Dezembro 28 2008
Com o ano prestes a terminar, é oportuno avaliar o que foi feito no universo literário nacional. É verdade que nem tudo correu bem, mas melhor do que recordar tais factos é destacar os melhores exemplos de 2008, aquilo que foi bem desenvolvido e apresentado, aquilo que contribuiu para o progresso do sector, aquilo que os leitores agora aplaudem.
Existem vários prémios, tops e distinções que destacam, precisamente, o que de melhor foi feito no sector literário. Contudo, são sempre parciais, elaborados por profissionais ou peritos que, apesar de toda a competência intrínseca, seguem as suas opiniões.
Ora, se existe um público ao qual o sector se dirige, nada melhor do que ser esse mesmo público a escolher o que mais lhe agradou. Por isso, criei as Distinções L, uma iniciativa que pretende reunir a opinião dos leitores e, assim, distinguir a qualidade, o talento, a competência e a dedicação de escritores, profissionais de edição, etc.
As Distinções L dividem-se em duas áreas: Livros e Internet e Multimédia. Se não se apresentar informação contrária na descrição, cada categoria refere-se a livros ou projectos apresentados entre o dia 1 de Janeiro de 2008 e o dia 31 de Dezembro de 2008, em Portugal, em português e independentemente da língua em que, originalmente, foi escrito.
Eis as categorias de Livros:
Leitura - Esta é, talvez, a categoria mais interessante da iniciativa. Nela, cada leitor deverá eleger o livro, de ficção ou não, que mais gostou de ler em 2008, tenha ou não sido editado neste ano.
Livro de ficção português - Os leitores deverão indicar o título do melhor livro de ficção escrito por um autor português.
Livro de ficção estrangeiro - Os leitores deverão indicar o título do melhor livro de ficção escrito por um autor estrangeiro.
Autor português - Os leitores deverão indicar o nome do autor português que mais se destacou, com pelo menos um livro editado em 2008.
Autor estrangeiro - Os leitores deverão indicar o nome do autor estrangeiro que mais se destacou, com pelo menos um livro editado em 2008.
Série - Os leitores deverão indicar o título da melhor série literária com pelo menos um livro editado em 2008.
Título - Os leitores deverão indicar o título mais atractivo.
Capa - Os leitores deverão indicar o título do livro com a capa mais atractiva.
Editora - Os leitores deverão indicar o nome da editora portuguesa que mais se destacou pelo conjunto de livros publicados, competência e criatividade.
Revista literária - Os leitores deverão indicar o título da revista literária (ou periódico equivalente) portuguesa que mais se destacou pelos conteúdos apresentados, capacidade crítica, criatividade e design.
Eis as categorias de Internet e Multimédia:
Blogue literário - Os leitores deverão indicar o endereço do blogue literário português que mais se destacou pelos conteúdos apresentados, criatividade e capacidade crítica. O blogue deverá abranger várias obras e géneros literários e os seus autores deverão ser simples leitores. (O blogue Os Livros não poderá ser escolhido).
Blogue ou site de edição/imprensa de edição - Os leitores deverão indicar o endereço do blogue ou site sobre edição literária que mais se destacou pelos conteúdos apresentados, criatividade e actualização.
Site de editora - Os leitores deverão indicar o endereço do site da editora literária que mais se destacou pela informação apresentada, base de dados, organização, actualização e design.
Livraria Virtual - Os leitores deverão indicar o endereço da livraria virtual ou outra loja virtual com venda de livros que mais se destacou pela base de dados, organização, actualização, competência, campanhas promocionais e design.
Blogue ou site promocional - Os leitores deverão indicar o endereço do blogue ou site acerca de um autor, livro ou série que mais se destacou se destacou pelos conteúdos apresentados, criatividade e actualização.
Booktrailer - Os leitores deverão indicar o endereço específico do melhor vídeo promocional de um livro.
A votação começará no dia 1 de Janeiro de 2009 e durará todo o mês. Para participar, bastará enviar um e-mail com as distinções em que quiserem cooperar, conforme uma estrutura apresentada em breve. Dia 1 de Fevereiro serão apresentados os três mais votados pelos leitores, em cada categoria.
Sendo estas as distinções dos leitores, qualquer sugestão é bem-vinda. Mais categorias, modificações no funcionamento da iniciativa, enfim, a discussão está aberta até dia 30 deste mês. Como é lógico, se tiverem alguma dúvida basta comentarem este post.
Mais informações em breve.

Obrigado a todos os que se interessam pelo mundo dos livros.

Publicado por Fábio J. às 19:41

Seu blog é muito legal, massa mesmo.
Eu deixo elogios e também um convite: Passa lá no meu blog!
João Luiz a 29 de Dezembro de 2008 às 01:24

Obrigado!

E quanto à visita, o endereço associado ao comentário não existe. Fico à espera que o corrija.

Até Breve!
Fábio J. a 29 de Dezembro de 2008 às 22:22

Um blog sobre livros e afins. A descongelar lentamente...
Contacto
Contacto

As mensagens poderão não ser lidas por extensos períodos. Pedidos de divulgação e/ou colaboração poderão não obter resposta.
pesquisar
 
A ler...
Tales of Earthsea

Romeo and Juliet

comentários recentes
<a href='http://www.cricinfobuzzlive.com/live-c...
E Jack london?Eça de Queiros.....
Também adorei!:http://numadeletra.com/a-mancha-hum...
Quando será lançado o quarto livro em português do...
Estou agora a ler esse livro e este seu texto deu-...
arquivos
2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


2006:

 J F M A M J J A S O N D


Leitores Online
online


O autor deste blog não respeita o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa