Agosto 09 2006

Estava a ler mais um pouco de Eragon quando me dei a perguntar a mim mesmo: "Como é que será esta cena no filme?... Se é que vai dar...". Nos últimos tempos temos visto a adaptação de inúmeros livros para cinema, e é sobre isso que me proponho a escrever hoje.

Em Dezembro estreia a adaptação de Eragon para cinema, mas existem um sem fim de filmes que não passam da adaptação dum livro para o cinema, e todos conhecemos muitos, e juntando aqueles que não conhecemos dão mesmo muitos...

Seguindo a máxima, "nada se cria tudo se transforma" é perfeitamente compreensível que que existam este tipo de adaptações e por vezes até são muito boas e ajudam na divulgação do livro. Tenho de ser sincero e confessar que, por exemplo, não sabia que os filmes d'O Senhor dos Anéis eram a adaptação dos livros homónimos. Agora até estou a pensar ler os livros e antes nem os conhecia. e porquê ler os livros? É simples, porque são sempre melhores do que o filme (na minha opinião) e como gostei dos filmes tenho a certeza que vou adorar os livros...

No entanto a adaptação dos livros para o cinema nem sempre tem coisas boas. Quem não ouviu as críticas sobre o Código da Vinci, muitas delas faziam do livro uma anedota e uma estupidez, exactamente o contrário do que é o livro. E os filmes do Harry Potter, completamente incompletos (desculpem-me a redundância ) e muito pouco fundamentados, para ser sincero não gostei muito dos filmes, apesar de adorar os livros. Se se esforçarem um pouco também se devem lembrar da adaptação d'Os Maias para novela, e posso dizer que não tem nada haver, para não falar das cenas de sexo que não existem no livro.

Outro factor que se vê, nomeadamente com os filmes Harry Potter são as pessoas que se dizem fás da história sem nunca terem lido o livro, ou fás das personagens pela sua beleza como actores e não como participantes na história... Isso vê-se muito nos blog potterianos onde muitas vezes (não sempre) só existe referencia aos filmes, com imensas imagens dos actores e dos filmes e coisas do género. Por vezes até parece que os autores dos blogs nem sabem que os filmes são adaptações  de livros.

Enfim, se eu fosse escritor não sei se gostaria de ver o meu livro adaptado para cinema ou televisão, mesmo com todos os benefícios que isso trás.

O texto fugiu um bocadinho do que eu queria mas a ideia está lá. Agora xauzinho, e fiquem ai a ler um livro, ou quem sabe, a ver a sua adaptação para o ecrã

Boas leituras...

Publicado por Fábio J. às 19:53
Tags:

k giru! klaruh k ninguem xe exkexeu do proximo anu nem deste a n ser k tnhm amnesia!!

:P
_jOaNa FiALhO_ a 9 de Agosto de 2006 às 21:04

Se quiseres comentar um comentário meu feito no teu blob, o que tens todos o direito, fa-lo no teu blog e não venhas responder no meu...
Fábio J. a 10 de Agosto de 2006 às 16:03

Concordo inteiramente contigo quanto à adaptação dos livros para cinema. O resultado é sempre uma amostra dos livros, muito incompleto...Nem sabia que o Eragon ia ser adaptado! Tenho que me decidir a ler antes!
Quanto ao Senhor dos Anéis, também gostei muito dos filmes, por isso resolvi ler os livros. Ao início custou um bocadinho, achei um pouco confuso, mas no final gostei bastante. São muitíssimos mais completos do que o filme. É impressionante o universo que Tolkien criou! Não gosto muito dos filmes do H Potter </a>, apesar de adorar os livros. Não são nada de especial... Mas é verdade que não faltam para aí "fãs" de Harry Potter , isto é dos actores!

Bem, não sei se sabes, mas o C.S.Lewis , autor de "As Crónicas de Nárnia " também era contra a adaptação da colecção para cinema, alegando que a história perdesse a sua magia e encanto no filme. E segundo consta, ele não gostava muito da Disney, que acabou por adaptar os livros...
[Error: Irreparable invalid markup ('<br [...] <a>') in entry. Owner must fix manually. Raw contents below.]

Concordo inteiramente contigo quanto à adaptação dos livros para cinema. O resultado é sempre uma amostra dos livros, muito incompleto...Nem sabia que o Eragon ia ser adaptado! Tenho que me decidir a ler antes! <BR>Quanto ao Senhor dos Anéis, também gostei muito dos filmes, por isso resolvi ler os livros. Ao início custou um bocadinho, achei um pouco confuso, mas no final gostei bastante. São muitíssimos mais completos do que o filme. É impressionante o universo que Tolkien criou! Não gosto muito dos filmes do H Potter </A>, apesar de adorar os livros. Não são nada de especial... Mas é verdade que não faltam para aí "fãs" de Harry Potter , isto é dos actores! <BR><BR>Bem, não sei se sabes, mas o C.S.Lewis , autor de "As Crónicas de Nárnia " também era contra a adaptação da colecção para cinema, alegando que a história perdesse a sua magia e encanto no filme. E segundo consta, ele não gostava muito da Disney, que acabou por adaptar os livros... <BR><BR class=incorrect name="incorrect" <a>Chau</A> !!<img src="http://blogs-beta.sapo.pt/images/mood/EMOTICON_BLINK.png">
cricri a 10 de Agosto de 2006 às 01:16

Quando uma obra é adaptada perde todo o seu encanto, mesmo que seja mudada para uma coisa melhor (o que raramente acontece). Mesmo em adaptações literárias, como os Lusíadas para prosa, por exemplo, por melhor que seja não consegue transmitir a mensagem do autor e manter a fantasia que ele criou...
Enfim, infelizmente nem sempre os criadores , tal como C. S. Lewis são respeitados e a sua obra muito menos.
Xau Boas leituras
Fábio J. a 10 de Agosto de 2006 às 16:13

fazer adaptações de um livro para a tela, não é tão difícil como se possa imaginar. Tem é que ser bem feito. Vejamos o exemplo do Titanic, na parte em que o Navio empina e se parte ao meio. Parece real, mas na verdade é feito (quase) tudo por computador por excelentes profissionais.
[Error: Irreparable invalid markup ('<br [...] <a>') in entry. Owner must fix manually. Raw contents below.]

fazer adaptações de um livro para a tela, não é tão difícil como se possa imaginar. Tem é que ser bem feito. Vejamos o exemplo do Titanic, na parte em que o Navio empina e se parte ao meio. Parece real, mas na verdade é feito (quase) tudo por computador por excelentes profissionais. <BR class=incorrect name="incorrect" <a>Formulizei</A> </A></A>um opinião acerca do tema que os livros contam mais que os filmes. Vejam o ex: Quando estiverem a ver um filme em casa, pausem-no e descrevam o que estão a ver. Mas descrevam tudo, desde a roupa dos personagens, o ambiente que os rodei-a, tudo o que estejam a ver. Agora façam isso sempre que o cenário muda. Vão ver que acabaram por escrever um livro muito mais detalhado, parecendo que metade do que escreveram não aparece no filme. Um Abraço. <img src="http://blogs-beta.sapo.pt/images/mood/EMOTICON_BLINK.png">
Rastr a 10 de Agosto de 2006 às 20:01

Tens razão quando dizes que muitas vezes o cenário dos filmes correspondem ao livro mas não é de todo igual. Nos livros tu imaginas o cenário duma forma e eu de outra forma e é isso que faz com que ler seja um passatempo único e diferente de pessoa para pessoa, enquanto que nos filmes já está tudo lá... Não estou a dizer que é pior, simplesmente é diferente e depende dos gostos de cada um.
Xau e um abraço
Fábio J. a 11 de Agosto de 2006 às 18:19

axo k n poderia concordar mais cntg! kuando eles fazem uma adaptaçao para cinema....perde-se 50% do enkanto de historia.dou como exemplo o msm k tu deste: harry potter! lembrome k devorei cada livro! nunca li nada como li akeles livros e no cinema........houve alturas em k me deu kuase para ir embora! se kerem fazer uma adaptaçao, façam-na bem feita! xau xau
Miss Bradshaw a 10 de Agosto de 2006 às 21:28

Bem eu hj perdi-me aki no teu blog!
vim fazer uma pesquisa e agora to aqui a ler tudo o que escreves e so não devo acabar de ler tudo pq tenho um livro para acabar de ler

nesta parte não podia deixar de opinar...
concordo contigo em tudo
tambem li os livros do harry porter e detesto os filmes perde-se muita muita coisa,,, mas ´~e coisa que acontece com todos os livros que li e vi adaptados ao cinema...
O escritor Paulo Coelho tem se negado (ate agora) a que o livro O alquimista seja adaptado a cinema
pq segundo li ele axa que os leitores cada um tem uma visao diferente do livro cada um imaginou á sua maneira, ele quer que assim continue eu concordo, por mim não me importo nada de nao ver o filme mas o livro adorei

desculpa a divagaçao...
Nina Excorpion a 4 de Novembro de 2007 às 22:15

Um blog sobre livros e afins. A descongelar lentamente...
Contacto
Contacto

As mensagens poderão não ser lidas por extensos períodos. Pedidos de divulgação e/ou colaboração poderão não obter resposta.
pesquisar
 
A ler...
Tales of Earthsea

Romeo and Juliet

comentários recentes
<a href='http://www.cricinfobuzzlive.com/live-c...
E Jack london?Eça de Queiros.....
Também adorei!:http://numadeletra.com/a-mancha-hum...
Quando será lançado o quarto livro em português do...
Estou agora a ler esse livro e este seu texto deu-...
arquivos
2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


2006:

 J F M A M J J A S O N D


Leitores Online
online


O autor deste blog não respeita o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa