Junho 12 2009
Na página principal do SAPO:
Onde está a opção “Não, porque não moro em Lisboa ou no Porto e os preços praticados (bem como as iniciativas dinamizadas) na Feira não justificam a viagem”?
Começo a pensar que sou culturalmente inadaptado. Isso, ou os milhões de portugueses sem estas duas grandes Feiras do Livro não interessam a quem formulou a questão...
Publicado por Fábio J. às 22:19
Tags:

A última coisa que fiz antes de dar uma espreitadela aqui aos blogs foi ver qual a votação no Sapo. E obviamente não votei. Fiquei, tal como tu, a matutar porque razão não havia opção pra responder!

Ora bem, Equipa da Sapo, onde se incluem as pessoas que gostam de ler e NÃO moram em Lisboa e no Porto? É que embora pela televisão se possa pensar que não, há gente fora dos grandes centros! Ah pois! E o mais impressionante de tudo? Lêem! Ora vejam só que coisa tão inesperada...!

;)

Bem, termino a minha pausa e vou regressar para junto de Brisingr. A parte em Ellesméra está mais emocionante que o resto do livro que ficou para trás! :)
cricri a 12 de Junho de 2009 às 23:49

Eu costumo estar atento à questão na página do SAPO, e esta deixou-me de boca aberta. Não lhes levo a mal o "descuido", mas achei por bem referi-lo aqui pois, como bem referiste, muitas vezes somos levados a crer que Portugal é só Lisboa. Enfim... eu, pelo menos, já me habitueis, embora não me tenha resignado. Há cultura onde quisermos tê-la.

Fico à espera da opinião final sobre Brisingr (se ainda não a publicaste). ;)
Fábio J. a 1 de Julho de 2009 às 22:52

Eu fui à Feira do Livro de Lisboa e tb n achei os preços nada de jeito, só mesmo slivros do dia justificam a compra. A maior parte compro bem mais barato num hipermercado qq

Boas leituras
Maria Pereira a 13 de Junho de 2009 às 11:58

Eu, sinceramente, não sou muito apologista das feiras do livro. Até podem ser (ou ter) eventos sociais e culturais interessantes, mas os preços, no geral, não compensam. Prefiro estar atento às promoções das livrarias, reais ou virtuais, ou então comprar só mesmo o que quero ler, sem arriscar muito. E os hipermercado também são uma boa alternativa! :)

Boas Leituras!
Fábio J. a 1 de Julho de 2009 às 23:00

Fui à de Coimbra. :D os descontos eram excelentes!
vagueador a 13 de Junho de 2009 às 19:30

Onde está a opção "Não, não tenho paciência para feiras e gosto de comprar quando me apetece"?
É que quem adora ler nem sempre tem de ir a feiras do livro!
E eu leio muito!
Larissa a 14 de Junho de 2009 às 14:00

Eu também gosto dessa opção! :)
Também prefiro comprar quando quero, onde quero, como quero. As feiras até podem ser giras, mas não fazem propriamente o meu género.

Continue a ler, isso é a única coisa que importa.
Fábio J. a 1 de Julho de 2009 às 23:12

É verdade, quando li esta votação fiquei indignado com as opções de escolha. Não acontece só com este tipo de perguntas, mas também com outras.

Concordo inteiramente contigo na tua última frase. Mas, inverto a situação: quem deve ser culturalmente inadaptado foi o(a) senhor(a) que realizou este inquérito com estas opções.
bruno a 15 de Junho de 2009 às 20:13

Os inquéritos da homepage do Sapo não são para levar muito a sério. Quem faz aquilo, faz a pergunta já com a resposta muitas vezes óbvia e sem opção. Havia um nome para esse tipo de pessoas e para esse tipo de opressão, mas não vale a pena relembrar os séculos anteriores.  
Anónimo a 2 de Julho de 2009 às 08:50

Portugal resume-se a Porto e Lisboa. E só o facto de o Porto ser incluído já é um grande avanço.

Acho que os livros são demasiado caros, pelo menos para quem ganha o ordenado mínimo. 30€ por um livro é abusivo!
Framboesa a 26 de Junho de 2009 às 22:14

Portugal resume-se aos espaços falados na comunicação social, que só dá importância à Lisboa e Porto, mesmo que as notícias não o sejam.

Quanto ao preço dos livro, concordo. Se compararmos com outros países, os preços até não são muito diferentes. O problema é que nós aqui não tenho, regra geral, a opção livro de bolso ou algo do género. Se um livro custa 25 euros, passado dez anos custará 22, e não baixará.
É mau, mas quem é culpado? Talvez seja toda a sociedade portuguesa...

Boas Leituras!
Fábio J. a 1 de Julho de 2009 às 23:26

A feira do livro do Porto é, de facto, impressionante e muito apetecível. Mas eu também conheço muitas outras feiras do livro, que embora mais pequenas são muito boas! Em vez que de comprarem tais livros aos quais depois fazem uma crítica negativa e odiosa, por que não gastar esses trocos em 2010 numa feira do livro qualquer? Têm muito mais variedade por onde escolher.   
Anónimo a 2 de Julho de 2009 às 08:44

Obrigado pelo comentário, mas receio não ter compreendido totalmente o que quis dizer.
Eu sou da opinião que uma feira do livro, por mais interessante que seja a nível cultural e como espaço social, não traz muitas vantagens a nível de preços. Gosto de comprar o que quero, quando quero, sem estar limitado a determinados dias e bancas. Mas sim, as feiras podem ser "boas" e "apetecíveis".

Não percebi foi quando se refere a "tais livros" e "crítica negativa e odiosa". As minhas críticas é que são negativas e odiosas? Hmm, acho que vou tomar isso como um elogio.
No entanto, prefiro ser eu a decidir onde vou gastar os meus "trocos".

Até à próxima.
Fábio J. a 5 de Julho de 2009 às 22:15

O lamentável e costumeiro centralismo.
Eu é que não perco a Feira do Livro... de Braga!
manuel cardoso a 4 de Julho de 2009 às 19:32

É lamentável, mas o pior é mesmo ser persistente. Se fosse só este exemplo das Feiras do Livro...

Por acaso gostava de ter ido à de Braga, este ano, mas não deu. Mas pelo que me lembro é um espaço agradável, um exemplo do que também se faz para lá de Lisboa e Porto. Aliás, Braga, a nível cultural, até anda bem servida...

Até Breve!
Fábio J. a 5 de Julho de 2009 às 22:45

Um blog sobre livros e afins. A descongelar lentamente...
Contacto
Contacto

As mensagens poderão não ser lidas por extensos períodos. Pedidos de divulgação e/ou colaboração poderão não obter resposta.
pesquisar
 
A ler...
Tales of Earthsea

Romeo and Juliet

comentários recentes
<a href='http://www.cricinfobuzzlive.com/live-c...
E Jack london?Eça de Queiros.....
Também adorei!:http://numadeletra.com/a-mancha-hum...
Quando será lançado o quarto livro em português do...
Estou agora a ler esse livro e este seu texto deu-...
arquivos
2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


2006:

 J F M A M J J A S O N D


Leitores Online
online


O autor deste blog não respeita o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa