Novembro 16 2008
Não há nada provado, mas parece-me que quanto mais o frio do Inverno se faz sentir, mais vontade tenho de ler, sobretudo, fantasia. E quanto mais mágica for a história, melhor.
Por isso, na passada semana li As Montanhas Misteriosas, o livro um da série As Terras de Elyon, do norte-americano Patrick Carman. Trata-se de uma história de fantasia, passada numa terra limitada por infindáveis penhascos, e a sua protagonista é Alexa, uma jovem de 12 anos. Como facilmente se conclui, esta é uma história para crianças, embora, como explicarei mais adiante, tal designação me tenha parecido, em certos momentos, errada.
A editora compara a série a Harry Potter ou às Crónicas de Nárnia. Tem muitíssimo pouco a ver com a saga do jovem feiticeiro, mas certamente agradará aos que gostaram das aventuras em Nárnia.
A história começa quando a jovem protagonista viaja com o pai para a maior cidade do reino. Este é protegido por altas muralhas que delimitam mesmo as estradas que ligam as suas quatro cidades. Com o passar do tempo, tal protecção levou a população a temer os seres misteriosos que vivem do lado desconhecido da muralha. Mas Alexa é curiosa, e quando uma misteriosa chave de prata lhe vai parar às mãos, ela sabe que uma nova aventura irá começar. O que não sabe é que a integridade do reino depende de si e que só ela poderá impedir um mal antigo de destruir tudo aquilo que conhece.
Sob a influência de uma pedra mágica, Alexa falará com animais. Uns irão ajuda-la a cumprir a sua missão, outros irão traí-la e dificultar os seus intentos. É uma história bem construída, em nada aborrecida ou imatura e, por comparação às crónicas de C. S. Lewis, não se sai mesmo nada mal. Talvez menos criativa (e ainda bem, porque achei as crónicas demasiado fantasiosas) mas, a meu ver, mais cativante.
Mais uma vez, fiquei surpreendido com algumas mortes gratuitas existente neste livro infanto-juvenil, mas nada que se pareça com as diversas cenas chocantes das crónicas de Nárnia. Talvez seja impressão minha, mas alguns livros para crianças conseguem ser mais frios que um livro de terror para adultos.
Não achei o livro uma obra-prima, mas gostei de o ler. Já tenho o segundo volume em casa, pois a dona dos livros gostou e quer ler mais, e por isso, à partida, irei lê-lo também. Quanto ao resto, logo se verá. A série conta já com outro livro traduzido, mas no total são, para já, cinco as histórias passadas nas terras de Elyon.
Um livro para ler numa noite fria, no calor da cama.
As Montanhas Misteriosas de Patrick Carman
Fantásticas Leituras!
Publicado por Fábio J. às 20:00

Boa-tarde,

Deixo aqui um convite para visitar e participar no blogue http://paulauster.blogs.sapo.pt/

Cumprimentos,
Miguel
Miguel Seara a 18 de Novembro de 2008 às 14:03

Já tinha visitado o blog, mas voltarei para actualizar-me. Já li Paul Auster e gostei muito, por isso espero ter neste novo blog um espaço interessante e duradouro.

Boa sorte... :)
Fábio J. a 22 de Novembro de 2008 às 20:31

Um blog sobre livros e afins. A descongelar lentamente...
Contacto
Contacto

As mensagens poderão não ser lidas por extensos períodos. Pedidos de divulgação e/ou colaboração poderão não obter resposta.
pesquisar
 
A ler...
Tales of Earthsea

Romeo and Juliet

comentários recentes
<a href='http://www.cricinfobuzzlive.com/live-c...
E Jack london?Eça de Queiros.....
Também adorei!:http://numadeletra.com/a-mancha-hum...
Quando será lançado o quarto livro em português do...
Estou agora a ler esse livro e este seu texto deu-...
arquivos
2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


2006:

 J F M A M J J A S O N D


Leitores Online
online


O autor deste blog não respeita o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa