver tudo o que acontece. Eu estou, pelo menos, a gostar muito. Compreendo, claro, as opiniões negativas que li, pois nem todos gostam desta meneira de escrever de Jordan, e o considerem cansativo... mas eu gosto. Aliás nota-se logo pelas suas 800 páginas. No que diz respeito ao mundo de Jordan, este é um mundo muitíssimo complexo. Posso compará-lo ao de Martin, mas é descrito de uma maneira diferente. Estou a adorar muito a aventura destes personagens, ainda mais do que gostei ao acompanhar Frodo e a Irmandade pela Terra Média para atingirei o seu objectivo. Aqui, no mundo da Roda do Tempo, estou a sentir muito mais medo ao acompanhar as personagens, também ao facto de estarem a ser perseguidos enquanto tentam chegar ao seu destino, o que em Senhor dos Anéis não acontecia, ou pelo menos não tão explicitamente.
Um livro que aconselho vivamente a todos, principalmente a quem gosta de Tolkien.

pp a 29 de Janeiro de 2009 às 16:56

Eu gostaria de ler esta série, pelo menos experimentar o primeiro livro, mas com tantos na estante por ler, com outras séries como a de Martin e com cada vez menos tempo... não sei não.

Como eu escrevi no post, cheguei a ler o início do primeiro livro, e gostei do estilo. Agora que o descreves fico ainda mais curioso.
Notei no teu comentário uma espécie de... amor/ódio em relação ao estilo, desculpa se me enganei. Mas olha que pelo que descreves há razões para isso. Havemos de concordar que mesmo Tolkien é, por vezes, enfadonho. Para quê nega-lo? A Irmandade do Anel é, por vezes, entediante, e nem é tanto pelas descrições. Se Jordan é assim tão pormenorizado fico com a ideia que devem haver momentos um pouco aborrecidos, embora eu, tal como tu aparentas, goste de descrições pormenorizadas. Prefiro-as a mais do que a menos.
Apetece-me conhecer o mundo da Roda do tempo... grrr Quem sabe um dia destes.

Obrigado pela sugestão e pelo comentário!
Fábio J. a 1 de Fevereiro de 2009 às 19:31

Leste a parte mais aborrecida, o início. A partir da página 200 e pouco começa a ficar melhor. E então a partir do meio, aí sim, ficamos tão interessados na história que não se consegue parar de ler. A sério, já não lia uma coisa assim há muito tempo.
pp a 1 de Fevereiro de 2009 às 19:46

Se aquilo era a parte mais aborrecida devo dizer que se trata de uma obra e de um estilo muito bons. É que gostei do que li. A verdade é que li muito pouco, mas gostei.
Não me obrigues a restruturar a minha lista já tão grande! ;)
É o que dá haver livro tão interessantes...
Fábio J. a 1 de Fevereiro de 2009 às 20:01

Boas era só para referir que enviei um mail ao circulo de leitores e disseram que em principio não irão publicar os restantes volumes e axei que poderia vos interessar ;)
Anónimo a 18 de Março de 2009 às 11:58

Obrigado pela informação.
A informação já tinha sido avançada aquando do lançamento do primeiro livro, mas há sempre a esperança que uma grande série como esta continue a ser publicada. Eu achei-a muito apelativa, mas ainda bem que não a comecei a ler... ficaria frustrado se tivesse de ficar "a meio". :)
Fábio J. a 27 de Março de 2009 às 23:20

Como li algurs que a saga da Rodo do Tempo iria ficar a meio mandei 1 mail ao circulo d leitores que me rps pouco tmp dps, e informaram"m q n tava prvisto o 5 livro pa brvr, o q m deixa 1 qanto irritado e dscontnt, por deixarem a saga a meio. Qanto a Bertrand ja mandei por 2 x mail"s mas rsp...nd...o q sra q andam a fazr els por la. Eu ca sugiro q s faça 1 petiçao/abaixo assinado ou algo do genero pa c/tinuar a publicaçao d 1 saga d nivl mundial...
Valdemar Mota a 9 de Abril de 2009 às 14:43

Tal como já cheguei a dizer e estando a ser repetitivo, a Bertrand apenas anunciou o lançamento dos quatro primeiros volumes. Certamente que a editora, assim com a Círculo de Leitores, só publicariam os restantes volumes se a série fosse um sucesso e, parece-me, não foi, apesar dos elogios que recebeu.
Se a editora sabe que os restantes livros são repetitivos e de menor qualidade (como consta) é compreensível que não queira arriscar. Contudo, concordo com os leitores: é frustrante ser obrigado a deixar a série a meio e a editora devia responder aos fãs, explicando a situação, se é que não devia mesmo lançar os restantes livros, mesmo que em edições mais pequenas. É uma questão de respeito...

Quanto à petição, bem, eu acho que não daria em nada, já que a Bertrand não responde aos fãs, mas como eu não li estes livro de Jordan não me posso pronunciar. No entanto, era uma boa forma de manifestar o descontentamento dos leitores.
Fábio J. a 13 de Abril de 2009 às 16:42

É triste ter editoras assim. Mas o que se pode fazer? Estamos em Portugal. Como é que é possível que umas das melhores series de todos os tempos no que respeita á literatura fantástica não seja publicada na sua totalidade devido a pormenores deste nível. Caso isto venha mesmo a acontecer serei então obrigado a comprar os restantes livros no amazon.com
Emanuel a 5 de Julho de 2009 às 03:52

É a realidade nacional e o leitor comum não pode fazer muito... Contudo, se pensarmos da dimensão do mercado editorial estas decisões tornam-se menos chocantes. Ainda assim, acho que poderiam sempre publicar os livros seguintes, nem que fossem apenas algumas centenas de exemplares.

E o problema é que nem sempre é possivel ler na versão original...
Fábio J. a 5 de Julho de 2009 às 22:55

Foi criado uma petição no site http://peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=P2010N1725 (http://peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=P2010N1725) , deem lá um salto , talvez se pessoas suficientes assinarem , possa valer alguma coisa.

Cumprimentos,

 
André Serrlaheiro a 31 de Março de 2010 às 20:41

Um blog sobre livros e afins. A descongelar lentamente...
Contacto
Contacto

As mensagens poderão não ser lidas por extensos períodos. Pedidos de divulgação e/ou colaboração poderão não obter resposta.
pesquisar
 
A ler...
Tales of Earthsea

Romeo and Juliet

comentários recentes
<a href='http://www.cricinfobuzzlive.com/live-c...
E Jack london?Eça de Queiros.....
Também adorei!:http://numadeletra.com/a-mancha-hum...
Quando será lançado o quarto livro em português do...
Estou agora a ler esse livro e este seu texto deu-...
arquivos
2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


2006:

 J F M A M J J A S O N D


Leitores Online
online


O autor deste blog não respeita o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa