Agosto 08 2006

Já não escrevia à tanto tempo... é do calor, não me deixa pensar!

Ontem, quando estava a ler mais um pouco de Eragon reparei quanto os autores literários usam a morte como um tema fulcral nos livros, e a verdade é que resulta. A morte duma personagem, seja ela "boa" ou "má", traz-nos sempre um grupo de emoções, talvez das mais fortes que se têm enquanto se lê. Por vezes ficamos arrepiados, outras vezes incrédulos , ou até um pouco contentes, diga-se a verdade, quando é o "mau" da acção que parte deste mundo, se é que percebem o eufemismo.

Quem é que nunca pensou depois de ler uma morte inesperada: "Ele morreu mesmo?". Eu já, pelo menos. Lembro-me que quando li a morte do Dumbledore no último Harry Potter. Li essa parte no mínimo uma três vezes, completamente incrédulo e fiquei até ao final do livro à espera que ele reaparecesse na história, e ainda hoje me custa a crer que tenha mesmo morrido, criando as hipóteses mais elaboradas e improváveis possíveis.

Agora no Eragon foi a morte de Brom que me deixou arrepiado, esperava ainda tanto dele. Mas são tantas as mortes em histórias literárias e tantos os seus tipos, desde os clássicos como os Maias onde o avó de Carlos morre de desgosto, ou no moderno Código da Vicni onde Sauniére morre assassinado e deixa aquele mundo de pistas, não esquecendo o livro que agora leio onde a aldeia de Yazuac foi totalmente destruída e os seus habitantes, mortos, empilhados na praça

Infelizmente a morte é, na vida real, algo muito doloroso e sem retorno e nunca trás felicidade nem emoções fortes para além da dor, mas nos livros a morte é tão explorada e de tantas formas pelos autores que se torna em algo quase banal... Banal mas forte!

Esperando voltar brevemente, e também pelos comentários despeço-me, e claro... Boas leituras!!!

Publicado por Fábio J. às 14:55

A morte é banal, sem qualquer explicamento. Porque é que morremos, ou melhor, o ser humano tem que morrer? A resposta é sim. O incógnito depois da morte, o que acontece à nossa alma, sabendo que os restos mortais ficam debaixo da terra.
Tens temas muito interessantes, continua a escrever, pode ser o teu futuro (ou já é!).
Adeus!

P.S.: Não te importas de colocar o meu blog nos teus links?
Cornelius Fudge a 8 de Agosto de 2006 às 17:15

Ainda bem que gostas do post.
A morte é sem dúvida a certeza que mais incógnitas nos trás para a vida, e por ser algo tão misterioso (dependendo das crenças de cada um, claro) é alvo de muita especulação.
Coloquei um link para o teu blog, até porque gosto dele e acho-o interessante.
Já agora, a tua sugestão vai totalmente de encontro com o que quero...
Quando quiseres volta e comenta que eu farei o mesmo no teu!!!
Fábio J. a 8 de Agosto de 2006 às 17:27

Tens toda a razão em relação às mortes de personagens nos livros. Agora deves perceber o porquê de os meus livros preferidos tenham a ver com Serial Killers e coisas do género. Por ser um tema que muita gente não gosta de abordar, sendo algo inesplicavel , por isso mesmo acho um tema fascinante .
Rastr a 8 de Agosto de 2006 às 20:22

A morte, os homicídios e tudo que os rodeia quando se passam em histórias ou tornam se lendas, são muito interessante para não dizer empolgantes (tirando aquelas que nos deixam tristes).
Quem não fica fascinado com a história de Jack o Estripador e todos os seus mistérios, eu acho fascinante, e sem querer ser sarcástico, admirável (no mau sentido, claro!!!).
Também gosto desse tipo de leitura, embora nunca tenha lido muito sobre o tema.
Fábio J. a 10 de Agosto de 2006 às 16:24

sou sincera dos poucos livros que li nenhum tinha mortes pelo meio... pelo menos k me lembre a nao ser os era obrigada a ler na escola...
axo k as mortes no livro as vezes dao um realce, um toke de misterio...
mas isso e o k eu axo...
um k li e k me tokou foi a lua de joana, pq apesar da melhor amiga tar morta pq se meteu na droga joana continua a escrever cartas como que para desabafar...
mas e um livro mt interessante
Soraia a 8 de Agosto de 2006 às 21:43

Continua a dar as tuas opiniões sobre os livros e lê, lê muito (mas não queimes as pestanas!).
Volta sempre... Boas leituras
Fábio J. a 10 de Agosto de 2006 às 16:26

Também fiquei incrédula ao ler sobre a morte do Dumbledore . Até chorei. Foi muito triste, mas a esperança é a última a morrer...nunca se sabe.

Na vida real, a morte de alguém é a dor mais forte que conseguimos sentir na nossa vida. Eu passei por ela há três anos...
cricri a 8 de Agosto de 2006 às 22:13

Infelizmente não são só os livros que nos trazem dor e emoções fortes...
É por isso que gosto de ler, nos livros tudo é possível , e como dizes-te a esperança é a última a morrer, já na vida...
Fábio J. a 10 de Agosto de 2006 às 16:28

eu já li o eragon , aliás é um dos meus livros preferidos, e também n ão acreditei kando o brom morreu. eu adorava-o e achava k ele ainda ia ter um papel muito importante na história. kando leres o livro k sucede ao eragon , ainda mais notar mais a falto do brom !!!!
kanto ao livro do harry potter eu li a parte da morte do dumbledore , mais de 10 vezes e de cad vez k li chorava, e ainda hoje n acredito k ele tenha morrido, ele ainda vai aparecer d alguma maneira. e n podemos eskecer k na sala da directora existe um quadro "animado" do dumbledore !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Adorei o teu texto sobre a morte! acho k tens td a razão!
mc a 9 de Novembro de 2006 às 18:44

as mortes de personagens que gostamos são sempre chocantes, pelo menos para mim...

Já agora, eu já li Eldest!

Até breve...
Fábio J. a 9 de Novembro de 2006 às 20:00

Um blog sobre livros e afins. A descongelar lentamente...
Contacto
Contacto

As mensagens poderão não ser lidas por extensos períodos. Pedidos de divulgação e/ou colaboração poderão não obter resposta.
pesquisar
 
A ler...
Tales of Earthsea

Romeo and Juliet

comentários recentes
<a href='http://www.cricinfobuzzlive.com/live-c...
E Jack london?Eça de Queiros.....
Também adorei!:http://numadeletra.com/a-mancha-hum...
Quando será lançado o quarto livro em português do...
Estou agora a ler esse livro e este seu texto deu-...
arquivos
2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


2006:

 J F M A M J J A S O N D


Leitores Online
online


O autor deste blog não respeita o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa