Fevereiro 12 2009
Charles Darwin nasceu há 200 anos. Neste blog escrevo, sobretudo, sobre ficção, mas gosto de pensar que escrevo sobre livros e sobre o modo como cada um deles me influencia ou influenciou. A Origem das Espécies foi publicado há 150 anos. Não o li, mas trata-se, certamente, de um livro que influenciou a sociedade, já que mudou mentalidades e a forma como vemos o mundo e nos compreendemos a nós próprios. Escrevo sobre ficção mas dedico-me à ciência. Um duplo viva a Charles Darwin!
Têm sido vários os livros publicados a propósito desta dupla comemoração. Divulgação científica, especulação, história, filosofia, religião ou até mesmo ficção. O tema desdobra-se em vários géneros e estilos, proporcionando a cada leitor a possibilidade de análise ou reflexão que mais lhe agradar.
Ficam aqui seis dos livros que mais me atraíram. Em primeiro, A Origem das Espécies, uma tradução para português que certamente vale a pena conhecer. Segue-se A Caixa Negra de Darwin, de Michael Behe, uma interessante visão da vida que “arrasa com os alicerces do darwinismo!”: é ler para ver.
A Evolução a Duas Vozes, pelo padre Carreira das Neves e pela bióloga Teresa Avelar, apresenta-nos dois textos, um sobre evolução num contexto teológico, definindo criação e criacionismo, evolução e evolucionismo, e outro sobre aspectos históricos e científicos da evolução, bem como na clássica dicotomia ciência/religião. Já A Linguagem de Deus, de Francis S. Collins, defende a complementaridade das concepções científica e espiritual como sendo a via mais equilibrada para desvendar o mistério da vida e do universo.
Para aprofundar algumas questões porque não Quando Éramos Peixes, de Neil Shubin, uma obra que defende que para uma melhor compreensão do funcionamento do nosso corpo e para identificar a origem de muitas das mais comuns doenças actuais, teremos de procurar fontes inesperadas: vermes, moscas e até mesmo peixes. E para os mais curiosos acerca dos factos históricos: Darwin - Uma Vida de Ciência, uma biografia sobre um dos mais famosos cientistas da História, o «pai» da teoria da evolução, o reconhecido fundador de uma revolução no modo de pensar a origem da vida.
O tema é interessantíssimo e há muito por onde escolher, portanto, Boas leituras!
Publicado por Fábio J. às 18:58

Já leste todos?
Anónimo a 12 de Fevereiro de 2009 às 21:35

Não, anónimo, não li.
Tratam-se daqueles livros que mais me atraíram, sobre o tema, estando, alguns deles, na minha lista. São apenas referências que me parecem interessantes. Nunca falei aqui dos livros de divulgação científica que leio, mas a ocasião pareceu-me adequada para referir alguns do género.
Fábio J. a 12 de Fevereiro de 2009 às 21:59


o que estas baboseiras acrescentam mesmo? Até hoje biologos e cientistas tentam, ilustrar os delírios deste llunático chamado Charles Darwin, e segundo eles se conseguissem desencadear uma cadeia continua de determinada proteina,  sem faltar um só segunto o processo numa  potencia de 10 X 23000000 desta mesma proteina chegariamos a mesma proporção em anos, o que seria infinitamente impossível a compreenção da evolução da raça humana, ou seja mesmo que vivas 23.000.000 de vezes o que racionalmente só vivemos uma, nunca Darwin conseguiria completar com os conhecimentos de hoje todas as asneiras que jorrou ao longo dos seus fracassados livros. com o conhecimento da cadeia de Dna e a estrutura dos genes ficou nitido a quem realmete pensa que toda a teoria de Darwin. não passa de um monte de besteiras!
Anónimo a 30 de Junho de 2011 às 03:56

Como leitor, como amante da ciência e como alguém que estudou um pouco Darwin só tenho uma coisa a dizer: porque raio é que eu não apaguei um comentário tão estúpido de alguém que para além de mal-formado não sabe apresentar as suas ideias dignamente?
Fábio J. a 4 de Setembro de 2011 às 22:59

Como fã de livros sem duvida que vou passar a visitar o teu blog muitas vezes.

Qt a estes livros, já li a "Origem das Espécies" à algum tempo, por curiosidade da saber de onde viemos e para onde vamos (ou talvez não...)

Boas leituras

Maria Pereira
era1xeu a 13 de Fevereiro de 2009 às 11:30

Obrigado pela visita e simpatia!

Quanto à veracidade do conteúdo da Origem das Espécies, bem, é provável que hoje em dia o livro tenha mesmo algumas incongruências que, entretanto, a ciência já explicou (ou não), mas é um marco bastante interessante.

Boas Leituras!
Fábio J. a 23 de Fevereiro de 2009 às 22:47

boas, mais uma vez quero felicitar o proprietário deste blog pelo belo trabalho que tem feito.
em segundo queria perguntar se me poderiam indicar foruns sobre livros, é que o único site que frequento que fale sobre livros é este blog,lol.
por fim gostaria de deixar uma ideia, que tal cria neste blog um sitio em que tanto o proprietário como os usuais visitantes dissessem qual foi o livro que mais gostaram de ler até hoje ,qual o que estão a ler neste momento e qual irão ler a seguir.
Obrigado pela ajuda e mais uma vez parabéns

cumps
nagash a 13 de Fevereiro de 2009 às 11:53

Olá.

Muito obrigado pela simpatia.
Eu tenho andado com tão pouco tempo que não tenho frequentado fóruns, mas há alguns que posso recomendar, como Bad Books Don't Exist (http://www.bbde.org/) ou o Bang! da SDE (http://bang.saidadeemergencia.com/). E depois há ainda interessantes blogs, como a Estante de Livros que está nos links deste blog.

Gostei bastante da sugestão. Há algum tempo pensei em algo semelhante. Acho que a vou por em prática.
Não é preciso agradecer. Fico contente com a visita.

Até Breve!
Fábio J. a 24 de Fevereiro de 2009 às 21:55

Também ando contagiada pelo bi-centenário de Darwin.A Fnac tem um catálogo super interessante e acho que me vou perder nele...
Joana Pinto a 13 de Fevereiro de 2009 às 19:25

Eu até tenho pena que não se tenha destacado mais a data. Também fiquei entusiasmado.
Quanto ao catálogo da Fnac, foi nele que me inspirei para esta selecção. Foi, sem dúvida, uma boa iniciativa da Fnac.
Fábio J. a 24 de Fevereiro de 2009 às 22:08

Também a mim este tema me prende. Desde sempre.
Não li ainda a Origem das Espécies mas tenho essa intenção.

É um dos que estão na lista das próximas compras literárias.

Beijinho *
J. a 14 de Fevereiro de 2009 às 12:24

Atribuí a este blog o prémio "Vale a pena acompanhar este blog" por ser um espaço que visito frequentemente apreciar as opiniões.
marcia a 15 de Fevereiro de 2009 às 00:38

Olá.
Tenho visto os prémios que me tens atribuído, quando visito o teu blog.
Tal como tenho dito, não prometo dar continuidade, sobretudo por falta de tempo, mas agradeço muito.

Continua com o blog, que visito frequentemente (mas não tenho tempo para comentar). :p

Até Breve!
Fábio J. a 24 de Fevereiro de 2009 às 22:15

Pelo interesse que este blog me desperta, foi por mim escolhido para a atribuição de uma espécie de prémio. Veja em As leituras da Maggie (http://jornaldamaggie.blogspot.com).

Boas leituras!

Maggie
Maggie a 15 de Fevereiro de 2009 às 22:54

Bom dia Crítico!
Hoje deixo um comentário bastante ao lado do assunto... aliás... um comentário e um pedido.

1º o pedido: inclua no seu blog o "botão" "adicionar-me como amigo" para que eu o possa adicionar e assim ficar com uma aviso automático cada vez que acrescentar qualquer coisa no seu blog... (é que são tantos blogs interessantes que visitar um por um todos os dias não dá e perde-se muita coisa interessante.)

2º o comentário... para quando uma critica aos livros de António Lobo Antunes? Confesso que sou renitente em re-experimentar ler este autor... alguma sugestão?

Obrigada
Larissa a 18 de Fevereiro de 2009 às 08:29

Olá!

Como talvez já tenhas (posso usar o tu, certo?) reparado, já adicionei o dito botão. Quem quiser pode adicionar-me na página do meu perfil, e, para além disso, também pode recorrer aos feeds, mas não faz mal: agora fica aqui.

Mantenho um relação curiosidade/dúvida em relação à obra de Lobo Antunes, mas já me fiz prometer que lerei pelo menos um livro seu. Talvez aproveite o livro de bolso que saiu na BIS... Assim que o ler, podes contar com a minha opinião sincera. E nem me arrisco a sugerir nenhum, pois não li e desconfio da obra do autor.

Não tens que agradecer! Obrigado eu pela visita.
Até Breve!
Fábio J. a 24 de Fevereiro de 2009 às 22:52

Muito bom post, parabéns...Eu li "A origem das espécies" de Darwin e recomendo pois, além de ser um livro cientificamente coerente, é uma obra prima da literatura...muito bom...
Rodrigo Secolin a 21 de Fevereiro de 2009 às 18:22

Olá! Já há imenso tempo que não vinha cá comentar mas não foi esquecido ;)

Eu adoro o Mundo da Ciência, também ainda não li "A Origem das Espécies" mas conheço o tema em geral, pois sempre que tenho tempo estudo um pouco! No domingo passado, fui à exposição que está na Gulbenkian, de entrada livre (por ser domingo) e em visita guiada. Adorei e recomendo a todos!!

Beijinhos,
BeHappy
Bia a 3 de Março de 2009 às 22:23

Olá!

A ciência pode ser muitíssimo interessante e arrebatadora. Eu não me consigo imaginar sem esse mundo, mundo que é o nosso. E se houve a possibilidade de conciliar a ciência com as humanidades óptimo! Desde de que possa saciar a minha sede de conhecimento...
Espero poder ler alguns destes livros em breve.

Até Breve!
Fábio J. a 6 de Março de 2009 às 23:27

Um blog sobre livros e afins. A descongelar lentamente...
Contacto
Contacto

As mensagens poderão não ser lidas por extensos períodos. Pedidos de divulgação e/ou colaboração poderão não obter resposta.
pesquisar
 
A ler...
Tales of Earthsea

Romeo and Juliet

comentários recentes
Boas pessoal eu já li o primeiro livro desta saga ...
Jamais tinha lido algo Tao lindo quanto este roman...
A vida num sopro e de longe I melhor romance que l...
Vários sites disponibilizam livros digitais de liv...
Você poderia me informar um link de um site para e...
arquivos
2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


2006:

 J F M A M J J A S O N D


Leitores Online
online


O autor deste blog não respeita o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa