Agosto 15 2006

Ontem acabei de ler Eragon, sem dúvida um dos melhores livros que já li e uma das melhores histórias que conheço.

Desde o começo o livro prende-nos às suas páginas transformando-nos num companheiro de Eragon, vivendo as suas aventuras por toda a Alagaesia e sentindo cada dor ou alegria que ele sente. Cada página é lida com mais vontade, mas sobretudo com emoção e sem fôlego.

Cada terra é a descoberta de um novo mundo e do seu povo, assim como cada personagem, pois é através delas que a moral desta historia é dada. Cada uma influência Eragon nas sua caminhadas e acaba por nos influenciar a nós também como se dum amigo se tratasse.

Cada língua, cada nome, cada gesto que o autor nos descreve pode ser o peso que faltava na balança e mudar todo a história de Alagaesia.

Sem dúvida um excelente livro, dando-nos vontade de começar logo a ler Eldest. O fim de Eragon  pode não ser "alucinante" mas representa bem toda a história e deixa uma grande porta aberta para Eldest.

Um livro 5 estrelas e que recomendo vivamente a todos os apreciadores do fantástico e dos contos épicos...

P. S.:Boas Leituras!!!

Publicado por Fábio J. às 19:33

Ainda bem que gostaste de ler "Eragon". Cada vez estou mais tentada a comprá-lo, então se é assim tão bom...É verdade que as críticas que ouvi a respeito foram sempre construtivas!E se aconselhas a apreciadores do fantástico e de contos épicos, tenho a certeza que vou gostar.

Bem, já li "O Alquimista" e para mim foi também dos livros que mais me tocou em toda a minha vida...Fascinante!
cricri a 15 de Agosto de 2006 às 23:47

oi td bem? Tou indeciso se ei-de comprar Eragon ou a "Filha dos Mundos" de Inês Botelho. O que me conselhas?
Cornelius Fudge a 16 de Agosto de 2006 às 22:50

Olá!
Não te posso dizer qual é melhor pois ainda não li "A Filha dos Mundos" mas o Eragon é sem dúvida um livro óptimo e que recomendo vivamente ao apreciadores do Fantástico Épico...
Sei que não ajudei muito mas se leres Eragon não te vais, certamente, arrepender, embora pelo que sei Inês Botelho também tenha uma escrita muito boa.
Fábio J. a 17 de Agosto de 2006 às 13:56

fixeste um bom post sobre o livro, e agora n t esqueças de ler o Eldest...
Z ) Z 0 =) a 2 de Setembro de 2006 às 20:12

d+d+d+!!!!!
eragon foi, definitivamente o melhor sivro q eu ja li!!!!!
não consegui desgrudar do livro da 1° a ultima pagina!!!mal espero pra leh eldest.
bibi_sc a 24 de Setembro de 2006 às 05:56

Estas como eu. Adorei Eragon e vou começar a ler Eldest esta semana.
Fábio J. a 24 de Setembro de 2006 às 15:49

CAROS COLEGAS DE LEITURA
CONCORDO QUE A COLECÇÃO DO ERAGON É UMA DAS MELHORES MAS A TRIOLOGIA DA FILHA DOS MUNDOS NAO LHE FICA ATRAS.
ACHA QUE SAO QUE SAO AMBAS UM ESPECTACULO.
MAS O FILME DO ERAGON COMPARADO COM O LIVRO ESTA UMA TRETA.

NAO ACHAM??
ARYA a 7 de Março de 2007 às 19:01

Sem dúvida que A trilogia da Herança é fantástica.
Sei que é uma verdadeira vergonha mas a realidade é que ainda não vi o filme. Mas com tantas opiniões negativas nem sei se valeria muito a pena.
Quanto à Filha dos Mundos: é de Inês Botelho não é? Já estive mais inclinado para a ler, mas entretanto outras histórias fizeram-se destaque. Existem muitas obras incriveis dentro deste género!

Obrigado pelo comentário. Até Breve e Boas Leituras!!!

a trilogia da ines botelho nao e ma mas nem tem comparaçao com a do eragon, ja o filme nao vale mesmo nada comparando com o livro leiam o imperador tambem e grande livro portem-se
slayer a 13 de Outubro de 2007 às 00:13

olha eu acho que o filme iguala o livro

 
rita a 10 de Agosto de 2009 às 11:18

To pensando em compra-lo, aqui no Brasil ta em promoção no site Submarino... Os três livros estão custando 35 R$.

lcs.alm@usa.com
Caue a 15 de Julho de 2009 às 18:53

É uma boa aquisição para quem gosta de literatura fantástica. è interessante e cativante e certamente agradará.

Boas Leituras!
Fábio J. a 19 de Julho de 2009 às 00:18

eu tou a meio do brisingar tenho 9 anos e digo que o eragon,o eldest e o brisingar egualam na boa os filmes-livros do harry potter eu eu sou uma grande fã destes livros os do harry potter e os do eragon
rita a 10 de Agosto de 2009 às 11:14

Comparar Eragon a Harry Potter não me parece fácil. Em ambas as situações eu prefiro os livros... mas qual deles é o melhor? Hmm, o Harry Potter diz-me mais, mas talvez seja só o meu fascínio infantil pelo feiticeiro a falar mais alto :)

Mas tambem gosto de Eragon, e porquê que terei de escolher. O importante é ler. Continua!
Fábio J. a 11 de Agosto de 2009 às 22:27

Sempre é recomendável que se leia, mesmo frente às críticas negativas.

Tenho os 3 livros do ciclo da herança. E realmente todos eles me decepcionam bastante.

O talento literário do autor prejudica muito a história, que é até boa. Ele exagera bastante nos adjetivos...para ele tudo tem que ser muito absurdo. Não gosto das descrições das cidades, roupas e dos lugares, porque para ele todos os lugares são absurdamente espetaculares...isso o prejudica, pois quando ele quer dar ênfase a algum lugar especial ele acaba descrevendo da mesma maneira, não deixando margem para que você sinta diferença entre uma fantástica cidade élfica e um lago em qualquer lugar.

Fora isto a história tende a ser boa, apesar de muitas incosistências:
Por exemplo, dá raiva porque WEragon pode matar todo mundo com magia. Mas os inimigos deles não. Fica algo meio ilógico. Tem milhares de contradições que o autor não percebeu.

E ACIMA DE TUDO: A OBRA É BEM COPIADA DA SAGA DO SENHOR DOS ANÉIS.
Vamos lá: Tem o amor de um humano para com uma elfa; tem a batalha dos humanos e anões contra o império (Parecida com a batalha dos cinco exércitos do Hobbit); A Batalha da Campina Ardente tenta parecer a Batalha dos Campos de Pelennor (de "O Retorno do Rei")...e tantas milhares de outras copias.



Mas enfim, como eu sou fã de fantasia, acabei lendo os três lçivros e gostei bastante, apesar da minha crítica.
George a 22 de Agosto de 2009 às 15:25

Concordo: uma crítica sólida só é possível depois da leitura.


 


Eu não diria que os livros me decepcionaram. Só o último, por comparação com os primeiros, é que me deixou um pouco frustrado.


Quanto à escrita de Paolini, não posso fazer uma crítica construtiva porque já não me recordo bem, mas não me incomodava. Cada autor tem o seu estilo, e tratando-se de uma tradução, ainda mais difícil é comentá-lo.


 


Eragon pode matar todos os inimigos? E não ter par à altura? Não sei se será bem assim...


 


Quanto ao ser uma cópia do Senhor dos Anéis... é claro que tem grandes influências, mas a base da história é diferente. Chamar-lhe cópia parece-me um pouco demais, mas eu percebi a ideia. E quanto a todos esses pormenores, fico apenas a pensar se não é possível fazer acepções semelhantes com inúmeras outras obras de fantasia épica...

Fábio J. a 24 de Agosto de 2009 às 22:41

tens toda a razão é muito bom! xD
Anónimo a 4 de Janeiro de 2010 às 19:30

Comparar qualquer obra literária de "magia" atual com O Senhor dos Anéis, sem dúvida, torna tudo pior do que é. SdA estrapolou a bem conhecida - ou não - "Saga do Herói", até porque foi feito há bastante tempo, o que o faz virar um comparativo constante. Uma bela - talvez a melhor - para quem não leu, ou leu e ficou preso ás semelhanças com a obra de Tolkien, simplismente pense nestas duas obras, assim como várias outras como uma autêntica "Saga do Herói".
Por fim, lembre-se que obras influenciam outras, coisas presentes em histórias antigas, acabam - mesmo por simples e puro reflexo - aparecendo em outras; antes de pensar em ler um livro, abra sua mente e entre no universo dele. Se não consegue fazer isso, ver a beleza no mundo presente, você não tem uma verdadeira capacidade de leitura.
The Júnior a 27 de Julho de 2010 às 05:13

Porque tudo que  é criticado tem que ser pessoal? Abrir a mente para ver beleza do mundo presente? Existem bons livros e livros ruins, apenas isso, um livro agrada o outro não. Sim uma obra influência a outra, Tolkien bebeu da fonte de Richard Wagner "O Anel dos Nibelungos" e Wagner por sua vez, enveredou pelos caminhos da mitologia nórdica, o que é natural. Quando se escreve um dissertação de mestrado ou tese de doutorado se usa bibliografia, você se utiliza das idéias de outros autores para justificar suas próprias ideias. Agora se suas ideias serão aceitas ou não ai é outra história. Existem bons autores e autores não tão bons assim. E antes de se prostrar como grande leitor e dizer que: "antes de pensar em ler um livro, abra sua mente e entre no universo dele. Se não consegue fazer isso, ver a beleza no mundo presente, você não tem uma verdadeira capacidade de leitura".  Vossa "intelectualesa" deve perceber que existem opiniões e opiniões, experiencias diferenciadas e inteligencias diferentes uma das outras. É muito engraçado na internet existem especialistas de tudo, inclusive de nada.  
Luiz a 30 de Junho de 2011 às 04:16

Estou numa fase da minha vida em que não tenho paciência para discutir superficialidades, especialmente com qualquer um na Internet com esse tom. O post que foi comentado tem cinco anos. Ao relê-lo percebo quão ingénuo era e hoje não concordo com metade do que lá está. Mas foi uma opinião e tal merece respeito.

Quanto às comparações com o LOTR, nem sequer vou por aí.
E quanto ao eu ter capacidade de leitura ou não, bem, estamos sempre a aprender. Parece-me que o importante é querer ler e tirar alguma coisa autêntica duma leitura. E mesmo que eu lesse cem livros sem uma verdadeira capacidade literária, não tenho dúvidas que não estaria a perder tempo, mas sim a aprender algo.
Fábio J. a 4 de Setembro de 2011 às 22:53

Um blog sobre livros e afins. A descongelar lentamente...
Contacto
Contacto

As mensagens poderão não ser lidas por extensos períodos. Pedidos de divulgação e/ou colaboração poderão não obter resposta.
pesquisar
 
A ler...
Tales of Earthsea

Romeo and Juliet

comentários recentes
<a href='http://www.cricinfobuzzlive.com/live-c...
E Jack london?Eça de Queiros.....
Também adorei!:http://numadeletra.com/a-mancha-hum...
Quando será lançado o quarto livro em português do...
Estou agora a ler esse livro e este seu texto deu-...
arquivos
2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


2006:

 J F M A M J J A S O N D


Leitores Online
online


O autor deste blog não respeita o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa